Programa Bolsa Família realiza seminário na Bahia para qualificar gestões municipais.

Foto: Divulgação

Acontece nos dias 12 e 13 de novembro, a partir de 08h30, no Fiesta Bahia Hotel, Itaigara, Salvador, o seminário “Bolsa Família em Ação na Bahia”. O encontro tem como objetivo qualificar gestões e coordenações municipais sobre o programa, abordando temas como benefícios, condicionalidades, planejamento e administração, gestão financeira, entre outros aspectos.

O seminário será realizado em formato de palestras, abordando temáticas como trajetória, desafios, avanços, ferramentas de gestão, resultados, intersetorialidade e intrasetorialidade, equidade e acompanhamento educacional, cobertura na saúde das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e Cadastro Único.

Com estimativa de público de 1 mil pessoas, o evento reunirá secretárias (os) municipais, estaduais e federais de Assistência Social, de Educação, e de Saúde, além de coordenadoras (es) do programa de transferência de renda.

A atividade é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), através da Secretária Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e as secretarias estaduais de Saúde (Sesab) e de Educação (SEC).

Bolsa Família na Bahia

O Bolsa Família é considerado o maior programa de transferência de renda do mundo, contribuindo no enfrentamento às vulnerabilidades e também no aquecimento da economia local em cada município. A Bahia é o estado com o maior número de beneficiários, com o programa alcançando a média de 2,6 milhões de famílias.

Serviço

O quê: Seminário Bolsa Família em Ação na Bahia
Quando: 12 (quarta-feira) e 13 (quinta-feira) de novembro, a partir de 08h30.
Onde: Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Fiesta Bahia Hotel, Itaigara, Salvador
Contato: Kleidir Costa – (71) 9 8224-2737 (Ascom Seades)

Fonte
Ascom/Seades
Comente primeiro

Bahia lança edital para elaboração do Plano de Ação Climática durante a COP30.

Foto: Daniel Senna/GOVBA

A Bahia dá mais um passo importante no enfrentamento à crise climática. Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) lançou, nesta terça-feira (11), o edital de licitação para a elaboração do Plano de Ação Climática da Bahia (PAC).

A iniciativa consolida a trajetória de amadurecimento das políticas ambientais e climáticas do estado, marcada recentemente pela 2ª edição do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (2024) e pela reativação do Fórum Baiano de Mudanças Climáticas e Biodiversidade (FBMC-Bio).

Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do PAC como instrumento para organizar as ações de enfrentamento às mudanças climáticas, integrando investimentos e beneficiários. “Normalmente, quem paga a conta dessa situação são os mais pobres. Em períodos de calor intenso, quem tem recursos pode pagar por ar-condicionado, mas quem vive do trabalho diário e não tem renda suficiente acaba padecendo. Toda ação nossa relacionada à transição energética e à realidade climática precisa incluir os seres humanos”, afirmou o governador.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, classificou o lançamento do PAC como um marco histórico para o estado. “Depois de décadas de construção e amadurecimento das nossas políticas ambientais e climáticas, damos mais um passo decisivo para fortalecer a resiliência da Bahia e do povo baiano”, afirmou o gestor.

O titular da pasta ambiental também destacou que o plano abordará ações do estado e também dos municípios. “A gente sabe que esses efeitos são vistos na prática, então trabalhar a não doação de áreas públicas, tem que trabalhar com a preservação, o cuidado, a manutenção dos nossos parques, a preservação dos nossos rios, nossos mananciais, a coleta seletiva, a destinação e a disposição, finalmente, ambientalmente adequada”, comentou Sodré, ao pontuar que “nossa ação, na ponta, vai ter efeito lá em cima”.

O Plano de Ação Climática será o principal instrumento orientador da política climática estadual, integrando iniciativas em andamento, definindo metas de mitigação e adaptação e alinhando as ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Focos de atuação
O PAC será estruturado em eixos temáticos que articulam mitigação, adaptação e desenvolvimento econômico resiliente. Entre os principais focos estão o enfrentamento das injustiças climáticas, a transição energética justa, a proteção da biodiversidade, o fortalecimento da gestão hídrica, a qualificação da governança ambiental e a ampliação das capacidades institucionais.

Em síntese, o plano busca proteger vidas, gerar oportunidades e reduzir vulnerabilidades. A recente atualização do Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa fornece a base técnica para a definição de metas e o acompanhamento dos resultados, um passo apontado em agendas anteriores como fundamental para o avanço do planejamento climático da Bahia.

Cooperação e participação social
Com o lançamento do edital, a Bahia se soma ao esforço de estados e municípios brasileiros para fortalecer políticas climáticas, alinhadas às metas federais e aos compromissos internacionais.

“Nosso objetivo é que o Plano de Ação Climática da Bahia se torne uma referência nacional em resultados e justiça socioambiental. Queremos transformar compromissos em ações concretas que melhorem a vida das pessoas”, concluiu Eduardo Sodré.

A retomada do FBMC-Bio reforça os espaços de diálogo, cooperação e controle social, assegurando a participação da sociedade em todas as etapas do processo.

Próximos passos
Em janeiro de 2026 o processo licitatório prevê a contratação de equipe técnica especializada para a elaboração do PAC, com etapas de diagnóstico, definição de metas, proposição de programas e mecanismos de governança, além de consultas e oficinas participativas nos territórios.

Foto: Daniel Senna/GOVBA

Comente primeiro

Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parcerias na COP30.

Foto: Daniel Senna/GOVBA

A exitosa experiência da Bahia em políticas de incentivo à transição energética e o destaque do estado na produção de energia sustentável marcaram a participação do governador Jerônimo Rodrigues na COP30, em Belém, nesta segunda-feira (10). Durante os encontros e painéis, o governador enfatizou a importância de acelerar as ações de enfrentamento às mudanças climáticas.

Jerônimo destacou que os impactos de eventos climáticos extremos já são uma realidade, citando o tornado que atingiu o Paraná e as fortes chuvas registradas em Vitória da Conquista. “As consequências têm se intensificado. Esses fenômenos se tornam cada vez mais frequentes, e precisamos agir com maior celeridade para conter esse processo”, afirmou.

O governador participa da COP30 acompanhado de representantes dos outros oito estados nordestinos, por meio do Consórcio Nordeste, reforçando a atuação conjunta da região em defesa da sustentabilidade e no combate à desertificação que afeta áreas do semiárido. “Viemos discutir transição energética e direito ambiental, mas também fortalecer a pauta da Caatinga, que precisa ser reconhecida e protegida como bioma essencial do nosso país”, completou Jerônimo.

SEMA – Durante a COP30, a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) participa de diversos painéis que evidenciam o protagonismo do estado na agenda climática e ambiental. Os representantes da Sema participam como painelistas em temas estratégicos — como Adaptação Climática e Resiliência Costeira, Monitoramento e Prevenção de Riscos Climáticos, e Desafios da Segurança Hídrica no Nordeste — destacando experiências e políticas públicas voltadas à convivência com os efeitos das mudanças do clima.
A Bahia também participa de discussões sobre Cidades e Governança Climática, Pagamento por Serviços Ambientais e Regulação e Competitividade Energética Regional, reafirmando o compromisso com uma transição justa e sustentável.

Nos debates sobre Biodiversidade, Oceanos e Governança Marinha, o estado apresentará iniciativas de conservação costeira e manejo integrado. “Essas participações evidenciam o papel da Bahia como líder regional na construção de soluções inovadoras para o enfrentamento da crise climática e na promoção de uma economia verde”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, que acompanha o governador Jerônimo Rodrigues, no evento.

Texto: Daniel Senna/GOVBA

 

Comente primeiro

Produção industrial baiana recua 4,7% em setembro.

Foto: Rafael Martins/GOVBA

A produção industrial da Bahia, que inclui os segmentos de transformação e extrativa mineral, caiu 4,7% em setembro de 2025, na comparação com o mês anterior, com ajuste sazonal. O resultado interrompe o avanço de 4,9% registrado em agosto.

Em relação a setembro de 2024, porém, o setor industrial baiano cresceu 1,8%. No terceiro trimestre de 2025, a alta foi de 1,7%, e, no acumulado de janeiro a setembro, o crescimento chegou a 1,0%. Considerando os últimos 12 meses, a expansão foi de 1,1%.

Os dados integram a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Na comparação com setembro do ano anterior, seis das 11 atividades pesquisadas registraram aumento na produção. O destaque foi o segmento de Produtos alimentícios (8,1%), impulsionado pela maior fabricação de óleo de soja refinado e resíduos da extração de soja. Também cresceram os setores de Derivados de petróleo (3,0%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (44,4%), Indústrias extrativas (13,2%), Celulose, papel e produtos de papel (1,7%) e Minerais não metálicos (6,4%).

Por outro lado, Produtos químicos (-6,5%) exerceu a principal influência negativa, devido à menor produção de álcoois graxos. Também apresentaram queda Couro, artigos para viagem e calçados (-10,8%), Produtos de borracha e material plástico (-3,7%), Metalurgia (-7,7%) e Bebidas (-5,0%).

Fonte: Ascom/SEI

Comente primeiro

Estado investe mais de R$ 140 milhões em obras de infraestrutura, saneamento e apoio ao desenvolvimento rural em Conceição do Coité.

Foto: Joá Souza/GOVBA

O Governo do Estado anunciou, neste sábado (8), um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 140 milhões em infraestrutura, saneamento, saúde, segurança e desenvolvimento rural em Conceição do Coité. As ações, apresentadas pelo governador Jerônimo Rodrigues, incluem recuperação e pavimentação de rodovias, implantação de sistemas de esgotamento sanitário e entrega de máquinas e equipamentos agrícolas que vão fortalecer a produção e melhorar a qualidade de vida da população.

Entre as principais intervenções estão a restauração da BA-120, no trecho entre Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe, com investimento de R$ 50,8 milhões, e a travessia urbana da BA-409, orçada em R$ 5,1 milhões. Também foram autorizadas a pavimentação da BA-411, que liga a sede ao distrito de Juazeirinho, com aporte de R$ 14,7 milhões, e o acesso ao distrito de Almas, que receberá R$ 1,8 milhão. “Essas intervenções viárias são fundamentais para o desenvolvimento econômico local. Elas ligam comunidades, facilitam o transporte de mercadorias e ampliam o acesso aos serviços públicos”, afirmou o diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Saulo Pontes.

O governador assinou ainda ordens de serviço para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Conceição do Coité, no valor de R$ 61,2 milhões, e para a construção da unidade integrada da Delegacia Territorial da Polícia Civil e do Pelotão da Polícia Militar, com investimento de R$ 3,9 milhões.

Para o morador Raimundo Almeida, que vive no distrito de Juazeirinho, as obras representam mais segurança e desenvolvimento. “A estrada é o que liga a gente a tudo, ao hospital, à feira, ao trabalho. Quando ela está ruim, tudo fica mais difícil. Essa recuperação traz esperança e movimento, porque melhora o transporte e ajuda o comércio da região”, afirmou.

Desenvolvimento rural e abastecimento de água

Além das obras viárias, foram entregues tratores, máquinas forrageiras, tanques-pipa, gradões e mais de mil caixas d’água para associações comunitárias, além de um veículo utilitário para a Brigada de Incêndio Águia Resgate. Também foram inaugurados novos sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais como Lagoa Ferrada I e II, Maracujá, Matinha, Domingos, Matheus, Alagadiço, Lagoa Cavada, Baixa Nova, Lagoa Grande de Bandiaçú, Lagoa do Meio e Olhos d’Água, beneficiando cerca de 1,5 mil moradores e somando mais de R$ 2,9 milhões em investimentos da Embasa.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que as ações no campo garantem mais autonomia e renda para as famílias. “Cada equipamento entregue representa mais dignidade e oportunidade para o povo. Estamos dando condições para que o homem e a mulher do campo continuem produzindo e contribuindo com o desenvolvimento da Bahia, com infraestrutura e apoio direto às comunidades rurais”, disse.

Na área da saúde, o município recebeu equipamentos hospitalares para o Hospital Português, uma ambulância para o povoado de Aroeira, kits para a Unidade de Saúde da Jaqueira e uma van para transporte de pacientes, além do anúncio para a licitação de um centro de reabilitação e acompanhamento voltado não apenas para crianças, jovens e adultos, mas também para as pessoas que cuidam de quem tem alguma deficiência ou autismo, totalizando mais de R$ 800 mil em recursos.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Comente primeiro

Governo do Estado autoriza ordem de serviço para construção de novo Hospital e Maternidade, em Paulo Afonso.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, assinou, nesta sexta-feira (7), a ordem de serviço para a construção do novo Hospital e Maternidade Regional Universitário de Paulo Afonso. A obra, que será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e tem área de construção prevista de 15,2 mil metros quadrados, conta com investimento de R$ 148,9 milhões, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, do Governo do Estado e também da Eletrobrás.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual visitou o terreno onde será construída a unidade de saúde, na região do Vale do São Francisco, e entregou equipamentos para o Centro Cirúrgico do Hospital Nair Alves de Souza, um investimento de R$ 441 mil, e ainda, uma ambulância para o município, no valor de R$ 276 mil.

“O novo hospital de Paulo Afonso representa um avanço importante para a região, garantindo atendimento de qualidade, salvando vidas e evitando que as pessoas precisem percorrer longas distâncias em busca de tratamento. Além do impacto na assistência à saúde, o hospital também vai fortalecer a economia local e impulsionar o desenvolvimento regional”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, destacando a importância do equipamento para os municípios que compõem o território de Itaparica.

A nova unidade hospitalar contará com 165 leitos, sendo 20 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, além de Centro Cirúrgico e Obstétrico com sete salas cirúrgicas e três quartos PPP (parto, pós-parto e puerpério) e 10 consultórios para atendimento ambulatorial.  O hospital terá ainda um moderno Centro de Imagem, equipado com aparelho de raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma, endoscopia e ultrassonografia , além de serviço de banco de leite humano.

Capacidade de atendimento
Quando estiver com sua capacidade total em funcionamento, a unidade poderá realizar anualmente 42,2 mil consultas médicas e outras 32,4 mil consultas de urgência e emergência.  A estimativa é de que o hospital tenha capacidade para 7,8 mil vagas de internações em enfermaria e 6,4 mil internações em UTI.

O Hospital e Maternidade Regional Universitário de Paulo Afonso beneficiará principalmente à população da Região Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia, contemplando um total de 53 municípios, dos quais 28 são baianos. Os moradores terão acesso a atendimento de urgência adulto e pediátrico; serviço de referência à gestação de alto risco; centro especializado em urgência de AVC; unidade hospitalar voltada à atenção de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais; assistência em alta complexidade para cirurgias vasculares e procedimentos extra cardíacos; além de clínica geral, cirurgia geral e pediatria clínica e cirúrgica.

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, destacou a relevância da iniciativa para fortalecer a rede pública e ampliar o acesso da população a serviços de alta complexidade. “Esse hospital representa um avanço histórico para o atendimento em saúde no território de Paulo Afonso e em toda a região. É fruto de uma parceria importante entre o Governo do Estado, os municípios e o Governo Federal, unindo esforços para garantir cuidado integral e de qualidade a quem mais precisa. Além disso, a gestão da Ebserh permitirá integrar assistência, ensino e pesquisa, fortalecendo a formação de profissionais e a produção de conhecimento em saúde”, ressaltou Roberta sobre o Hospital, que será administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e será vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Apoio para estudantes de medicina
Com um amplo Centro de Ensino e Pesquisa com auditório para 100 pessoas, salas de aula, sala de simulação realística e núcleo de pesquisa, o hospital será campo de prática para os estudantes de graduação do curso de medicina ofertado pela Univasf. Atualmente, 40 alunos por ano ingressam no curso via Sisu.

Fonte: Ascom/Sesab, com informações da repórter Joci Santana/GOVBA

Comente primeiro

Jerônimo Rodrigues recebe presidente francês Emmanuel Macron em Salvador, nesta quarta (5)

Foto: Márcia Espíndola

O governador Jerônimo Rodrigues recepcionou o presidente da França, Emmanuel Macron, que desembarcou no Aeroporto de Salvador na tarde desta quarta-feira (5), para o início de uma agenda dedicada à cultura e à cooperação internacional. Ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o governador participa de compromissos que incluem visita ao Pelourinho e a abertura oficial do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

O Festival Nosso Futuro, que será realizado até sábado (8), faz parte da programação da Temporada França-Brasil e celebra as conexões culturais entre Brasil, França e países africanos. A programação inclui debates e atividades sobre justiça territorial, igualdade de gênero, inclusão social e culturas afrodescendentes, fortalecendo o diálogo e a diplomacia cultural entre os países.

Comente primeiro

Incentivos Fiscais: conselhos Probahia e Desenvolve aprovam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos para a Bahia.

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Novas implantações, ampliações e modernizações industriais seguem impulsionando a economia baiana, gerando emprego, renda e fortalecendo o processo de interiorização do desenvolvimento. Os Conselhos Deliberativos dos Programas ProBahia e Desenvolve, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) aprovou, nessa terça-feira (4), 43 novos projetos que somam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos e estimam a geração de 1.241 postos de trabalho diretos em diferentes regiões do estado.

O secretário da pasta e presidente do colegiado, Angelo Almeida, destacou a importância das novas aprovações para o fortalecimento da atividade produtiva e a atração de negócios para o estado. “A Bahia vive um novo ciclo de atração de investimentos. Persisto afirmando que somos um ambiente propício para novos empreendimentos, e o número de projetos em ampliação demonstra o nosso potencial. Reafirmamos o compromisso do Governo do Estado, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, com uma política econômica descentralizada, moderna e sustentável. Esses projetos refletem a confiança dos investidores na nossa gestão, na segurança jurídica e no ambiente favorável que a Bahia oferece a quem acredita no nosso potencial produtivo”, afirmou.

Com os investimentos aprovados, 22 municípios serão diretamente contemplados, tanto no interior do estado, quanto na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com projetos de implantação, ampliação, modernização e aquisição de ativos fixos em diferentes segmentos produtivos. A maior parte dos empreendimentos está concentrada no setor agroindustrial, com destaque também para iniciativas nas áreas de mineração, energias renováveis, indústria química e de transformação.

Fonte: Ascom/SDE

Comente primeiro

Governo da Bahia garante gratuidade no metrô para estudantes durante o Enem 2025.

Foto: Divulgação/CCR Metrô Bahia

Os estudantes  participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão acesso gratuito ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) nos dias 9 e 16 de novembro, datas de aplicação das provas. A medida foi assegurada pelo Governo do Estado, a partir da solicitação da Secretaria da Educação (SEC) à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com o Consórcio CCR Metrô Bahia, e é valida para todos os candidatos a uma vaga.

A iniciativa garante transporte seguro e gratuito para os candidatos, incentivando a participação no exame e reduzindo despesas com o deslocamento. O objetivo é proporcionar conforto, tranquilidade e apoio aos jovens que buscam uma vaga no Ensino Superior.

Para embarcar sem custo, os inscritos devem apresentar o comprovante de inscrição do Enem e um documento oficial com foto nas catracas exclusivas das estações. A estimativa é de que o maior fluxo de passageiros ocorra entre duas horas antes da abertura dos portões e duas horas após o encerramento das provas.

Educação no Metrô

Além dos estudantes, servidores da SEC envolvidos na ação “Educação no Metrô”, voltada ao acolhimento e incentivo aos participantes, também terão direito ao benefício. Com pontos de acolhimento nas estações Lapa, Rodoviária, Acesso Norte e Pirajá, a campanha contará com servidores uniformizados e materiais de apoio, como ventarolas, squeezes, canetas e água. A ação reforça o compromisso do Governo da Bahia em assegurar igualdade de oportunidades e em apoiar os estudantes em uma das etapas mais decisivas de suas trajetórias acadêmicas.

Fonte
Ascom/SEC
Comente primeiro

Agricultura Familiar da Bahia marca presença na COP30 com 15 toneladas de produtos sustentáveis.

Foto: Karoline Meira- Ascom/CAR

Agricultura Familiar da Bahia segue, literalmente, em direção ao maior palco global de debates sobre o futuro do planeta. Um caminhão carregado com cerca de 15 toneladas de produtos de 27 cooperativas baianas deixou o Centro de Distribuição da Agricultura Familiar, em Itapuã (Salvador), com destino a Belém do Pará, onde será realizada a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), entre os dias 10 e 21 de novembro.

Os produtos da agricultura familiar baiana ganharão destaque em dois estandes e dois quiosques durante a COP30. A conferência deve receber mais de 40 mil visitantes, entre lideranças mundiais, cientistas, representantes da sociedade civil e delegações internacionais. Nesse cenário, os produtos baianos serão apresentados como exemplos de sustentabilidade, inovação e respeito ao meio ambiente.

Entre os destaques estão o flocão e o macarrão de milho não transgênico da Copirecê, as frutas desidratadas da Coopaita, os doces e geleias da Coopercuc, o suco de uva da Cooperparaíso, os chocolates da Natucoa e Bahia Cacau, os chips de banana da Coomafes, os produtos de licuri da Coopersabor, os doces e cerveja de cajá da Cooperlad, as cachaças de Abaíra, além da castanha da Cooperacaju e o mel de cooperativas do interior do estado.

Além disso, produtos como o flocão, o feijão e o suco de uva farão parte da alimentação dos participantes da COP30, reforçando o papel da agricultura familiar baiana na promoção de uma alimentação saudável, sustentável e de base local.

As cooperativas contam com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), desde a base produtiva, passando pela implantação de agroindústrias, até a comercialização dos produtos.

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a presença da agricultura familiar na COP30 representa um ato de protagonismo. “O evento reúne lideranças mundiais que vão debater o futuro do planeta, e a agricultura familiar não poderia ficar de fora. Vamos levar o sabor e a força do rural baiano para o mundo. Viva a Bahia, viva a agricultura familiar!”.

O envio das mercadorias foi articulado pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Bahia), em parceria com a Unisol Brasil e com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O consultor da Unicafes Bahia, Wilson Dias, reforça a importância desse marco para o reconhecimento internacional da produção baiana. “Estamos finalizando o carregamento do caminhão que vai levar 58 produtos de 27 cooperativas da Bahia para a COP30. É um momento histórico! Vamos mostrar ao mundo o que a agricultura familiar baiana tem de melhor, produtos que representam trabalho, cultura e compromisso com o meio ambiente”, afirmou.

Fonte
Ascom/CAR
Comente primeiro