Ibirapitanga celebra o dia de Nossa Senhora do Carmo com fé e tradição.
Missa solene presidida por Dom Giovanni Crippa, procissão e cultura marcam o dia da Padroeira
Um dos momentos mais aguardados do calendário religioso, de Ibirapitanga, é o Dia da Padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Esta quarta-feira (16) foi marcada por uma programação especial, preparada com carinho pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que reuniu centenas de fiéis em momentos de oração, confraternização e celebração cultural.

A programação teve início com a Missa Solene celebrada por Dom Giovanni Crippa, bispo da Diocese de Ilhéus, na Igreja Matriz. Em seguida, foi oferecido um almoço comunitário reunindo grupos pastorais, lideranças e fiéis de diversas comunidades. A banda “Bem Bolado” animou o momento cultural com muita música e alegria. Já no final da tarde, a tradicional procissão com a imagem da Padroeira percorreu as ruas da cidade, acompanhada por um mini trio e um grande número de devotos.
Os festejos deste ano tiveram como tema central: “Peregrinos de Esperança na vivência dos sacramentos”, e foram precedidos por nove noites de novenário, com uma intensa programação litúrgica, reflexões temáticas, quermesse, venda de lembranças religiosas e atividades culturais.
O pároco, Padre Wellington Quaresma Lobo, destacou a importância da festa como um momento de renovação espiritual e de união comunitária. “Com imensa alegria nos reunimos mais uma vez para rendermos graças a Deus por meio da intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria. Esta festa é um verdadeiro retiro espiritual. É tempo de renovação dos laços entre os membros da nossa comunidade. Agradecemos ao comércio local, aos empresários, à Câmara Municipal e à Prefeitura de Ibirapitanga, na pessoa do prefeito Jé, pelo apoio com a estrutura do evento. Também agradecemos, de forma muito especial, à primeira-dama Lucélia, que esteve presente e atuante, coordenando junto com sua equipe os grupos pastorais e movimentos. Que Nossa Senhora cubra a todos com seu manto, protegendo nossa cidade e nossas famílias.”
Presente nas celebrações, o prefeito Jé Assunção destacou o significado da data para o povo ibirapitanguense. “Celebrar Nossa Senhora do Carmo é renovar a fé e reforçar os valores que unem a nossa cidade. Ficamos felizes em poder colaborar com essa festa tão bonita e importante, que reúne fé, cultura e tradição.”
O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita, Val de Gude, a primeira-dama Lucélia Barbosa, secretários municipais, vereadores, lideranças religiosas e políticas, além de centenas de fiéis das comunidades.
A programação segue até o próximo sábado (20), com a missa às 10h, a coroação do rei e da rainha mirim da Festa da Padroeira, uma tradição que está sendo resgatada, além de show ao vivo com Matheus Araújo e o tradicional bingo comunitário.







Geraldo Júnior será, pelo terceiro ano consecutivo, coordenador do Carnaval da Bahia. O encontro, que aconteceu na sede do MPBA, no CAB, teve como objetivo apresentar ao vice-governador o plano de atuação da Instituição nos dias de folia, que, neste ano, será coordenado pelos promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues. Os coordenadores apresentaram os principais eixos temáticos de atuação do MPBA no carnaval, com destaque para a segurança pública, o meio-ambiente, a saúde, a proteção das crianças e dos adolescentes e os direitos humanos. Além disso, os promotores de Justiça ressaltaram o papel do Ministério Público como indutor de políticas públicas e de promoção do diálogo interinstitucional.
O encontro, que também ocorreu na sede do MPBA, no CAB, teve como objetivo aprofundar a parceria entre o MP baiano e os camarotes que atuam na capital, a fim de reforçar as boas práticas relacionadas à segurança dos foliões, tais como a correta sinalização das saídas de emergência, cumprimento das normas de acessibilidade e proibição de venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Além disso, durante a reunião foram apresentadas as novas sugestões apontadas pelos representantes dos camarotes antes do período festivo.
Participaram da reunião os coordenadores do Plantão Integrado do MP no Carnaval, os promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues; e as promotoras de Justiça Ana Emanuela Rossi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional a Criança e Adolescente (Caoca) e Sara Gama, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid). O promotor de Justiça Artur Ferrari destacou a relevância da atuação do MPBA no carnaval e a realização de reuniões de alinhamento. “Nosso papel é garantir que os direitos dos foliões sejam respeitados, garantindo atuação nas diversas frentes que possuímos, a fim de promover mais segurança para o protagonista da festa, o folião”, afirmou.