Bahia é quarto Estado do país em número de estudantes em tempo integral.

Foto: Douglas Amaral/Ascom SEC

O resultado do Censo Escolar 2025, divulgado  pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (26), revela que a Bahia é o quarto Estado do país com maior número de estudantes em escolas de tempo integral. No ano passado, segundo o documento, o território baiano contabilizou 140 mil matrículas na modalidade, o que representa 34% do total de alunos da rede estadual de ensino. A média nacional é de 26%. Na frente da Bahia estão apenas São Paulo, Ceará e Pernambuco.

A expansão das matrículas acompanha investimentos robustos em infraestrutura escolar. Atualmente, a Bahia conta com mais de 690 escolas de tempo integral, sendo 101 delas entregues a partir de 2023, em um investimento superior a R$ 9,7 bilhões no período. A ampliação da rede física acompanha a expansão das matrículas, a reorganização curricular e o fortalecimento da jornada ampliada, garantindo melhores condições de aprendizagem e permanência dos estudantes.

O avanço registrado no levantamento nacional é uma tendência que se consolida em 2026 com a ampliação contínua da política educacional no Estado. Atualmente, a rede estadual da Bahia conta com cerca de 175 mil estudantes matriculados no Ensino Médio em tempo integral, reforçando o crescimento da oferta e a expansão da modalidade em todo o território baiano.

Para a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, este crescimento é resultado direto dos investimentos realizados na rede. “O aumento no número de estudantes no tempo integral é fruto do investimento do Governo da Bahia e está no centro da nossa política educacional, garantindo aos jovens acesso a uma formação completa, com atividades científicas, culturais, esportivas e formação cidadã”, destacou.

Aceleração

Segundo o estudo do MEC, entre 2024 e 2025, a modalidade registrou crescimento de 73% no número de estudantes matriculados. Em 2024, a rede estadual contabilizava cerca de 81 mil alunos no tempo integral. Em 2025, este número saltou para mais de 140 mil matrículas, evidenciando a aceleração da política pública em apenas um ano.

A consolidação da educação integral na Bahia é sustentada por programas que fortalecem o vínculo dos estudantes com a escola. O Educa Mais Bahia, programa que visa induzir e qualificar a ampliação da jornada nas escolas públicas da rede estadual de ensino através de oficinas educativas de artes, esportes, música e fortalecimento das aprendizagens, sempre articulado ao currículo, organizou, em 2025, a oferta da modalidade para 266.931 estudantes.

De acordo com a SEC, o dia letivo é organizado em turno único, no qual aulas, oficinas e atividades esportivas e culturais compõem um currículo articulado. A proposta fortalece o desenvolvimento pleno dos estudantes e consolida a escola como espaço de aprendizagem, acolhimento e cuidado.

Bolsa Presença

O Bolsa Presença beneficiou 442.327 estudantes, com investimento de R$ 582,9 milhões, garantindo auxílio mensal por família e incentivando a frequência escolar. Já o Mais Estudo concedeu bolsa a 36.793 monitores, fortalecendo a aprendizagem colaborativa. O programa federal Pé-de-Meia alcança 403 mil estudantes na Bahia, com R$ 752 milhões investidos em incentivos mensais e bônus por conclusão.

O Ensino Médio em tempo integral integra a estratégia de fortalecimento da aprendizagem e, também, contribui para a proteção social dos estudantes ao ampliar o tempo de permanência na escola e garantir acesso a atividades formativas diversificadas e alimentação escolar adequada.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

Prefeitura de Ilhéus abre consultas públicas para avaliar o modelo de ensino municipal.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, iniciou duas consultas públicas online para avaliar o Ciclo de Aprendizagem na rede municipal. O objetivo é ouvir tanto as famílias quanto os educadores para analisar as práticas educativas e sugerir melhorias na qualidade do ensino. A iniciativa busca entender como o aprendizado chega aos estudantes e como a organização do ensino pode evoluir de forma transparente.

O Ciclo de Aprendizagem organiza o currículo em períodos de dois ou mais anos, permitindo que o aluno avance de forma contínua. Diferente do sistema de reprovação anual, esse modelo respeita o tempo de cada criança e garante que ela desenvolva suas habilidades sem interrupções. Agora, a Secretaria de Educação coletará dados para analisar as diretrizes que sustentam essa organização e realizar as intervenções necessárias para o avanço da rede.

Para os pais e responsáveis, a consulta foca na vivência prática do aluno no dia a dia. A opinião da família é essencial para gerar um diagnóstico real sobre os resultados desse modelo em casa e na escola. Já para os profissionais da educação, o formulário servirá como base de dados para análises técnicas e discussões sobre possíveis alterações pedagógicas. O olhar do professor e da equipe escolar é fundamental para avaliar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos na rede.

A participação é realizada por meio dos formulários eletrônicos abaixo:

Formulário para Pais e Responsáveis:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdNAEqr_JEiGRZI1TjL0OMfAVw5r5507GMmf9iIunfmbl4JEA/viewform

Formulário para Profissionais da Educação:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfx4PkrQ-vIbpHmgG7huGZDzjTyfNToyAWYIvCntr7TG9zS-g/viewform

por Sucom

Comente primeiro

Prefeitura de Ilhéus abre nova turma da EJA no Residencial Sol e Mar.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, abriu uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Residencial Sol e Mar, zona sul da cidade. A iniciativa atende a uma demanda da comunidade, que há anos solicitava a oferta da modalidade de ensino no local.

A constituição da turma representa um avanço no acesso à educação para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos e concluir a educação básica. A medida amplia as oportunidades de aprendizagem e fortalece a inclusão educacional no bairro.

“Estamos fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade, e renovando as perspectivas de crescimento educacional e pessoal de cada um. São sonhos que nunca deixaram de desistir e hoje começam a ser realizados”, disse a secretária de Educação, Evani Calvacante.

A abertura da primeira turma da EJA no Residencial Sol e Mar, viabilizada pela gestão municipal, reafirma o compromisso com a ampliação do ensino e com a garantia do direito à educação para todos.

por Sucom

Comente primeiro

Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A abertura oficial do ano letivo de 2026 da rede estadual de ensino da Bahia foi marcada, nesta segunda-feira (9), por investimentos em infraestrutura e fortalecimento da educação pública. Em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues participou da aula inaugural realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, que teve as obras de requalificação e modernização inauguradas durante o evento. A unidade escolar passou por uma ampla intervenção estrutural, com investimento de R$ 21,3 milhões, realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

As obras contemplaram a requalificação de 26 salas de aula, biblioteca, ginásio coberto e quatro laboratórios (Ciências, Escritório Criativo, Matemática/Física e Informática), além da implantação de vestiários, guarita, restaurante estudantil com capacidade para cerca de 150 pessoas e um auditório adaptado para teatro, com 200 lugares. A unidade atende mais de 1,4 mil estudantes matriculados no Ensino Médio regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação Profissional.

“Estou muito feliz com a entrega desse novo colégio, com a estrutura surreal. Realmente faz a diferença para a gente que é estudante da rede pública ter um colégio moderno”, declarou a estudante, Maria Clara Portela, do 3º ano do Ensino Médio.

“Estamos inaugurando um novo Manoel Devoto. Não dá para chamar de reforma. São 22 milhões, com acessibilidade, salas com ar condicionado, restaurante todo potente, um teatro que ficou ainda mais lindo do que já era, quadra coberta toda arrumada. É um ponto estratégico, em um bairro e numa região muito importantes — Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina. Crianças e jovens de toda essa área vêm estudar aqui. Por isso, essa inauguração precisa ser celebrada”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues, que lembrou que já foram inauguradas mais de 600 escolas e a rede estadual chegou ao número de quase 630 mil matrículas em 2026.

Combate ao feminicídio

Durante a inauguração, o governador enfatizou que a rede estadual de ensino será espaço para o debate sobre o respeito às minorias, em especial, o combate ao feminicídio. “A mensagem aqui hoje diz respeito à nossa preocupação do ano que é a aprendizagem para a democracia, a soberania, o respeito aos negros, à comunidade LGBT, indígenas e acima de tudo vamos trabalhar esse ano muito forte sobre a violência contra a mulher. Esse ano, em cada portaria de escola, eu quero pedir aqui que seja dada uma mensagem para que o estudante leve para casa o respeito às irmãs, mães, avós e a gente crie um ambiente de respeito à mulher. Feminicídio não é brincadeira, é coisa séria. Não estamos brincando de dar um recadinho. O recado é principalmente para nós homens, que a gente possa conversar um com os outros para que a mulher não seja tratada como um objeto que a gente tem poder sobre elas”.

A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, ressaltou: “São 417 municípios, todo mundo começando aula no dia de hoje. A gente está com foco na aprendizagem dos estudantes esse ano, com olhar muito dedicado para garantia da justiça social e, nesse exercício, olhando para as minorias, olhando para quem sofre ao longo da vida, da nossa história e fazendo um chamado muito importante, que a escola é lugar de fazer sim o debate acerca do direito das mulheres”.

Repórter: Joci Santana/GOVBA

Comente primeiro

Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28%.

Foto: Acervo pessoal

A Bahia continua em destaque no cenário nacional da Educação. O Estado manteve a terceira posição no ranking de candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), que ofertas bolsas de estudos para estudantes de cursos superiores privados. A Bahia ficou atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, 19.122 estudantes baianos foram pré-selecionados, o que significa um aumento de 28,7% em comparação aos 14.862 aprovados do ano passado. A procura pelo programa também cresceu, tendo registrado 73.062 inscrições, uma alta de 6,9% em relação aos 68.287 inscritos em 2025. A lista de aprovados para o primeiro semestre de 2026 foi divulgada pelo Ministério da Educação, nesta terça-feira (3).

A edição de 2026 do Prouni é a maior de seus 21 anos de história. Ao todo, foram ofertadas 48.762 bolsas no Estado da Bahia, sendo 20.106 integrais (de 100% do valor do curso) e 28.656 parciais (de 50%). O número representa um salto de 160% em relação ao ano anterior, quando a oferta total foi de 18.742  (11.122 integrais e 7.620 parciais). Com os resultados, o programa do governo federal se consolida como uma ferramenta fundamental para o ingresso de alunos da rede pública em instituições privadas de Ensino Superior, garantindo a continuidade dos estudos e a qualificação profissional.

Comemorações
Estudantes da rede estadual de ensino celebraram a aprovação no Programa Universidade Para Todos. João Pedro Ferreira Santos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, no município de Mutuípe,  realizou o sonho de ser aprovado para o curso de Relações Internacionais na Universidade Jorge Amado (Unijorge), em Salvador. “Tive a oportunidade de conhecer um dos segmentos das Relações Internacionais na edição de 2025 da Bahia Model United Nations (BaMUN, projeto da Secretaria da Educação da Bahia que simula uma assembleia da ONU). Fiquei muito feliz quando vi que passei em primeiro lugar pelo Prouni para este curso”, contou.

Já Alice Campos, do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, na cidade de Elísio Medrado, foi pré-selecionada com bolsas parciais para os cursos de Biomedicina e Odontologia, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). “É muito gratificante ver tudo isso acontecer. Ser aprovada na PUC também é motivo de muito orgulho para mim e para minha família, tendo em vista que se trata de uma universidade privada muito renomada no cenário nacional”, disse.

Prazos
Os estudantes pré-selecionados nesta etapa precisam apresentar a documentação exigida na instituição de ensino até o dia 13 de fevereiro. As regras sobre a documentação e modalidades de entrega variam de acordo com a instituição escolhida.

A segunda chamada do Prouni será divulgada no dia 2 de março. O período de comprovação de informações acontece de 2 a 13 de março. Já os alunos que não foram selecionados e quiserem participar da lista de espera devem manifestar interesse pelo Portal Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), nos dias 25 e 26 de março.

Sobre o Prouni
Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Prouni oferece bolsas de estudo em instituições privadas. As bolsas integrais cobrem 100% do valor do curso, enquanto as parciais custeiam 50% da mensalidade.

As inscrições são abertas a cada semestre e a seleção dos participantes é feita com base na nota de uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa é direcionado para estudantes que ainda não têm diploma de nível superior e que comprovem a renda exigida para cada modalidade de bolsa.

Fonte: Ascom /SEC

Comente primeiro

UESC promove capacitação em geoprocessamento para fortalecer a vigilância em saúde nos municípios.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está promovendo uma capacitação em geoprocessamento digital voltada para servidores da saúde dos municípios e do Núcleo Regional Sul, com o objetivo de modernizar e fortalecer o sistema de vigilância em saúde. A formação acontece entre os dias 2 e 5 e integra um projeto de extensão na área da saúde.

De acordo com a professora da UESC, Anaiá da Paixão Sevá, o curso é vinculado a um projeto de extensão em saúde e tem como foco estabelecer uma parceria permanente entre a universidade e os serviços de saúde. “Já é mais uma edição desse curso de geoprocessamento, que busca ensinar os servidores a trabalhar com programas de geoprocessamento digital, permitindo que os mapas sejam digitalizados e que os dados coletados em campo possam ser levados para o computador com mais precisão”, explicou.

Segundo a professora, a proposta é melhorar a vigilância em saúde nos municípios por meio da atualização constante dos dados. “Com a tecnologia digital, é possível atualizar os mapas a todo momento, criar novos mapas de acordo com a situação observada e, assim, qualificar as ações de vigilância. A universidade permanece como parceira, garantindo a oportunidade de atualização contínua dos profissionais”, destacou.

O curso conta com a participação de profissionais do município de Ilhéus, especialmente agentes de endemias que atuam diretamente com mapeamento e análise de dados, fortalecendo as ações de vigilância e controle de endemias no território.

O coordenador de campo do combate às endemias, Roberto Almeida, também falou sobre a importância da capacitação, que ocorre ao longo de quase toda a semana. “Essa é uma capacitação voltada para a adequação do município às diretrizes do Ministério da Saúde. Uma dessas adequações é o gerenciamento digital, onde vamos executar, criar e atualizar mapas”, afirmou.

Roberto explicou que a formação é direcionada a um grupo específico de servidores. “Não são todos os agentes. Participam aqueles profissionais que atuam diretamente com mapeamento e criação dos mapas, enquanto outros agentes permanecem no trabalho de campo. A ideia é padronizar métodos e normas de trabalho que já estamos implementando e que devem ser consolidados a partir de 2026 no município de Ilhéus”, disse.

Ainda segundo o coordenador, o município já vem colocando as diretrizes em prática, mas segue aguardando orientações complementares do núcleo regional. “Estamos nos adequando para colocar tudo em funcionamento, fortalecendo o gerenciamento digital e aprimorando nossas ações de vigilância em saúde”, concluiu.

por ASCOM SESAU

Comente primeiro

Jornada Educativa 2026 reforça o compromisso da gestão com a educação em Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta terça-feira (03), a Jornada Educativa 2026, que este ano traz como tema (Re)construir e pertencer. O encontro acontece na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Auditório Paulo Souto.

A programação ocorre nos dias 03 e 04 de fevereiro, reunindo educadores e profissionais não docentes em um momentos de reflexão, diálogo e construção coletiva, através de palestras. Além disso, acontece nos turnos da manhã, das 07h30 às 12h30, e a tarde, das 13h às 18h.

A Jornada Educativa tem como objetivo alinhar práticas educativas para a promoção de uma aprendizagem de qualidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade escolar e o compromisso com a educação pública no município.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a formação continuada dos profissionais da educação e  profissionais não docentes, através do fortalecimento das ações pedagógicas em Ilhéus.

por Sucom

Comente primeiro

Escola Municipal do Banco da Vitória recebe pintura para início do ano letivo.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou a pintura da Escola Municipal do Banco da Vitória, como parte dos preparativos para o início do ano letivo de 2026. As aulas começam nesta quinta-feira, dia 05 de fevereiro.

A ação integra os serviços de manutenção que vem sendo feito no município em espaços de uso coletivo. A iniciativa proporciona um ambiente mais adequado, organizado e acolhedor para alunos, professores e demais profissionais que atuam na escola.

A gestão municipal reafirma seu compromisso em garantir melhorias que contribuem para a conservação das unidades escolares e para o bem-estar da comunidade no retorno às atividades pedagógicas.

por Sucom

Comente primeiro

Concurso de Redação do Jovem Senador 2026 abre inscrições para estudantes da rede estadual.

Foto: Divulgação

Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino já podem se inscrever no Concurso de Redação do Programa Jovem Senador 2026, iniciativa anual do Senado Federal, que visa oferecer uma experiência de imersão no processo legislativo brasileiro para promover a educação política e estimular o exercício da cidadania entre os jovens. As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira (2) e seguem abertas até 17 de abril deste ano e são destinadas a alunos de escolas públicas de todo o país. Com o tema ‘Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável’, o concurso convida os estudantes a refletirem sobre cidadania, responsabilidade digital e convivência democrática. As inscrições e o regulamento estão disponíveis no site https://senado.leg.br/jovemsenador. A orientação dos organizadores do concurso é que os alunos conversem com suas escolas e participem.

A proposta busca incentivar a educação midiática e combater a desinformação e a propagação do discurso de ódio, principalmente neste ano, quando acontecem as eleições gerais. Para participar, os interessados devem ter, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026. As redações devem ser feitas em ambiente escolar, sob supervisão de um professor orientador, entre os dias 2 de fevereiro e 17 de abril. O processo de seleção começa nas próprias escolas e passa por avaliação nos estados, no Distrito Federal e no Senado Federal.

Os autores das melhores redações serão selecionados para a Semana de Vivência Legislativa, que acontece de 17 a 21 de agosto de 2026, em Brasília, e inclui viagem com todas as despesas pagas para os estudantes vencedores e professores orientadores. Ao todo, serão escolhidos 27 alunos, um de cada Estado e do Distrito Federal, que irão representar suas realidades no Senado. Em Brasília, os vencedores vão conhecer as atividades dessa casa legislativa que compõe o Congresso Nacional; atuar como representantes de seus estados; e apresentar sugestões que podem ser transformadas em projetos de lei.

A edição de 2025 registrou um número recorde de escolas participantes, com 4.202 unidades, e aproximadamente 170 mil estudantes. É o maior concurso de redação com premiação do Brasil, que, ao longo dos anos, já mobilizou cerca de dois milhões de alunos. O destaque da edição do ano passado foi a participação feminina. Das 27 redações vencedoras em 2025, 21 foram escritas por meninas. Oito em cada dez selecionados viviam em cidades do interior.

Fonte
Ascom/SEC
Comente primeiro

Colégio Status celebra desempenho histórico no ENEM e reforça padrão de excelência em Ilhéus.

Com mais de 30 anos formando gerações em Ilhéus, o Colégio Status comemora uma conquista que orgulha toda a comunidade escolar e reforça seu compromisso com resultados reais: *o aluno Ryan Santos Soledade alcançou 960 pontos na redação do ENEM, uma das maiores notas já registradas na cidade e em toda a região Sul da Bahia.*

Mais do que um número, o resultado traduz um projeto pedagógico consistente, construído com método, acompanhamento individualizado e professores preparados para desenvolver pensamento crítico, repertório e segurança na escrita — exatamente o que o ENEM exige.

Ao longo de sua trajetória, o *Colégio Status se consolidou como referência por unir tradição, inovação e foco em desempenho.*

A nota expressiva na redação é reflexo direto desse trabalho contínuo, que vai além do conteúdo e prepara o aluno para competir em alto nível.

Para famílias que buscam resultado comprovado, a escola informa que as *matrículas estão abertas, com últimas vagas disponíveis.*

*É a oportunidade de garantir uma formação sólida, que transforma potencial em conquista e sonho em aprovação.*

Porque quando a educação é levada a sério, o resultado aparece.
E no Colégio Status, ele aparece em forma de nota, confiança e futuro.

Comente primeiro