Professoras da UESC lideram formação para equidade racial em Rio Claro-SP.

A atuação das professoras Rachel de Oliveira e Flávia Alessandra de Souza, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), tem sido fundamental para fortalecer a educação antirracista no Brasil. No dia 24 de fevereiro de 2025, ambas protagonizaram uma formação essencial para docentes da rede municipal de Rio Claro-SP, abordando o papel da escola na promoção das relações raciais e na implementação da Lei 10.639/2003.

A iniciativa fez parte do projeto de extensão “Educação e Multiculturalismo: Formação para a Diversidade”, idealizado e coordenado pela Profa. Dra. Rachel de Oliveira (Departamento de Ciências da Educação- DCIE/Uesc), referência na área de educação e diversidade. Sua proposta visa capacitar educadores para desenvolverem práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial. Para esta formação em específico, a professora Flávia Alessandra de Souza, do (Departamento de Filosofia e Ciências Humanas –(DFCH/Uesc), conduziu as atividades de forma presencial, compartilhando seu vasto conhecimento sobre negritude e educação.

O evento reuniu professoras da Escola Municipal Isolina Huppert Cassavia (educação infantil), da Escola Municipal Jardim das Palmeiras – CAIC (ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro. A formação foi solicitada pela professora Luciana Arruda Luiz, coordenadora pedagógica do CAIC, com o apoio da diretora em exercício Georgina Aparecida de Oliveira Camargo e da coordenadora pedagógica Aryane Silva.

Compromisso com a Educação Antirracista

A Profa. Flávia Alessandra de Souza trouxe para o debate questões centrais sobre o reconhecimento e a valorização da negritude no ambiente escolar. Durante sua exposição, ela não apenas apresentou ferramentas pedagógicas para combater o racismo, mas também incentivou as educadoras a refletirem sobre o impacto das relações raciais no cotidiano escolar. Um dos pontos enfatizados foi a necessidade de uma preparação consistente para lidar com situações de discriminação, incluindo o enfrentamento ao racismo religioso.

A formação reforçou que a Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, precisa ser aplicada com profundidade e não apenas como uma exigência curricular. Para isso, a Profa. Rachel de Oliveira tem sido uma liderança essencial ao proporcionar ações formativas que capacitam educadores a atuarem de maneira crítica e reflexiva na construção de uma sociedade mais justa.

Com a participação de 60 profissionais da educação básica, a formação demonstrou a importância do conhecimento teórico-prático sobre negritude e relações raciais na escola. A Profa. Flávia Alessandra de Souza ressaltou que esse debate deve estar presente em todas as etapas do calendário escolar, não se restringindo a momentos pontuais. Para fortalecer essa abordagem, indicou diversas obras literárias negras que podem subsidiar práticas pedagógicas mais embasadas e transformadoras.

O impacto do trabalho desenvolvido pelas professoras Rachel de Oliveira e Flávia Alessandra de Souza vai além da formação realizada em Rio Claro. A parceria com as escolas municipais e a Secretaria de Educação tem aberto caminhos para que o projeto Multiculturalismo seja ampliado na cidade, consolidando ações educativas que promovam efetivamente a equidade racial.

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Estudantes desenvolvem produtos naturais para combater parasitas em animais domésticos.

Foto: Divulgação/Ascom Secti

O mercado pet tem crescido no Brasil e movimentado a economia nacional. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o setor faturou R$ 77 bilhões em 2024, registrando um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Diante dessa expansão e dos desafios na criação de animais domésticos, João Lucas dos Santos e Maria Luiza Fontes, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste, em Itororó, desenvolveram, sob orientação de Thayane Gonçalves, produtos à base de melão-de-são-caetano para o combate aos parasitas.

A jovem cientista Maria Luiza explica que o melão-de-são-caetano já era conhecido na comunidade por suas propriedades medicinais em humanos e, após pesquisas, revelou potencial ectoparasitário. “Nossa região enfrentou um aumento de problemas na criação de animais domésticos devido à presença desses parasitas. Ao identificarmos substâncias com ação ectoparasitária, desenvolvemos o produto para testes. Como essa planta é pouco explorada no combate aos ectoparasitas em animais, tivemos interesse em aprofundar esse estudo”.

Os estudantes desenvolveram sabonete em barra e líquido para o banho dos animais, além de um desinfetante para higienização dos ambientes. “A planta pode ser usada de forma auxiliar no tratamento de doenças de pele causadas por fungos, além de micoses e sarnas. Ela também previne doenças, controla alguns parasitas que infestam animais, como os carrapatos e pulgões, e é indicada para a cicatrização de feridas”, afirma João Lucas.

O produto, que conta com o apoio da Secretaria da Educação (SEC), foi testado em animais com sarna e feridas. “Aplicamos o sabonete em dois banhos semanais e obtivemos bons resultados em um mês. Também utilizamos um desinfetante em um local infestado por pulgas, erradicando-as em duas semanas, com aplicação três vezes por semana. O próximo passo é desenvolver um spray à base de melão-de-são-caetano para auxiliar no tratamento de feridas e sarnas após o banho”, diz Maria Luiza.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/Secti

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Ilhéus avança na inclusão escolar e garante profissionais de apoio às crianças atípicas.

Medida da Secretaria de Educação proporciona suporte essencial a alunos e tranquilidade às famílias

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus, junto com o Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE) e o Setor de Inclusão, encaminhou profissionais de apoio à inclusão escolar para crianças atípicas da rede municipal. A ação representa um avanço significativo para o suporte às escolas e, principalmente, para a tranquilidade das famílias, que há mais de um ano lutavam por esse direito.

O atendimento abrange crianças neuroatípicas em diversas classificações, incluindo autistas, surdas, cadeirantes, e com condições como paralisias e osteogênese imperfeita (ossos de vidro), entre outros casos graves que agora recebem a atenção necessária.

A Secretaria de Educação reconhece que ainda há crianças aguardando esse suporte e reforça que todas as solicitações encaminhadas pelas unidades escolares, respaldadas por laudos médicos, serão atendidas gradativamente.

“Compreendemos os anseios da nossa comunidade, mas pedimos paciência e confiança no trabalho que estamos realizando. Vamos garantir que todos os esforços sejam empregados para assegurar o direito à educação inclusiva”, disse a secretária de Educação, Evani Cavalcante.

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Inscrições para Programa Universidade para Todos começam nesta terça-feira (18)

Foto: Danilo Oliveira/ Ascom Uneb

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (UPT) serão iniciadas nesta terça-feira (18) e seguem até 27 de março, exclusivamente por meio eletrônico, no endereço upt.educacao.ba.gov.br. A iniciativa é voltada à preparação de estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. Com o investimento de R$ 18 milhões do Governo do Estado, o programa, este ano, ofertará 20.110 vagas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, distribuídas em 218 municípios, com a oferta das atividades em 358 polos de funcionamento.

O UPT 2025 contará, ainda, com o envolvimento de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários. Além do incremento de quase 700 novas vagas, outra novidade este ano é a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se junta às demais instituições de Ensino Superior parceiras em 2024 (Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, UFRB, UFSB e Ufob).

Para concorrer a uma vaga no UPT, o candidato deverá, no ato da inscrição, selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas de seu interesse. O interessado concorrerá ao total de vagas ofertadas de acordo com suas opções de escolha. A seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de forma aleatória e equitativa, por meio do sistema informatizado da Secretaria da Educação (SEC). De caráter classificatório, o sorteio ocorrerá no próximo dia 28 de março, às 9h, na sala 136, 1º andar da SEC, sob a coordenação do UPT.

O sorteio será acompanhado por representantes das universidades parceiras; do Núcleo de Atos (NCAA); da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (Suprot); da Superintendência de Políticas para Educação Básica (Suped); e da Coordenação de Gestão Organizacional (CGOTIC), que atuarão como testemunhas do procedimento, garantindo a lisura e transparência do processo. As aulas serão iniciadas no próximo dia 14 de abril, com o suporte, este ano, de 624 profissionais das áreas administrativa, pedagógica e de monitoramento.

Serão matriculados automaticamente no Programa UPT 2025 os candidatos selecionados e classificados que atenderem aos requisitos do programa, conforme edital, levando em consideração as opções formuladas no ato da inscrição quanto ao município, ao turno e à modalidade de oferta, transcritas pelo candidato no ato da inscrição. O candidato deverá acessar o link upt.educacao.ba.gov.br com seu login e sua senha, no próximo dia 9 de abril, para conferir o resultado.

O UPT é composto por três etapas independentes e complementares, envolvendo a mobilização de inscrição para os processos do Exame Nacional de Ensino Superior (Enem), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dos exames de vestibular e demais formas de ingresso à universidade; o fortalecimento das aprendizagens e a preparação do estudante; e a formação inicial e continuada de estudantes universitários para o exercício da docência. Outra boa nova é que, no ato da inscrição, os candidatos poderão buscar as vagas por município, turno e modalidade de oferta, bem como selecionar o local de funcionamento, podendo se inscrever em até duas opções de vagas disponibilizadas.

Público atendido pelo UPT – Pode participar do programa o estudante da rede pública da Bahia que estiver regularmente matriculado em 2025 no 3º ano do Ensino Médio regular e suas modalidades correspondentes e no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes na rede estadual ou egressos do Ensino Médio estadual e/ou municipal do Estado da Bahia.

Fonte: Ascom/Uneb

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Primeiro crédito do Bolsa Presença de 2025 estará disponível neste sábado (15)

Foto: Emerson Santos/SEC

As famílias dos estudantes contemplados com o Bolsa Presença, programa do Governo do Estado, recebem, neste sábado (15), o primeiro crédito do ano letivo de 2025. Com o investimento de R$ 50,6 milhões, o auxílio beneficiará mais de 363 mil estudantes distribuídos em cerca de 324 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Por meio do Bolsa Presença, cada família de estudante habilitado recebe R$ 150 por mês, durante o ano letivo, acrescidos de R$ 50 por aluno, a partir do segundo aluno matriculado. Com o auxílio, os estudantes podem comprar alimentos, materiais de limpeza e remédios ou utilizar em outras necessidades da família ou do aluno.

De acordo com a lei que institui o programa, os beneficiários e bolsistas devem estar matriculados em unidade escolar pertencente ou vinculada à rede pública estadual de ensino. Além disso, as famílias dos estudantes precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se encontrarem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

O estudante Cristian Martins, 17 anos, que cursa o 2º ano, no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, localizado em Salvador, afirmou que desde que começou a receber o benefício, em 2023, passou a ter mais motivação para frequentar a escola e estudar. “Este programa é muito importante, porque mantém os estudantes no colégio, principalmente os de baixa renda como eu. Tenho pais separados e moro com a minha avó. Este auxílio serve como complemento para as despesas da casa e isso nos ajuda muito”.

A avó de Cristian, Clemilda Cerqueira, aprovou a iniciativa. “Sou aposentada e recebo apenas um salário mínimo. Além das contas básicas, como luz e água, também temos gastos com alimentação. Esse benefício é essencial, pois nós utilizamos para comprar arroz, feijão, macarrão, carne, biscoitos e outros alimentos”, revelou.

Sobre o Bolsa Presença – O programa foi criado pela Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, com a retomada das atividades letivas na rede estadual de ensino, após o período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. Em 16 de dezembro de 2021, com a Lei nº 14.396, que alterou a Lei nº 14.310/21, o auxílio passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado.

Fonte: Ascom/SEC

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Uesc, UFSB e Amurc discutem criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia e desafios ambientais.

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediou, nesta quarta-feira, 12 de março de 2025, a segunda reunião – a primeira foi na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em fevereiro – para debater o desenvolvimento da Região Sul da Bahia. O encontro contou com a participação do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes; da reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz, além do presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) e prefeito de Itaju do Colônia, Elder Marques Fontes.

A principal pauta da reunião foi a proposta de criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, um projeto que busca integrar os municípios da região para fortalecer a economia, melhorar a infraestrutura e otimizar serviços públicos essenciais, como transporte coletivo e saneamento.

Região Metropolitana: um projeto estratégico

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, propôs a realização de estudos técnicos para definir os parâmetros necessários para a formalização da Região Metropolitana do Sul da Bahia. Segundo ele, a iniciativa deve contar com embasamento acadêmico para garantir um planejamento eficiente e sustentável.

A reitora da UFSB, Joana Guimarães, destacou que a criação de uma região metropolitana vai além de uma medida administrativa, pois envolve a participação ativa da população. “Uma região metropolitana não é apenas criada por decreto, ela é assumida por seus habitantes e, posteriormente, legalizada pelo governo por meio de lei”, explicou.

O prefeito de Itaju do Colônia e presidente da Amurc, Elder Marques Fontes, avaliou que este é o momento ideal para encaminhar o projeto, mas ressaltou a importância de articulação com prefeitos e demais lideranças políticas dos municípios envolvidos. “Precisamos de um diálogo forte entre os gestores para que esse projeto seja construído de forma coletiva e represente os interesses da nossa região”, afirmou.

Como encaminhamento, foi anunciada a formação de uma comissão composta por representantes da Uesc, UFSB e Amurc, que terá a missão de sistematizar a proposta da Região Metropolitana com base em estudos e iniciativas já existentes.

Outro ponto de destaque foi a melhoria do transporte coletivo, um dos principais desafios da mobilidade urbana na região que impacta diretamente os estudantes das duas instituições. A expectativa é que a criação da Região Metropolitana também contribua para a modernização do sistema de transporte, facilitando o deslocamento da população e impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Além da questão da mobilidade, a reitora Joana Guimarães propôs que a Uesc, a UFSB e a Amurc se unam para realizar a Conferência das Partes da Mata Atlântica (COP da Mata Atlântica). O evento teria como objetivo apontar os principais desafios ambientais da região do cacau, com foco na preservação das bacias hidrográficas, cada vez mais ameaçadas pela poluição.

“O Sul da Bahia tem uma riqueza ambiental única, mas enfrenta desafios crescentes, como a degradação da Mata Atlântica e a fragilidade dos nossos rios. Precisamos unir esforços para garantir a sustentabilidade desse patrimônio natural”, acrescentou o reitor da Uesc, um dos defensores da proposta da reitora Joana Guimarães.

A partir das decisões tomadas nesta reunião, a comissão formada por Uesc, UFSB e Amurc deverá estruturar um plano de ação para a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, além de encaminhar demandas prioritárias, como melhorias no transporte e proteção ambiental.

Para Alessandro Fernandes, “com o envolvimento das universidades, prefeituras e sociedade civil, a iniciativa busca consolidar um modelo de desenvolvimento regional sustentável e integrado, beneficiando milhares de habitantes do Sul da Bahia”.

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Estado e APLB formalizam acordo de reajuste salarial para professores da Educação Básica da Bahia.

Secom/GOVBA

O Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) formalizaram, nesta quarta-feira (12), um acordo que estabelece a concessão de reajuste salarial e outros avanços nas carreiras dos profissionais da Educação Básica da rede estadual, nos anos de 2025 e 2026. O ato ocorreu durante reunião de negociação entre o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária da Educação, Rowenna Brito, e representantes da entidade sindical.

Para este ano, o acordo prevê reajuste de 6,27% no mês de maio – e retroativo a janeiro – para professores da Educação Básica. Com este percentual de aumento, o vencimento básico inicial da carreira será de R$ 4.965,24, permanecendo 2% acima do piso nacional da categoria estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A concessão do reajuste na folha de pagamento do mês de maio inclui o pagamento das diferenças retroativas aos meses de janeiro e fevereiro; já no mês de junho, será realizado o ?pagamento das diferenças retroativas aos meses de março e abril. O reajuste é extensivo a coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e professores indígenas.

A negociação, conduzida pela Secretaria da Educação (SEC), Secretaria da Administração (Saeb) e Secretaria de Relações Institucionais (Serin), também envolveu o anúncio da certificação para professores e coordenadores pedagógicos, que vai compor a promoção dos profissionais nos graus da carreira de magistério, ainda este ano.

O pagamento de 50% do valor da promoção será realizado após a inscrição no curso de aperfeiçoamento, no mês de setembro deste ano. Já o restante do pagamento ocorrerá na efetivação da promoção, em junho do ano que vem. Em 2026, ficou definido ainda o pagamento do Piso Nacional da Educação, no valor nominal que venha a ser fixado, a partir de fevereiro daquele ano.

Outro ponto do acordo é a publicação, nesta quinta-feira (13), de portaria para conversão da licença prêmio em valores financeiros para professores em regência de classe e, de forma inédita, para coordenadores pedagógicos.

“Esse é um investimento para garantir avanço na aprendizagem da educação e eu não tenho nenhuma dúvida de que investir em infraestrutura física nas escolas de tempo integral, nos programas de acesso e de permanência para os estudantes – Bolsa Presença, Pé de Meia, com o apoio do presidente Lula – em melhores condições de trabalho, valorização dos profissionais da educação, é investir em uma formação de qualidade para os nossos estudantes”, reforçou Rowenna sobre o reajuste, destacando o desempenho dos estudantes em indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que teve a Bahia no terceiro lugar na média nacional.

Coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira compartilhou que foram realizadas 18 Assembleias Regionais com os professores sobre o tema, para posterior alinhamento com o governo estadual. “É um avanço para o professor, para o coordenador pedagógico, as peças mais importantes, além dos próprios estudantes, no processo educacional. Hoje é dia de festa. Estamos comemorando com muito orgulho de ser professor e de ser coordenador pedagógico”, frisou.

Fonte
Fonte: Ascom/Saeb e Ascom/SEC com informações da repórter: Milena Fahel/GOVBA
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Aulas nas escolas municipais de Ilhéus retornam integralmente na próxima segunda-feira (17)

As aulas nas escolas da rede municipal de ensino de Ilhéus que ainda estavam pendentes serão retomadas na próxima segunda-feira, 17 de março. O ano letivo já havia começado em algumas unidades escolares, mas agora iniciará de forma integral, concluindo um processo de reorganização da educação no município. O Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavigne (IME), todavia, seguirá parcialmente, devido às condições de estrutura.

O calendário escolar teve início no dia 24 de fevereiro, quando seis escolas começaram as aulas integralmente, enquanto outras iniciaram de forma parcial. Agora, as 20 unidades que ainda não haviam retomado suas atividades estarão prontas para receber os estudantes na próxima semana.

Para oferecer um ambiente mais adequado ao ensino, as unidades escolares passaram por serviços de manutenção e melhorias. A Secretaria de Educação foi entregue sucateada, gerando inúmeros desafios para o reestabelecimento de condições básicas que permitissem o retorno dos alunos às escolas.

A retomada das aulas contará com os profissionais selecionados por meio do Edital 001/2025, necessários para o pleno funcionamento das atividades escolares.

A Prefeitura de Ilhéus reforça que a reconstrução da educação no município será alcançada com união e empenho coletivo, e que seguirá acompanhando as demandas para assegurar a qualidade do ensino na cidade.

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Prefeitura de Ibirapitanga e comunidade escolar celebram retorno às aulas com melhorias nas escolas.

Gestão municipal inova na merenda escolar, garantindo alimentação de qualidade para os alunos

O ano letivo teve início com celebração e novidades em Ibirapitanga. Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura e a comunidade escolar comemoraram o retorno às aulas com uma carreata educacional, organizada pela equipe pedagógica do Centro Educacional Ibirapitanga (CEI). O evento contou com a presença do prefeito Jé Assunção, da primeira-dama Lucélia Barbosa, da secretária de Educação Soraia Santos e de uma comitiva, que acompanharam o trajeto da carreata, partindo da Praça Netto Paz até a unidade escolar.

Na chegada ao CEI, o prefeito fez questão de recepcionar os alunos e vistoriar a escola, reforçando o compromisso da gestão com a educação. Em seguida, a comitiva seguiu para Camamuzinho, onde recepcionou os estudantes do Colégio Municipal Leur Lomanto (COLL), que passou por uma grande transformação. A unidade recebeu nova fachada, iluminação reforçada, câmeras de segurança, paisagismo, pintura interna e externa, reforma da quadra, requalificação dos banheiros, construção de um palco e implantação de cobertura na entrada e no pátio interno.

Prefeitura de Ibirapitanga e comunidade escolar celebram retorno às aulas com melhorias nas escolas

Durante o encontro, Jé destacou o compromisso da gestão com a educação e anunciou o início da distribuição do novo fardamento escolar, para os alunos do COLL, Silzuíta Mimoso e Escola de Tempo Integral, fornecido pela Prefeitura. “Vamos fazer uma parceria educacional. Tenham todos um ano letivo de muito sucesso. Estou aqui para dividir com vocês todos os momentos de dificuldades, mas também de alegrias e conquistas”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação, Soraia Santos, deu as boas-vindas aos alunos e reforçou a importância do novo ciclo. “Que todos aproveitem bem este ano letivo, estudem com dedicação e contem conosco para garantir uma educação de qualidade”, declarou.

Outra inovação da gestão foi a reformulação do cardápio da merenda escolar, que trouxe melhorias na alimentação das crianças, gerando satisfação na comunidade escolar.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Santana, o vereador Dr. Newton Oliveira, além de secretários municipais e assessores.

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Partiu Estágio convoca 393 universitários para atuar nos órgãos do Estado.

Trezentos e noventa e três estudantes universitários acabam de ser convocados pelo programa Partiu Estágio para atuar em órgãos e entidades das administrações pública direta e indireta situados em Salvador e no interior do Estado. A lista completa dos selecionados já está disponível no site oficial da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), no endereço http://www.saeb.ba.gov.br. Além disso, os convocados serão comunicados via WhatsApp, com uma mensagem informando a alteração do seu status no site do BA.GOV.BR (http://www.ba.gov.br).

Ao receber a mensagem, o estudante deverá acessar o site (www.ba.gov.br) para verificar os procedimentos, prazos e a forma da entrega da documentação. No período de 17 a 31 de março, o convocado precisará entrar em contato ainda, via e-mail ou por telefone, com a unidade de Recursos Humanos do órgão onde irá atuar, para obter mais informações sobre a forma de entrega da documentação.

Esta já é a quarta convocação realizada pelo governo baiano para o Edital 002/2024 do Programa, que realiza uma ponte entre o ensino e o mercado de trabalho. Das 393 vagas ofertadas desta vez, 241 são destinadas a Salvador e outras 152 para o interior do Estado. Além da capital baiana, os municípios com maior número de convocados são Feira de Santana (48 vagas) e Vitória da Conquista (19).

No total, os estudantes irão atuar em 47 diferentes órgãos estaduais, com destaque para a Secretaria da Educação – SEC (113 vagas), Polícia Civil (24) e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab (19). A maior parte das oportunidades é para alunos do curso de Pedagogia (87 vagas). Na sequência, vêem os cursos de Direito (82) e Administração (33).

Democratização do acesso

O Partiu Estágio é uma iniciativa voltada a universitários que já concluíram pelo menos 50% da carga horária do curso superior e que estejam matriculados em instituições sediadas na Bahia. O programa busca democratizar o acesso ao mercado de trabalho, priorizando estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), aqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas privadas.

Além disso, o programa reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, em cumprimento à Lei Federal nº 11.788/2008, reafirmando o compromisso com a inclusão e a equidade.

Fonte: Ascom/Saeb

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