Prefeitura de Ilhéus amplia participação de estudantes na avaliação do PARC.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, registrou aumento significativo na participação dos estudantes da rede municipal na avaliação de entrada do Programa de Alfabetização Responsável (PARC). Em 2025, o índice de participação foi de 40%. Já em 2026, o número subiu para 75% do público-alvo.

O crescimento demonstra maior envolvimento das escolas, das famílias e dos estudantes no acompanhamento da aprendizagem. A avaliação de entrada é aplicada no início do ano letivo e tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos alunos, permitindo que a rede municipal planeje ações mais adequadas para cada realidade.

Com os dados obtidos, a Secretaria de Educação consegue direcionar os recursos de forma mais eficiente, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e apoiar os professores na definição de estratégias pedagógicas mais eficazes para a sala de aula.

A Prefeitura reafirma o compromisso com uma educação pública mais eficiente, participativa e voltada ao desenvolvimento dos estudantes, fortalecendo iniciativas que contribuam para ampliar a qualidade do ensino e o acesso à aprendizagem no município.

por Sucom

Comente primeiro

Prefeitura de Ilhéus apresenta diagnóstico inédito da aprendizagem na rede municipal.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresentou os resultados da avaliação diagnóstica realizada na rede municipal de ensino. O levantamento, feito de forma inédita no município, permite identificar as principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes e direcionar ações pedagógicas mais específicas para cada escola.

Com os dados, a rede municipal passa a identificar quais unidades precisam de maior reforço em disciplinas como português e matemática. A avaliação também apontou estudantes que ainda não conseguiram ser alfabetizados no tempo adequado ou que apresentam dificuldades na fluência leitora.

A partir desse diagnóstico, a Secretaria de Educação passará a desenvolver ações pedagógicas de acordo com a necessidade de cada unidade escolar. A proposta é fortalecer o aprendizado e oferecer acompanhamento mais personalizado aos estudantes.

O trabalho foi conduzido pela Secretaria Municipal de Educação, com participação da Coordenação de Avaliações Externas, Coordenação dos Anos Iniciais, Coordenação dos Anos Finais e equipe do Renalfa.

A iniciativa representa mais um avanço da educação municipal no acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Com informações mais detalhadas sobre a realidade de cada escola, a rede poderá planejar ações mais precisas para melhorar a qualidade do ensino em Ilhéus.

por Sucom

Comente primeiro

Deputada Soane Galvão e Marão solicitam obras importantes para a educação na Bahia.

A deputada estadual Soane Galvão e o pré-candidato a deputado estadual Mário Alexandre, Marão, participaram na manhã desta terça-feira(12) de uma audiência com secretária estadual de Educação, Luciana Menezes, onde foram discutidos, dentre outros assuntos, sobre a conclusão das obras do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, em Ilhéus, manutenção da estrutura do prédio antigo da unidade, renovação do convênio da Escola Municipal Cantinho do Recreio, no CSU, na Barra, entrega de emendas de ônibus escolares e kits tecnológicos, transferência do CPM de Itabuna para o CIEBTEC e a definição da área para a construção da Escola de Tempo Integral no município de Una.

Com relação às obras de conclusão do CPM de Ilhéus, solicitadas por Marão e Soane Galvão, a secretária Luciana Menezes informou que estão bastante aceleradas e deverão ser entregues em breve pelo governador Jerônimo Rodrigues. Marão e Saane também pediram que fosse feita uma reavaliação da decisão de demolição do antigo prédio do CPM de Ilhéus, destacando que o imóvel ainda possui potencial de reaproveitamento pela gestão militar.

No ofício entregue à secretária de Educação, Soane Galvão e Marão sugerem que o espaço possa abrigar setores administrativos, oficinas, cursos profissionalizantes e projetos sociais, fortalecendo a comunidade escolar e a atuação institucional do CPM. Também ressaltaram que a reutilização do prédio seria uma alternativa economicamente viável.

Outra solicitação importante o do convênio da Escola Municipal Cantinho do Recreio, no CSU da Barra, em Ilhéus, garantindo a continuidade das atividades escolares em 12 salas, já acordadas com o Governo do Estado, em benefício dos estudantes e das famílias da comunidade. O projeto foi aprovado ainda quando Marão era prefeito de Ilhéus, e o convênio ficou pronto em 2025. Segundo Luciana Menezes, a Secretaria Estadual de Educação está há meses tentando alinhamento com a nova gestão, sem sucesso. “Foram vários e-mails e ligações”, explicou a secretária. “Enquanto isso, os alunos estão na Igreja porque não tem essa escola, que já era para estar pronta”, complementou

ITABUNA – Marão e Soane Galvão também entregaram o ofício solicitando a transferência do CPM de Itabuna para o CIEBTEC, visando oferecer melhor estrutura física, tecnológica e pedagógica para a comunidade escolar. De acordo com eles, a mudança trará mais qualidade ao ensino, a otimização dos recursos públicos e melhores oportunidades para os estudantes.

UNA – Outra solicitação importante foi a construção da Escola de Tempo Integral no município de Una. O impasse seria na escolha do terreno. Marão e Soane solicitaram o envio de uma nova equipe técnica para definirem um local que atenda todas as necessidades e viabilidades para que as obras sejam iniciadas o mais breve, entregando aos estudantes de Una uma escola bem equipada e moderna.

Comente primeiro

Rede estadual mobiliza escolas para Dia D de entrega dos cartões do Bolsa Presença, na Bahia.

Foto: André Fofano/SEC

A Rede Estadual de Ensino da Bahia promove, no dia 7 de maio, o Dia D de entrega dos cartões do Programa Bolsa Presença, mobilizando todas as unidades escolares nos 27 Territórios de Identidade. A ação integrada tem como foco a busca ativa das famílias aptas que ainda não retiraram os cartões, já confeccionados, garantindo o acesso ao benefício e fortalecendo a permanência dos estudantes na escola.

A iniciativa envolve gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), equipes escolares, assistentes sociais e lideranças estudantis, que vão atuar na mobilização e no chamamento dos beneficiários. O objetivo é alcançar a totalidade das escolas da rede estadual e assegurar que todas as famílias contempladas tenham acesso ao programa.

De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Presença da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Ana Cláudia Gonçalves, a ação representa um esforço coletivo. “O Dia D de entrega dos cartões é um movimento importante de mobilização, um chamado para que todas as famílias aptas ao programa, com cartões confeccionados, se dirijam às unidades dos 27 NTEs para fazer a retirada e acessar o benefício”, afirmou. “Esta ação visa garantir o direito ao uso do benefício, contribuindo para a permanência escolar dos estudantes”, acrescentou.

O Bolsa Presença atende, atualmente, 366.821 estudantes da rede estadual, com investimento superior a R$ 51 milhões. O crédito é disponibilizado mensalmente, sempre no dia 15, para famílias em situação de vulnerabilidade social cujos estudantes mantêm frequência regular nas atividades escolares, fortalecendo a permanência e o desempenho educacional.

Cada família recebe R$ 150 por mês, com acréscimo de R$ 50 a partir do segundo estudante matriculado e assíduo. Instituído por lei estadual, o programa se consolidou como uma política permanente de combate à evasão escolar e de promoção da inclusão, reforçando o compromisso do Governo da Bahia com a garantia do direito à educação.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

Nesta quarta (15), Estado paga parcela do Bolsa Presença para mais de 368 mil estudantes baianos.

Foto: André Fofano/Ascom SEC

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC), disponibiliza, nesta quarta-feira (15), o crédito do Programa Bolsa Presença referente ao mês de abril. Ao todo, 368.939 estudantes da rede estadual estão aptos a receber o benefício, cujo investimento é de mais de R$ 51,7 milhões.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a garantia do direito à educação ao incentivar a permanência dos estudantes na escola e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social. O Bolsa Presença é direcionado aos alunos matriculados na rede estadual que mantêm frequência regular e participação nas atividades escolares.

Cada família beneficiária recebe R$ 150 mensais, com acréscimo de R$ 50 por estudante a partir do segundo aluno matriculado e assíduo, o que contribui para a continuidade dos estudos e o fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade. Os valores são creditados mensalmente, em todo dia 15. Para assegurar o recebimento do benefício sem intercorrências, é fundamental que os dados cadastrais das famílias estejam atualizados.

Instituído pela Lei nº 14.310/2021 e consolidado como política permanente pela Lei nº 14.396/2021, o Bolsa Presença segue como uma das principais ações do Governo da Bahia para combater a evasão escolar e promover a inclusão educacional.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

Ilhéus registra crescimento de 73% na alfabetização infantil em comparação com 2024.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, apresenta os novos resultados do indicador Criança Alfabetizada, do Inep. A cidade alcançou a marca de 45% de alfabetização em 2025, o que representa um crescimento de 73% em relação a 2024, ano em que o índice estava em 26%.

Este avanço é fruto do trabalho conjunto entre professores, gestores e equipes de apoio, que priorizaram o ensino no tempo adequado para o desenvolvimento dos alunos.

Para 2026, a meta é elevar este índice para 54%. Para alcançar o objetivo, o município mantém o acompanhamento pedagógico e o suporte constante às escolas, assegurando o direito de cada criança aprender a ler e escrever na fase correspondente.

por Sucom

Comente primeiro

Prefeitura de Ilhéus abre seleção para contratação de profissionais de apoio à inclusão escolar.

Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais de apoio à inclusão escolar. Ao todo, estão sendo ofertadas 25 vagas, além de cadastro reserva, para atuação nas unidades da rede municipal de ensino.

As oportunidades são destinadas a candidatos com ensino médio completo, com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de um salário mínimo vigente (R$ 1.621). As vagas estão distribuídas entre zona urbana e zona rural, incluindo reserva para pessoas com deficiência.

As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente de forma online, entre às 16h do dia 1º de abril e às 16h do dia 8 de abril, por meio do formulário eletrônico (acesse aqui).

O processo seletivo será feito por meio de análise curricular, com avaliação de títulos e experiência profissional, e os contratos terão duração até o fim do ano letivo de 2026.

Todas as informações sobre o processo constam no Edital 002/2026, no Diário Oficial do Município (clique aqui).

por Sucom

Comente primeiro

Bahia alcança 55% de crianças alfabetizadas e supera meta do MEC.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Os índices de alfabetização na Bahia chegaram a 55%, segundo dados preliminares da Avaliação da Alfabetização apresentados nesta terça-feira (24), em coletiva da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O levantamento do Ministério da Educação mede o nível de leitura e escrita dos estudantes na idade adequada e mostra como os municípios vêm avançando. O resultado reflete as ações do programa Bahia Alfabetizada, uma iniciativa do Governo do Estado que apoia os municípios com formação de professores, material didático e suporte técnico para garantir que as crianças aprendam a ler e escrever até os 7 anos.

O estado avançou 19 pontos entre 2024 e 2025, ultrapassou a meta de 50% definida pelo MEC e foi o que mais cresceu no país. O número reforça a meta de seguir ampliando o índice até alcançar todas as crianças alfabetizadas aos 7 anos.

Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o resultado é consequência direta do trabalho conjunto. “É um avanço muito significativo e resultado de um grande esforço coletivo. A alfabetização acontece no município, mas é uma responsabilidade de todos nós. Quando Estado e municípios trabalham juntos, os resultados aparecem. É um esforço conjunto, que envolve formação de professores, apoio às redes municipais e acompanhamento contínuo da aprendizagem”, afirmou.

A avaliação é compartilhada pelos gestores municipais. “Esse resultado reforça que a parceria entre Estado e municípios está no caminho certo. Quando há compromisso com a educação, os resultados aparecem e chegam na ponta, dentro das escolas”, afirmou o prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso.

O programa reúne os 417 municípios baianos em regime de colaboração e tem foco nos anos iniciais do ensino fundamental. Entre as ações estão a formação de professores, a distribuição de material didático e o suporte técnico às redes municipais, além do acompanhamento do aprendizado. Em 2025, a iniciativa alcançou 98% de adesão dos municípios. O Bahia Alfabetizada também inclui ações para jovens, adultos e idosos, ampliando o alcance das políticas educacionais e contribuindo para reduzir o analfabetismo no estado.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Comente primeiro

Primeiro edital 2026 do Partiu Estágio está com inscrições abertas.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) acaba de lançar o primeiro edital de 2026 do programa Partiu Estágio, que oferece oportunidade para universitários interessados em obter experiência profissional nas unidades do Poder Executivo Estadual. Publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11), o Edital de Abertura de Inscrições no 001/2026 prevê a criação de 5.874 vagas para alunos de 146 cursos de graduação, que irão atuar em 323 municípios baianos, em unidades vinculadas a 50 órgãos públicos estaduais.

O período de inscrições vai das 9 horas desta quinta-feira (12.03) até as 23h59min do próximo dia 10 de abril. O procedimento é realizado exclusivamente via internet, por meio da plataforma de serviços públicos digitais BA.GOV.BR (https://www.ba.gov.br). Já o edital completo pode ser conferido no site da Saeb (https://www.saeb.ba.gov.br).

No total, estão sendo ofertadas 1.549 vagas para a capital baiana e outras 4.325 para os municípios do interior e Região Metropolitana. Além de Salvador, os municípios contemplados com mais estagiários são Teixeira de Freitas (222 vagas) e Vitória do Conquista (193). A maior parte das oportunidades se concentra nos cursos de Administração, com 764 vagas, e Letras, com 734, além de Matemática e Pedagogia, ambos com 562. Já os órgãos públicos que receberão maior volume de universitários são as secretarias de Educação (4.346 vagas) e Saúde (226), além do Departamento de Polícia Técnica – DPT (138).

Pré-requisitos – Para se candidatar a uma vaga, o estudante precisa residir na Bahia e estar matriculado de forma regular em um curso de graduação com sede ou polo no Estado. Podem participar alunos de cursos presenciais, semipresenciais ou na modalidade de Ensino a Distância (EAD). O universitário também deve ter idade mínima de 16 anos e já ter concluído 50% do curso.

Dez por cento das vagas são reservadas para alunos com deficiência, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Além disso, o programa concede prioridade a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e aos universitários que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou estudaram com bolsa integral na rede privada.

Os estagiários são contemplados com uma bolsa no valor de R$ 607, além de auxílio transporte. A duração do estágio é de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto no caso de pessoa com deficiência. Já a carga horária a ser cumprida pelo grupo é de quatro horas diárias, com um total de 20 horas semanais.

Inscrições – O passo a passo completo para realizar a inscrição no Partiu Estágio pode ser conferido no Edital 01/2026. Os candidatos que não possuem cadastro na plataforma https://www.ba.gov.br precisam fazê-lo antes de realizar a inscrição. O estudante que for selecionado para a vaga de estágio receberá uma mensagem via aplicativo WhatsApp, informando a alteração de seu status no site do https://BA.GOV.BR e deverá acessá-lo para verificar os procedimentos, prazos e a forma de entrega da documentação. A relação dos estudantes selecionados para o Programa Partiu Estágio também será disponibilizada no site da Saeb (https://www.saeb.ba.gov.br).

Fonte
Ascom/Saeb
Comente primeiro

Com investimento de R$ 26 milhões, Governo da Bahia inaugura nova escola de tempo integral, em Urandi.

A educação do município de Urandi ganhou um importante reforço, nesta quarta-feira (11). O Governo da Bahia inaugurou a nova unidade do Colégio Estadual de Tempo Integral de Urandi, um equipamento moderno que amplia o acesso ao ensino integral e fortalece a rede pública na região. Com investimento de mais de R$ 26 milhões, a escola passa a oferecer melhores condições de aprendizagem, convivência e desenvolvimento para estudantes e educadores.

O novo colégio conta com 13 salas de aula, setor administrativo, biblioteca e quatro laboratórios voltados às áreas de Química e Biologia, Física e Matemática, Informática e Linguagens. A estrutura também inclui sala de dança, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil com 200 lugares, vestiário, campo de futebol society com pista de atletismo, guarita, subestação, 23 banheiros e usina solar fotovoltaica. Além disso, a quadra coberta já existente na escola foi reformada.

Para a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, a nova escola representa mais um avanço na política de fortalecimento do ensino integral. “Estamos aqui, em Urandi, para celebrar a educação e entregar oficialmente esta nova unidade escolar, que já está funcionando e acolhendo nossos estudantes. Este é um resultado de parcerias e do compromisso coletivo em fortalecer a Educação Pública na Bahia”, ressaltou.

A comunidade escolar comemorou a estrutura ampliada e os novos espaços que a unidade passa a oferecer. Para a estudante Maria Lara Guimarães Pereira, 17 anos, 2ª série do curso técnico em Meio Ambiente, a nova escola representa um sonho realizado. “É muito gratificante ver esta nova escola sendo inaugurada e saber que a gente pode estudar em um espaço tão bem estruturado. Isso mostra que o governo está investindo na nossa educação e no nosso futuro”, disse.

A estudante Eliziane Silva Gonçalves, 18 anos, 2ª série do Ensino Médio Regular, também ressaltou a sua alegria com os novos equipamentos. “Eu gostei muito da estrutura da escola, que é bem grande e bonita, mas a biblioteca roubou meu coração, tenho certeza de que vou usar muito. É uma experiência diferente ver tantas autoridades vindo aqui para inaugurar a escola da gente”.

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro