Portti em movimento: Raquel Reis mergulha nas tendências globais da arquitetura.

A arquiteta Raquel Reis, do escritório Portti, reforça seu posicionamento como um dos principais nomes da nova arquitetura contemporânea do sul da Bahia ao protagonizar uma imersão internacional por grandes centros criativos da Europa.

Após sua participação na Expo Revestir, em São Paulo — o maior evento de acabamentos da América Latina —, Raquel seguiu para um tour pela Europa que começou na França (Paris e o Parque da Disney), passou pela Suíça, Itália (Milão, Maranello, San Gimignano, Pisa, Florença, Roma e Vaticano) e se encerrará em Portugal, no fim de abril.

O ponto alto da viagem foi sua presença na 63ª edição do Salone del Mobile, evento central da Milan Design Week. Reconhecido como o maior e mais prestigiado encontro mundial de design, mobiliário e arquitetura, o Salone é um verdadeiro termômetro da inovação no setor, com mais de 360 mil visitantes e a presença das principais marcas e profissionais do mundo.

Raquel mergulhou nas tendências, formas, materiais e conceitos que estão moldando o futuro do morar. Também explorou referências pelas cidades europeias, onde destacou a harmonia entre tradição e vanguarda.

Essa atualização constante reafirma o compromisso da Portti com uma arquitetura autoral, disruptiva, funcional e sofisticada. Os projetos assinados por Raquel se destacam por traduzir um conceito de morar com estética, propósito e identidade — revelando uma arquitetura com alma, movimento e significado.

Comente primeiro

Festival Cena Local Solar Une Música, cultura e sustentabilidade em Itacaré.

Itacaré recebe, de 18 a 20 de abril, o Festival Cena Local Solar, uma celebração da cultura local com música, oficinas e muita sustentabilidade. Tudo gratuito e espalhado por três pontos da cidade: Praça das Mangueiras (18/04), Vila Marambaia (19/04) e Taboquinhas (20/04).

Organizado pela Associação dos Profissionais da Música de Itacaré (APMI) e pelo coletivo Música na Árvore Solar – pioneiro em eventos com energia limpa –, o festival tem apoio do governo estadual, com fomento da Lei Paulo Gustavo e da prefeitura. A estrutura será abastecida por energia solar, alinhando diversão e consciência ambiental.

Doze bandas locais sobem ao palco em três noites de festival, mostrando a riqueza das identidades culturais. Cada dia terá quatro shows, com ritmos e estilos diversos.

Além dos shows, o festival realizará ainda três oficinas gratuitas que prometem agitar o público: Capoeira (Tribo do Porto) – com Mestre Comprido ensinando toques de berimbau, samba de roda e maculelê; Ritmos de Terreiro (Assentamento Marambaia) – explorando congas, pandeiros e agogôs; e Percussão com material reciclado (Escola Gov. Paulo Souto) – criando instrumentos com itens que seriam simplesmente descartados como lixo comum.

“Queremos mostrar que é possível fazer cultura sem agredir ao planeta”, diz André Trindade, um dos organizadores. Toda a energia vem do sol, e as oficinas reforçam essa mensagem. Imperdível, gratuito e para todos!”, ratificou.

Informações completas podem ser obtidas através do número de telefone / WhatsApp (73) 9 8809 3838.

Serviço

 O quê: Festival Cena Local Solar

Local: Itacaré, Bahia

Quando: 18, 19 e 20 de abril (sexta, sábado e domingo)

Público-alvo: observar classificações indicativas (faixa etária, características personalíssimas) de cada uma das iniciativas ofertadas, entre shows e oficinas

Investimento: Tudo gratuito!

Comente primeiro

Mutirão de Saúde na Aldeia Tupinambá: Parceria e Adesão em Prol da Comunidade.

No último sábado, 15 de fevereiro de 2025, a Escola Estadual Tupinambá de Olivença se tornou palco de um grande mutirão de saúde, que garantiu mais de 500 atendimentos e exames gratuitos para a comunidade. Sob o lema do Instituto Sagrado Coração de Jesus – Acolher, Servir e Cuidar, o evento reafirmou o compromisso com a promoção da saúde acessível e de qualidade para todos.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma forte parceria com lideranças indígenas, que mobilizaram a comunidade, e pelo apoio essencial dos agentes de saúde e profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). Entre os presentes, destacaram-se Gildo Cacique, presidente do Conselho Local de Saúde Indígena e conselheiro estadual de saúde indígena da Bahia, e Leandro Tupinambá, presidente do CONDISI-BA.

Em sua fala, Gildo Cacique expressou sua gratidão pelo sucesso do mutirão:
“Em nome do povo Tupinambá, agradeço por esta iniciativa que, por meio de uma parceria sólida, garantiu a oferta de mais de 500 atendimentos e exames, promovendo saúde e bem-estar em nossa comunidade.”
Já Leandro Tupinambá destacou a importância da união de esforços para transformar realidades:
“Participamos de um movimento que mobiliza diversos setores para proporcionar serviços de saúde gratuitos e de qualidade. Este mutirão é um exemplo claro de como a colaboração pode fazer a diferença, assegurando que todos tenham acesso aos cuidados necessários.”

Durante o evento, a comunidade teve acesso a uma variedade de serviços essenciais, incluindo triagem para medição de pressão e glicemia, coletas de exames, ECG, ultrassonografia, além de consultas com especialistas – entre eles clínico geral, pediatra, otorrino, ortopedista e cardiologista. Também foram ofertados atendimentos em odontologia, cirurgia geral e ações preventivas, todos realizados com o suporte fundamental dos agentes de saúde e profissionais da SESAI.
Encerrando a manifestação de solidariedade, Rafael Klecius, superintendente do Instituto Sagrado Coração de Jesus, reforçou a missão da instituição:

“Nosso mutirão é a prova de que a união de esforços transforma vidas. A parceria com lideranças indígenas e o engajamento dos agentes de saúde reforçam nosso compromisso de acolher, servir e cuidar da comunidade com respeito, inclusão e excelência.”
O evento representou um marco na promoção da saúde pública, evidenciando o impacto positivo das parcerias entre lideranças indígenas, instituições governamentais, profissionais de saúde e a sociedade civil na construção de uma comunidade mais saudável e unida.

Comente primeiro

Cozinhas Solidárias são inauguradas em Itajuípe e Feira de Santana.

Foto: Rarielle Rodrigues/Seades

Dia histórico para o Acampamento Genivaldo Alves, no município de Itajuípe. Com muita luta e organização, foi inaugurada no último sábado (15) a Cozinha Solidária Terra Justa, que será fundamental na preparação e distribuição de refeições para a população em situação de vulnerabilidade em diversos bairros.

A cerimônia contou com a presença da Superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), Fernanda Silva, e da Dirigente Nacional do MST na Bahia, Eliane Oliveira, reafirmando o compromisso coletivo na luta contra a fome.

Também foi entregue uma Casa de Farinha Móvel, equipamento que vai fortalecer a inclusão socioprodutiva da comunidade e do entorno.

As iniciativas fazem parte das estratégias de promoção da segurança alimentar e nutricional do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e, no município, conta com a parceria do MST.

No domingo (16) foi a vez do município de Feira de Santana receber mais uma Cozinha Comunitária e Solidária, que funcionará no bairro Feira X. A entrega foi realizada na Associação Estadual de Moradores dos Conjuntos Habitacionais da URBIS. A previsão é distribuir 200 quentinhas de alimentos para os beneficiados.

De acordo com a superintendente da SISA, Fernanda Silva, as entregas contribuem para o fortalecimento da segurança alimentar na Bahia. “Estamos de mãos dadas com a sociedade civil e com os movimentos sociais para combater a fome no nosso estado. Com isso, garantimos alimento saudável, que vem do campo, com qualidade e valor nutricional”, pontuou.

A dirigente do MST na Bahia, Eliane Oliveira, ressalta a importância da inauguração para a população beneficiada. “A Cozinha Solidária é muito importante porque o espaço vai amparar muita gente que necessita de uma refeição adequada. Seguimos firmes nessa luta”, disse.

Fonte: Ascom/Seades

Comente primeiro

Em Amsterdam, Marco Lessa propõe união de países em favor dos pequenos produtores de cacau.

Nesta quarta-feira (5) o Chocoa Amsterdam, um dos principais eventos do mundo do cacau e chocolate, fez sua inauguração oficial e convidou Marco Lessa para  abrir o evento e dar um breve discurso. Único orador estrangeiro na cerimônia, Lessa defendeu os pequenos produtores de cacau e propôs um pacto mundial do setor.

“É fundamental que os países se unam em torno dos pequenos produtores de cacau. Podemos debater chocolate, insumos, produção, logística, tudo, mas o foco principal deve ser o pequeno produtor de cacau”, afirmou Lessa.

Considerado o embaixador do cacau do Brasil, o empresário ainda fez uma defesa ao cacau brasileiro, que aparece em sexto lugar no ranking de produtores, atrás de Costa do Marfim, Gana, Equador, Camarões e Nigéria. A área de cultivo brasileira é de cerca de 700 mil hectares e estima-se que a produção, em 2024, tenha atingido mais de  200 mil toneladas.

“O cacau brasileiro é um dos melhores do mundo e cada vez mais o país tem melhorado sua amêndoa e isso tem sido reconhecido com diversos prêmios vencidos por produtores, principalmente de Bahia e Pará, que são os dois maiores do país”, reforçou Marco Lessa,  criador do Chocolat Festival, que já teve mais de 40 edições no Brasil e exterior, e do Brasil Origem Week, feira que leva produtos brasileiros autorais e sustentáveis para o mundo.

LINK DE FOTOS

https://bit.ly/410nnPL

SOBRE MARCO LESSA
Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.

Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.

SOBRE O CHOCOLAT FESTIVAL

O Chocolat Festival é o maior evento dedicado ao chocolate e cacau na América Latina e um dos principais no cenário global. Criado em 2009 em Ilhéus, Bahia, com o objetivo de aproximar a cadeia produtiva do consumidor, o festival promove o cacau e seus derivados como elementos fundamentais para o desenvolvimento da indústria, da agricultura, do turismo e da gastronomia. O evento conta com a participação de marcas nacionais e internacionais, oferecendo uma ampla variedade de chocolates de Origem, Premium e Gourmet, além de proporcionar experiências sensoriais, exposições de arte, e uma programação cultural diversificada.

Com 40 edições realizadas em cidades do Brasil e em Portugal, o Chocolat Festival  já atraiu mais de 1,5 milhão de visitantes e contribuiu significativamente para o crescimento do setor de cacau e chocolate. O Festival incentiva ainda a produção verticalizada de cacau e a fabricação de chocolates com alto teor de cacau, livres de conservantes, colaborando para o surgimento de mais de 350 marcas brasileiras de “bean to bar”, especialmente nas regiões produtoras da Bahia e Pará, que hoje são polos de chocolates amazônicos e brasileiros de alto valor agregado.

Além de movimentar o mercado interno, o festival fortalece o setor no cenário internacional, levando produtores de chocolate de origem brasileira ao conhecimento global. O evento também promove debates e workshops com chefs e especialistas renomados, fortalecendo as principais tendências do mundo do chocolate, o que contribui para o crescimento do setor chocolateiro brasileiro, impulsionado por um público cada vez mais interessado em produtos de alta qualidade.

Comente primeiro

Axé TBT: Fevereiro Será Marcado por Evento Imperdível.

O projeto contará com um time de estrelas de peso, com a participação de três ilheenses empoderadas que dominam a cena musical: Simone Lessa, Rebeca Leal e Kelly Fonteley, a revelação que conquistou Salvador e agora retorna a Ilhéus exclusivamente para participar do Axé TBT. Além delas, Sérgio Setúbal, cantor apaixonado por Axé Music, Rogério Cachorrão, vocalista da banda Axé Beach e idealizador do projeto Axé TBT, também marcarão presença, com um show especial que homenageará grandes nomes como Ivete Sangalo, Margareth Menezes e Márcia Freire.

E as surpresas não param por aí! O Balancinho do SL também subirá ao palco com um show de pagode que incorpora elementos do Axé, prometendo um repertório repleto de sucessos que farão todo mundo dançar.

O evento, criado com o intuito de celebrar a beleza de Ilhéus e promover o encontro de artistas locais, é gratuito! A entrada é franca, mas é importante ficar ligado nas redes sociais do evento, pois a capacidade do @fachadaloungebar é limitada. Uma lista VIP será divulgada na semana do evento, então fique de olho para garantir seu lugar nesta grande festa!

Não perca a chance de vivenciar momentos inesquecíveis ao som do melhor do Axé, em um cenário paradisíaco e com um time de artistas que farão história!

Comente primeiro

Carnaval 2025 – MPBA recebe vice-governador e representantes de camarotes para alinhar ações no Carnaval de Salvador.

O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, e o vice-governador do Estado da Bahia, Geraldo Júnior, promoveram nesta segunda-feira, 20, uma reunião para discutir a atuação integrada do Ministério Público do Estado da Bahia no Carnaval de Salvador. Também na manhã de hoje foi realizada uma reunião com representantes de camarotes de Salvador para discutir os preparativos para o Carnaval 2025.

Geraldo Júnior será, pelo terceiro ano consecutivo, coordenador do Carnaval da Bahia. O encontro, que aconteceu na sede do MPBA, no CAB, teve como objetivo apresentar ao vice-governador o plano de atuação da Instituição nos dias de folia, que, neste ano, será coordenado pelos promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues. Os coordenadores apresentaram os principais eixos temáticos de atuação do MPBA no carnaval, com destaque para a segurança pública, o meio-ambiente, a saúde, a proteção das crianças e dos adolescentes e os direitos humanos. Além disso, os promotores de Justiça ressaltaram o papel do Ministério Público como indutor de políticas públicas e de promoção do diálogo interinstitucional.

Reunião com representantes de camarotes de Salvador

O encontro, que também ocorreu na sede do MPBA, no CAB, teve como objetivo aprofundar a parceria entre o MP baiano e os camarotes que atuam na capital, a fim de reforçar as boas práticas relacionadas à segurança dos foliões, tais como a correta sinalização das saídas de emergência, cumprimento das normas de acessibilidade e proibição de venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Além disso, durante a reunião foram apresentadas as novas sugestões apontadas pelos representantes dos camarotes antes do período festivo.

Participaram da reunião os coordenadores do Plantão Integrado do MP no Carnaval, os promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues; e as promotoras de Justiça Ana Emanuela Rossi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional a Criança e Adolescente (Caoca) e Sara Gama, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid). O promotor de Justiça Artur Ferrari destacou a relevância da atuação do MPBA no carnaval e a realização de reuniões de alinhamento. “Nosso papel é garantir que os direitos dos foliões sejam respeitados, garantindo atuação nas diversas frentes que possuímos, a fim de promover mais segurança para o protagonista da festa, o folião”, afirmou.

Os representantes dos camarotes tiveram a oportunidade de abordar aspectos positivos decorrentes da atuação conjunta do MPBA, como o trabalho exercido no combate à violência contra a mulher e exploração de crianças e adolescentes, além de trazer pontos de melhorias para o carnaval de 2025, relacionados à sustentabilidade, avaliação do prazo de montagem e desmontagem das estruturas dos camarotes na capital e a promoção de trabalho contínuo fora do período carnavalesco. O promotor de Justiça Audo Rodrigues também reforçou a importância da parceria entre a instituição e os camarotes. Estiveram presentes no encontro representantes dos Camarotes Salvador; Glamour; Ondina; e o presidente da Associação Baiana dos Camarotes (ABC), Clínio Bastos.

Crédito das fotos: Humberto Filho/Cecom MPBA

Comente primeiro