Prefeitura de Itabuna executa serviço de limpeza e manutenção de redes de drenagem no Lomanto.

Para evitar transtornos causados por alagamentos nos períodos chuvosos e melhorar as condições de vida das pessoas, a Prefeitura de Itabuna, através da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo está executando o trabalho de limpeza da rede de drenagem em diversos bairros da cidade, além de bueiros.

Nesta segunda-feira, dia 10, a atuação da equipe da Superintendência começou com o serviço de limpeza da rede de drenagem na Rua Neiva de Oliveira, no Lomanto. Segundo o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho, o trabalho foi uma solicitação dos moradores, embora já estivesse na programação da Superintendência de Serviços Públicos.

“Desde a enchente de 2021 que nosso trabalho é preventivo. Nós sempre realizamos limpeza de bueiros, canais e redes de drenagem para evitar pontos de alagamentos e transtornos para a população nos períodos de chuvas”, comentou Sousa Lino.

Legenda: Prefeitura de Itabuna executa serviço de limpeza e manutenção de redes de drenagem no Lomanto – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna executa serviço de limpeza e manutenção de redes de drenagem no Lomanto – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna executa serviço de limpeza e manutenção de redes de drenagem no Lomanto – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna executa serviço de limpeza e manutenção de redes de drenagem no Lomanto – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Itabuna apresenta mais avanços na área da Saúde e ainda vem muito mais por aí.

Muitos foram os avanços registrados na Saúde de Itabuna nos últimos quatro anos e nada melhor do que o prefeito Augusto Castro (PSD) iniciar um novo mandato com muito trabalho ainda pela frente, o que mostra que a Administração Municipal está em sintonia com as demandas da população.

O trabalho executado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está sob comando da médica Lívia Mendes Aguiar. As ações incluem entregas em estrutura e investimentos, mutirões e campanhas, eventos técnico-científicos, atualizações em serviços e muito mais que ainda será feito.

Entre as ações, Mutirão de Serviços da Mulher, com mais de 1.000 pacientes assistidas com serviços de saúde, promoção social e esporte e campanhas. Também foi realizado o Mutirão de Mamografias, em parceria com o Governo do Estado, que resultou em mais de 1.000 atendimentos.

“O Mega Mutirão de Saúde foi outra importante ação, com mais de 24 mil pessoas atendidas. Assim como o Mutirão de Odontologia, em que foram realizados mais de 300 atendimentos”, lembrou a secretária.

Ela também citou a entrega de mais de dois mil óculos de grau aos pacientes do Mutirão de Saúde e para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, por meio do projeto de incentivo à saúde visual: “Criança com Visão, Futuro na Mão. Um Novo Olhar na Educação”. Esta iniciativa foi realizada em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e da Educação.

A secretária ressaltou o início da Campanha de Vacinação contra o Covid-19 e os mutirões de combate ao Aedes aegypti realizados pela Divisão de Endemias, que resultaram na redução do índice de infestação de 8.4 para 3.6, em 2023, 0,67% no ano passado.

Na área de Eventos Técnico-Científicas, foram realizados: Seminário Integrativo da Saúde, 1º Seminário de Políticas de Equidade no SUS, 1º Seminário de Vigilância em Saúde, 1ª Mostra da Atenção Primária “APS aqui tem SUS”.

Sobre as atualizações em serviços: reativação do Serviço de Saúde Bucal, em 10 Unidades Básicas de Saúde, e implantação do Pré-Natal de Alto Risco.

Também houve o retorno dos atendimentos noturnos do Consultório de Rua, implantação da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e implantação das equipes eMulti nos postos de saúde.

Ainda houve a transferência do serviço do CEPRON para a Policlínica Municipal 2 de Julho, garantindo assim mais comodidade aos servidores e pacientes.

Quando se fala em novidades, a Prefeitura de Itabuna está trabalhando intensamente para a entrega da requalificação e ampliação do Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Também haverá a entrega da segunda etapa (Hemodiálise) do Novo Hospital São Lucas, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), e entrega da requalificação da UBS José Edites dos Santos, no São Caetano.

Legenda: Itabuna apresenta mais avanços na área da Saúde e ainda vem muito mais por aí – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Itabuna apresenta mais avanços na área da Saúde e ainda vem muito mais por aí – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Itabuna apresenta mais avanços na área da Saúde e ainda vem muito mais por aí – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Itabuna apresenta mais avanços na área da Saúde e ainda vem muito mais por aí – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Itabuna apresenta mais avanços na área da Saúde e ainda vem muito mais por aí – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Itabuna apresenta mais avanços na área da Saúde e ainda vem muito mais por aí – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Itabuna apresenta mais avanços na área da Saúde e ainda vem muito mais por aí – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Itabuna apresenta mais avanços na área da Saúde e ainda vem muito mais por aí – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Prefeitura abre cadastro do PROATE para 500 vagas de emprego em Itabuna.

A Prefeitura de Itabuna abriu cadastro no banco de dados do Programa de Apoio ao Trabalhador e às Empresas (PROATE) para 500 vagas de emprego nesta semana. As inscrições para seleção serão escalonadas ao longo da semana no Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano, e no Centro de Cultura Adonias Filho na terça e sexta-feira e no sábado.

Segundo o coordenador do PROATE, Luiz Amaral, nesta segunda-feira estão sendo oferecidas 70 vagas no Centro Administrativo. O programa de intermediação de mão de obra é vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER).

Na terça-feira, dia 11, serão 200 vagas, sendo 100 pela manhã e outras 100 à tarde no Centro de Cultura, enquanto na quarta e quinta-feira 70 vagas no turno matutino e outras 70 no vespertino, no Centro Administrativo.

Na sexta-feira e no sábado, no Centro de Cultura Adonias Filho, serão oferecidas 100 vagas pela manhã e outras 100 à tarde.

As vagas se destinam às pessoas interessadas em atuar no setor de produção da fábrica de têxteis e de moda íntima e pioneira em explorar a tecnologia “sem costura” no Brasil.

Amaral recomendou calma durante o período de cadastramento, já que as vagas serão preenchidas nos dias agendados. “Não precisa pressa. Como será escalonado se a pessoa não conseguir o cadastro num determinado dia, certamente terá sucesso em outro”, afirmou.

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna abre matriculas para o Projeto Esporte Dance até dia 14.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, abre nesta terça-feira, dia 11, entre 9 e 13 horas, matrículas para o Projeto Esporte Dance que pode ser feita na Rua Cassimiro Rego, nº 43, até sexta-feira, dia 14.

O projeto social disponibiliza 100 vagas para o público a partir de 15 anos. Para a matrícula, é necessária a apresentação de originais e fotocópias do RG, CPF e comprovante de residência.

Criado no início do primeiro mandato do prefeito Augusto Castro, o Projeto Esporte Dance visa favorecer a prática da dança com inúmeros benefícios a começar pelo próprio movimento do corpo, com ritmos e harmonia que auxiliam na correção da postura, aumento da mobilidade das articulações, melhoria do controle cardiorrespiratório.

Além disso, aprimora a coordenação motora, com o favorecimento de uma respiração correta e ainda, ajuda na defesa do organismo. “A dança é tão saudável que consegue combater até a depressão e ainda favorecer a perda de calorias”, disse a diretora da Esportes e Lazer, Sara Amorim.

As aulas acontecem na Secretaria de Esportes e Lazer, às segunda e quarta-feiras, das 17 às 18h, e na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano, às terça e quintas-feiras, também das 17 às 18 horas.

Comente primeiro

Hospital de Base de Itabuna convoca mais candidatos aprovados em concurso público.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de atenção à Saúde de Itabuna (FASI), está convocando mais candidatos aprovados no Concurso Público nº 01/2023 da Prefeitura de Itabuna. A Portaria nº 0043/2025 foi publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, dia 7.

Ao todo, são 41 candidatos aprovados no Concurso para as funções de Assistente Social, Assistente Administrativo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Nutricionista e Técnico de Radiologia. Todos estão sendo informados via correio eletrônico (e-mail) pelo Departamento Pessoal da unidade hospitalar

Os convocados devem comparecer ao RH do Hospital de Base para dar início aos processos de avaliação psicológica, recebimento de exames admissionais e a documentação para a efetivação dos contratos em um prazo de 30 dias, a partir da data de comprovação dos requisitos determinados no Edital antes de tomar posse.

Esta é a segunda chamada de aprovados no Concurso Público. A posse dos candidatos está prevista para o mês de março deste ano. Os demais candidatos aprovados deverão aguardar uma nova convocação, seguindo a lista de classificação, à medida que a instituição necessitar.

A convocação de mais uma lista de candidatos aprovados no concurso da FASI é mais um compromisso da gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), com o objetivo da renovação de profissionais do quadro de servidores municipais.

*SERVIÇO*

Local para entrega dos documentos: Setor de Departamento Pessoal do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, de segunda a sexta-feira, a partir das 9 horas.

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna registrou avanços significativos na área de Saúde com entregas e investimentos nos últimos anos.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem celebrado avanços significativos nos últimos quatro anos com entregas de estruturas e investimentos na área. Entre os anos de 2021 e 2024, a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) investiu fortemente na Saúde. Nos próximos anos, o trabalho seguirá no mesmo ritmo.

No que se refere à entregas em estruturas, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressaltou a reabertura do CEMEPI e da Maternidade Otaciana Pinto, reforma e definição de um novo local da Policlínica Municipal 2 de Julho, novas instalações para a Vigilância em Saúde e Rede Frio, nova Base do SAMU-192 e da Regulação do SAMU-192.

“Também requalificamos 21 postos de saúde, sendo que destes, 16 em convênio com a AFYA Faculdade de Ciências Médicas. Ainda reformamos a UPA 24 Horas do Monte Cristo, requalificamos o CREADH, além das novas instalações do CERPART”, informou. Também foi reformada a sede do PROSI-Hiperdia e de toda estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e construída a USF Antonio Menezes Filho, no Vila Anália, em parceria com o Governo do Estado.

Em continuidade aos serviços de entrega e de investimentos que ocorreram ao longo dos últimos quatro anos, houve ainda a entrega da CTI do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e da primeira etapa do Novo Hospital São Lucas, com mais de 27 novos leitos, e do Centro de Atenção à Mulher (CAM) Mariana Domingas Castro, primeira unidade deste porte no interior do estado.

Quando se fala nos investimentos, foram entregues 14 novos veículos novos para a Secretaria Municipal de Saúde, três ambulâncias e novo fardamento para os profissionais para do SAMU-19 e também novo fardamento e formação para os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (ACS e ACES), além de aquisição de diversos equipamentos para qualificar a prestação dos serviços.

Nas ações emergenciais, houve a abertura do Hospital de Campanha com mais de 413 pacientes assistidos durante a pandemia e implantação da Unidade Extra de Pronto Atendimento (UEPA), um Gripário Infantil e o QG da Saúde durante a enchente de 2021.

Legenda: 1. e 2. CTI do Hospital de Base. 3. Viaturas e novo fardamento do Samu-192. 4. CAM Mariana Domingas Castro. 5. USF Antonio Menezes Filho, no Vila Anália. 6. Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. 7. Novo Hospital São Lucas. – Fotos arquivo – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Prefeito de Itaju do Colônia eleito presidente da AMURC para o biênio 2025/2026.

Por aclamação e com grande participação de autoridades, prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios associados, o prefeito de Itaju do Colônia, Elder Marques Fontes (PSD), foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), , nesta quinta-feira, 6. Em conjunto com a sua diretoria, ele terá mandato no biênio 2025 – 2026.

Durante a sua fala, o prefeito Elder Fontes destacou que a AMURC é uma das instituições mais importantes da região e que conquistou, ao longo de 40 anos de fundação, uma grande representatividade política e de influência para o atendimento às pautas municipalistas que mais impactam o dia a dia do cidadão.

Ele ainda fez uma convocação a todos os prefeitos no sentido de estarem unidos para o fortalecimento da Região Cacaueira. “Nós vamos debater juntos e, por isso, vamos precisar nos unir para deliberar sobre assuntos em comuns na nossa região. Precisamos permanecer unidos para defender as pautas que influenciam diretamente nos nossos municípios”, destacou o presidente.

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Santana, destacou o trabalho de atuação da AMURC em prol do fortalecimento dos municípios, através do programa de qualificação dos servidores municipais em parceria com a instituição de ensino superior e o PROEX. Aliado a isso, colocou a instituição à disposição dos prefeitos para trabalhar em rede de colaboração.

A reitora da UFSB, Joana Guimarães Luz, destacou a grande parceria estabelecida com a Associação, desde a fundação da universidade na sede da AMURC. Ela ainda ressaltou que “está à disposição dos prefeitos para estreitar e dialogar sobre projetos e parcerias visando o desenvolvimento dos municípios”.

Na solenidade, o vice-prefeito Josué Brandão Júnior (PV) representou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), eleito 1º secretário, que cumpre agendas em Salvador e Brasília. Na sua fala fez um elogio às mulheres prefeitas e presentes ao evento de aclamação da chapa única, com uma saudação à Primeira-dama de Itabuna, Andrea Castro.

CURRÍCULO E COMPOSIÇÃO

O presidente Elder Marques Fontes (PSD) é bacharel em Direito, advogado, produtor rural e encontra-se no seu primeiro mandato como prefeito de Itajú do Colônia. A frente da presidência da AMURC, o prefeito coordenará a instituição juntamente com a seguinte diretoria de prefeitos associados:

Como 1º vice-presidente, Jairo Pereira Cruz (AVANTE), do município de Camamu; como 2º vice-presidente, Orleans Mascarenhas dos santos (PSD), do município Jussari; como 1º secretário, Augusto Narciso Castro (PSD), do município de Itabuna; como 2º secretário, Heliton Fabiano Tavares da Silva Pereira (PP) do município de Piraí do Norte; Como 1º tesoureiro, Milton Dias Cerqueira (PSD) do município de Coaraci e como 2º tesoureiro, Hermanio Leonardo Santos da Silva (PSB), do município: Floresta Azul.

No Conselho Consultivo (consórcios), o presidente Paulo César Bomfim de Oliveira (PSD), do município de Camacã; o vice-presidente Marcos Marciel Pinheiro de Jesus (PODEMOS) do município: Almadina; como secretário geral, o prefeito Salomão Brito de Cerqueira (PSD), do município de Ibicuí.

Na composição Conselho Fiscal, como titulares: o prefeito Fernando Mansur Gonzaga (PSD), de Arataca, o prefeito Reinaldo Martins de Almeida (AVANTE) de Itapé, o prefeito Sebastião Moreira (PSB) de Mascote, o prefeito Juraci Dias de Jesus (AVANTE), de Barro Preto e a prefeita Glis Laine Dòrea Alves (AVANTE) de Itapitanga.

Como suplentes, o prefeito Robson Venâncio do Nascimento (PT) de Pau Brasil, a prefeita Daiana Santos Santana (AVANTE) de Gandu, o prefeito Rodson Pereira Costa, de São José da Vitória (PODEMOS), o prefeito de Fabiano de Jesus Sampaio (PP), de Firmino Alves e David César Lousada Alvares (AVANTE) de Iguaí.

*Com informações da Ascom da AMURC

Legenda: Prefeito de Itaju do Colônia eleito presidente da AMURC para o biênio 20252026.

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna investe na ampliação da frota de veículos para o Tratamento Fora do Domicílio.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu um novo veículo para o setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que proporcionará mais conforto e segurança para os usuários que necessitam de serviços médicos especializados em outros centros. De modelo e marca Renault Master, o veículo tem capacidade para 15 lugares.

A secretária municipal de Saúde Lívia Mendes Aguiar, lembrou que o TFD prevê o deslocamento de pacientes para tratamento hospitalar, a exemplo de consultas, procedimentos e cirurgias, previamente agendadas, em outras cidades do Estado, a exemplo de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Gandu, Valença e Jequié.

“Este é um serviço essencial que sempre receberá uma atenção especial da Prefeitura de Itabuna”, comentou a secretária de Saúde.
A diretora da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Annarony Céu, a cujo setor a TFD é vinculado, informou que foram realizadas cerca de 270 viagens mensais de ônibus, carro ou ambulância para consultas e procedimentos que não são realizados no município somente no ano de 2024.

“O setor de TFD tem contado com duas Vans de suporte e uma ambulância, sendo que quando necessário, temos também um suporte de uma Minivan. Todos os dias oferecemos as condições necessárias de transporte para que 20 pacientes recebam atendimento médico especializados que somente são ofertados em outros municípios”, explicou.

Legenda: Prefeitura de Itabuna investe na ampliação da frota de veículos para o Tratamento Fora do Domicílio – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna investe na ampliação da frota de veículos para o Tratamento Fora do Domicílio – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna investe na ampliação da frota de veículos para o Tratamento Fora do Domicílio – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Prefeito Augusto Castro entrega a Praça José Alves da Nóbrega no Lomanto em clima de festa

Foi com queima de fogos e em clima de muita alegria que dezenas de moradores do Lomanto prestigiaram a inauguração da Praça José Alves da Nóbrega – Zé Touro, na noite de terça-feira, dia 4. Durante a cerimônia, o prefeito Augusto Castro (PSD) agradeceu aos moradores do bairro pela atenção e acolhimento.

O prefeito reafirmou seu compromisso de melhorar a infraestrutura da cidade, mantendo as obras e serviços como construção e requalificação de áreas de lazer e pavimentação da malha viária, além de levar água potável para os milhares de lares. Ele destacou o empenho do conjunto de secretarias para atender as principais reivindicações dos cidadãos itabunenses.

“Vamos continuar trabalhando dia e noite para melhorar a vida da população da nossa cidade. É com imensa alegria que posso dizer para vocês que a partir de amanhã já começa a cair água aqui no bairro Lomanto”, disse o prefeito, fazendo referência à fase de testes do Projeto Mais Água para a Cidade.

O prefeito lembrou a importância de manter fortes relações com os governos Federal e Estadual para continuar avançando nos projetos e tornar Itabuna uma cidade com mais qualidade de vida e moderna. “Hoje tratamos da reabertura do aeroporto e vamos trabalhar para gerar condições de receber pequenas aeronaves na nossa cidade”, comentou.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, também enfatizou a união entre as secretarias e o empenho das equipes da SIURB, a exemplo da Superintendência de Serviços Públicos, engenheiros, técnicos e fiscais que trabalharam firmes na concretização da praça e ressaltou a satisfação em entregar a Praça Zé Touro.

“A felicidade é ainda maior, prefeito, porque essa é a primeira praça entregue em 2025. Essa é inauguração, é nosso abre alas para muito mais entregas que estão por vir. Nosso Programa Acelera Itabuna tem ainda as praças do Cacau e Otávio Mangabeira, o estádio de Futebol e muito mais”, relatou a secretária.

Ela ressaltou pontos de melhorias na praça do Lomanto como barracas, parque infantil, pavimentação do entorno, redes de água e esgoto, iluminação, um palco.

Disse ainda que com o apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) a Prefeitura cadastrou os comerciantes que já trabalhavam no local que a partir de agora vão atuar uma praça de alimentação organizada e ordeira e ainda permaneceram trailers para incentivar ainda mais a geração de renda na comunidade.

Moradora do Lomanto, a enfermeira Lucínia Ferreira da Silva destacou a importância do da praça para os moradores. “Estou muito feliz e agradeço primeiro a Deus, a Jesus Cristo e depois ao prefeito Augusto Castro por realizar mais um sonho da nossa comunidade. A inauguração desta da praça atende às nossas crianças, adolescentes e toda família porque é um espaço de lazer e cultura”, relatou.

Morador do Lomanto há 45 anos, o comerciante Edvaldo dos Santos Ribeiro trabalha vendendo lanches há mais de 30 anos na praça. Ele enfatizou a felicidade de ter um local limpo, com saneamento, iluminação e organização.

“A maioria dos comerciantes daqui, dos trailers, barraquinhas e os trabalhadores estamos muito contentes, muito alegres com isso. A gente não tinha rede de esgoto, encanação de água, rede de luz. Estamos agradecidos ao prefeito Augusto Castro, por todo amor e carinho como nossa gente”, afirmou.

Prestigiaram o evento o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Josué Brandão Júnior, os secretários da Educação, Rosivaldo Pinheiro; Gestão e Inovação, Antônio Calhau; Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini; Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos; e Transportes e Trânsito, Fernando Benigno.

Ainda o presidente da EMASA, Ivan Maia, ex-secretário e diretor da EMASA, Moisés Figueiredo e o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho. O subsecretário de Trânsito de Transporte, major Fábio Santana, e o diretor de Trânsito Whellington Santana, e representando a deputada federal Rogéria Santos, Thaís Santana, além de vereadores.

Legenda: Prefeito Augusto Castro entrega a Praça José Alves da Nóbrega no Lomanto em clima de festa – Fotos Paulo Santana – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeito Augusto Castro entrega a Praça José Alves da Nóbrega no Lomanto em clima de festa – Fotos Paulo Santana – Secom – Prefeitura Itabuna

 

Comente primeiro

Obras da nova UBS José Édites dos Santos no São Caetano chegam a 60% da conclusão.

As obras e serviços da construção da nova Unidade Básica de Saúde José Édites dos Santos, na Rua da Floresta, no São Caetano, que atende os moradores do Jardim Vitória, Banco Raso, Avenida Manoel Chaves e transversais e do próprio bairro, seguem num ritmo intenso. Já chega a 60% da conclusão, segundo o engenheiro civil Tiago Silva, responsável pela execução do projeto.

A reconstrução e ampliação da unidade de saúde estão sendo executadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a AFYA – Faculdade de Ciências Médicas.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância da construção desta unidade, pois possibilitará atender de forma digna e mais humana a população de sua área de influência e servidores, o que refletirá na melhoria dos serviços prestados. A previsão é que em até dois meses haja a conclusão da obra.

“Esta é uma obra que começamos do zero, com a demolição da estrutura anterior. Agora, a estrutura física está disposta em dois espaços. No térreo, estamos instalando o forro em drywall – chapas de gesso parafusadas em estruturas formadas por perfis de aço galvanizado ou por peças metálicas”, explicou.

O engenheiro Tiago Silva ainda informou que também está sendo finalizado o revestimento em porcelanato, no térreo, para então dar início à instalação elétrica. “Em breve estarão nascendo as paredes em drywall para dividir o layout interno do térreo. Já no 1º andar do novo imóvel, foi concluída a cobertura metálica e agora está na fase da instalação da rede hidráulica para vir na sequência o drywall.

O pavimento térreo da nova UBS José Édites dos Santos contará com salas de triagem, odontológica, farmácia, administrativa, recepção, enfermagem, curativos, expurgo, abrigo de contaminantes e de esterilização e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), almoxarifado e consultórios médicos, além de plataforma de elevação para pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção e cadeirantes.

Já o 1º andar contará com dois banheiros, copa, sala de equipamento individual, 10 consultórios, um auditório e mais uma área de circulação.

A nutricionista Larissa Dantas, responsável pela Gestão do Cuidado do Módulo IV, o qual a UBS José Édites está vinculada, informa que esta nova UBS também será unidade de apoio de uma equipe eMulti, que contará com psicólogos, nutricionistas, sanitaristas, fisioterapeuta, dentre outros profissionais.

“Temos três equipes de trabalho na UBS José Édites e agora com esta nova unidade teremos a quantidade de salas compatíveis com as Equipes de Saúde da Família (ESF) integradas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde e Equipe de Saúde Bucal. Além disso, terá farmácia distrital de referência na dispensação de medicação e contará com um pediatra que prestará assistência alguns dias da semana na USF”, informou.

Legenda: Obras da nova UBS José Édites dos Santos no São Caetano chegam a 60% da conclusão – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna.

Legenda: Obras da nova UBS José Édites dos Santos no São Caetano chegam a 60% da conclusão – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna.

Legenda: Obras da nova UBS José Édites dos Santos no São Caetano chegam a 60% da conclusão – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna.

Comente primeiro