Prefeito Augusto Castro supervisiona testes do Projeto Mais Água no Mangabinha.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acompanhado do presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, e dos secretários Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo) e José Alcântara Pellegrini (Esportes e Lazer), visitou a Rua Ubaldino Brandão, no Mangabinha, onde operários da EMASA realizam os trabalhos de testagem do novo sistema de abastecimento do Projeto Mais Água para a Cidade no bairro.

A Rua Ubaldino Brandão conta com cerca de 50 imóveis onde antes não havia redes de água e esgotamento sanitário. Na semana passada, a EMASA implantou pouco mais de 350 metros de redes, com tubulação de 60 milímetros para água e 150 milímetros para esgoto. A via está próxima a um dos reservatórios do Mais Água, no Novo Lomanto, com capacidade de armazenar três milhões de litros.

Há 18 anos morador da Rua Ubaldino Brandão, o aposentado Ubitatan Moura Silva não escondeu a emoção em ver a água enchendo o tanque de sua casa. “Nós sofremos aqui. Ao todo, foram 18 anos tendo que buscar água nas madrugadas na rua da parte baixa do bairro. Hoje, graças a Deus e ao prefeito Augusto Castro, estamos em paz. Estou alegre, fico até arrepiado”, afirmou o aposentado.

O prefeito Augusto Castro fez o teste na rede ao abrir o registro de uma tubulação utilizada para medir a pressão da água. Ele disse da satisfação em ver a água chegando aos moradores da Rua Ubaldino Brandão, mesmo ainda na fase de testes da EMASA.

“O Projeto Mais Água para a Cidade é o maior legado da nossa administração. Aqui, moradores em mais de 25 anos jamais contaram com o fornecimento de água diretamente nas torneiras. Por isso, estamos levando saneamento e qualidade de vida para a nossa gente”, declarou Castro.

De acordo com o presidente da EMASA, Ivan Maia, além do Bairro Mangabinha, a EMASA também está testando o novo sistema de abastecimento nos bairros Lomanto, Novo Lomanto, Teclo Conrado, Alto da Mangabinha, Zildolândia e Nova Mangabinha.

“Estamos testando toda rede adutora e subrede, avaliando a pressão e conscientizando os moradores sobre a importância de fazer o consumo racional e consciente da água. Tivemos bairros que eram abastecidos a cada 15 dias e, a partir do Mais Água, passará a ter água todos os dias”, garantiu Ivan Maia.

Para o gerente técnico da EMASA, João Bitencourt, as operações de testagem estão ocorrendo dentro do programado e a previsão é de concluir os trabalhos no decorrer desta semana.

“As equipes já estão finalizando os trabalhos de instalação dos hidrômetros e ligações dos ramais na Rua Ubaldino Brandão. Na próxima semana, vamos iniciar o mesmo trabalho na Rua Nossa Senhora das Graças, concluído esse processo no Bairro Mangabinha” assegurou o gerente técnico da EMASA.

Também acompanharam a visita de supervisão e testagem do novo sistema de abastecimento de água no Mangabinha, os diretores da EMASA, Fernando Duarte (Técnico), José Silva (Planejamento) e Ronaldo Júnior (Financeiro e Relacionamento com o Cliente).

Prefeito Augusto Castro, confere a pressão da água, que jorra na Rua Ubaldino Brandão, ao lado do presidente da EMASA, Ivan Maia e da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fonte

O aposentado Ubiratan Moura, contou para o prefeito Augusto Castro e o presidente da EMASA, Ivan Maia, o período de sofrimento, que passou sem ter o abastecimento de água.

Comente primeiro

Prefeito Augusto Castro vistoria obras da Praça Otávio Mangabeira com titulares da EMASA e SIURB.

Na manhã desta terça-feira, dia 4, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, com o presidente da Empresa Municipal de Saneamento e Águas (EMASA), Ivan Maia, realizaram uma vistoria técnica das obras da Praça Otávio Mangabeira.

Acompanhados do representante da Metro Engenharia, Fábio Pinto, o prefeito e a secretária vistoriaram as últimas etapas das obras e serviços da praça e discutiram detalhes para a finalização da reconstrução da principal praça da cidade e também maior parada de alimentação ao ar livre da região.

Além da Praça Otávio Mangabeira, Augusto Castro percorreu as principais obras e serviços como a pavimentação da Amélia Amado e o Projeto Mais Água, em fase de testes na Rua Ubaldino Brandão, no Bairro Mangabinha.

Legenda: Prefeito Augusto Castro vistoria obras da Praça Otávio Mangabeira com titulares da EMASA e SIURB – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeito Augusto Castro vistoria obras da Praça Otávio Mangabeira com titulares da EMASA e SIURB – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeito Augusto Castro vistoria obras da Praça Otávio Mangabeira com titulares da EMASA e SIURB – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

 

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna participa do I Encontro de Cooperação Bahia Saúde em Salvador.

A Prefeitura de Itabuna, representada pela secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e pela Primeira-dama Andrea Castro, está presente no I Encontro de Cooperação Bahia Saúde, que começou nesta terça-feira, dia 4 e segue até a próxima sexta-feira, dia 7 de fevereiro no Centro de Convenções de Salvador.

O evento, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), tem como objetivo fortalecer a gestão municipal por meio do compartilhamento de propostas e investimentos na área da saúde.

O governador Jerônimo Rodrigues anunciará um pacote de investimentos voltado para a melhoria da saúde pública nos municípios baianos.

As ações fazem parte do Pacto Bahia pela Saúde e incluem a construção de novas maternidades, ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), criação de centros de reabilitação e unidades de atenção psicossocial, expansão do Telessaúde e reforço na assistência farmacêutica.

Para a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a participação no evento é fundamental para garantir avanços significativos na saúde do município.

“Essa é uma oportunidade estratégica para buscarmos novos investimentos e parcerias que permitirão aprimorar a assistência oferecida à população de Itabuna, garantindo serviços mais acessíveis e qualificados”, destacou.

A Primeira-dama Andrea Castro também enfatizou a importância do encontro para o fortalecimento da saúde no município.

“Os investimentos anunciados pelo Governo do Estado beneficiarão diretamente Itabuna, possibilitando melhorias essenciais na infraestrutura e no atendimento à população. Essa cooperação entre estado e municípios é essencial para oferecer um serviço de saúde mais eficiente e humanizado”, afirmou.

Além do pacote de investimentos, o evento contará com o lançamento do concurso para a escolha do selo comemorativo aos 100 anos da SESAB. O I Encontro de Cooperação Bahia Saúde reúne gestores municipais, representantes do setor e membros do Judiciário, reforçando o compromisso com a regionalização e qualificação do atendimento à população baiana.

Legenda: Itabuna representada pela secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e pela Primeira-dama Andrea Castro, no I Encontro de Cooperação Bahia Saúde – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Itabuna se prepara para a Lavagem do Beco do Fuxico com evento de lançamento oficial.

A festa mais tradicional do Carnaval de Itabuna já tem data marcada para começar: será nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Antes, nesta quinta-feira, dia 6, às 19h, no Centro de Cultura Adonias Filho, acontece o lançamento oficial da 44ª Lavagem do Beco do Fuxico, evento que abre alas para a folia na cidade. A cerimônia contará com uma exposição especial dos blocos carnavalescos tradicionais, celebrando a história e a cultura do carnaval itabunense.

A Lavagem do Beco do Fuxico é um dos momentos mais aguardados do Carnaval, reunindo baianas, blocos, atrações e a energia contagiante dos foliões em um grande cortejo pelas ruas da cidade. O evento resgata as raízes culturais da festa, mantendo viva a tradição que há 44 edições faz parte da identidade de Itabuna.

Além da exposição dos blocos, o lançamento será um espaço para celebrar a cultura popular, relembrar grandes momentos do carnaval e aquecer os tamborins para a festa que está por vir.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) convida todos os amantes da folia e da cultura para participar desse momento especial. O Carnaval de Itabuna já começou e você é nosso convidado para reviver essa história!

SERVIÇO:

Data: 6 de fevereiro
? Horário: 19h
Local: Centro de Cultura Adonias Filho

Comente primeiro

Prefeito Augusto Castro anuncia planos e metas para 2025, faz balanço e prega união na sessão inaugural do Legislativo.

Ao participar da sessão inaugural do Poder Legislativo Municipal na 10ª legislatura pós-Constituinte, referente ao período de 2025 a 2028, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) anunciou o plano de metas para o ano em curso, fez um balanço das principais conquistas da população no primeiro mandato e pregou a união entre os Poderes Executivo e Legislativo. “Vamos estar sempre unidos para fazer muito mais pelos que mais necessitam”, discursou.

“É oportuno e conveniente ressaltar nesta oportunidade, a importância de se pautar as ações e atividades de forma coerente entre os Poderes Executivo e Legislativo, para que haja um diálogo permanente, mantendo ainda uma integração efetiva entre os agentes políticos, os quais, de acordo com a sua área de competência, possam buscar e realizar a tarefa de conduzir os destinos do povo, honrando assim, o mandato que lhes foi outorgado”, acrescentou.

Mais adiante, o prefeito Augusto Castro reafirmou o propósito de continuar mantendo os princípios básicos que vêm norteando o Governo, quais sejam: nas áreas de Saúde, Educação, Promoção Social, Infraestrutura e Urbanismo, Planejamento, Segurança Pública, Esporte e Lazer, Agricultura e Meio-Ambiente, fomento ao Comércio e à Indústria para geração de emprego e renda no município. “Ressalto ainda a promoção constante da transparência das ações, em cujas áreas, inclusive, foi possível superar inúmeras dificuldades, dando assim à população itabunense melhores condições de vida”, disse.

Segundo o prefeito itabunense, em 2025 a meta é continuar as ações de governo voltadas para a Educação, Saúde, Promoção Social, Agricultura e Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, Ordem Pública e Segurança, Cultura e Artes (FICC), Esportes e Lazer, Infraestrutura e Urbanismo, Comunicação Social, Relações Institucionais, Gestão e Inovação, Planejamento, Fazenda e Orçamento, Indústria e Comércio, Emprego e Renda, Procuradoria, Controladoria, EMASA, Fundação Marimbeta, Hospital de Base e ARSEPI, com prioridade na atuação de captação e otimização de recursos, visando atender todas essas ações e outras emergentes.

“Finalizo, ressaltando que, como representantes do povo de Itabuna, temos o dever cívico de convocar os cidadãos e os conselhos municipais ao exercício da participação popular nas discussões das ações de governo e no estabelecimento das políticas públicas, assegurando, dessa forma, que os cidadãos itabunenses, em parceria com os Poderes Executivo e Legislativo Municipais, contribuam com os destinos desta terra,” acrescentou Augusto Castro.

“Estou otimista, pois o nosso desafio é fazer muito mais. Gosto de política e de fazer política. Tenho conversado com ministros e deputados federais e estaduais para que Itabuna tenha obras, serviços e equipamentos. Vamos retomar as obras da UPA do Fonseca e do Centro de Reabilitação no São Caetano. Além disso, vamos entregar o Novo Hospital de Base com a presença dos ministros da Saúde, Nísia Trindade, da Casa Civil, Rui Costa, do governador Jerônimo Rodrigues e do senador Otto Alencar”, informou.

Citou o projeto Mais Água para a Cidade para universalização do acesso das famílias ao saneamento básico e anunciou a implantação da terceira etapa na região do Califórnia, na zona norte da cidade. Também falou da reabertura do programa Minha Casa Minha Vida, paralisado há cerca de sete anos.

“A cidade ficou longo tempo sem investimentos, conseguimos financiar nossos projetos, mas vamos trabalhar ainda mais para entregar obras importantes. Garantindo a duplicação das vias de acesso ao litoral e temos projetos para duplicação do Nova Itabuna até Ferradas e da Avenida Princesa Isabel até a BR-101” disse Augusto Castro.

A sessão foi presidida pelo vereador Manoel Porfírio, contando com a presença de todos os vereadores eleitos em outubro do ano passado, cuja posse aconteceu no dia 1° de janeiro em concorrida solenidade no Teatro Municipal Candinha Dória. Líderes empresariais, de bairros e de classe, sindicalistas e secretários municipais, além de um público, expressivo, prestigiaram abertura do período ordinário de sessões do Legislativo itabunense.

Prefeito Augusto Castro prestigia abertura do período de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores. Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna.

Público expressivo compareceu à sessão. Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna.

Presidente do Poder Legislativo, vereador Manoel Porfírio. Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna.

Prefeito Augusto Castro prestigia abertura do período de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores. Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna.

Comente primeiro

Itabuna fechou primeiros quatro anos da gestão Augusto Castro com mais de quatro mil postos de trabalho.

Itabuna fechou os primeiros quatro anos da gestão Augusto Castro com mais de quatro mil postos de trabalho criados. Nos anos de 2021, 2022 e 2024 os saldos foram positivos, enquanto em 2023, negativo (-224 postos empregos com carteira assinada) de acordo com dados reunidos a partir das estatísticas anuais do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED).

No primeiro ano, foram gerados 2.370 empregos, com estoque de 37.461 durante todo o ano de 2021, quando se registrou 112.824 admissões ante 10.472 desligamentos. No ano seguinte, foram criados 1.818 empregos com carteira assinada, estoque de 39.279, admissões de 13.304 ante 11.486 desligamentos.

No ano passado, o saldo foi de 1.466 postos de trabalho, estoque de 40.521, com 14.935 admissões ante 14.469 desligamentos. Em dezembro de 2024, dezembro não seguiu a tendência de novembro, tendo registrado saldo negativo de 203 postos, com 985 admissões e 1.188 desligamentos.

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna recebe equipamentos da AFYA Faculdade de Ciências Médicas.

Como resultado de mais uma ação da parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a Afya Faculdade de Ciências Médicas, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu vários equipamentos e mobiliários que serão destinados às Unidades Básicas de Saúde que integram o Departamento de Atenção Primária do Município.

De acordo com a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, esta iniciativa é resultado de uma contrapartida da AFYA por meio do Programa Mais Médicos, o que reflete em benefícios não só para a instituição de ensino, pois os estudantes têm a oportunidade de utilizar as unidades de saúde para a aprendizagem das práticas médicas, como também para a comunidade em geral que passa a contar com um atendimento mais humanizado.

O ato simbólico de entrega realizado na AFYA contou com a presença da subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto. Entre os itens doados: 100 estetoscópios, um sistema de ultrassom diagnóstico, um transdutor endocavitário (aparelho utilizado em exames de ultrassom que é introduzido no corpo para examinar órgãos internos) e um carro suporte, mouses, teclados, monitores, microcomputadores, teclados e lixeiras plásticas com pedal.

Legenda: Prefeitura de Itabuna recebe equipamentos da AFYA Faculdade de Ciências Médicas – Fotos – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna recebe equipamentos da AFYA Faculdade de Ciências Médicas – Fotos – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna recebe equipamentos da AFYA Faculdade de Ciências Médicas – Fotos – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Pagamento do IPTU 2025 com 20% de desconto em Itabuna pode ser efetuado até o dia 28.

Contribuintes de Itabuna têm até dia 27 de fevereiro para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 20% para aqueles que estão adimplentes com o tributo. Neste ano, para facilitar, desde o dia 21 de janeiro está liberado o acesso ao carnê do IPTU 2025 no site oficial da Prefeitura e presencialmente no Departamento de Tributos da Secretaria de Fazenda e Orçamento.

Para retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no site, o contribuinte deverá acessar a aba “Serviços Online” e, em seguida, a opção de emissão da 2ª via, onde deverá digitar a Inscrição Municipal para selecionar a forma de pagamento em cota única, com o desconto integral e vencimento em 27 de fevereiro.

O IPTU também pode ser pago em cota única até o dia 31 de março, com redução de 10%, ou parcelado em dez vezes, sem descontos, sendo a primeira parcela com remuneração nesses dados e as demais no último dia útil dos meses subsequentes. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 150,00.

Segundo o supervisor do Departamento de Tributos, Marcos Santos, a retirada presencial do carnê (DAM) destina-se a pessoas que não têm acesso à internet.

“Desde que liberamos, a emissão online tem sido crescente. O mesmo acontece com a procura presencial. Os atendentes estão preparados no balcão para prestar as orientações e facilitar o atendimento ao contribuinte que vier até a unidade da Secretaria de Fazenda e Orçamento”, explicou. O Departamento de Tributos fica na Avenida Manoel Chaves, nº 2.383, no bairro São Caetano, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna recebe microônibus escolar do Governo do Estado.

O município de Itabuna recebeu um novo ônibus escolar para utilização no transporte dos alunos das escolas municipais. A entrega do veículo pelo Governo do Estado aconteceu durante o 8º Encontro de Prefeitos da Bahia, realizado no Parque dos Ventos, no Bairro da Boca do Rio, na quinta-feira, dia 30.

O prefeito Augusto Castro (PSD), a Primeira-dama Andrea Castro, e o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, participaram da solenidade de entrega de micro ônibus aos municípios baianos pelo governador Jerônimo Rodrigues.

O prefeito Augusto Castro destacou a importância da parceria da Prefeitura de Itabuna, com Governo do Estado e o Governo Federal, já que através de uma emenda do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) houve a doação do veículo. “Agradecemos ao governador Jerônimo Rodrigues por essa parceria que vai beneficiar alunos da Rede Municipal de Ensino da nossa cidade”, destacou.

O secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, frisou o papel articulador que o prefeito Augusto Castro desempenha a favor da educação tanto ao nível estadual como ao nível federal.

“O prefeito Augusto Castro tem sido muito resolutivo em suas ações. A vinda de mais um micro ônibus escolar nos permite mais qualidade no transporte dos estudantes, mais assistência às famílias que dependem desse serviço. Então, isso gera inclusão e respeitabilidade, o que enaltece o compromisso do prefeito Augusto de fazer e cumprir o status da educação que é transformar vidas” completou o secretário.

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna vai inaugurar a Praça do Lomanto depois de obras de requalificação.

Depois de obras de requalificação que incluíram o assentamento de meio-fio, execução de piso de concreto e de pedra portuguesa, pergolado em eucalipto tratado, implantação de iluminação em LED, parquinho (escorrega, balanço e gangorra) e mesas de jogos e reconstrução de canteiros, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) vai inaugurar a Praça de Lomanto, na zona oeste da cidade.

A solenidade de entrega será às 16 horas da próxima sexta-feira, dia 31, contando com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD) e da Primeira-dama Andrea Castro, da titular da SIURB, Sônia Fontes, secretários municipais, vereadores e líderes comunitários do Lomanto. A requalificação do equipamento público era uma das reivindicações dos moradores e será a primeira entrega neste segundo mandato do prefeito

Como parte do Programa Praça Viva, a praça do  bairro também ganhou novo paisagismo, rampas de acessibilidade, implantação de palco, área de eventos com 13 novas barracas padronizadas para comerciantes, piso tátil e pintura.

 Até agora, desde a primeira gestão do prefeito Augusto Castro, em 2021, um total de 15 praças públicas foram entregues depois de requalificadas. “As praças são locais de interação comunitária e de convivência. São espaços que merecem ser revitalizados e nisto temos trabalhado com o Programa Praça Viva”, comentou a secretária Sônia Fontes.

 Durante entrevista, a titular da SIURB revelou que neste primeiro trimestre mais praças requalificadas serão entregues à população, a exemplo das praças Simão Fiterman, no São Caetano, Otávio Mangabeira e a pista de skate da Avenida Fernando Cordier, no centro,

 Além disso, a Praça Pastor Hélio Lourenço  da Silva, no Góes Calmon, equipamento público que depois de requalificado passará a contar com quadras de futevôlei e mais pista de skate para atender aos praticantes destes esportes.

Comente primeiro