Parcela do Programa Mais Futuro já está disponível para universitários beneficiados.

Foto: Claudionor Jr- Ascom/SEC

A partir desta quinta-feira (6), os 9.800 estudantes universitários beneficiados pelo Mais Futuro já podem utilizar o benefício referente ao mês de fevereiro. Executada por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a iniciativa do Governo do Estado auxilia estudantes matriculados nas universidades públicas estaduais da Bahia (Uesb, Uesc, Uefs e Uneb) em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com bolsas nos valores de R$ 400 e R$ 800, equivalendo, respectivamente, aos perfis Básico e Moradia. Para o atual depósito foram destinados R$ 5,1milhões.

Para ser beneficiado com o auxílio Básico, no valor de R$ 400, é necessário ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação presencial nas universidades públicas estaduais, desde que não tenha concluído qualquer outro curso de nível superior; comprove a situação de vulnerabilidade socioeconômica; e resida em município localizado a menos de 100 quilômetros de distância do campus onde frequenta o curso de Ensino Superior. Já o auxílio Moradia, no valor de R$ 800, beneficia estudantes com o mesmo perfil, mas que morem a uma distância superior a 100 quilômetros do campus.

Desde a criação do Mais Futuro, em 2017, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 312 milhões, beneficiando 33 mil estudantes das universidades públicas estaduais. Esta política pública, que tem como meta elevar o nível de aprendizagem e a formação de novos profissionais na Bahia, também oferece a oportunidade de estágio em órgãos estaduais aos estudantes que tenham concluído 2/3 do curso.

Fonte: Ascom/SEC

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Prouni: convocados da 2ª chamada devem confirmar dados até dia 17.

Os mais de 86 mil pré-selecionados na segunda chamada do?Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2025, deverão apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição até 17 de março. Os documentos devem entregues à instituição de educação superior.

O candidato pode consultar online o resultado da segunda chamada, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira (28), no?Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do ProUni. O acesso é por meio da conta do Gov.br.

O programa oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior.

Em 2025, a política pública completa 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.

Documentação
A instituição de ensino superior deve definir como é feita a entrega dos documentos: de forma presencial, diretamente na unidade, ou virtual/eletrônico. Não pode ser cobrada nenhuma taxa.

O candidato tem a responsabilidade de verificar, nas faculdades, os horários e o local de comparecimento para a verificação das informações.

A perda do prazo ou a não comprovação dos dados implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

Algumas instituições podem submeter os pré-selecionados a um processo seletivo próprio. Neste caso, o MEC determina que os critérios de aprovação não podem ser mais rigorosos do que os aplicados aos pré-selecionados nos processos seletivos regulares.

Edição de 2025
Nesta edição do programa, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais.

O programa recebeu quase 1,5 milhão de inscrições para o Prouni?2025/1. Na primeira chamada do processo seletivo, divulgada no início de fevereiro, 197.080?estudantes haviam sido pré-selecionados.

Cronograma Prouni?2025/1
O candidato não contemplado nas duas chamadas do Prouni 2025 poderá participar da lista de espera do Prouni.

A manifestação de interesse em ingressar na fila deve ser feita nos dias 26 e 27 de março pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Em 1º de abril, será disponibilizado o resultado da lista de espera no mesmo site.

Com informações da Agência Brasil.

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Workshop da Uesc Debate Políticas Públicas e Ensino Bilíngue para Surdos.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), em colaboração com o Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMdic) e os Projetos de Extensão Dinamizando o Ensino de Libras e Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promoveu, no dia 12 de fevereiro, um evento de relevância para a formação de tradutores-intérpretes e para a comunidade surda.

“O evento não apenas promoveu o aperfeiçoamento técnico dos tradutores-intérpretes, mas também fomentou o debate sobre a necessidade de políticas efetivas e inclusivas para a educação de surdos no Brasil. Mais do que um momento de aprendizado, a iniciativa representou um chamado à responsabilidade coletiva por uma educação que respeite as particularidades dessa comunidade, garantindo equidade no acesso ao conhecimento e à produção acadêmica,” destacaram os coordenadores.

O encontro, realizado em dois turnos, contou com uma palestra e um workshop voltados à discussão das políticas públicas para a educação bilíngue e aos desafios da tradução e interpretação de enunciados matemáticos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pela manhã, 10 tradutores-intérpretes participaram das atividades, juntamente com uma estudante e dois professores surdos. A professora doutora Elidéa Bernardino, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou a palestra inicial, abordando a “Ação Construída em Libras” e sua importância na tradução e interpretação. Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar suas estratégias de interpretação de enunciados matemáticos em um workshop prático.

No período da tarde, o evento reuniu 40 participantes, incluindo sete pessoas surdas. Estiveram presentes professores e licenciandos em Letras Libras do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Itapetinga, profissionais do IFBaiano de Uruçuca, lideranças surdas de Ilhéus, Itabuna e Itapetinga, além do professor surdo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Marcílio Vasconcelos. O debate, conduzido pela professora doutora Jurema Lindote Botelho Peixoto, pela professora mestra Roberta Brandão e pelo professor doutor Wolney Gomes Almeida, destacou a defasagem entre as políticas públicas e sua efetiva implementação, revelando os impactos negativos dessa negligência na vida acadêmica e profissional da comunidade surda.

A professora Elidéa Bernardino apresentou um documento de referência para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no Brasil, ressaltando as dificuldades enfrentadas por essa população no acesso à escrita acadêmica. Os relatos de participantes surdos evidenciaram barreiras linguísticas persistentes, como a ausência de uma abordagem estruturada para a disciplina de Língua Portuguesa como segunda língua, dificultando a publicação de artigos e a inserção no meio acadêmico.

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Mais 82 candidatos aprovados na seleção de professores da Educação Básica são convocados.

Foto ilustrativa: Amanda Chung/Ascom SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convoca mais 82 candidatos classificados na seleção pública para contratação temporária de pessoal na função de professor da Educação Básica. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (22). Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), por meio do Processo Seletivo Simplificado, regido pelo Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022.

Os candidatos convocados devem enviar os documentos digitalizados exigidos pelo edital, no período de 24 a 28 de fevereiro, para o correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br. São eles: Diploma registrado de conclusão do curso de nível superior do curso de Licenciatura Plena para a função temporária que concorreu, expedido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral estão entre a documentação solicitada. A documentação será analisada preliminarmente pela Coordenação de Provimento e Movimentação.

Os aprovados no Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer à sede da SEC, na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos da documentação (em original e fotocópia) relacionada no edital no referido prazo, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Já aqueles selecionados para atuarem no interior do estado deverão comparecer nas sedes dos seus respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) com a documentação (original e fotocópia) listada no edital e já remetida ao endereço eletrônico, nos mesmos período e horários.

A convocação de professores através do Reda integra o conjunto de ações adotadas pela Secretaria da Educação visando o provimento de pessoal para garantir o pleno funcionamento do ano letivo nas escolas estaduais, oportunizando aos estudantes o direito de aprender. O Processo Seletivo Simplificado ofertou o total de 1.119 vagas para o cargo de professor da Educação Básica, já tendo sido habilitados 10.088 candidatos em 27 convocações. A SEC informa que o candidato que não atender a esta convocação, na forma e no prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.

Fonte: Ascom/SEC

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Governo do Estado publica editais para contratações de novos profissionais da Educação.

Fotos: Memo Soul

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado (DOE), novos editais para contratação de Mediadores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), Professores da Educação Profissional e Professores da Educação Indígena. As seleções serão realizadas pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e as contratações por meio de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Ao todo, estão sendo ofertadas 667 vagas para Mediadores do Emitec, conforme a Resolução nº 12/2024. Já para Professor da Educação Indígena, a seleção contempla 152 vagas, autorizadas pela Resolução nº 11/2024. Além disso, o edital para Professor da Educação Profissional disponibiliza 668 vagas, seguindo as orientações da Resolução nº 13/2024.

Os editais com todos os critérios, regras e prazos para inscrição estão disponíveis para consulta no portal da educação (http://www.ba.gov.br/educacao), reforçando o compromisso da SEC com a ampliação da oferta educacional e a valorização do ensino nas diversas modalidades da rede estadual.

Fonte: Ascom/SEC

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Jornada Pedagógica 2025 discute educação inclusiva e o futuro da aprendizagem em Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (19), a Jornada Pedagógica 2025, um evento fundamental para a reflexão e o planejamento das ações educacionais no município. Com o tema “Educar e incluir”, o encontro aconteceu no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes, reunindo autoridades, educadores e representantes de diversas instituições para debater os desafios e avanços da educação.

A programação incluiu palestras que discutiram temas como as dificuldades e avanços na implementação da educação inclusiva nas escolas e a importância do autocuidado para os profissionais da educação. O evento também contou com momentos culturais e discussões sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e sobre os desafios e oportunidades da tecnologia na educação, apontando caminhos para superar obstáculos e explorar novas possibilidades para o futuro da aprendizagem, além de um mesa-redonda, trazendo uma discussão sobre o tema “Educação Inclusiva: onde cada pessoa encontra seu lugar”.

A Jornada Pedagógica 2025 reforçou o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a educação. A administração municipal segue empenhada em construir uma cidade melhor por meio da valorização dos profissionais da educação, da inclusão e do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao ensino de qualidade para todos.

Fotos: Nadson Carvalho / Sucom

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Prefeitura de Ilhéus abre seleção com 433 vagas temporárias na educação.

A Prefeitura de Ilhéus lançou o edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de 433 profissionais da educação. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

– Professor/Docente (Educação Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Finais, EJA 1 e 2): 299 vagas
– Supervisor/Orientador: 20 vagas
– Intérprete de Libras: 7 vagas
– Profissional de Apoio à Inclusão Escolar: 25 vagas
– Agente de Manutenção de Infraestrutura (Auxiliar de Serviços Gerais): 38 vagas
– Agente de Nutrição Escolar (Merendeira): 34 vagas
– Vigilante (Porteiro): 10 vagas
– Além das vagas imediatas, haverá formação de cadastro reserva para todos os cargos.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas de forma presencial, nos dias 21 a 24 de fevereiro, no Teatro Municipal de Ilhéus. O processo seletivo será realizado por meio de Avaliação Curricular de Títulos e Documentos, com caráter classificatório e eliminatório. A lista com o resultado preliminar está prevista para ser divulgada no dia 27 de fevereiro no Diário Oficial.

Para mais detalhes, acesse o Edital nº 001/2025 e acompanhe as atualizações nos meios oficiais de comunicação da Prefeitura de Ilhéus.

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Estudantes da rede estadual criam aplicativo para incentivar coleta seletiva em Ilhéus.

Fotos: Tita Moura

No Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (NTE 5), em Ilhéus, estudantes do curso técnico em Administração desenvolveram o Coopeteck, um aplicativo que estimula a coleta seletiva no município. A iniciativa reflete os investimentos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) em infraestrutura, tecnologia e projetos voltados para a pesquisa, incentivando os estudantes a criarem soluções para desafios sociais e ambientais.

O Coopeteck busca otimizar o agendamento da coleta seletiva e fortalecer a economia solidária, aproximando cidadãos e cooperativas de reciclagem. Com um sistema de recompensas e gamificação, a plataforma incentiva a participação ativa da comunidade e amplia a produtividade de cooperativas como a Coolimpa, que, atualmente, atende mais de 700 residências e coleta cerca de 42 toneladas de recicláveis por mês, beneficiando 30 catadores associados.

Idealizado pelos estudantes Emilly dos Santos e Ícaro Silva Santos, sob a orientação das professoras Nádia de Carvalho, Maria Tavares e Karla Belém, o aplicativo permite que usuários encontrem cooperados próximos, por meio de geolocalização em tempo real. Além disso, a ferramenta organiza a separação e destinação correta dos resíduos, tornando a coleta mais eficiente e sustentável. “Com um banco de dados estruturado, podemos ampliar a adesão da população e melhorar a produtividade das cooperativas”, explicam os criadores do projeto.

Fotos: Tita Moura

Participar da iniciativa foi uma experiência transformadora para a estudante Emilly dos Santos. Ela revela que o projeto a fez enxergar como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para a resolução de problemas reais, principalmente aqueles de impactos sociais, econômicos e ambientais. “Pude aplicar, na prática, conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades como pesquisa, comunicação e inovação, além de desenvolver minha visão crítica sobre a sustentabilidade. O incentivo à inovação científica foi fundamental neste processo, porque permitiu explorar soluções para desafios concretos e entender a importância do meu papel como cidadã”, afirma.

A estudante destaca, ainda, que a experiência ampliou sua formação, tornando-a mais consciente e preparada para agir em prol da sociedade. “O aprendizado vai muito além da teoria, porque a gente faz parte da mudança”, avalia. Para a professora Nádia de Carvalho, o projeto é um exemplo concreto de como a tecnologia e a educação podem transformar a sociedade e promover um aprendizado significativo para os estudantes e impacto positivo também para a comunidade envolvida. “Quando conseguimos integrar o conhecimento técnico e sustentável, a inovação social, dentro de um ambiente de sala de aula, é muito bom porque fortalece o interesse do aluno e seu compromisso com a sociedade para um futuro mais colaborativo e sustentável”, ressalta.

O Coopeteck está em fase de testes com um grupo restrito de usuários e a equipe segue aprimorando funcionalidades com base no feedback recebido. O sistema de pontuação e ranking torna o processo mais dinâmico, incentivando a adesão da comunidade e garantindo benefícios, tanto para os catadores, quanto para os cidadãos.

Fonte: Ascom/SEC

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Governo do Estado convoca novos profissionais para atuar na rede estadual de ensino.

Foto: Amanda Chung- Ascom/SEC

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial deste sábado (15), a convocação de candidatos aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na rede estadual de ensino. A medida tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais da Educação e assegurar a qualidade do ensino público no Estado. Foram convocados 36 candidatos para a atuação como mediador, 314 para o cargo de professor do Ensino Profissional e 382 para a função de professor da Educação Básica.

A convocação foi feita com base no resultado final do Processo Seletivo Simplificado, referente ao Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022 e ao Edital SEC/SUDEPE nº 19/2022.

Os convocados devem, entre os dias 17 e 26 de fevereiro de 2025, encaminhar os documentos digitalizados para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br para que seja feita a análise preliminar pela Coordenação de Provimento e Movimentação. Após essa etapa, os aprovados designados para a atuação no Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26, em Salvador, deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos dos documentos originais e suas respectivas cópias. Os candidatos aprovados para lotação no interior do Estado devem se apresentar à sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) correspondente, também portando a documentação original e as cópias exigidas. O não cumprimento das exigências dentro do prazo estabelecido resultará na perda do direito ao ingresso na função temporária, independentemente do motivo.

A documentação exigida inclui diploma de conclusão do curso de nível superior correspondente à função temporária para a qual o candidato foi aprovado, títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, documentos de dependentes, conta corrente do Banco do Brasil, título de eleitor com comprovantes de votação dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral, ato de exoneração ou requerimento de exoneração para quem ocupa cargo público inacumulável, declaração de bens e comprovante de inscrição no PIS/PASEP, entre outros. A lista completa pode ser consultada nos editais disponíveis no site da Secretaria da Educação.

Fonte: Ascom/SEC

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Bahia amplia educação em tempo integral da rede estadual com novos investimentos em 2025.

Foto: Emerson Santos/SEC

A educação em tempo integral tem se consolidado como uma das principais estratégias da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para fortalecer o ensino público. Este ano, a rede estadual conta com mais de 135 mil estudantes matriculados nessa modalidade de ensino, o que representa um aumento de 42% em relação a 2024.  Os números refletem o avanço da política educacional que visa ampliar as oportunidades de aprendizagem e garantir um ensino mais qualificado.

A superintendente de Política para a Educação Básica, Helaine Souza, destaca a importância dessa oferta na rede estadual. “A política da Educação Integral fala diretamente da vida das pessoas. Quando ampliamos a jornada escolar com o tempo integral, aumentamos as oportunidades dos estudantes aprenderem e se desenvolverem de forma plena. Este ano, as matrículas no Tempo Integral tiveram um acréscimo significativo. Este é um pacto com a sociedade que melhora o desenvolvimento da Bahia, a vida das pessoas e garante a esses estudantes todas as potencialidades que a educação e a escola pública têm”.

Para garantir a ampliação da educação integral, o Governo do Estado tem investido fortemente na infraestrutura escolar. Para o período de 2023 a 2025, o orçamento destinado à Educação é estimado em R$ 9,2 bilhões, possibilitando uma série de melhorias na rede estadual, incluindo a construção de 244 novas unidades escolares, sendo 76 já entregues; 58 em fase de conclusão; 90 em execução ou a iniciar e; 20 em fase de licitação. Além disso, 146 unidades escolares foram ampliadas e 155, modernizadas. São intervenções que contribuem para a melhoria das condições de ensino, proporcionando aos estudantes um ambiente mais adequado ao aprendizado e à permanência na escola.

Sobre a educação integral

A expansão desse modelo educacional está alinhada ao Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2023 pelo Governo Federal, que busca fomentar a ampliação das matrículas na Educação Básica com apoios técnico e financeiro, beneficiando principalmente os estudantes em maior situação de vulnerabilidade social. Na Bahia a educação em tempo integral é regida pela Lei Estadual nº 14.359/2022 e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 21.469/2022 e Portaria nº 1.475/2022. A implementação dessa política ocorre por meio do Programa de Educação Integral (ProEI), que faz parte dos dez compromissos para fortalecer a escola pública, dentro do Programa Todos pela Escola.

Fonte: Ascom/SEC

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