Prefeitura de Itabuna conclui pavimentação da Rua Ubaldino Brandão.

Após 20 dias de trabalho intenso, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), concluiu nesta quarta-feira, dia 12, a pavimentação da Rua Ubaldino Brandão, na parte alta do Novo Lomanto, onde está localizado reservatório do Projeto Mais Água Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), que será inaugurado nesta quinta-feira, dia 13, às 15 horas.

De acordo com o Analista de Infraestrutura e Urbanismo da SIURB, William Nogueira de Jesus, após a conclusão da pavimentação deste trecho da Ubaldino Brandão, as obras continuarão na Rua Manoel Paulo em direção ao Novo Lomanto.

Moradora da Ubaldino Brandão há 15 anos, a dona de casa Eunice Andrade Santos de Oliveira relata que a localidade era abandonada “Se chovesse aqui, ninguém entrava ou saía. A gente estava abandonado, tinha muita lama, buracos e poeira. Mas, agora graças a Deus chegou o asfalto”, comentou.
“Agora a gente tem asfalto e água caindo nas torneiras todo dia. Acabou o sofrimento de pegar água com balde ou esperar chover para ter água ou comprar no carro-pipa. Com asfalto na rua e água na minha casa estou feliz. Obrigada prefeito Augusto Castro, o senhor é 10” completou dona Eunice.

Moradora da Rua Tertuliano Guedes de Pinho, dona Norma dos Santos, contou que pelo menos quatro vezes ao dia passa pelo Ubaldino Brandão para levar e buscar os filhos na escola. Ela ressaltou que antes da pavimentação era muito ruim ter que transitar com as crianças em meio aos buracos e que depois do asfalto melhorou muito.

“A pavimentação que a Prefeitura fez melhorou muito a vida para nós moradores. Antes, a gente passava em meio ao lameiro. E, para mim que vou levar e buscar os meninos na escola e ao posto de saúde todos os dias, o asfalto facilitou muito essa caminhada” contou.

Com investimento de cerca de R$ 27,8 milhões em Itabuna já foram executados melhoramentos em cerca de 70% da malha viária urbana, através do investimento do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), que destina financiamento para projetos de integração de desenvolvimento em áreas vulneráveis da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Legenda: Dona de casa Eunice Amaral dos Santos Oliveira – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Dona de casa Norma dos Santos – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna conclui pavimentação da Rua Ubaldino Brandão – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna conclui pavimentação da Rua Ubaldino Brandão – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Prefeitura de Itabuna conclui pavimentação da Rua Ubaldino Brandão – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Hospital de Base de Itabuna realizou mais de 400 mil procedimentos em 2024.

Ampliada através de parceria entre Estado e Prefeitura, unidade fortalece atendimento pelo SUS

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que foi ampliado através de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado, é uma referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) recebendo pacientes de cerca de 120 municípios do Sul, Extremo-Sul, Baixo Sul e Sudoeste da Bahia.

Os números revelam a dimensão do atendimento no Hospital de Base. Em 2024, foram realizados 65.685 atendimentos, 321.081 exames, 3.830 cirurgias (média de 348 procedimentos/mês), 4.672 sessões de escleroterapia, 3 captações de múltiplos órgãos (cada captação beneficiou de 5 a 7 pacientes) e 19 captações de córneas que beneficiaram 38 pacientes.

Agora, no primeiro bimestre de 2025, já foram realizados 44.123 exames, 12.120 atendimentos, 1.131 internamentos, 780 sessões de escleroterapia e 548 cirurgias. Esses números devem ser ampliados com a inauguração do Novo Hospital de Base, prevista para sexta-feira, dia 14.

A unidade, que teve investimentos no total de R$ 75 milhões, contará com um Pronto-Socorro, Setor de Bioimagem, Centro Cirúrgico, com seis salas, e duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), totalmente equipados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), enfatizou a importância da ampliação do hospital para a população regional.

“A expansão do Hospital de Base representa um grande avanço para a saúde pública da nossa cidade e de toda a região. Com essa nova estrutura, conseguiremos oferecer um atendimento ainda mais qualificado e humanizado, garantindo que os pacientes tenham acesso a tratamentos de alta complexidade sem precisar se deslocar para outras cidades”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destaca que “o Hospital de Base é referência em politraumas e urgência e emergência pelo SUS e essa ampliação após 25 anos de implantação é extremamente importante, porque oferta uma nova estrutura de pronto-socorro, centro cirúrgico, leitos de UTI, atendendo a demanda regional por serviços de saúde pública de qualidade”, declarou.

HOSPITAL-ESCOLA

Considerado como um Hospital-Escola tornou-se referência para estudantes e profissionais da saúde que realizam estágio prático nas áreas de Medicina (internato), Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia e Radiologia.

A unidade hospitalar possui dois Programas de Residência Médica, nas áreas de Cirurgia Geral e Clínica Médica, responsáveis pela formação até agora de 38 médicos renomados, a exemplo da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o urologista Gabriel Rodrigues e o cirurgião do aparelho digestivo Danilo Caires, que atuam no hospital.

O diretor técnico-médico do HBLEM, Dr. Paulo Medauar, destaca que o Hospital de Base é uma instituição de saúde de grande relevância para a região e fala do orgulho que sente em trabalhar há 22 anos na unidade hospitalar.

“Há 26 anos este hospital vem salvando vidas. Estamos muito felizes com esse momento especial da inauguração do Novo Hospital de Base. Pretendo trabalhar aqui enquanto Deus me der vida e saúde!”, concluiu o médico.

Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna faz o recapeamento dos acesso aos novos hospitais de Base e São Lucas.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura de Urbanismo (SIURB), começou a executar nesta sexta-feira, dia 7, os serviços de recapeamento da Avenida Fernando Gomes Oliveira e do acesso ao Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBI EM), que será inaugurado no próximo dia 14.

A unidade hospitalar é a principal referência em atendimento público da região sul da Bahia pelo Sistema Único de Saúde e atende mais de 120 municípios.

O serviço de recapeamento também foi iniciado na Rua Juscelino Kubistchek, no Jardim Italamar, que dá acesso ao Novo Hospital Lucas, que também será entregue à população naquela data.

A manutenção do pavimento visa manter a segurança do tráfego veicular e facilitar o acesso às duas unidades hospitalares.

Legenda: Prefeitura faz o recapeamento dos acessos aos novos hospitais de Base e São Lucas – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

EMASA avança com testes do Projeto Mais Água para a Cidade na zona sul de Itabuna.

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) está realizando a interligação do Projeto Mais Água para a Cidade na rede de distribuição existente na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, para testes de comissionamento.

Segundo o gerente técnico da EMASA, João Bitencourt, já foram realizadas simulações pelo programa EPANET, que simula o comportamento hidráulico em sistemas de distribuição de água.

“O EPANET foi desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e auxilia na compreensão do sistema de água. Esse trabalho de entroncamento dará conformidade aos testes hidráulicos do Mais Água”, explica.

O presidente da EMASA, Ivan Maia, lembra que neste momento a empresa está com quatro grandes frentes de trabalho, sendo três do Projeto Mais Água, e outro de expansão de rede de esgotamento sanitário na Rua M, no Bairro Monte Cristo.

“Nossas equipes estão atuando com muito empenho para finalizar os testes e colocar em operação de forma definitiva o Projeto Mais Água, que é uma conquista de todos os moradores de Itabuna. O prefeito Augusto Castro (PSD) tem no Mais Água uma das maiores realizações de seu governo e de grande alcance social”, afirma Ivan Maia.

O Projeto Mais Água para a Cidade I e II vai beneficiar os bairros das zonas sul, leste e oeste, dando fim ao abastecimento intermitente, que era realizado pelo sistema de manobras, beneficiando pouco mais de 140 mil pessoas e conta com o apoio do Governo do Estado.

Comente primeiro

Parceria do Estado e Prefeitura amplia Hospital de Base de Itabuna e melhora atendimento ´portas abertas’

Inaugurado em 27 de setembro de 1998 em Itabuna, pelo então prefeito Fernando Gomes, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, é gerido pela administração municipal e administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), atendendo pacientes de mais de 120 cidades do Sul da Bahia, 22 delas pactuadas com a Prefeitura de Itabuna.

O Hospital de Base funciona como “portas abertas” para urgência e emergência e possui atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital, um dos maiores do setor público na Bahia, dispõe de quatro enfermarias, um ambulatório, um centro Cirúrgico com quatro salas, um serviço completo de Bioimagem e dois Centros de Terapia Intensiva (CTI) com um total de 20 leitos, sendo um de isolamento.

Dotado de uma equipe médica e assistencial altamente qualificada, o Hospital de Base foi, ao longo de 26 anos, incorporando novos serviços e especialidades, sempre com o compromisso de levar saúde e bem-estar à população. Atualmente, é referência nas especialidades de ortopedia e traumatologia, neurologia, cirurgia bucomaxilo e cirurgia geral da Região Sul de se destaca por ser o único da região a ofertar o tratamento de escleroterapia com espuma para o tratamento de varizes e úlceras, pelo SUS na região.

O Hospital de Base também dispõe de uma Unidade de Saúde Ocupacional (USA), composta por uma equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, acupunturista, psicólogo e nutricionista) para atendimento exclusivo dos seus colaboradores, entre contratados e efetivos.

NOVO BASE

Com investimentos de R$75 milhões do Governo da Bahia, o hospital foi ampliado com a realização de obras de reforma, modernização e ampliação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna.

O novo Hospital de Base, que será inaugurado no próximo dia 14, conta com uma estrutura moderna e tecnológica que inclui um Pronto-Socorro, setor de Bioimagem, Centro Cirúrgico com seis salas e duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), totalmente equipado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) reafirmou que “a entrega da nova etapa do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães representa mais do que uma ampliação estrutural; é a reafirmação do nosso compromisso com a saúde pública de qualidade. Com essa parceria fundamental entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado, estamos transformando o Hospital de Base em um centro de referência, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente para nossa população”, declarou.

O médico e diretor presidente do hospital, João Omar, afirmou que “a ampliação do Hospital de Base representa um marco na história da saúde pública no Sul da Bahia. Por ser um hospital “portas abertas”, o Base atende a parcela mais carente da população com um atendimento de qualidade”, afirma. Segundo ele, “a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna consolida a cidade como referência para emergência e várias especialidades médicas”, concluiu.

Fotos: Conder

Comente primeiro

EMASA implanta Ouvidoria para estreitar a relação com a comunidade de Itabuna.

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) acaba de implantar a sua Ouvidoria, um canal de interlocução entre os clientes, cidadãos e a EMASA visando o aprimoramento da gestão e a prestação dos serviços da empresa.

Através da Ouvidoria o cidadão poderá fazer denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Ela também tem o papel de receber demandas internas de colaboradores da EMASA.

De acordo com a ouvidora Grazielle Sousa, os clientes e cidadãos devem contatar a Ouvidoria caso sua solicitação registrada nos canais de atendimento da EMASA não seja atendida no prazo informado.

“Antes de acionar a Ouvidoria, os clientes devem utilizar os canais de atendimento da EMASA, como o 0800, o WhatsApp ou Escritório de Atendimento, para solicitar serviços, atendimento, ou ainda, para questionar ou buscar esclarecimentos sobre eventuais dúvidas. Para registrar uma demanda na Ouvidoria, será solicitado o número de protocolo já registrado nos canais de atendimento”, explica Grazielle Sousa.

Ainda segundo Grazielle, a Ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão e governança corporativa, trazendo dados consolidados e qualificados sobre os principais desafios, bem como, sobre as iniciativas de sucesso na prestação do serviço pela empresa.

“Contribui, assim, com a sugestão de melhorias e sedimentação de boas práticas para a consecução da prestação de um serviço de qualidade com foco na satisfação do cliente, integridade e ética empresarial”, destaca a ouvidora da EMASA.

Para o presidente da EMASA, Ivan Maia, a Ouvidoria, que acaba de ser implantada, é um elo entre a empresa e o usuário dos serviços da concessionária.

“Estamos estreitando as relações da EMASA com o cidadão e a cidadã de Itabuna. A Ouvidoria visa contribuir para um diálogo franco e permanente com a sociedade e para uma empresa mais justa, com um ambiente de segurança e confiança. Todas as manifestações serão tratadas com autonomia, isenção, ética e confidencialidade”, assegura Maia.

OUVIDORIA E AUDITORIA

Mesmo sendo um setor independente, a Ouvidoria está indiretamente relacionada com a Auditoria, o controle interno da EMASA.

“Quando a Ouvidoria recebe alguma demanda e essa reivindicação fazer parte do escopo do trabalho da auditoria será encaminhada para que seja feita a checagem. Caso faça parte do escopo é iniciado um trabalho auditável”, observa o auditor da EMASA, Aldair Oliveira.

Neste primeiro momento a Ouvidoria da EMASA está disponível para contato através do correio eletrônico ouvidoria@emasaitabuna.com.br. “Contudo, muito em breve, também estaremos disponíveis para o atendimento presencial, por via telefônica e portal de atendimento on-line”, afirma a ouvidora Grazielle Sousa.

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna conclui pintura de sinalização de ruas do Banco Raso e Jaçanã.

O trabalho de urbanização continua avançando. Após a conclusão da pavimentação nos bairros Banco Rasa e Jaçanã, a Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e de Transportes Trânsito (SETTRAN), concluiu a pintura de sinalização horizontal das vias.

Para evitar acidentes e tornar as vias públicas mais seguras, as equipes de trabalho da SIURB têm realizado diversas ações. Nas últimas semanas, no Banco Raso, os esforços concentraram-se na conclusão dos serviços de pavimentação e sinalização horizontal – pintura de faixas, sinalização lateral e quebra-molas – nas ruas Francisco Briglia, Beira-Rio e Bela Vista.

A dona de casa Carla Costa e Silva relata que a pavimentação e a pintura da sinalização realizada pela Prefeitura melhoraram muito as condições da Rua Beira-Rio no bairro. “Tendo em vista o que era a rua, antes agora está bem melhor. A gente sofria muito com os buracos e agora que colocou asfalto está ótimo! E depois, que colocou quebra-molas e pintou a sinalização ficou melhor mais ainda” comemorou.

Moradora da Rua Bela Vista há 58 anos, a dona Wilma Alves de Souza Aragão, parabenizou ao prefeito Augusto Castro (PSD) pelos serviços de urbanização no Banco Raso e em outras localidades da cidade.

“Criei-me aqui no Banco Raso. Já sofri acidente nos buracos que tinha aqui. Mas agora não tem mais acidentes. Obrigada prefeito, espero que o senhor faça ainda mais pelo povo”, disse.

No bairro Jaçanã, a pavimentação das vias e a pintura da sinalização horizontal também já foram concluídas nas ruas Zélia Pinho Lima e do Canal, as últimas onde os serviços foram concluídos. Há muitos anos os moradores reclamavam de a localidade ter sido abandonada pelo poder público, fato que mudou com a execução do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa agora.

Legenda: As ruas Bela Vista e Francisco Briglia, no Banco Raso, ganharam sinalização horizontal depois da pavimentação – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Implantação do Novo Portal do CadÚnico do Governo Federal suspenderá o atendimento do Bolsa Família.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), vai suspender os serviços de atualização e inclusão de novos cadastros beneficiários no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (CadÚnico) no período de 28 de fevereiro a 16 de março.

A decisão decorre da implantação em nível nacional do Novo Portal de Gestão do CadÚnico do MDS – Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que o Governo Federal colocará no ar a partir do próximo dia 17 de março, provocará a interrupção do antigo sistema do Bolsas Família em todo o território nacional.

Assim, a migração da base de dados para o novo sistema do CadÚnico limitará o atendimento na Casa do Bolsa Família, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros Especializados de Assistência Social (CREAS).

No entanto, a implantação do Novo Portal não provocará a interrupção de pagamentos dos principais programas de transferência de renda em nível federal, como o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), em casos que necessitem de ações de revisão e averiguação cadastral neste período de migração.

De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, durante o período de implantação do novo sistema, técnicos, operadores e entrevistadores do CadÚnico participarão de cursos de qualificação.

Segundo explicou o titular da pasta, secretário José Carlos Trindade, o Novo Portal do CadÚnico promoverá a integração das bases de dados do Governo Federal com o objetivo de agilizar e tornar mais prático o processo cadastral.

“A base de dados do CadÚnico é utilizada para programas sociais implementados nas três esferas de governo, federal, estadual e municipal. Portanto, é imprescindível que tais dados sejam os mais reais possíveis, garantindo o direito das pessoas de ter acesso aos benefícios com maior agilidade, segurança e transparência”, disse Trindade.

Ele destaca que o novo sistema trará mais agilidade e segurança, evitando erros na rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo eficiência e evitando possíveis fraudes, inclusive cibernéticas.

OCadÚnico, é o registro público eletrônico que sistematiza informações para identificação de famílias de baixa renda para acesso a programas sociais como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Pé-de-Meia e Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

Legenda: Migração da base de dados para o novo sistema do CadÚnico em nível nacional limitará o atendimento na Casa do Bolsa Família – Fotos Secom – Prefeitura – Itabuna.

Legenda: Migração da base de dados para o novo sistema do CadÚnico em nível nacional limitará o atendimento na Casa do Bolsa Família – Fotos Secom – Prefeitura – Itabuna.

Comente primeiro

Prefeitura adotará medidas rigorosas para apreensão de animais nas vias públicas de Itabuna.

A Prefeitura de Itabuna tem discutido novas formas de tratar com mais rigor ações que envolvem o recolhimento e apreensão de animais de grande porte flagrados nas vias públicas, bem como a punição dos responsáveis. O tema esteve em pauta num encontro na manhã desta quarta-feira, dia 26, no Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano.

Estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Governo, Luciano Veiga, responsável pela coordenação; da Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses; Segurança e Ordem Pública (SESOP), Agricultura e Meio Ambiente e de Transportes e Trânsito (SETTRAN).

Além do vereador Thales Silva, parceiros importantes como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) também participaram do encontro que envolve um grave problema de segurança e ordem pública.

O secretário de Governo, Luciano Veiga, ressaltou a importância do engajamento de todos neste processo para que os resultados esperados sejam alcançados com efetividade, tendo em vista, a complexidade do assunto que envolve bem-estar animal e segurança no trânsito.

“Estamos trabalhando para ter segurança jurídica, dar uma destinação correta e oferecer os cuidados necessários aos animais apreendidos e ainda responsabilizar seus proprietários”, frisou.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforçou que esse é um assunto que exige um esforço conjunto, “para que possamos criar uma lei condizente com a atual situação do município, e ainda atribuir sanções aos responsáveis por esses animais que são criados em vias públicas, prejudicando o trânsito e o pior, levando risco de acidentes com vítimas fatais”, afirmou.

Legenda: Prefeitura adotará medidas rigorosas para apreensão de animais nas vias públicas de Itabuna – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna debate alinhamento e definição da territorialização para a oferta de mais serviços.

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Planejamento (SEPLAN) e de Saúde, deu início ao alinhamento para a definição das áreas territoriais de cada bairro. Com o trabalho de territorialização pretende-se garantir melhorias e ampliação da oferta de atividades da atenção básica e demais serviços para a população.

Ficou estabelecido que nesta primeira etapa a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) vai realizar o levantamento de áreas conflitantes, ou seja, bairros em que moradores não se sintam pertencidos, como também das ruas em que faltam nomenclatura ou conjuntos alfanuméricos.

A representante da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Itana Bonfim, informou que a SIURB contribuirá com o suporte técnico de topografia. Segundo ela, esse trabalho em conjunto é importante para definir a territorialização agregando bairros para em seguida começar a fase de nomeação das ruas onde for necessário.

Ela destacou ainda que com a situação organizada, com ajuste dos bairros e os nomes de todos os logradouros, facilitará a atualização do cadastro no Diretório Nacional de Endereço dos Correios e o CEP para que as pessoas possam estar incluídas, inclusive para distribuição de correspondências e encomendas.

“O município precisa estar organizado e a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) agora é fazer um trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, e as comunidades para essa reumanização” destacou Itana Bonfim.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal Saúde, Dayse Santos, o objetivo central da territorialização é realizar o mapeamento completo do município, reconhecendo o perfil sanitário e epidemiológico da população de Itabuna.

“Com a territorialização, a gente vai conseguir, com base no CPF e no Cartão da Família, identificar de fato quais são nossos munícipes. Ou seja, o atendimento será localizado por área do município, será ainda mais ampliado e garantirá o acesso apenas da população em nível de atenção primária”, contou.

Dayse reforçou ainda que esse trabalho ajudará a fortalecer o serviço de saúde prestado pela Administração Pública aos cidadãos, além de facilitar as ações e atividades da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Comente primeiro