Cozinhas Solidárias são inauguradas em Itajuípe e Feira de Santana.

Dia histórico para o Acampamento Genivaldo Alves, no município de Itajuípe. Com muita luta e organização, foi inaugurada no último sábado (15) a Cozinha Solidária Terra Justa, que será fundamental na preparação e distribuição de refeições para a população em situação de vulnerabilidade em diversos bairros.
A cerimônia contou com a presença da Superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), Fernanda Silva, e da Dirigente Nacional do MST na Bahia, Eliane Oliveira, reafirmando o compromisso coletivo na luta contra a fome.

Também foi entregue uma Casa de Farinha Móvel, equipamento que vai fortalecer a inclusão socioprodutiva da comunidade e do entorno.
As iniciativas fazem parte das estratégias de promoção da segurança alimentar e nutricional do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e, no município, conta com a parceria do MST.
No domingo (16) foi a vez do município de Feira de Santana receber mais uma Cozinha Comunitária e Solidária, que funcionará no bairro Feira X. A entrega foi realizada na Associação Estadual de Moradores dos Conjuntos Habitacionais da URBIS. A previsão é distribuir 200 quentinhas de alimentos para os beneficiados.


De acordo com a superintendente da SISA, Fernanda Silva, as entregas contribuem para o fortalecimento da segurança alimentar na Bahia. “Estamos de mãos dadas com a sociedade civil e com os movimentos sociais para combater a fome no nosso estado. Com isso, garantimos alimento saudável, que vem do campo, com qualidade e valor nutricional”, pontuou.
A dirigente do MST na Bahia, Eliane Oliveira, ressalta a importância da inauguração para a população beneficiada. “A Cozinha Solidária é muito importante porque o espaço vai amparar muita gente que necessita de uma refeição adequada. Seguimos firmes nessa luta”, disse.
Fonte: Ascom/Seades