Prefeito Augusto Castro sanciona Lei Municipal que concede 6,27% Piso Nacional do Magistério.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou a Lei Municipal nº 2.707, publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município desta terça-feira, dia 25, que reajusta em 6,27% Piso Nacional do Magistério e o valor dos vencimentos dos servidores que integram o Quadro Público Efetivo do Magistério Municipal de Itabuna. Os efeitos retroagem a 1º de janeiro aos servidores estáveis.

De acordo com a Lei, as diferenças dos meses de janeiro e fevereiro serão quitadas em duas parcelas fixas e mensais, juntamente com os pagamentos dos meses de março e abril de 2025. As despesas decorrentes da aplicação da referida Lei ocorrerão por conta das dotações orçamentárias constantes da Lei Orçamentária Municipal em vigor, limitada ao orçamento disponível.

Na semana passada, durante encontro dos titulares das secretarias municipais da Educação, Rosivaldo Pinheiro, e de Gestão e Inovação, Antônio Calhau, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI) ficou assegurado o envio do Projeto de Lei em regime de urgência para a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação em cumprimento à determinação do prefeito Augusto Castro. O projeto seguiu o processo burocrático entre as pastas da Gestão, Fazenda e Procuradoria-Geral do Município.
“A gestão conseguiu em tempo recorde dar uma garantia ao servidor na qualidade da sua atuação e com a normalidade em relação à sua vida pessoal relacionada ao pagamento,,que além de retroativo, está garantido em duas parcelas em março e abril”, festejou o secretário Rosivaldo Pinheiro.

Comente primeiro

Prefeito Augusto Castro e secretária de Saúde realizam visita guiada de vereadores às instalações do Novo Hospital de Base.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, realizaram uma visita guiada com os vereadores da cidade pelas novas instalações do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) na manhã desta terça-feira, 25. A inauguração da unidade hospitalar está prevista para o próximo dia 14 de março.

Hospital de referência que atende “portas abertas” a pacientes de toda a região pelo Sistema Único de Saéde (SUS), a unidade passou por um processo de reforma, ampliação e modernização por meio de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Saúde da Bahia (SESAB) e Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia (CONDER), com a Prefeitura de Itabuna.

Para o prefeito Augusto Castro, o Novo Hospital de Base consolida-se como um dos mais modernos e equipados do Sul da Bahia. “O nosso hospital municipal Luís Eduardo Magalhães representa um marco para a saúde pública de Itabuna e de mais de 100 municípios pactuados. Teremos um hospital moderno e preparado em estrutura, tecnologia e material humano para oferecer atendimento de qualidade”, destacou o prefeito.

Acompanharam a visita, o diretor-presidente da Fundação de Ateçnão à Saúde de Itabuna (FASI), João Omar Galvão, o diretor técnico-médico, Paulo Medauar, e o supervisor médico Fernando Alves Jr. Na oportunidade, eles lembraram que o Novo Hospital de Base recebe não só nova estrutura, mas novos equipamentos, mobiliários, entre outros materiais necessários ao bom funcionamento.

Entre os novos espaços estão: Pronto-Socorro, moderno; Centro Cirúrgico, com seis salas equipadas para todo tipo de cirurgia, a exemplo de neurocirurgia e ortopedia complexas, Centro de Telemedicina e um moderno Centro de Terapia Intensiva (CTI).

“Itabuna ficou durante muito tempo com nove com leitos e com o Novo Hospital de Base teremos 39 leitos de CTI, superando inclusive o Hospital Regional Costa do Cacau”, comemorou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

A visita guiada também contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Manoel Porfírio, que coordenou um expressivo grupo de vereadores juntamente com o Líder do Governo, Ronaldo Geraldo.

Legenda: Prefeito Augusto Castro e secretária de Saúde fazem visita guiada de vereadores ao Novo Hospital de Base – Fotos: Thiago Barba Ruiva

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna firma parceria com o Governo do Estado para implantação do SEI Bahia.

A Prefeitura de Itabuna formalizou nesta terça-feira,  dia 25, no auditório da Secretaria de Gestão e Inovação, no Jequitibá Trade, um Acordo de Cooperação Técnica para implantação do SEI Bahia no município. O SEI é sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos do Governo do Estado, mas que será trabalhado de forma digital na esfera municipal.

O encontro contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), do vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Josué Brandão Júnior, secretários e servidores municipais e dos representantes da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) Márcio Oliveira, coordenador do SEI, Anderson Vasconcelos, diretor de Inovação, e Igor Takenami, diretor de Transformação Digital.

Para o prefeito Augusto Castro, “este Acordo de Cooperação Técnica com o Governo da Bahia vai ajudar muito nossa estrutura administrativa, pois abrirá novas portas dentro desse processo de inovação que temos trabalhado”, comentou.

Já para o secretário municipal de Gestão e Inovação, o advogado  e professor Antônio José Brandão Calhau, responsável pela coordenação deste processo, o SEI Bahia será implantado de forma gradativa em Itabuna.

“Avançamos nessa parceria com o Governo do Estado para iniciar os trabalhos e ficamos muito felizes em ver uma participação efetiva não só dos secretários municipais, mas também dos servidores. Isso demonstra o nível de engajamento de todos com este  programa”.

Presente ao encontro, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressaltou a importância da implantação do SEI Bahia no município. “Será  um momento de mudança de paradigmas por meio da gestão eletrônica  dos documentos administrativos”, afirmou.

“Certamente trarão resultados fantásticos no que se refere a agilidade, produtividade, transparência, sustentabilidade e redução de custos”, comentou Lívia Mendes.

O secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, parabenizou a iniciativa da gestão do prefeito Augusto Castro e ressaltou ser mais um avanço da Administração Municipal que se refletirá em toda estrutura da Prefeitura, órgãos da administração direta e indireta e fundações.

Fotos: Thiago Barba Ruiva

Comente primeiro

EMASA inicia obras para extensão da rede de esgotamento sanitário da Rua M no Monte Cristo.

Operários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 24, as obras e serviços para a extensão da rede de esgotamento sanitário da Rua M, no Bairro Monte Cristo. Atualmente, o sistema que atende aos moradores é condominial, mas será substituído pelo convencional.

De acordo com o gerente de Saneamento da EMASA, Tauan Sampaio, estão sendo implantados mais de 450 metros de rede coletora, que vai beneficiar cerca de 100 imóveis.

“Houve o avanço de algumas residências desta rua sobre a rede de esgoto. O que acabava prejudicando a manutenção do sistema condominial. Por isso, é necessário realizar um desvio e expandir a rede para evitar que dejetos continuem a transbordar pela via”, explicou Sampaio.

O presidente da EMASA, Ivan Maia, que acompanhou o início das obras e serviços, disse que a empresa centrará esforços para melhorar a coleta e o tratamento de esgoto da cidade.

“Estão sendo aplicados cerca de R$ 75 mil na expansão da coleta de esgoto da Rua M, nosso objetivo é investir ainda no avanço do esgotamento sanitário de Itabuna para melhorar a qualidade de vida de toda a população”, garantiu.

Ele lembrou que o prefeito Augusto Castro (PSD), está resolvendo o problema da falta de água, com o Projeto Mais Água para a Cidade e próximo passo é priorizar o esgotamento sanitário do município.

“Depois de entregar o Mais Água que vai acabar com o fornecimento irregular de água. A EMASA e a Prefeitura, irão priorizar a ampliação da coleta e do tratamento de esgoto de toda Itabuna”, afirmou Ivan Maia.

Moradora da residência de número 474, há 10 anos, a dona de casa Joseane Santana Costa disse que essa obra estava sendo muito aguardada. “Esse esgoto caia aqui na rua, causando transtorno e um insuportável mau cheiro. Agora, com essa obra o nosso problema vai acabar e as coisas melhorar”, disse.

A implantação da nova rede de esgotamento sanitário da Rua M, no Monte Cristo, é fruto do pedido de providência do vereador Babá Cearense (PP) e da parceria da EMASA com a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), que será a responsável pela recuperação de todo o pavimento.

Comente primeiro

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna discute planos e ações para causas ambientais com a UFSB.

Nesta segunda-feira, dia 24, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, acompanhado do Analista de Planejamento, Breno Lemos, reuniu-se com a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angelica Guimarães Luz, para fortalecer as relações entre as instituições e desenvolver projetos em prol do meio ambiente e da agricultura familiar em Itabuna.

O encontro teve como tema central a discussão sobre a recuperação do Rio Cachoeira, tendo a reitora salientado que já existem estudos e projetos sobre o tema na universidade e que a participação das prefeituras é de suma importância para a causa que alcança mais de 12 municípios da bacia hidrográfica.

“Obviamente a Universidade Federal do Sul da Bahia sozinha não consegue absolutamente nada porque a gente pode até fazer um estudo, mas quem executa a ação são as prefeituras. Estas são as responsáveis finais pelo esgotamento sanitário e destino do lixo”, disse ela.
Durante o encontro, também foram discutidas diversas propostas, incluindo capacitações para os servidores da secretaria, fortalecimento de programas de estágios para os alunos da universidade e eventos que fomentem a agricultura familiar no município.

A colaboração entre a secretaria e a UFSB faz parte de um plano de ação da SEAGRIMA que objetiva o fortalecimento da rede de parceiros que atuam pela sustentabilidade local.

“A expectativa é que novas reuniões aconteçam nos próximos meses e que tenha impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para a formação de novos profissionais capacitados”, afirmou o secretário João Carlos.

Legenda: Reitora da UFSB, Joana Guimarães Luz recebeu em audiência os representantes da Prefeitura de Itabuna – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Reitora da UFSB, Joana Guimarães Luz recebeu em audiência os representantes da Prefeitura de Itabuna – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Reitora da UFSB, Joana Guimarães Luz recebeu em audiência os representantes da Prefeitura de Itabuna – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna reune-se para por em pratica a ação de apoio aos moradores de rua.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), definiu na manhã desta segunda-feira, dia 24, a equipe técnica, integrada por assistentes sociais e outros profissionais, que estará cuidado da popluação de rua no município, de forma mais efetiva, conforme prometeu o prefeito Augusto Castro (PSD).

A ideia inicial é criar uma casa de passagem para que os moradores de rua possam ser acolhidos durante a noite, por esta equipe da alta complexidade, e, durante o dia, serem acolhidos pelo Departamento de Média Complexidade da SEMPS.

“Já tínhamos feito alguma, mas precisamos de soluções duradouras em vez de paliativos”, afirma o secretário José Carlos Trindade. Segundo ele, foi em ações preliminares foi identificado que o aumento de pessoas dormindo em calçadas e passeios das lojas em várias localidades, o que causa incômodo a comerciantes e famílias residentes no centro da cidade.

“Se criou essa equipe técnica para que dentro de 90 dias se tenha um quadro atualizado da situação das pessoas que vivem nas ruas. Há todo um esforço para que a gente encontre soluções”, acrescentou.

O titular da SEMPS explica ainda que a Prefeitura pretende dar um impacto nessa situação de desagregação familiar e de baixa estima das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Legenda: Prefeitura define equipe para atuar no apoio aos moradores de rua em Itabuna – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna.

Legenda: Prefeitura define equipe para atuar no apoio aos moradores de rua em Itabuna – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna.

Legenda: Prefeitura define equipe para atuar no apoio aos moradores de rua em Itabuna – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna.

Legenda: Prefeitura define equipe para atuar no apoio aos moradores de rua em Itabuna – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna.

Comente primeiro

Centro de Atenção à Mulher (CAM) de Itabuna inova com serviço de Densitometria Óssea.

O Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM Itabuna), primeira unidade de atendimento especializado à saúde da mulher do interior do Estado, completa cinco meses de atividade e apresenta mais uma novidade para as mulheres da e dos municípios que necessitam dos serviços oferecidos pela referida unidade, pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a aquisição de um equipamento para realização do exame de Densitometria Óssea, que tem a capacidade de detectar a perda de massa óssea, o CAM tem feito a diferença na saúde e na vida de centenas de mulheres.

Outros dois serviços também incluídos no rol dos já existentes são Ultrassonografia da Mama e da Tireóide. A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância desses novos serviços que vêm se somar aos já existentes.
“O CAM é um programa pioneiro da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) que presta atendimento integral à mulher, sendo uma referência em todo o interior da Bahia. A Densitometria Óssea, por exemplo, vem atender a uma demanda que existia no município e isso é muito positivo”, ressalta a secretária.
A dona de casa Valdelice Pereira dos Santos, 67 anos, foi uma das primeiras pacientes a utilizar o serviço de Densitometria Óssea. “Estou muito satisfeita porque foi muito rápido. Não teve espera, marquei em um dia e no outro já me chamaram para fazer o exame”, conta.

A coordenadora do CAM Mariana Domingas Santos, a enfermeira Gabriela Carmo Brito, lembra que o Centro foi pensado na prevenção, com ações de educação em saúde, investigação, diagnóstico e tratamento. O acesso ao atendimento é referenciado, de acordo com ela, e acontece por agendamento via Unidade de Saúde da Família.

“Nestes cinco meses de atividade foram realizados 2.574 atendimentos de prevenção em oncologia e um total de 1.418 atendimentos para os serviços de ginecologia. Na área de gestação de alto risco, foram 2.196 atendimentos, enquanto para outros serviços como Psicologia e Fisioterapia, 330 atendimentos”, informa a coordenadora do CAM.

SERVIÇOS

Entre consultas, exames e procedimentos de média complexidade disponibilizados estão: Ginecologia para avaliação do câncer de colo de útero, Colposcopia, e inserção, revisão e retirada de DIU.

Na área de Obstetrícia para Gestação de Alto Risco, prevenção e diagnóstico em Oncologia, além de atendimento em Endocrinologia e Mastologia, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição para as pacientes já assistidas por algum dos serviços da unidade.

Também são disponibilizadas Ultrassonografias diversas, Densitometria Óssea e a Sala Violeta da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), que é voltada para mulheres vítimas de violência. Neste setor são realizados atendimentos e encaminhamentos para os programas sociais do município.

Legenda: Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM Itabuna) – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna.

Legenda: Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM Itabuna) – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna.

Legenda: Coordenadora do CAM Mariana Domingas Santos, a enfermeira Gabriela Carmo Brito – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Densitometria Óssea vem atender a uma demanda que existia no município – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna.

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna segue avançando com a pavimentação das ruas Rui Barbosa e Ubaldino Brandão.

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), continua avançando na execução de serviços de pavimentação em diversas localidades da cidade. Neste mês, foi iniciado o recapeamento da Rua Rui Barbosa, além da Avenida Amélia Amado, dois importantes vetores de trânsito do centro da cidade.

Na tarde de quinta-feira, dia 20, foi iniciada a segunda etapa do recapeamento da Rui Barbosa e início da pavimentação da Rua Ubaldino Brandão. Nesta fase os trabalhos serão concentrados na parte alta das duas vias.

De acordo com o analista de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura, William Nogueira de Jesus, o cronograma de execução do serviço passará pelo condomínio Vog Grapiúna, seguindo até reservatório de água da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), na parte alta, e será finalizado na Rua Manoel Paulo, no Lomanto.

Ainda segundo Willian Nogueira para o cumprimento dos trabalhos a equipe iniciou com a limpeza da plataforma para em seguida realizar a pintura de ligação (serve para aderir o asfalto). Depois começa a pavimentação com o concreto asfáltico usinado quente (CAUQ).

A realização destes serviços de pavimentação tem o investimento de cerca de R$ 27.833,204.03 do FONPLATA, que destina financiamento para projetos de integração de desenvolvimento em áreas vulneráveis.

Em Itabuna, o principal objetivo do inves

timento é modernizar e transformar a realidade urbana do município, além de garantir a segurança e maior acessibilidade e melhorar a qualidade de vida da população.

Morador da Rua Ubaldino Brandão, o senhor Rubens Menezes, 77 anos, elogiou o trabalho da Prefeitura. Ele agradeceu ao prefeito Augusto Castro (PSD) pela pavimentação do local.

“Moro aqui desde criança e estou achando esse trabalho ótimo. Aqui, estava precisando mesmo! Agora vai acabar a buraqueira” disse ele que ainda aproveitou para agradecer ao prefeito pelo trabalho realizado na cidade. “O prefeito está de parabéns, mesmo. Está trabalhando muito!” comentou.

Legenda: Prefeitura de Itabuna segue avançando com a pavimentação das ruas Rui Barbosa e Ubaldino Brandão – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Faltam nove dias para o pagamento com 20% de desconto do IPTU 2025 em Itabuna.

Faltam nove dias para o pagamento com 20% de desconto do IPTU 2025 em Itabuna pelos contribuintes que estão em dia com o tributo. Para gozar do benefício, basta retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no site da Prefeitura ou por meio dos carnês que desde o dia 14 estão sendo entregues pelos Correios.

No site, a emissão da via é através da Inscrição Municipal, bastando selecionar a forma de pagamento única com o desconto cheio e vencimento em 28 de fevereiro. O contribuinte também pode ir ao Departamento de Tributos da Secretaria de Fazenda e Orçamento para que o boleto seja emitido.

O IPTU também é oferecido aos contribuintes com pagamento em parcela única até 31 de março, com redução de 10%, e por meio de parcelamento em até dez vezes, sem descontos, com a primeira parcela naquela data e o restante com vencimento no último dia útil dos meses subsequentes. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 150,00.

Segundo o supervisor do Departamento de Tributos, Marcos Santos, a retirada presencial do carnê (DAM) se destina às pessoas que não têm como acessar pelo computador. Ele acrescentou os atendentes estão preparados para prestar as orientações necessárias e facilitar ao contribuinte.

O Departamento de Tributos fica na Avenida Manoel Chaves, nº 2.383, no São Caetano, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Comente primeiro

FICC reúne-se com blocos carnavalescos contemplados no edital de fomentos para a Lavagem do Beco do Fuxico.

Na tarde da última segunda-feira, dia 17, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, reuniu-se com representantes dos 16 blocos contemplados para participar da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico. O encontro teve como objetivo alinhar detalhes essenciais ao evento, como o fluxo do cortejo e a organização geral da festa.

Além da importância cultural da Lavagem, a edição deste ano marca um momento histórico: pela primeira vez, após 44 edições, a gestão municipal fomentou os blocos carnavalescos por meio de um edital, garantindo apoio financeiro e estrutural para os grupos que fazem a festa acontecer. Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com a valorização da cultura e a democratização do acesso ao carnaval de Itabuna.

A reunião contou com a presença da equipe técnica da FICC, que reforçou a importância da Lavagem do Beco do Fuxico para a identidade cultural da cidade e destacou a relevância desse novo modelo de incentivo. O encontro teve representação das seguintes instituições carnavalescas:

Bloco Palhassada
Bloco Cuidar com Amor
Bloco Lá Vamos Nós com a Capoeira
Bloco Esquerdô
Bloco Kizumbas
Bloco Ouro
Bloco do Grupo Humanos
Bloco As Mokréias
Ylé Axé Odara
Bloco Hora Extra
Bloco Mendigos de Gravata
Bloco Casados I… Responsáveis
Bloco Afro Encantarte
Bloco Maria Rosa
Bloco Os Dez Casados
Bloco Tabokas Rock

A Lavagem do Beco do Fuxico é uma das maiores manifestações populares de Itabuna, celebrando a tradição, a cultura e a energia dos blocos carnavalescos. Com os detalhes alinhados a cidade se prepara para uma edição marcante desse evento que já faz parte da história do município.

Legenda: Encontro teve como objetivo alinhar detalhes essenciais à organização da festa – Fotos Marketing FICC

Legenda: Encontro teve como objetivo alinhar detalhes essenciais à organização da festa – Fotos Marketing FICC

Comente primeiro