Educação e qualificação profissional abrem novos caminhos para estudantes da EJA em Ilhéus.

A busca por uma nova profissão, a chance de conquistar uma renda melhor e a oportunidade de transformar a própria história ganharam um importante impulso para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ilhéus. A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realizou a Aula Inaugural dos Cursos Profissionalizantes da EJA SENAI, iniciativa que integra o Programa Reconecta Ilhéus – Saber e Fazer.

O encontro, realizado no SENAI Sul, marcou o início de uma nova etapa para 180 estudantes da rede municipal que terão acesso gratuito à formação profissional em áreas com demanda no mercado de trabalho. A ação fortalece a política de valorização da EJA e amplia as oportunidades para quem decidiu retomar os estudos sem abrir mão do sonho de crescer profissionalmente.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, da secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante, da vereadora Rúbia Carvalho, da coordenadora da EJA, Maria Sandra Leone, do gerente da Unidade Integrada SESI/SENAI Sul, Alexandre Régis, e do gerente de Órgãos Públicos do SENAI Bahia, Levi Costa.

Nesta primeira etapa, o projeto-piloto contempla sete unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal Professora Horizontina Conceição, Escola Municipal Antônio Sá Pereira, Escola Municipal Rotary, Escola Municipal Themistocles Andrade, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Municipal Professora Jardelina Azevedo Leal e Escola Municipal São Pedro, ambas localizadas no Salobrinho.

Os estudantes poderão escolher entre os cursos de Refrigeração e Climatização, Mecânico de Motos, Corte e Costura de Moda Praia, Manutenção de Tablet e Smartphone, Eletricista Predial e Panificação.

A iniciativa reforça o entendimento de que a educação vai além da sala de aula. Ao unir formação escolar e qualificação profissional, o município cria condições para que jovens e adultos ampliem suas perspectivas de futuro, fortaleçam sua autonomia e encontrem novas oportunidades para construir projetos de vida.

por Sucom

Comente primeiro

Parcela de maio do Bolsa Presença já está disponível para mais de 352 mil estudantes da rede estadual.

Foto: André Fofano/SEC

O crédito do Programa Bolsa Presença referente ao mês de maio foi disponibilizado pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (15). São 352.469 estudantes beneficiados, distribuídos entre 317.326 famílias, com um investimento de mais de R$ 49 milhões.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a garantia do direito à educação ao incentivar a permanência dos estudantes na escola e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social. O Bolsa Presença é direcionado aos alunos matriculados na rede estadual que mantêm frequência regular e participação nas atividades escolares.

Cada família beneficiária recebe R$ 150 mensais, com acréscimo de R$ 50 por estudante a partir do segundo aluno matriculado e assíduo, o que contribui para a continuidade dos estudos e o fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade. Os valores são creditados mensalmente, em todo dia 15. Para assegurar o recebimento do benefício sem intercorrências, é fundamental que os dados cadastrais das famílias estejam atualizados.

Instituído pela Lei nº 14.310/2021 e consolidado como política permanente pela Lei nº 14.396/2021, o Bolsa Presença segue como uma das principais ações do Governo da Bahia para combater a evasão escolar e promover a inclusão educacional.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

SiSU+ 2026 oferece nova oportunidade de ingresso em universidades públicas.

Foto: Douglas Amaral/Ascom SEC

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já podem concorrer a vagas remanescentes em instituições públicas de Ensino Superior por meio do SiSU+ 2026. As inscrições, abertas nesta segunda-feira (15), seguem até sexta-feira (19) e devem ser realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

A seleção reúne oportunidades para o segundo semestre letivo de 2026 em universidades e institutos federais de diversas regiões do país. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca ampliar o preenchimento de vagas que permaneceram disponíveis após a etapa regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Podem participar candidatos que se inscreveram no SiSU 2026 e realizaram, pelo menos, uma das três últimas edições do ENEM. O sistema considera automaticamente o melhor desempenho do estudante, de acordo com os critérios estabelecidos para cada curso.

Durante a inscrição, é possível escolher até duas opções de graduação, indicando a ordem de preferência. O processo também permite selecionar turno, local de oferta e instituição de ensino, ampliando as possibilidades de acesso ao Ensino Superior público.

O resultado da chamada única será divulgado em 24 de junho. Quem não for selecionado poderá manifestar interesse na lista de espera entre os dias 24 e 26 de junho. As matrículas seguirão o cronograma definido por cada instituição participante.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

SEC divulga lista com 18,6 mil professores e coordenadores pedagógicos aptos à promoção na carreira.

Foto: Viviane Macêdo – Ascom/SEC

Mais de 18,6 mil professores e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino da Bahia estão aptos, inicialmente, à promoção nos graus da carreira do magistério. A relação foi confirmada nesta quinta-feira (11), pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com a divulgação da lista final dos servidores que concluíram com aproveitamento o curso “Trilhas formativas para uma educação inclusiva”, requisito para a concessão do benefício. O impacto financeiro estimado é de R$ 12,4 milhões.

Ao todo, 23.483 profissionais se inscreveram na formação promovida pela SEC, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Destes, 22.720 matrículas foram aprovadas no curso e, entre estas, 18.696 atendem aos requisitos previstos na legislação para a promoção na carreira. O processo também beneficia 664 servidores que deixam o Quadro Especial e passam a ocupar o Grau III, considerado o nível inicial da carreira do magistério estadual.

Para o subsecretário da Educação do Estado, Marcius Gomes, a medida reforça o compromisso do governo estadual com a valorização dos profissionais da rede. “Esta é mais uma ação do Governo da Bahia e da Secretaria da Educação de reconhecimento e valorização dos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, profissionais que exercem um papel fundamental na qualidade da Educação da Bahia e na construção de um futuro melhor para a nossa juventude”, afirma.

A promoção nos graus integra as ações voltadas ao reconhecimento e desenvolvimento profissional dos educadores da rede estadual. Para a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Emily Laurentino, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a valorização dos profissionais da Educação. “A promoção na carreira representa o reconhecimento do empenho e da dedicação dos nossos professores e coordenadores pedagógicos com a formação continuada e o aprimoramento da prática educacional. Ao investir na qualificação dos profissionais, o Estado fortalece a educação pública e cria melhores condições para o desenvolvimento dos estudantes em toda a Bahia”, destaca.

Realizado na modalidade de Educação à Distância (EaD), o curso foi estruturado em quatro trilhas formativas voltadas à educação inclusiva, equidade e direitos humanos. Para aprovação, os participantes precisaram cumprir frequência mínima de 75% e obter média igual ou superior a cinco em cada uma das etapas.

A formação foi instituída como requisito para a promoção extraordinária nos graus da carreira do magistério, no período de 2025-2026. Além dos profissionais já aptos à promoção, 3.786 servidores em estágio probatório que concluíram o curso com frequência e aproveitamento poderão requerer o benefício após a conclusão do período avaliativo. Os professores indígenas das classes 1 a 5 também poderão utilizar a formação para fins de progressão por níveis.

Fonte
Ascom/SEC
Comente primeiro

Estudantes de Salvador chegam à semifinal da Olimpíada Nacional de História.

Foto: Amanda Souza

Três estudantes do Colégio Estadual Dois de Julho, na Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, conquistaram um lugar na final estadual e na semifinal nacional da 18ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A competição é organizada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a etapa decisiva começou esta segunda-feira (8) e segue até sábado (13).

O trio que representa a escola é formado por Enzo Gabriel, Juan Miguel e Wesley Vieira, todos do 7º ano do Ensino Fundamental. Eles contam com a orientação da professora Alana Ribeiro, que fez questão de elogiar a dedicação do grupo. “Eles foram incríveis desde a primeira etapa. Nas nossas reuniões semanais, sempre trouxeram ótimas ideias para debater as questões e concluir as tarefas.”

A semifinal estadual é dividida em três partes on-line. Os estudantes irão responder questões de múltipla escolha e concluir tarefas que simulam o trabalho de um historiador de verdade, como a análise de documentos históricos e das intenções de seus autores. A prova também traz perguntas que misturam outras áreas do conhecimento, envolvendo Geografia, Literatura, Arqueologia e Patrimônio Cultural e Urbanismo, além de atualidades. O formato permite a discussão sobre temas que vão além da sala de aula.

Também nesta fase, a equipe disputa a vaga para a próxima etapa com outros 552 grupos formados por estudantes dos ensinos Fundamental (7º ao 9º ano) e Médio (1º ao 3º) de escolas públicas e privadas da Bahia. Caso avancem na competição, o grupo irá disputar a final nacional de forma presencial. O evento acontecerá na sede da UNICAMP, em Campinas (SP), nos dias 29 e 30 de agosto.

O diretor do colégio, Silvonilton Bastos, comemorou o resultado. “Pela primeira vez, alcançamos uma posição de tanto destaque e isso só foi possível graças à dedicação dos nossos alunos e ao trabalho da professora Alana. É a prova de que a escola pública é um espaço de excelência, capaz de despertar nos jovens o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões”, afirmou.

A Olimpíada Nacional de História do Brasil integra o Edital Vagas Olímpicas, da UNICAMP. Com base na avaliação do desempenho na competição, os participantes podem disputar vagas em cursos de graduação da universidade, como o próprio curso de História, sem precisar fazer o vestibular tradicional. O projeto é uma iniciativa da citada universidade com o apoio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), do Departamento de História da Instituição e da Associação Nacional de História (ANPUH).

Foto: Ascom/SEC

Comente primeiro

Prefeitura realiza encontro formativo do PCR e do ProLEEI para educadores da rede municipal.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realiza entre os dias 9 e 11 de junho, das 8h às 17h, o III Encontro Formativo do Planejamento Coletivo em Rede (PCR) e o I Encontro do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLEEI). A atividade acontece no Centro Municipal Integrado de Educação de Ilhéus (CEMIT), antigo Colégio Eduardo Catalão.

O encontro reúne educadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, com crianças de 4 e 5 anos. Nesta terça-feira (9), a programação é destinada aos professores da área de Humanas.

A formação integra as ações do Programa Escola das Adolescências, direcionado aos Anos Finais do Ensino Fundamental, e do ProLEEI, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Durante a programação, os participantes desenvolvem atividades do Planejamento Coletivo em Rede (PCR), estratégia da SEDUC voltada ao fortalecimento do planejamento pedagógico e à construção conjunta de práticas educacionais na rede municipal.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a valorização dos educadores e com o aprimoramento das políticas públicas voltadas à aprendizagem de crianças e adolescentes.

por Sucom

Comente primeiro

Olimpíada de Educação Financeira abre oportunidades para estudantes e escolas da rede estadual da Bahia.

Foto: Viviane Macêdo/Ascom SEC

A rede estadual de ensino da Bahia já pode se preparar para mais uma oportunidade de aprendizagem e reconhecimento nacional. Estão abertas as inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) 2026, iniciativa promovida pelo Tesouro Nacional e pela B3 (Bolsa de Valores do Brasil), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e voltada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) incentiva a participação dos estudantes em olimpíadas e projetos que fortalecem o aprendizado e ampliam horizontes. Na OLITEF, os participantes têm acesso a conteúdos sobre planejamento financeiro, consumo consciente, orçamento e investimentos, adquirindo conhecimentos fundamentais para a vida pessoal e profissional.

As inscrições são realizadas pelas próprias escolas e seguem até 1º de setembro, no link www.olitef.com.br . As unidades que aderirem até 1º de julho terão o dobro de chances no sorteio de kits de infraestrutura educacional, que podem contribuir para a implantação ou modernização de laboratórios de informática, ciências e robótica, entre outros espaços pedagógicos.

Destaque para a Bahia

O impacto da iniciativa já é uma realidade na rede estadual baiana. O Colégio Estadual de Água Fria, localizado no município do mesmo nome, na região do Agreste, por exemplo, conquistou reconhecimento nacional ao ser premiado por dois anos consecutivos na olimpíada, primeiro pelo projeto pedagógico e, depois, pelo uso inovador dos recursos recebidos. A premiação referente a 2024 foi concedida em 2025 e garantiu à escola um kit de robótica para a implantação de um laboratório para a disciplina.

Além das medalhas para os alunos, a competição prevê premiações para professores, gestores e escolas de todo o Brasil. Com milhares de unidades aptas a participar na Bahia, a expectativa é ampliar o engajamento da comunidade escolar e garantir ainda mais oportunidades de aprendizagem e investimentos para a educação pública.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

Inscrições para o Enem 2026 são prorrogadas até o dia 12 de junho.

Foto: André Fofano – Ascom/SEC

Os estudantes da rede estadual da Bahia que ainda não se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 ganharam uma nova oportunidade para garantir participação no exame. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, na última sexta-feira (5), o prazo de inscrições até o dia 12 de junho. As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante, disponível em https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro em todo o país.

Podem se inscrever concluintes do Ensino Médio, egressos, treineiros e candidatos que desejam utilizar o exame para certificação de conclusão dos estudos. Neste ano, os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e na 4ª série da Educação Profissional da rede pública serão inscritos automaticamente no sistema do Enem. No entanto, é obrigatório acessar a Página do Participante para confirmar a inscrição, escolher a língua estrangeira (inglês ou espanhol), solicitar atendimento especializado, indicar nome social, quando necessário, e verificar o local de prova. Para quem não tem direito à isenção, a taxa de matrícula no exame é de R$ 85 e poderá ser paga até 17 de junho.

Tô com Você no Enem

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) vem mobilizando a rede estadual por meio do programa “Tô com Você no Enem”, que promove ações de incentivo e preparação dos estudantes ao longo de todo o ano letivo. Entre as iniciativas estão aulões, lives, orientação para inscrições, disponibilização de computadores nas escolas para solicitação da isenção do Enem, além da distribuição de kits com lanche e itens de higiene nos dias de aplicação das provas.

Durante o período de solicitação da isenção da taxa de inscrição, cerca de 100 mil estudantes da rede estadual da Bahia realizaram o pedido com apoio das escolas. Em 2026, a Bahia também ultrapassou a marca de 23 mil aprovados em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem.

Novidades do Enem 2026

Além da inscrição automática para estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e na 4ª série da Educação Profissional da rede pública, outra novidade desta edição é a ampliação dos locais de aplicação das provas, permitindo que mais participantes realizem o exame na própria escola onde estudam ou em unidades mais próximas de suas residências.

O Enem também passará a integrar, gradualmente, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), contribuindo para a avaliação das redes de ensino e para a formulação de políticas públicas educacionais. Assim,  além de ser uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior, o exame passa a fornecer indicadores que auxiliam no monitoramento da qualidade da Educação Básica no país.

Fonte
Ascom/SEC
Comente primeiro

Colégio da Polícia Militar de Ilhéus fortalece protagonismo estudantil em seminário de Ciências.

Foto: Clube das Ciências CPMRG & Prisma Agência de Notícias

Com o objetivo de valorizar a pesquisa escolar e a cultura científica na Educação Básica, o Colégio da Polícia Militar (CPM) Rômulo Galvão, em Ilhéus, realizou o II Seminário de Iniciação Científica. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ilhéus, na semana passada, e reuniu estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, além de professores, equipe pedagógica, avaliadores convidados e membros da comunidade. A iniciativa faz parte da programação do Clube de Ciências da escola.

O seminário promoveu a socialização de projetos desenvolvidos ao longo da disciplina de Iniciação Científica. Neste ano, o tema “Aprendizagem, ciência e justiça social: protagonismo juvenil na construção de uma Bahia mais soberana”, permitiu aos jovens mergulhar em discussões atuais, passando por temas como sustentabilidade, educação financeira, inteligência artificial e energias renováveis. Pautas como saúde, ancestralidade, inclusão social e meio ambiente também foram debatidas no encontro.

O coordenador do Clube de Ciências do CPM, Reinaldo Júnior, disse que o seminário é o momento em que os estudantes apresentam os resultados e se preparam para os desafios da universidade. “Como o destino de muitos deles é o ambiente acadêmico, o seminário de iniciação científica é um ensaio para a vida no Ensino Superior”, destacou.

Conexão com a sociedade
Durante as apresentações, os estudantes levantaram questões que evidenciam problemas reais da sociedade, buscando soluções possíveis de serem aplicadas no ambiente escolar. O público conheceu ideias de reciclagem com gamificação, geração de energia por meio de frutas cítricas e reutilização de componentes eletrônicos.

Também ganharam destaque debates sobre questões sociais e inovações, como análises sobre a população em situação de rua, aerodinâmica de foguetes, construção civil sustentável, preservação de saberes tradicionais e os limites éticos do uso da inteligência artificial.

No total, os estudantes apresentaram 18 projetos para a banca examinadora. Cada grupo teve cinco minutos para expor suas ideias com a ajuda de slides, seguidos por até três minutos de diálogo e contribuições dos avaliadores. A dinâmica favoreceu o diálogo científico, a síntese das ideias e a defesa das propostas apresentadas.

De acordo com Reinaldo Júnior, a iniciativa faz os estudantes presenciarem um novo momento na Educação. “Hoje, eles testemunham na Educação Básica o que muitos de nós não tivemos: a oportunidade de uma preparação da rotina no Ensino Superior, com direito a submissão de trabalhos, banca avaliadora e comunicação científica”, finalizou.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

Estudantes da rede estadual já podem se inscrever no Enem 2026.

Foto: Viviane Macêdo/Ascom SEC

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertas. Os estudantes da rede estadual têm até o dia 5 de junho para garantir a participação diretamente pelo Portal do Enem (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).

Uma das novidades deste ano é a inscrição automática para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio. No entanto, é necessário acessar o sistema do exame para confirmar o local de prova, escolher a língua estrangeira e, se necessário, solicitar atendimento especializado. Todo o processo precisa ser realizado dentro do período de inscrição.

Além disso, os estudantes que terminam o Ensino Médio neste ano e são beneficiários do Programa Pé-de-Meia irão receber um incentivo extra de R$ 200. Esse valor será depositado na mesma conta em que recebem as outras parcelas do programa, logo após a confirmação da conclusão dos estudos.

Para os participantes que não conseguiram a isenção, é necessário pagar a taxa de R$ 85. O pagamento pode ser feito até o dia 10 de junho pelo próprio portal, com opções de boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta.

Ampliação dos locais de prova

Com o objetivo de facilitar o acesso e diminuir o tempo de deslocamento, o Ministério da Educação (MEC) aumentou o número de escolas onde as provas serão aplicadas. Com essa mudança, 80% dos participantes poderão fazer o Enem na própria unidade escolar onde já estudam.

O Enem 2026 será realizado nos dias 8 e 15 de novembro. Todas as regras e o cronograma completo do exame estão disponíveis no edital: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-64-de-21-de-maio-de-2026-70732….

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro