Camaçari se consolida como polo da indústria de energia limpa com chegada de nova fábrica da Windey.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

A Bahia deu mais um passo para consolidar sua posição como referência nacional em energias renováveis e inovação tecnológica. Nesta terça-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues participou, no Polo Industrial de Camaçari, da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica brasileira da Windey Energy, uma das maiores fabricantes de equipamentos para energia renovável do mundo.

“Minha alegria é saber que a Windey fez estudos sobre os melhores lugares para se instalar uma planta industrial e escolheu o Nordeste, a Bahia, que possui terras com os melhores potenciais de vento e de sol, além da biomassa. E o complexo que estão instalando aqui para baterias não diz respeito apenas a uma energia ou a outra, mas a um conjunto para garantir o armazenamento”, ressaltou o governador.

O empreendimento representa a segunda etapa da instalação da Windey no Brasil, após inaugurar, em 2025, seu escritório nacional e um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com o Senai Cimatec, em Salvador. A unidade posiciona a Bahia de forma estratégica no mercado latino-americano de armazenamento energético, considerado um dos segmentos mais promissores da transição energética global.

Desenvolvimento do projeto

Na nova unidade, será realizada a produção de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS), tecnologia utilizada para ampliar a segurança energética, aumentar a eficiência do sistema elétrico e fortalecer a integração das fontes renováveis à matriz energética nacional.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Aécio Moreira, a escolha da Bahia para sediar a primeira fábrica da empresa no país reforça a capacidade do estado de atrair investimentos de alto valor agregado e gerar novas oportunidades para a população.

“O Governo do Estado lançou um programa de atração de investimentos nessa área de energia renovável e as próprias condições do estado já o consolidam como polo atrator. É um investimento robusto, um segmento que tem gerado muito emprego, não só no polo regional, mas em toda a Bahia, tanto na fase de implementação quanto na operação dos sistemas”, destacou Aécio.

Geração de emprego qualificado

Segundo o presidente da Windey Energy Brasil, Ricardo Galvão, a nova unidade vai impulsionar ainda mais a geração de emprego e renda na região. “Vamos fazer um investimento, nos próximos anos, de R$ 100 milhões dentro dessa fábrica, incluindo aquisição de máquinas, importações e recursos humanos. É uma fábrica que vem da China com um nível muito alto de automação. Existem fábricas lá que estão praticamente com 98% de automatização. Acreditamos que conseguiremos ter entre 70 e 120 profissionais com o passar do tempo, quando estivermos operando plenamente”, pontuou.

Ele explica, ainda, que a chegada da empresa pretende desenvolver parcerias com o Senai Cimatec e outras instituições para capacitar trabalhadores em diferentes níveis de formação, desde funções operacionais da indústria até áreas técnicas e de ensino superior, contribuindo para atender à demanda de mão de obra especializada gerada pelos novos investimentos.

“Estamos falando aqui da perspectiva de criar soluções, de habilitar uma indústria da energia, aproveitando o vento, que a Bahia tem em abundância, para produzir energia. Estamos falando de criar condições para atender demandas do setor econômico, onde ainda temos espaço para crescer”, concluiu o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos.

Repórter: Vagner Ferreira/GOVBA

Comente primeiro

Governo da Bahia pavimentará o acesso à localidade de Barra Grande, em Maraú.

Foto: Ascom/Seinfra

Importante destino turístico baiano, o acesso à localidade de Barra Grande, em Maraú, que faz a ligação com o entroncamento da BR-030, passará por obras de pavimentação em 6,2 km de extensão. Realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as ações terão o investimento previsto de R$ 20,1 milhões e beneficiarão na atração de mais visitantes para a Costa do Dendê, uma das zonas turísticas com maior fluxo de pessoas durante o ano, e atenderá mais de 25 mil moradores no município do Litoral Sul do estado. O processo licitatório para contratar a empresa a fim de executar os serviços foi iniciado com a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (09).

“O trecho asfaltado irá contribuir na ordenação do tráfego de veículos em Barra Grande, principalmente durante os períodos de alta estação, que são a temporada de verão e as férias de julho. São ações como essa na Costa do Dendê, região por onde passa cerca de 760 mil visitantes por ano, que reforçam o trabalho feito pelo Governo da Bahia nas rotas turísticas e se tornam vetores para o desenvolvimento econômico do estado”, analisa Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura, acrescentando que mais dois avisos de licitação para pavimentação também saíram do Diário Oficial do Estado.

Os 6,3 km do trecho entre o distrito de Angico e o povoado de Manguinhas, em Mairi, serão asfaltados na região da Bacia do Jacuípe. No Sudoeste Baiano, os 3,5 km do acesso à Caetanos, para quem vem da BA-959, também serão pavimentados. Ambas as obras fazem parte do programa para a interligação de distritos e povoados à malha pavimentada do estado. Nas três licitações, a abertura das propostas das empresas interessadas, que é a próxima etapa, ocorrerá em 01 de junho.

Fonte
Ascom/Seinfra
Comente primeiro

TVE e Rádio Educadora FM promovem maior cobertura do São João da Bahia.

Ilustração: Ascom/Irdeb

A fogueira já está queimando em homenagem a São João, e a TVE e a Rádio Educadora FM se preparam para realizar, entre 19 e 24 de junho, mais uma megatransmissão do festejo mais aguardado do ano. Além da exibição ao vivo dos shows do São João da capital e do interior, com cerca de 70 horas de muito forró, arrocha e piseiro, ao longo de todo o mês de junho, as emissoras terão uma programação especial mostrando a cultura das festas juninas na Bahia.

Entre os shows transmitidos estão grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Santanna, Dorgival Dantas, Mestrinho, Falamansa, Limão com Mel, Mastruz com Leite, Elba Ramalho, João Gomes, Fabio Carneirinho, Thiago Aquino e Tayrone.

Além do São João da Bahia, a TVE e a Rádio Educadora FM também transmitirão momentos da festa pernambucana. A cobertura dos festejos juninos baianos ainda ganhará projeção nacional, com exibição pelo canal 222 das novas parabólicas digitais e pelo canal da TVE no Youtube.

Nos dias 19 e 24 de junho, durante os jogos da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo de 2026, as transmissões serão interrompidas no momento das partidas, agendadas para 21h30 e 19h, respectivamente.

Programação especial durante todo o mês de junho

No dia 11, às 19h30, o Bem Bahia terá uma edição especial de São João. O programa contará com a presença do Projeto Fuá, liderado por Ana Barroso e Guigga, que reúne uma variedade de ritmos como baião, xote, galope e coco; abordará a cultura dos cordeis no Nordeste; e o processo criativo envolvido no preparo das quadrilhas que brilham e encantam o público durante a celebração tradicional.

Nos dias 13 e 27 de junho, às 19h, o Palco TVE apresenta diferentes artistas que passaram pelos palcos do Parque de Exposições e de Amargosa durante o São João de 2025. O programa exibe shows de Alcimar Monteiro, Filomena Bagaceira e Limão com Mel, respectivamente.

No dia 12, às 22h, será exibido o show da cantora Luana Ingry, inédito na tela da TVE. A apresentação foi gravada no Cineteatro 2 de Julho e vai ao ar durante o programa Palco TVE. Além da apresentação de Luana Ingry, o programa conta com o Festival de Sanfoneiros nos dias 14, às 21h, e 23, às 12h. No dia 12, às 13h, e no dia 22, às 12h, é a vez do especial Forró na Varanda, com Tenison Del Rey.

Na Rádio Educadora, a partir do dia 19, toda a programação ganha a cara do São João, com edições temáticas no Especial das Seis, Feita na Bahia, Suinga, Alvorada do Samba, Tambores da Liberdade, Na Muvuca, Encontro com Chorinho, Sinfonia, Mulheres na Música, Baião de Dois, Forró para Todos e Educadora Blues. Até o dia 24, a emissora também apresenta programas especiais sobre o São João de diferentes estados do Nordeste, como Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e da própria Bahia.

Fonte
Ascom/Irdeb
Comente primeiro

Senhor do Bonfim recebe pacote de investimentos em infraestrutura, saneamento e agricultura familiar.

Foto: Feijão Almeida/ GOVBA

Com um amplo pacote de investimentos em infraestrutura, saneamento, abastecimento de água e desenvolvimento rural, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, realizou, nesta sexta-feira (5),entregas e inaugurações no município de Senhor do Bonfim.

“É uma alegria estar aqui hoje no município. Reconheço a capacidade que essa região tem de produzir e de tratar de temas que são inerentes e decisivos não só para o presente, mas para o futuro”, celebrou Jerônimo.

Programação

A programação iniciou na Fazenda Caatinguinha, onde o governador inaugurou a adequação da Unidade de Beneficiamento do Leite e entregou um Caminhão Tanque de Leite para a Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim (COMASB) e dois Tanques de Resfriamento de Leite para a Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim (COMASB).

Em seguida, foram entregues 21 tanques de resfriamento de leite, 24 tablets com GPS integrado e 12 motocicletas destinados ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru, conforme apontou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro. “Aqui o governador vem atuando nas três esferas que a gente chama de escala de desenvolvimento da atividade agropecuária com assistência técnica, impulsionando a atividade produtiva atendendo diretamente cerca de 600 famílias beneficiadas na base da produção”, disse.

Principais entregas

Entre os principais destaques da agenda esteve a estadualização do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM), concedendo uma ambulância, dois kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipamentos hospitalares para a UPA 24h para a área de saúde do município; inauguração do novo Aeródromo de Senhor do Bonfim e da pavimentação do acesso ao equipamento, ampliando a infraestrutura logística do município.

“Essa era uma necessidade histórica do Piemonte Norte do Itapicuru. E o novo equipamento é o primeiro aeroporto regional de passageiros da história de Senhor do Bonfim, com pista de 1.520 metros de extensão, que está apto a receber aeronaves e permitir futuras conexões com voos nacionais”, ressaltou o secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes. Segundo ele, há 13 ações de infraestrutura – entre entregas, inaugurações e autorizações de obras – que vão facilitar o escoamento da produção regional.

Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues também assinou a ordem de serviço para a pavimentação do trecho entre os povoados de Catuaba e Serra dos Morgados, em Jaguarari, autorizou a cessão de um veículo para a Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim, a pavimentação de vias no bairro Gamboa e a reforma da unidade da Hemoba. Também foram autorizadas obras em estradas de rotas de produção rural nos trechos de Umburana, Mucambo, Quicé, Garrote, Caldeirão de Dentro, Gameleira, Horto, Igara e assentamento Serra Verde, além da pavimentação do acesso entre Umburana e a BA-220.

A agenda incluiu ainda a publicação da licitação para implantação do sistema de abastecimento de água da comunidade de Raposa, no distrito de Quicé, a pavimentação de ruas no bairro São Jorge, a reforma do Estádio Municipal Pedro Amorim e as licitações para construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), no bairro Rodoviário, e do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), no loteamento Colinas do Bonfim.

Demais entregas

O governador entregou a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Senhor do Bonfim, sistemas de abastecimento de água para diversas localidades da zona rural, a Unidade de Beneficiamento de Derivados do Leite e a pavimentação do acesso ao povoado de Passagem Velha. Também foram entregues obras de pavimentação em paralelepípedo nas ruas do bairro da Olaria e em CBUQ nos trechos entre a BR-407 e o distrito de Missão do Sahy e na travessia urbana de Quicé, ampliando a mobilidade e a infraestrutura do município.

Ainda, ocorreu a entrega de três tratores com implementos destinados a associações e cooperativas, dois tanques-pipa com capacidade para 4 mil litros, 150 caixas d’água de mil litros para comunidade quilombola, dez kits de apicultura forrageira, duas forrageiras e uma roçadeira. Na área do desenvolvimento rural, foi inaugurado o Empório da Agricultura Familiar, implantado por meio do Projeto Pró-Semiárido para ampliar a comercialização da produção local.

“As entregas que o governador faz é muito importante para fortalecer a agricultura familiar. Nós dependemos desse apoio para continuar produzindo e crescendo. Aqui, em Senhor do Bonfim, nossa produção aumentou muito nos últimos anos, e isso é resultado dos investimentos que vêm sendo feitos no setor”, concluiu o produtor e dono de uma fábrica de temperos, Jorge Irriga.

Repórter: Vagner Ferreira/GOVBA

Comente primeiro

Investimentos de mais de R$135 milhões contemplam sete municípios com obras em infraestrutura e educação.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou e assinou, nesta quarta-feira (3), no Salão de Atos da antiga Governadoria, em Salvador, um conjunto de ações que somam mais de R$ 135,8 milhões em investimentos para fortalecer a infraestrutura viária, a mobilidade e os serviços públicos em diferentes regiões da Bahia. As iniciativas beneficiam diretamente os municípios de Esplanada, Itanhém, Jacobina, Maraú, Vera Cruz, Mutuípe e Valença, por meio de obras executadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), além de convênios nas áreas de urbanização e educação.

Os investimentos incluem a autorização para licitações de novas obras rodoviárias, assinatura de ordens de serviço para pavimentação de estradas e celebração de convênios para melhorias urbanas e construção de uma unidade escolar.

“Fico muito feliz de ver que cada investimento realizado tem impacto direto na vida das pessoas. Por uma estrada passa o trabalhador, a produção agrícola, a ambulância, o ônibus escolar. Hoje estamos anunciando intervenções muito aguardadas, como a estrada que liga Mutuípe a Valença, um sonho da população da região. Seguimos ampliando os investimentos e levando desenvolvimento para toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Distritos atendidos

Entre as ações anunciadas está a autorização para publicação do edital de licitação da pavimentação do trecho entre o distrito de São José do Mocambo e o povoado de Mulungu, em Esplanada, com extensão de 16,6 quilômetros e investimento estimado em R$ 23,2 milhões. Em Maraú, será licitada a pavimentação do trecho entre o entroncamento da BR-030 e o distrito de Barra Grande, com recursos previstos de R$ 18 milhões.

Em Jacobina, o Governo do Estado autorizou a licitação de obras de pavimentação em diversos acessos rurais, totalizando 19,05 quilômetros de extensão e investimento estimado em R$ 25 milhões. Jacobina também foi contemplada com um convênio para pavimentação de ruas e povoados, no valor de R$ 5,6 milhões, e outro para construção de uma creche no bairro Mundo Novo, com aporte superior a R$ 6,3 milhões.

“É uma grande felicidade para Jacobina receber esses investimentos em estradas vicinais, especialmente em trechos tão importantes para o desenvolvimento da nossa região, como a ligação entre Jacobina e Mirangaba, na região da Caatinga do Moura, que abriga o segundo maior polo produtor de doces da Bahia”, destacou a prefeita da cidade, Valdice Castro.

Também foram assinadas ordens de serviço para importantes intervenções rodoviárias. Em Itanhém, será iniciada a pavimentação da BA-290, no trecho entre Bertópolis, na divisa entre Bahia e Minas Gerais, e o acesso ao povoado de Vila Rezende, com investimento de R$ 31,2 milhões e extensão de 16,9 quilômetros.

Outra obra autorizada é a pavimentação do trecho entre o entroncamento da BR-420, em Mutuípe, e o povoado de Serra Grande, em Valença, com investimento de R$ 16,6 milhões. “ É uma obra estratégica que inaugura uma nova rota para a região cacaueira e garante mais mobilidade e acesso da população aos serviços de saúde, educação e demais direitos”, afirmou o prefeito de Mutuípe, João Carlos.

Já em Vera Cruz, será executada a pavimentação da estrada de acesso à Vila de Matarandiba, a partir da BA-001, em um investimento de R$ 9,6 milhões. Para o secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, as intervenções são estratégicas para o desenvolvimento regional. “Essas obras ampliam a conectividade entre municípios e comunidades rurais, reduzem custos de deslocamento, fortalecem o escoamento da produção e promovem mais segurança viária. São investimentos planejados para impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos territórios baianos, garantindo melhores condições de mobilidade para a população”.

Acesse a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/govba/albums/72177720334004030/

Fonte
Simônica Capistrano/GOVBA
Comente primeiro

Movimentação econômica de Salvador cresceu 4,6% em março de 2026.

Foto: Victor Britto/Porto de Salvador

O Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), contabilizou expansão de 4,6% em março de 2026, na comparação com o mês imediatamente anterior (série com ajuste sazonal).

Quatro das seis variáveis que compõem o indicador puxaram o índice para cima, com destaque para Carga portuária (24,3%), que apontou a variação positiva mais expressiva, seguida por Passageiros de ônibus urbanos (7,7%), depois Combustíveis (4,1%) e Consumo de energia elétrica (1,3%). Por outro lado, Passageiros de ônibus intermunicipais (-9,6%) e Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (-4,3%) foram as influências negativas no mês.

O indicador avançou 9,1% com relação a março de 2025. No acumulado dos três primeiros meses do ano, houve ampliação de 4,7%. E, expandiu 1,0% no acumulado dos últimos 12 meses, quando comparado com o mesmo período anterior.

Fonte: Ascom/SEI

Comente primeiro

São João da Bahia 2026 do Governo do Estado garante festejos juninos em mais de 280 municípios.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Mais uma vez, o Governo da Bahia garante a realização dos festejos juninos no interior do estado com o lançamento do São João da Bahia 2026, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (29), em Paulo Afonso. A iniciativa contempla 282 municípios baianos em ações integradas nas áreas de cultura, turismo, segurança pública, saúde, mobilidade, direitos humanos, proteção social e incentivo à economia local.

“Os festejos juninos são uma das maiores expressões culturais do nosso povo e um importante motor da economia baiana. Mais uma vez, o Governo da Bahia garante apoio aos municípios para que possamos realizar um São João forte, seguro, organizado e que gere emprego, renda e oportunidades em todas as regiões da Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A festa movimenta todo o estado e a expectativa é superar os números de 2025, quando a Bahia recebeu 1,8 milhão de turistas e registrou uma receita de R$ 2,3 bilhões durante o período junino.

O fomento aos festejos iniciou com os editais de seleção pública do projeto “São João da Bahia e Demais Festejos Juninos 2026”, conduzido pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Foram destinados mais de R$ 146 milhões para apoio direto aos municípios contemplados, garantindo a contratação de artistas e atrações culturais.

Cada cidade apoiada pelo Governo do Estado terá programação própria durante os festejos juninos. Na capital baiana, o governo garante uma ampla programação no Pelourinho e em diversos bairros de Salvador.

Turismo e conexão aérea

O fortalecimento da malha aérea durante o São João 2026 reforça a importância da Bahia como um dos principais destinos turísticos do país no período junino. Em junho, o estado contará com voos para 39 destinos, sendo sete regionais, 25 nacionais e sete internacionais.

O aeroporto de Salvador concentrará a maior movimentação, com 573 frequências semanais e mais de 56 mil assentos ofertados por semana. A Bahia também terá conexões internacionais regulares com cidades como Buenos Aires, Lisboa, Madrid, Paris, Cidade do Panamá, Santiago e Montevidéu.

Entre os aeroportos regionais, Porto Seguro aparece como o segundo maior polo aéreo no período, seguido por Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Guanambi e Lençóis, fortalecendo o turismo e facilitando o acesso aos festejos no interior do estado.

Segurança ampliada

A operação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para o São João 2026 também já começou e atenderá 283 municípios baianos, sendo 271 no interior e 12 na Região Metropolitana de Salvador. Ao todo, serão empregados 27.312 agentes das forças estaduais de segurança durante os festejos juninos.

A atuação integrada contará com 20 órgãos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sendo nove vinculados à Secretaria da Segurança Pública e 11 instituições convidadas. Também serão ativados 19 Centros Integrados de Comunicações (Cicom) em diferentes regiões do interior do estado.

A ação terá reforço tecnológico com o uso de nove drones, helicópteros para apoio tático e 2.809 câmeras integradas ao sistema de monitoramento do CICC, ampliando a capacidade de acompanhamento em tempo real das festas.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também atuará em Salvador, Região Metropolitana e interior, por meio da Operação São João Seguro, com ações preventivas, operacionais e emergenciais.

Saúde nos festejos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reforçará os plantões e a assistência durante o São João 2026, com equipes de apoio institucional, fiscalização, vigilância e ouvidoria.

Também serão instalados 16 postos de testagem rápida em municípios do interior, com exames para HIV, sífilis e hepatites B e C, com capacidade de até mil testes por dia. Pessoas diagnosticadas com sífilis já poderão iniciar o tratamento no próprio local. Haverá ainda três postos de saúde, dois na capital (Pelourinho e PAripe) e um em Ipirá.

Educação e sustentabilidade

Nos dias 18 e 19 de junho, será realizado o Arraiá da Sustentabilidade 2026, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que contará com a participação de 999 unidades escolares aptas. Com o tema “Crise climática e justiça ambiental: territórios, saberes e futuros possíveis”, a ação busca valorizar as tradições juninas, incentivar práticas sustentáveis e estimular o uso de materiais reaproveitados nos festejos, em alinhamento com os Objetivos da Agenda 2030.

Direitos humanos

Durante o São João, o Plantão Integrado de Direitos Humanos da Bahia, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizará ações de prevenção às violências, mobilização social, acessibilidade e inclusão.

As atividades acontecerão em Amargosa, Cachoeira, Camaçari, Castro Alves e Santo Antônio de Jesus, com foco na proteção de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, trabalhadores, população LGBT+, pessoas negras e consumidores.

Igualdade racial

Durante os festejos juninos, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realizará ações de prevenção e enfrentamento ao racismo, à intolerância religiosa e à discriminação de gênero e raça, em parceria com o Centro de Referência Nelson Mandela.

A iniciativa inclui divulgação da lei que equipara a injúria racial ao crime de racismo, da Delegacia Especial de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin) e da Zuri, ferramenta virtual de acolhimento e registro de denúncias via WhatsApp. As ações acontecerão em 20 municípios baianos, entre eles Salvador, Cachoeira, Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Santo Antônio de Jesus.

Proteção às mulheres

Durante o São João, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realizará ações de sensibilização, acolhimento e prevenção à violência contra as mulheres.

A iniciativa inclui distribuição de materiais informativos e capacitação de profissionais para prevenção da importunação sexual e outras formas de violência. A campanha estará presente em 30 municípios baianos, entre eles Salvador, Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Itabuna e Senhor do Bonfim.

Desenvolvimento social

Durante os festejos juninos, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) realizará ações de mobilização social e identificação de situações de violência e violação de direitos as Crianças e Adolescentes, garantindo proteção social para este público e suas famílias.

A iniciativa inclui distribuição de materiais comunicativos sobre a campanha da SEADES, pulseiras de identificação infantil, instalação de stands de proteção social e atuação integrada com as gestões municipais de Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Serrinha e Euclides da Cunha.

Infraestrutura nas estradas

A Operação São João 2026, realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), fará ações de manutenção e conservação em 19 trechos de rodovias estaduais, totalizando cerca de 1.075 quilômetros.

Os serviços incluem tapa-buraco, roçagem, reforço da sinalização e melhorias em passagens urbanas. A operação contempla rodovias de territórios estratégicos para o deslocamento de baianos e turistas durante os festejos juninos.

Mobilidade

A Nova Rodoviária da Bahia terá papel estratégico no deslocamento de baianos e turistas durante o São João, com operação de mais de 370 linhas de ônibus. A expectativa é de movimentação de cerca de 600 mil passageiros ao longo de junho no Terminal Rodoviário de Salvador.

Entre os dias 19 e 25 de junho, a previsão é de fluxo de 380 mil passageiros, com maior saída para o interior nos dias 19, 20, 21 e 23, e retorno concentrado entre 24 e 25 de junho.

Ferry-boat

No sistema ferry-boat, a operação contará com cinco embarcações em funcionamento diário, com saídas em intervalos médios de uma hora.

A expectativa é de grande movimentação entre os dias 20 e 25 de junho, com reforço no monitoramento das filas, apoio integrado de órgãos de trânsito e segurança, além de geradores auxiliares nos terminais de São Joaquim e de Bom Despacho para garantir a operação.

Segurança no trânsito

Com foco na redução de acidentes e na segurança viária durante os festejos juninos, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai ampliar as ações educativas e de fiscalização em diferentes regiões do estado.

A operação contará com distribuição de materiais informativos, controle de documentação veicular e realização de blitz em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). As ações acontecerão em municípios como Barreiras, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso.

Meio ambiente

Tradicional símbolo do São João, a fogueira também estará no centro das ações de conscientização ambiental promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da campanha Bahia Sem Fogo.

A iniciativa busca prevenir incêndios florestais, reduzir impactos ambientais e orientar a população sobre o uso seguro do fogo durante os festejos. Estão previstas distribuição de cartazes educativos sobre cuidados com fogueiras, alertas sobre a proibição da soltura de balões e veiculação de spots educativos nos intervalos das apresentações musicais.

O São João da Bahia para todo o Brasil

Os festejos juninos da Bahia também ganharão projeção nacional por meio da cobertura especial da TVE que realizará 70 horas de transmissões ao vivo na TV e Youtube.com/tvebahia.

Com exibição pelo canal 222 das novas parabólicas digitais, a programação terá alcance estimado de 70 milhões de telespectadores em todo o País. A operação contará com unidade móvel de transmissão e uma equipe de 200 profissionais mobilizados para a cobertura.

Comente primeiro

Bahia fortalece relações com a Índia em busca de investimentos e desenvolvimento econômico.

Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, nesta segunda-feira (25), o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, para uma reunião voltada ao fortalecimento das relações institucionais, comerciais e culturais entre a Bahia e o país asiático. O encontro deu continuidade às agendas iniciadas durante a missão internacional realizada pelo chefe do Executivo baiano à Índia, em fevereiro de 2026, quando foram apresentadas possibilidades de cooperação e investimentos em áreas estratégicas, como o projeto Bahia Farma.

Segundo o embaixador, as relações entre Índia e Brasil vêm se fortalecendo de forma acelerada. “No ano passado, em 2025, o comércio bilateral chegou a US$ 15 bilhões. Atualmente, a Índia é o quinto maior parceiro do Brasil na área de combustíveis naturais, e as projeções indicam um crescimento entre 20% e 25%”, afirmou Dinesh Bhatia.

Jerônimo destacou a expectativa de ampliar a aproximação entre a Bahia e o governo indiano, além de estimular novas parcerias empresariais. “Esperamos contar com o apoio nessa relação com as empresas e com o governo indiano e, da mesma forma, colocamos nossa disposição para que as empresas indianas que desejarem investir na Bahia possam ser bem acolhidas e acompanhadas no que for necessário”, afirmou o governador. Na ocasião também foram debatidos temas como mineração, tecnologia e turismo.

Repórter: Vagner Ferreira/GOVBA

Comente primeiro

Talentos da canoagem baiana dominam Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2026.

Foto: Reprodução/Febac

A força da canoagem baiana atravessou o oceano e dominou a etapa de Brandenburg an der Havel da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2026, na Alemanha. Entre quinta-feira (14) e domingo (17), os baianos Gabriel Assunção e Gabriel Porto, oriundos de projetos sociais apoiados pelo Governo do Estado, colocaram a Bahia entre os destaques da Seleção Brasileira.

Natural de Ubatã e revelado no projeto Remando no Rio de Contas, Gabriel Assunção conquistou a medalha de bronze na prova do C1 500 m. A final também contou com ouro do campeão olímpico Isaquias Queiroz, garantindo dobradinha brasileira no pódio.

Na paracanoagem, o baiano Gabriel Porto também representou o Brasil na competição. O atleta de Itacaré, oriundo do projeto Remando em Águas Baianas, terminou na quarta colocação da final da KL3 masculino.

Para a presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Camila Lima, o desempenho dos atletas é reflexo do investimento contínuo na modalidade. “Os resultados comprovam a importância das políticas públicas de incentivo ao esporte e nos possibilita a descoberta de inúmeros talentos levando nossos atletas ao mais alto nível esportivo”, afirmou.

Os projetos sociais oferecem aulas de iniciação esportiva em canoagem e são desenvolvidos pela Febac em parceria com o Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Camila Lima também destacou que os resultados reforçam a força da canoagem baiana. “Ver os brasileiros brigando de igual para igual com grandes potências do esporte e perceber que praticamente todos os atletas da Seleção Brasileira na modalidade canoa são da Bahia, além de acompanhar o crescimento desse jovem atleta que está despontando na paracanoagem, comprova que cada investimento feito para o fomento da modalidade valeu a pena”, destacou.

O Brasil encerrou a etapa de Brandenburg com sete medalhas conquistadas na canoagem velocidade e na paracanoagem. Entre os destaques, Fernando Rufino conquistou ouro no VL2 Masculino 200 metros e prata no KL2 Masculino 200 metros. Luis Carlos Cardoso ficou com a prata no KL1 Masculino 200 metros, e Giovane Vieira de Paula conquistou bronze no VL3 Masculino 200 metros e Miqueias Elias Rodrigues, foi vice-campeão no KL3 Masculino 200 metros.

Na etapa de abertura da Copa do Mundo, em solo húngaro, o Brasil também havia conquistado prata com Isaquias e bronze com a dupla Jacky Godmann e Gabriel Assunção. A competição reuniu cerca de mil atletas de aproximadamente 50 países e integra o calendário internacional da Federação Internacional de Canoagem, marcando o início do ciclo classificatório para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028, com provas válidas para o ranking mundial.

Fonte: Ascom/Sudesb

Comente primeiro

Nova Rodoviária da Bahia completa quatro meses de funcionamento e se prepara para primeira Operação São João.

Foto: Joá Souza/GOVBA

A Nova Rodoviária da Bahia – Terminal Salvador, localizada às margens da BR-324, no bairro de Águas Claras, completa quatro meses de funcionamento, nesta quarta-feira (20), consolidando uma nova etapa da mobilidade intermunicipal na capital baiana. O equipamento, fruto de contrato de concessão gerido pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e administrado pela Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), vem recebendo milhares de passageiros diariamente desde o início das operações, em 20 de janeiro deste ano.

Agora, o Terminal se prepara para a primeira Operação São João, um dos períodos de maior movimentação do transporte rodoviário na Bahia. “Estamos trabalhando de forma integrada para garantir organização, segurança e um atendimento eficiente aos milhares de passageiros que devem utilizar o equipamento durante o período junino,” destaca o diretor de qualidade dos serviços da Agerba, David Portinari. Como essa será a primeira operação de grande porte no novo equipamento, o planejamento estratégico antecipado, construído em parceria com todos os órgãos e agentes envolvidos, torna-se imprescindível.

A previsão é de cerca de 195 mil embarques durante o período junino, com movimentação total aproximada de 380 mil pessoas no terminal. O maior fluxo deve ocorrer no dia 19 de junho. “Estamos empenhados em oferecer a melhor experiência possível a todos os passageiros que passarão pelo terminal durante o período junino, especialmente entre 19 e 23 de junho, quando o fluxo atinge o ápice, destaca o gerente-geral da Rodoviária da Bahia – Terminal Salvador, Adevaldo Santos.

Sobre o equipamento

Com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, o equipamento possui cerca de 70 mil metros quadrados de área construída, 41 plataformas de embarque e 24 de desembarque, estacionamento com mais de 800 vagas e integração direta com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O Terminal foi projetado para atender cerca de 370 municípios baianos, além de linhas interestaduais, fortalecendo a mobilidade e a logística do transporte rodoviário no estado.

Integrada ao metrô, ônibus urbanos e metropolitanos, a estrutura foi projetada para ampliar a capacidade operacional, oferecendo mais conforto, acessibilidade e serviços aos usuários. Para o período junino, a expectativa é de reforço na operação, aumento no fluxo de passageiros e atuação integrada entre órgãos de fiscalização, empresas de transporte e forças de segurança.

Fonte: Ascom/Agerba

Comente primeiro