Calendário da Rede Municipal de Ensino é apresentado durante a Pré-Jornada Educativa 2026.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (27), a Pré-Jornada Educativa 2026, reunindo diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Ensino, no auditório do Hotel Praia do Sol, na zona sul da cidade.

A programação contou com a participação da vice-prefeita Wanessa Gedeon e da secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante. A secretária apresentou dados estatísticos da Rede Municipal de Ensino, informações das unidades das zonas urbana e rural, além do calendário oficial da rede, contemplando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O evento também teve palestra da educadora Ana Paula Amorim, com abordagem de temas como formação docente, metodologias ativas, inovação pedagógica e práticas voltadas ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem.

A diretora pedagógica Cristiane Venturim participou da Pré-Jornada com a explanação do tema da Jornada Educativa 2026 e orientações gerais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

“Esse é um momento importante de organização, planejamento e alinhamento das ações educacionais, fortalecendo o trabalho desenvolvido nas escolas do nosso município”, afirmou a vice-prefeita Wanessa Gedeon.

“Apresentar dados, o calendário da rede e dialogar com os gestores é fundamental para garantir um ano letivo bem estruturado e focado na aprendizagem dos estudantes”, afirmou a secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante.

A realização da Pré-Jornada Educativa reforça o empenho da Prefeitura de Ilhéus com a educação do município, priorizando planejamento, diálogo e fortalecimento da rede pública de ensino.

por Sucom

Comente primeiro

Cursos de Medicina da UESC e UESB conquistam nota máxima no Enamed 2025.

Foto: Virlane Carmo

Os cursos de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no município de Ilhéus, e da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, estão entre as quatro universidades públicas da Bahia que alcançaram o conceito máximo (nota 5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED 2025). Os demais cursos foram os da Universidade Federal da Bahia (UFBA), oferecido no Campus de Vitória da Conquista, e o da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Paulo Afonso. A análise dos resultados foi divulgada na segunda-feira (19), pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS).

Dentre os 26 cursos de Medicina avaliados em instituições públicas e privadas na Bahia, os da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), disponibilizado em Feira de Santana; da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador; e da UESB, no Campus de Jequié, atingiram a nota 4, que também é considerada satisfatória. Os resultados apresentados se referem aos 351 cursos que participaram do ENAMED 2025.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou que esta conquista reflete a qualidade dos cursos de Medicina oferecidos pelas universidades públicas estaduais. “A nota máxima no ENAMED 2025 é um reconhecimento do trabalho e da dedicação das nossas universidades. É um orgulho, para a comunidade acadêmica e o Estado da Bahia, ver instituições como a UESB e a UESC se destacando na formação de médicos de excelência. Este resultado não só valoriza os cursos de Medicina, como também inspira novos estudantes a seguirem a carreira na área da Saúde com qualidade”.

Para o reitor da UESC, Alessandro Fernandes, o resultado reflete a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e dos cenários de prática. “O novo formato do exame, com maior ênfase nas competências profissionais e na articulação entre teoria e prática, confere ainda mais relevância ao desempenho alcançado, traduzindo-se na formação de médicos preparados, éticos e comprometidos com o Sistema Único de Saúde”, destacou.

Segundo o pró-reitor de graduação da UESB, Reginaldo Pereira, as notas reafirmam o papel da UESB com a excelência acadêmica e o compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados. “Este resultado é fruto do trabalho dedicado da coordenação do curso, do empenho dos estudantes e da visão estratégica da gestão institucional, que investe continuamente em qualidade, inovação e infraestrutura. Com estas notas, a UESB consolida seu papel como referência na Educação Superior, impulsionando a melhoria contínua e o aprimoramento dos serviços de saúde, ao formar profissionais preparados para transformar a qualidade do atendimento à população”, afirmou.

Análise

De acordo com a análise, dos 304 cursos de Medicina de instituições de Educação Superior públicas federais, estaduais e privadas que participaram do ENAMED, 204 (67,1%) alcançaram conceito 3 a 5 , considerados satisfatórios. Outros 99 cursos (32%) obtiveram conceito ENADE
(Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) nas faixas 1 e 2 — menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado no ENAMED — e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.

Criado em abril de 2025, o ENAMED é uma adaptação do ENADE para concluintes de Medicina e tem caráter obrigatório. O desempenho individual pode ser utilizado para ingresso em programas de residência médica unificados pelo MEC e organizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, por meio do Exame Nacional de Residência (ENARE).

Fonte
Ascom/SEC
Comente primeiro

Rede Estadual da Bahia registra grande número de notas 900+ na redação do Enem 2025.

Foto: Ascom/SEC

O desempenho dos estudantes da rede pública de ensino da Bahia na Redação do Enem 2025 já demonstra o alto nível dos candidatos que fizeram a prova este ano. Até segunda-feira (19), cerca de 500 notas acima de 900 foram confirmadas.

Embora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgue dados oficiais dos estados, um levantamento prévio realizado pela Secretaria da Educação, junto aos 27 Núcleos Territoriais de Educação, revela o grande número de notas consideradas destaque, etapa importante para a busca de vagas nas universidades.

Após alcançar a nota 980, a estudante Adriele Rayane, do Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima, localizado no município de Rodelas, vê o sonho de cursar Medicina mais próximo. “É um sentimento singular, pois a conquista não foi apenas individual, mas compartilhada com todos que trilharam comigo este caminho. Meus professores e a escola foram essenciais, em especial a pró Socorro Freire, que, inclusive, abordou o tema da redação durante todo o ano letivo”, contou.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, comemorou os resultados e reforçou o potencial da rede pública de ensino. “Sem dúvidas, este resultado é reflexo dos esforços, do empenho de toda a nossa rede, dos nossos estudantes, professores e de todo o investimento que fizemos, ao longo do ano. Foram vários aulões temáticos, dicas com professores especialistas e promovemos o concurso Redação Nota 1000. Tudo para estimular a prática e ampliar o repertório dos estudantes da rede“, afirmou.

Rowenna destaca, ainda, a importância da nota da redação para o acesso a vagas no Ensino Superior. Com a nota em mãos, os estudantes já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir de segunda-feira (19), e garantir uma das cerca de oito mil vagas disponíveis nas quatro universidades públicas baianas (UNEB, UEFS, UESC E UESB) e nas universidades federais de todo o Brasil.

Fonte
Ascom/SEC
Comente primeiro

Começam nesta segunda-feira (19) inscrições gratuitas para SISU 2026.

Foto: Emerson Santos – Ascom/SEC

As inscrições gratuitas para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) começam nesta segunda-feira (19) e seguem até o dia 23 de janeiro, através do endereço https://sisualuno.mec.gov.br/login. As universidades públicas estaduais da Bahia (UESC, UESB, UEFS e UNEB) ofertam, este ano, 7.930 vagas em diferentes cursos de graduação, por meio do SISU. Poderão concorrer candidatos que participaram de, pelo menos, uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2023 a 2025.

Segundo o assessor da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), José Bites de Carvalho, a iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a democratização do acesso ao Ensino Superior público e de qualidade. “A ação amplia as oportunidades para estudantes da rede pública, especialmente aqueles contemplados pelas políticas de ações afirmativas, fortalecendo a equidade no ingresso universitário. Além disso, contribui para a interiorização da Educação Superior e para o desenvolvimento regional”, afirmou.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) ofertará 2.167 vagas em 31 cursos, sendo 930 para ampla concorrência e 1.237 vagas para ações afirmativas. A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) disponibilizará 1.874 vagas em 35 cursos, das quais 868 vagas são destinadas à modalidade ampla concorrência e 1.006 vagas em ações afirmativas.

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) oferecerá 1.029 vagas, distribuídas entre 47 cursos. Deste total, 508 são destinadas à ampla concorrência e 521 às ações afirmativas. Já a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ofertará 2.860 vagas em 141 cursos, sendo 1.244 vagas para ampla concorrência e 1.616 vagas voltadas às ações afirmativas.

Para acessar o sistema, o candidato deve possuir uma conta no gov.br, que também é necessária para a participação no ENEM. No ato da inscrição, é necessário preencher informações pessoais, sociais e econômicas. É possível selecionar até duas opções de curso entre aquelas ofertadas pelas instituições participantes do SISU. Durante todo o período de inscrições, o candidato pode alterar suas escolhas quantas vezes desejar. Contudo, apenas a última inscrição registrada ao final do prazo será considerada.

Sobre o Sisu

Trata-se de uma ação do Governo Federal desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), que visa democratizar o acesso a Instituições Públicas de Educação Superior (IES) de todo o país. As notas do ENEM são usadas para classificar os inscritos no SISU, de acordo com as escolhas de cursos e o limite de vagas por curso e modalidade de concorrência.

Fonte
Ascom/SEC
Comente primeiro

Tablets vão ampliar acesso à tecnologia educacional para estudantes do Ensino Médio da rede estadual em 2026.

Foto: Memo Soul/SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (15), a Portaria nº 071/2026, que estabelece as diretrizes para a distribuição de tablets aos estudantes do Ensino Médio da rede estadual, ao longo de 2026. A iniciativa integra a política de fortalecimento da educação pública e da inclusão digital, com foco na qualificação do processo de ensino e aprendizagem nas escolas.

“A previsão é que cerca de 300 mil tablets sejam destinados, prioritariamente, aos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, além dos novos matriculados na 3ª série que ainda não foram contemplados em etapas anteriores da ação”, afirma o assessor especial da SEC, Manoel Calazans. Segundo ele, os alunos que receberam os equipamentos no ano passado permanecem com os dispositivos, assegurando a continuidade do uso pedagógico da tecnologia.

Os tablets terão uso individual, pessoal e exclusivamente educacional, sempre orientado pelos professores e alinhado às propostas curriculares da rede. A entrega ocorrerá mediante autorização e assinatura de termo de compromisso pelo responsável legal, cabendo à SEC o controle e o acompanhamento da utilização dos equipamentos nas unidades escolares.

A portaria também define critérios para o acesso aos dispositivos, como frequência mínima de 75% nas aulas e participação nas avaliações escolares. Ao investir na ampliação das ferramentas digitais, o Governo do Estado reafirma o compromisso com a redução das desigualdades, modernização do ensino e formação integral dos estudantes da rede estadual.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

Bolsa Presença tem novo crédito liberado, nesta quinta-feira (15)

Foto: Ascom/SEC

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), libera, nesta quinta-feira (15), o pagamento do Programa Bolsa Presença, referente ao mês de dezembro. Ao todo, 301.215 estudantes da rede estadual estão aptos a receber o benefício, o que representa um investimento superior a R$ 42 milhões.

A iniciativa integra as ações da SEC voltadas à garantia do direito à educação ao estimular a permanência dos estudantes na escola, por meio do incentivo à frequência regular e à participação nas atividades pedagógicas. O programa atende a alunos matriculados na rede estadual de ensino e beneficia diretamente famílias em situação de vulnerabilidade social.

Cada família contemplada recebe o valor mensal de R$ 150, com acréscimo de R$ 50 por estudante, a partir do segundo aluno matriculado e assíduo. Os créditos são realizados sempre no dia 15, sendo fundamental que os dados cadastrais estejam atualizados para evitar intercorrências no recebimento.

Criado pela Lei nº 14.310/2021 e consolidado como política permanente pela Lei nº 14.396/2021, o Bolsa Presença segue como uma das principais iniciativas do Governo da Bahia para combater a evasão escolar e promover a inclusão educacional.

Fonte
Ascom/SEC
Comente primeiro

Prefeitura de Ilhéus adquire mais de mil conjuntos de mesas e cadeiras para escolas do município.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou a aquisição de mais de mil conjuntos de mesas e cadeiras escolares para a renovação do mobiliário das unidades da rede municipal de ensino. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, com foco no bem-estar dos estudantes e na valorização do ambiente educacional.

Nesta terça (16) e quarta-feira (17), foram entregues 537 conjuntos de mesa e cadeira para os alunos do ensino básico, 436 conjuntos destinados à pré-escola, 56 conjuntos para professores e 32 conjuntos para refeitórios. Ao longo do ano, já foram adquiridos quase 3 mil conjuntos escolares, que proporcionam mais conforto e melhores condições de aprendizagem para alunos.

“É um investimento que impacta diretamente o dia a dia das escolas. Estamos cuidando para que estudantes e professores tenham um ambiente mais adequado, o que contribui para uma educação pública mais digna”, afirmou a secretária municipal de Educação, Evani Cavalcante.

A Prefeitura de Ilhéus reafirma o compromisso com a infraestrutura das escolas, a valorização dos profissionais e a qualidade do ensino público no município.

por Sucom

Comente primeiro

Bolsa Presença: pagamento de novembro é liberado para mais de 342 mil estudantes da rede estadual.

Foto: Emerson Santos/Ascom SEC

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC), liberou nesta segunda-feira (15) o pagamento do Programa Bolsa Presença referente ao mês de novembro. Ao todo, 342.513 estudantes estão aptos a receber o benefício, com um investimento de mais de R$ 47 milhões.

A iniciativa reafirma o compromisso do Estado com a garantia do direito à educação, ao incentivar a permanência dos estudantes na escola e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social. O Bolsa Presença é voltado para estudantes matriculados na rede estadual que mantêm frequência regular e participação nas atividades escolares.

Cada família beneficiária recebe R$ 150 mensais, com acréscimo de R$ 50 por estudante a partir do segundo aluno matriculado e assíduo, contribuindo para a continuidade dos estudos e o fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade. Os valores são creditados mensalmente todo dia 15. Para assegurar o recebimento do benefício sem intercorrências, é fundamental que os dados cadastrais das famílias estejam atualizados.

Instituído pela Lei nº 14.310/2021 e consolidado como política permanente pela Lei nº 14.396/2021, o Bolsa Presença segue como uma das principais ações do Governo da Bahia para combater a evasão escolar e promover a inclusão educacional.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate, em Ilhéus.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou a ampliação, com modernização, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, neste sábado (6), em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre construção, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o govenador autorizou a Secretaria da Educação (SEC) construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.

“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.

O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas e outras cinco salas para usos diversos, teatro para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de vivências. Requalificação que oferece muito mais possibilidade para a formação técnica dos jovens da região.

Após a reforma, o número de alunos passou de 1200 para 2500. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria; Análises Clínicas; Eletromecânica; Eletrotécnica; Guia de Turismo; Hospedagem; Logística; Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado e ampliado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio com a educação profissional.

“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, afirmou.

“Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”, contou Ana Cláudia, de 19 anos, do 1º ano do curso de Agroindústria.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Comente primeiro

Ipiaú recebe investimentos do Estado com entrega de colégio, conjunto habitacional e autorização de obras de infraestrutura.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

No município de Ipiaú, nesta terça-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues garantiu mais desenvolvimento nas áreas de educação, esporte, habitação, infraestrutura e abastecimento.  As entregas de moradias no Loteamento Rio Novo, da nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral e do Complexo Poliesportivo foram algumas das ações realizadas durante a agenda na cidade do interior baiano.

Durante a entrega, Jerônimo destacou o impacto que o investimento em infraestrutura vai gerar para Ipiaú. “Junto com a Caixa Econômica, autorizei a licitação para a macrodrenagem de cinco bacias, evitando alagamentos. Entregamos ainda 33 habitações, fruto das ações após as chuvas de 2021, e autorizei também a reforma e ampliação do Hospital Geral”.

O Colégio Estadual de Tempo Integral passou por modernização na estrutura, ampliando o acesso dos jovens a um modelo de ensino mais completo e conectado com o futuro, como disse Guilherme da Paixão, que está no 3º ano. “Solucionou diversos problemas e progrediu o nosso colégio, avançando em tecnologia, equipamentos e em outros aspectos. Vamos aproveitar de maneira bem prazerosa, porque cada avanço tecnológico auxilia para fazermos o mundo cada vez melhor”, afirmou Guilherme.

A estrutura agora conta com sala administrativa, biblioteca, teatro com 215 lugares, refeitório, laboratório, salas de vídeo, de fanfarra e de atendimento educacional especializado. Além de outras intervenções, como a reforma da cobertura da quadra poliesportiva e reforma civil e elétrica do prédio existente. O valor investido chega a R$ 7,5 milhões.

O ato também marcou a entrega do Complexo Poliesportivo Cultural Doutor Salvador da Matta, espaço que vai integrar esporte, cultura e educação, reforçando o desenvolvimento da rede estadual e oferecendo novas oportunidades para estudantes e comunidade. Foram aplicados pouco mais de R$ 9 milhões nos serviços de implantação de piscina semiolímpica, vestiário, campo de futebol society, acessibilidade, reforma do ginásio de esportes e requalificação da antiga Uneb para implantação do centro cultural com novas salas, laboratórios, biblioteca e auditório com 200 lugares.

Habitação

Dezenas de famílias comemoraram o sonho do próprio lar. Foram entregues 33 imóveis no Loteamento Novo Rio, no bairro ACM. Uma das beneficiadas é Damiana Silva, que morava de aluguel. “Estou muito feliz por receber a casa, porque eu estava precisando muito, minha casa entrou água. A economia vai ser ótima, porque eu vou parar de pagar aluguel. Para mim vai ser um privilégio entrar na minha casa”, comemorou.

O Loteamento Novo Rio foi construído por meio do programa Bahia, Minha Casa, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com a prefeitura local, que contou com investimento de quase R$ 2,7 milhões. Ainda estão sendo erguidas outras 88 unidades habitacionais no bairro Santa Rita. O objetivo do programa é construir residências para as famílias afetadas por enchentes em 2021.

“Em todo o estado, nós já estamos na marca de três mil residências. É o nosso programa de prevenção de desastres naturais, planejando, projetando, levando as famílias para a segurança, para a dignidade de vida”, explicou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.

Infraestrutura

A agenda contou com a inauguração da pavimentação no acesso a BA-650, no âmbito do programa Bahia em Movimento. O serviço foi executado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Houve a entrega de dois sistemas simplificados de abastecimento de água, sendo um no Centro de Abastecimento José Mota Fernandes e outro na Fazenda Santo Antônio, que garantem mais qualidade de vida e segurança hídrica para 40 mil moradores. Os equipamentos foram implantados pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (SIHS).

A cidade recebeu da Secretaria da Saúde (Sesab) uma ambulância e um veículo administrativo. Já a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) destinou 20 barracas de feira livre para auxiliar a venda de produtos da agricultura familiar e um trator.

Autorizações

Encerrando a passagem pelo município, Jerônimo autorizou a licitação para a macrodrenagem que vai atender cinco bacias, num investimento estimado em mais de R$ 42 milhões por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC); para a execução de ações relativas à prevenção a desastres naturais – drenagem urbana; elaboração do projeto para reforma e ampliação do Hospital Geral de Ipiaú, com cessão de equipamentos; elaboração de projeto de restauração e ampliação da ponte entre o bairro Conceição a BR-330 e cessão do Complexo Poliesportivo e Cultural Doutor Salvador da Mata à prefeitura de Ipiaú.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Comente primeiro