Itabuna ganha o reforço de mais uma ambulância para os serviços de Saúde.

A Saúde de Itabuna segue avançando com ações e projetos que só têm dado motivos para a população comemorar. Na semana passada, o município foi contemplado com duas inaugurações importantes – as novas instalações do Novo Hospital de Base e o Centro de Hemodiálise do Novo Hospital São Lucas -, e também ganhou duas ambulâncias fruto de emendas dos deputados federal Antônio Brito (PSD-BA) e estadual Marcone Amaral (PSD).

Para completar o pacote de benefícios, no domingo, dia 16, o município ganhou mais uma ambulância, completando a terceira da semana. O ato de entrega realizado no Bairro Nova Ferradas ocorreu durante o 4º Mutirão Mulheres Unidas pela Saúde, Cuidado e Amor organizado pelo vereador Silas da Saúde (PSD).

Na solenidade simples, estiveram presentes o prefeito Augusto Castro (PSD), a primeira-dama Andréa Castro, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Porfírio, entre outras autoridades. A ambulância que vai agilizar o transporte de pacientes na região oeste foi fruto de mais uma emenda parlamentar do deputado federal Antônio Brito (PSD-BA).

Legenda: Ambulância para Nova Ferradas foi fruto de emenda do deputado federal Antônio Brito- Fotos Tiago Barba Ruiva – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Ambulância para Nova Ferradas foi fruto de emenda do deputado federal Antônio Brito- Fotos Tiago Barba Ruiva – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Novo Hospital de Base é entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, ministro Rui Costa e o prefeito Augusto Castro

“A comunidade itabunense e regional agradece pelos investimentos superiores a R$ 70 milhões na reconstrução do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, fora os equipamentos tecnológicos, o que dá para a gente dignidade no atendimento à saúde”. A gratidão foi manifestada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) na entrega da unidade da Secretaria Municipal de Saúde.

O Chefe do Executivo baiano disse que os investimentos na unidade hospitalar continuarão a ser realizados pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) para que a parte antiga também seja reconstruída. “Entregamos essa etapa, mas as obras e serviços continuam, já que os serviços de atendimento aos pacientes serão transferidos para esta parte que estamos entregando hoje”, disse Jerônimo Rodrigues.

O governador também agradeceu aos vereadores, deputados estaduais e federais pelo apoio e aos profissionais de saúde do Hospital de Base que passa a contar com instalações qualificadas. “Isso é marca de governo. Entregar um hospital municipal deste tamanho com os serviços que são prestados e excelente qualidade dos profissionais é marca do nosso governo”, completou o governador.

Acompanhado pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, em cujo mandato de governador o projeto de reconstrução do Hospital de Base foi iniciado, do governador Jerônimo Rodrigues, das secretárias estadual e municipal de Saúde, Roberta Santana e Lívia Mendes Aguiar, respectivamente, da Primeira-dama Andrea Castro, do vice-prefeito Josué Brandão Júnior, deputados federais e estaduais e vereadores, o prefeito Augusto Castro fez uma visita guiada às novas instalações.

No percurso, os políticos foram aplaudidos pelos presentes, conversaram com funcionários da unidade hospitalar e fizeram selfies para suas redes sociais. “Olha que alegria estar aqui ao lado do prefeito, das secretárias de Saúde e dos políticos e do ministro Rui Costa, que deu início a esse projeto. Rui é sentimento de muita emoção e de missão cumprida”, disse Jerônimo Rodrigues.

“Aqui expressa a palavra mais importante do ato de governar: cuidar de gente, cuidar das pessoas na parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna e aqui parabenizo ao prefeito Augusto Castro a quem parabenizo. Boa sorte, que Deus lhe abençoe para cuidar do povo de Itabuna e da região”, expressou o ministro Rui Costa.

“Ministro, alegria para todos nós itabunenses, corpo clínico e profissionais do Hospital de Base. É um momento especial, Itabuna tem hospital municipal que atende 100 cidades e salva vidas” afirmou o prefeito Augusto Castro.

“O Hospital teve investimentos de mais de R$ 70 milhões, mas as obras não param por aqui. A gente terá novas etapas para cada vez mais requalificar o Hospital de Base. São seis salas cirúrgicas, duas salas para tratamento intensivo e 29 leitos de UTI. É esse o tamanho que a gente está entregando e ainda Raios-X, ultrassom, endoscopia, colonoscopia. É o Novo Hospital de Base com a União, Estado e Município caminhando juntos” afirmou a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana.

O diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), mantenedora do Hospital de Base, fez referência às duas novas salas para atendimento cirúrgico na emergência, onde pacientes em estado grave serão recebidos imediatamente, sem perda de tempo para salvar vidas. “É realmente um novo hospital e mais tecnológico para efetivamente salvar vidas”, completou.

Legendas: Hospital de Base ganhou duas novas ambulâncias por meio de emendas parlamentares- Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Prefeito Augusto Castro reúne cerca de 150 lideranças políticas em Itabuna.

Durante a visita de dois dias do governador Jerônimo Rodrigues a Itabuna, sul da Bahia, nesta quinta a sexta-feira (13 e 14), onde entregou a nova ala de pediatria do Hospital Manoel Noves, o Novo Centro de Hemodiálise do Hospital São Lucas, o Novo Hospital de Base e ainda, um dos dois reservatórios do Projeto Mais Água, além de anunciar novas obras no município, o prefeito Augusto Castro (PSD) demonstrou força política ao reunir cerca de 150 lideranças.

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores participaram das atividades e conheceram os avanços promovidos pela gestão de Augusto, o primeiro prefeito reeleito da história de Itabuna, com cerca de 65% dos votos válidos, em áreas como saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura e programas sociais.

As duas obras construídas em parceria com o Governo do Estado – o novo Hospital de Base, que atende cerca de 120 municípios do Sul, Extremo Sul, Baixo Sul e Sudoeste do Estado pelo Sistema de Saúde, e os dois reservatórios do programa Mais Água, que garantem a normalização do abastecimento para mais de 140 mil pessoas – representam marcos importantes, com impactos significativos na melhoria da qualidade de vida da população.

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, que esteve em Itabuna, destacou que “Augusto Castro é um gestor comprometido e tem se mostrado um grande líder, fortalecendo o desenvolvimento regional”, declarou.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc)e prefeito de Itaju, Elder Fontes, o prefeito de Itabuna “tem atuado não apenas na defesa dos interesses da sua cidade, mas realizando articulações junto aos governos estadual e federal no sentido de atrair investimentos para toda a região”, destacou.

Graças à liderança do prefeito Augusto Castro, nos últimos anos, Itabuna vem recebendo ações nas áreas da saúde, infraestrutura e segurança, totalizando R$ 342,3 milhões em obras concluídas e em andamento.

O prefeito Augusto Castro destaca que “essa parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado tem sido fundamental para garantir melhorias estruturais e sociais para a nossa população. Nosso compromisso é continuar trabalhando com responsabilidade, planejamento e diálogo, buscando sempre avanços que beneficiem não apenas Itabuna, mas toda a região”, concluiu.

Comente primeiro

Ampliação do Hospital de Base em Itabuna marca o segundo dia de entregas pelo Governo do Estado no Sul da Bahia.

A região Sul ganhou mais um dia de entregas e ampliação dos serviços com investimentos na área da saúde. O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) foi ampliado e a nova estrutura foi entregue nesta sexta-feira (14), pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária da Saúde, Roberta Santana. A obra realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) recebeu um investimento de mais de R$ 56,3 milhões e equipamentos da Sesab. A unidade, referência macrorregional para 22 municípios da região, agora conta com mais 20 leitos de UTI, seis novas salas cirúrgicas, adequação da área de imagem com a implantação de um novo tomógrafo e raio-X, e a ampliação da emergência, que passa a contar com oito leitos de observação, três leitos de sala vermelha e quatro leitos de sala amarela.

Com a ampliação, a capacidade de cirurgias eletivas aumentará de 60 para 300 procedimentos mensais, um crescimento de 400% no volume de procedimentos realizados. Além disso, 185 novos profissionais foram contratados para reforçar a equipe de assistência, incluindo 25 médicos. A secretária Roberta Santana ressaltou o investimento em novos serviços e a continuidade da ampliação em breve. “Hoje, com mais essa ampliação, chegamos a um hospital municipal com um total de 40 leitos de UTI 100% equipados. São salas cirúrgicas novas montadas com toda a tecnologia para garantir o melhor acesso. Aqui já foram realizados mais de 24 mil atendimentos e com a implementação de tomógrafos de alta tecnologia e o serviço de colonoscopia implantado, atenderemos muito mais. Nós vamos requalificar também outra parte em breve”, destacou.

Na ocasião, o governador realizou uma visita guiada e conheceu as instalações do hospital. De acordo com Jerônimo Rodrigues, as agendas consecutivas no município representam um avanço na saúde que deve impactar na agilidade e ampliação da assistência. “O atendimento já inicia neste sábado. Para se ter uma ideia, as pessoas do Centro de Hemodiálise não precisarão mais esperar por tanto tempo, pois estamos aos poucos resolvendo a situação. Sempre haverá uma fila, mas o que realmente vai mudar é a agilidade com que os hospitais do nosso país vão atender essas demandas. A regulação funciona de forma que, se um hospital não tiver capacidade ou leitos disponíveis, ela redistribui o paciente para uma unidade que tenha os recursos necessários. Um exemplo disso é Itabuna, onde temos trabalhado para otimizar o fluxo.”

Emocionado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, agradeceu ao prefeito de Itabuna pela homenagem, que consistiu em dar o nome de sua mãe, Maria Luzia Costa dos Santos, ao Centro Cirúrgico da cidade. Durante seu discurso ele ainda pontuou, “um novo prédio com novos equipamentos, equipamentos sofisticados, equipamentos iguais aos equipamentos dos hospitais privados que tem na Bahia e no Brasil. Com equipamentos de tomografia e ressonância de ponta. Então as pessoas que buscam ou precisam desse hospital, não só irão encontrar instalações adequadas, como o acolhimento dos profissionais qualificados que estão aqui”.

Para a moradora de Itabuna e administradora, Jussara Andrade, o novo hospital só fortalece a saúde do município e beneficia a população. “Eu moro em Itabuna há muitos anos e posso dizer que essa ampliação do Hospital de Base é um marco pra nossa região. Agora temos uma estrutura muito melhor pra atender a gente e eu me sinto mais segura, sabendo que o atendimento médico vai ser mais rápido e eficiente. Isso faz toda a diferença, não só pra mim, mas pra todos que dependem do sistema de saúde pública”, comemorou. Já o prefeito da cidade, Augusto Castro, exaltou o trabalho e o esforço do governo estadual e federal em beneficiar a população com investimentos na saúde. “Um hospital de alta complexidade que salva diariamente muitas vidas. Só agradecer por esse avanço na saúde da região. Agradecer ao querido governador Jerônimo, ao ministro Rui Costa ele que tem feito um grande trabalho em defesa da Bahia e dos baianos. E a Bahia tem, cada dia, feito investimento em várias áreas, principalmente a área da saúde. Um grande equipamento público que não só passou por uma ampliação, mas um novo hospital que os moradores recebem hoje”, completou o prefeito.

Outras entregas

Durante a visita foram realizadas outras entregas importantes para a região. Por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o governador entregou duas ambulâncias para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Esta sexta-feira marcou o segundo dia de agenda do governador na cidade. Na quinta-feira, Jerônimo Rodrigues inaugurou o Novo Centro de Hemodiálise Dr. Renato Borges da Costa – 2ª etapa das Obras do Hospital São Lucas, que recebeu investimento de R$ 8,1 milhões, e entregou a ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água. Ainda nesta sexta-feira, o governador segue no município e se reúne na AABB com empresários do chocolate.

Repórter: Joci Santana/GOVBA

Comente primeiro

Prefeito Augusto Castro agradece ao governador Jerônimo Rodrigues a entrega da 2ª etapa do Novo Hospital São Lucas.

A saúde pública de Itabuna ganhou um reforço na manhã desta quinta-feira, dia 13, com a inauguração de novos investimentos em dois hospitais pertencentes à estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). As entregas contaram com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Augusto Castro (PSD), das secretárias de Saúde da Bahia, Roberta Santana, e de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, a Primeira-dama Andrea Castro dentre outras autoridades.

No Hospital Manoel Novaes foi entregue a segunda etapa da Ala Pediátrica Drº Jaime César Nascimento. O local recebeu novos mobiliários que possibilitaram colocar em atividade a unidade com 35 novos leitos que atenderão pacientes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Já no Novo Hospital São Lucas foi inaugurada também a segunda etapa dedicada exclusivamente aos pacientes renais por meio do Centro de Hemodiálise. São 54 poltronas que acomodarão pessoas que necessitam da filtragem do sangue e remoção do excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, substituindo o trabalho dos rins.

Na oportunidade, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da escolha de um bom gestor para que obras e ações como esta possam ser concretizadas em benefício da população. “É muito importante escolher um gestor que tem essa sensibilidade, porque essa obra é fruto de um conjunto de esforços. Estamos dando mais um passo para o fortalecimento da saúde nesta região”, disse.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), aproveitou para reconhecer e agradecer o esforço do Governo da Bahia por estar investindo de forma especial na cidade. “A reabertura do Novo Hospital São Lucas é um projeto nosso de campanha em parceria com a Santa Casa, Conselho Municipal de Saúde, Câmara Municipal e nosso querido deputado Paulo Magalhães, que não mediu esforços para investir neste projeto. Temos um time que mais investe na saúde dos baianos e Itabuna caminha ao lado do governador Jerônimo para entregar uma saúde melhor para os itabunenses e a região”, frisou.

A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, além de falar dos investimentos em estrutura e tecnologia, salientou a importância do atendimento humanizado. “Esse novo hospital foi projetado com o que há de mais moderno, mas nosso foco é no acolhimento humanizado. Esses pacientes terão a oportunidade de sair do leito de um hospital, voltar ao convívio da família e só retornar para a hemodiálise ambulatorial. Vamos dar qualidade de vida para essas pessoas”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforçou a importância da parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que desempenha papel fundamental na área da filantropia. “Nada melhor do que inaugurar esta segunda etapa do Novo Hospital São Lucas que atenderá pacientes renais exatamente no Dia Mundial do Rim. É uma data importante que ficará marcada na vida desses pacientes que tanto necessitam desse serviço”, afirmou.

O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece Ferreira, agradeceu os investimentos e aproveitou para falar que o Novo Hospital São Lucas ainda terá muito mais a oferecer para a população de Itabuna e do Sul da Bahia depois da implantação da terceira etapa das obras de requalificação.

Na oportunidade, o médico nefrologista Renato Costa, primeiro médico a implantar o Serviço de Hemodiálise em Itabuna, recebeu como homenagem a colocação do seu nome no Centro de Hemodiálise. Ele não perdeu a oportunidade e ainda solicitou o retorno das cirurgias para transplante renal. Estiveram presentes secretários estaduais e municipais, deputados, vereadores, autoridades políticas regionais e a comunidade em geral.

Legenda: Entregas no Manoel Novaes e Novo Hospital São Lucas pelo governador Jerônimo Rodrigues e prefeito Augusto Castro – Fotos Pedro Augusto- Secom Prefeitura Itabuna

Legenda: Entregas no Manoel Novaes e Novo Hospital São Lucas pelo governador Jerônimo Rodrigues e prefeito Augusto Castro – Fotos Pedro Augusto- Secom Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Governo do Estado amplia abastecimento de água em Itabuna e beneficia mais de 214 mil pessoas.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

A agenda de compromissos do governador Jerônimo Rodrigues em Itabuna incluiu, na tarde desta quinta-feira (13), a inauguração da ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água do município. O investimento de R$ 7,9 milhões fortalece a distribuição e beneficia diretamente 214 mil habitantes da região.

“Itabuna é um polo comercial e de serviços, aonde muitos vêm para negócios, saúde e hospedagem. Garantir a segurança hídrica é um investimento estratégico no futuro do município. Com esse novo sistema, asseguramos o abastecimento pelos próximos 20, 30 anos, sem risco de escassez. Um compromisso com o desenvolvimento e a qualidade de vida da população”, afirmou o governador.

Eunice Andrade, que vive há mais de 12 anos no município, contou que antes da ampliação enfrentava dificuldades com a irregularidade no fornecimento. “Ter água boa em casa é uma alegria para todo mundo. Com essa ampliação, a gente consegue ficar mais tranquilo, sabendo que o abastecimento está garantido. Isso muda o nosso dia a dia, dá mais segurança e traz mais paz pras famílias”.

Mais investimentos

O Governo do Estado estará presente em Itabuna durante dois dias consecutivos, com compromissos que incluem inaugurações, atos e reuniões. Nesta quinta-feira, o governador começou os trabalhos pela manhã com a inauguração do novo Centro de Hemodiálise Dr. Renato Borges da Costa, que recebeu um investimento de R$ 8,1 milhões e conta com 54 estações de tratamento para pacientes com doença renal crônica. Além disso, participou da entrega da requalificação da Ala Pediátrica SUS do Hospital Manoel Novaes, agora com 34 leitos totalmente reformados, e novos equipamentos pediátricos para a unidade.

Nesta sexta-feira (14), Jerônimo continua na cidade, aonde realiza a inauguração da ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM). A entrega será feita pelo governador ao lado dos ministros Alexandre Padilha, da saúde, e Rui Costa, da Casa Civil.  A unidade passa a contar com novos leitos de UTI, salas cirúrgicas, adequação da área de imagem para a implantação de um novo tomógrafo e raio-x, além da ampliação da emergência. Referência macrorregional, o HBLEM atende 22 municípios da região.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Comente primeiro

Vereadores e técnicos da Prefeitura avançam na definição de ruas edas áreas territoriais dos bairros de Itabuna.

Os debates preliminares de alinhamento para a definição de ruas e áreas territoriais dos bairros de Itabuna avançou na tarde desta terça-feira, dia 11, quando um grupo de vereadores intensificou o diálogo com técnicos e representantes da Prefeitura de Itabuna lotados nas secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Planejamento (SEPLAN) e de Saúde. O encontro aconteceu no Plenário Raymundo Lima da Câmara de Vereadores.

O município tem até o dia 30 de abril para a delimitação das áreas territoriais de cada bairro e definição do nome de ruas repetidos ou alfanuméricos. Atualmente são 502 ruas identificadas por letras do alfabeto ou números em várias localidades e mais de 200 com nomes repetidos.  Com o trabalho de territorialização, pretende-se garantir melhorias e ampliação da oferta de atividades da atenção básica e demais serviços prestados pela Prefeitura para a população.

No encontro, o secretário municipal de Planejamento, vice-prefeito Josué Brandão Júnior, disse que é uma oportunidade histórica para que os novos vereadores façam correções necessárias quanto aos núcleos urbanos e ao nome de ruas. “Atualmente, há ruas com nomes repetidos em vários bairros, o que gera conflitos para entregas postais e de encomendas, atualização cadastral em bancos e instituições financeiras e até para uso de veículos por aplicativos”, comentou.

O consultor José Nazal Pacheco Soub fez um relato histórico sobre a ocupação do território do município desde 1906, tendo apresentado as sucessivas legislações que promoveram emancipações de cidades como Barro Preto, Buerarema, Firmino Alves, Ibicaraí, Itapé e Jussari que antes pertenciam à Itabuna. “Atualmente, há apenas o distrito sede, onde está a cidade com 55 bairros (Lei Municipal de 2019)”, explicou, lembrando que a última definição de limites territoriais aconteceu com a Lei Estadual nº 12.838, em 2013.

A atualização da Lei dos Bairros, sancionada em 2019, que definiu a cidade com 55 bairros, foi defendida pela diretora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, para que o município não seja penalizado com a queda de recursos repassados pelo Ministério da Saúde, com base em dados quadrimestrais. “Há urgência pela necessidade de financiamento das ações da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e outros programas”, frisou.

“Desde maio do ano passado que o Ministério da Saúde alterou os eixos do financiamento e apresentamos em dezembro de 2024 as nossas necessidades ao Conselho Municipal de Saúde e agora ao Legislativo. Embora tenha cerca de 190 mil habitantes, de acordo com o Censo do IBGE (2022), o município tem atualmente 400 mil cartões SUS. Com a atualização dos núcleos urbanos vamos identificar os usuários com base no CEP, núcleos, territoriais e nome de ruas”, acrescentou Dayse Santos.

Ao final, ficou estabelecido que a Câmara de Vereadores vai indicar representantes para a integrar a Comissão Municipal encarregada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) de modificar a Lei dos Bairros para cessar conflitos de áreas dos bairros em que moradores não se sintam pertencidos, como também das ruas em que faltam nomes e evitar a queda de receita para a Secretaria de Saúde.

Legenda: Vereadores e técnicos da Prefeitura avançam na definição de ruas e das áreas territoriais de Itabuna – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Diretora da Atenção Básica, Dayse Santos – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Secretário de Planejamento, vice-prefeito Josué Brandão Junior Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Legenda: Consulto José Nazal Soub – Fotos Pedro Augusto – Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Mulheres são maioria e representam mais de 70% do quadro de colaboradores do Hospital de Base.

O papel das mulheres no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães – HBLEM de Itabuna, que terá suas obras de ampliação inauguradas nesta sexta-feira (14) pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Saúde, Alexandre Padilha, do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Augusto Castro, merece destaque não só pela sua competência e profissionalismo, mas também pela relevância de elas somarem cerca de 70% do quadro de colaboradores, entre contratados e efetivos.

Atualmente, dos quase mil colaboradores, cerca de 647 mulheres se destacam em diversas funções da área médica, assistencial e administrativa, com muita dedicação e competência. São médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, coordenadoras, auxiliares de serviços gerais, recepcionistas, fisioterapeutas, psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas, cozinheiras, auxiliares de cozinha, fonoaudióloga, advogadas, contadoras, secretárias, entre outras funções, que juntas contribuem de forma relevante para a qualidade no atendimento, a promoção da saúde e o bem-estar dos pacientes da unidade hospitalar e no bom andamento da prestação dos serviços em saúde da instituição.

Muitas dessas profissionais atuam na unidade hospitalar desde a fundação e estão vivenciando o grande momento do novo Hospital de Base, como Ana Flávia Ribeiro Santos. Ela está na unidade há 26 anos, onde começou como técnica de enfermagem, depois se tornou enfermeira e há cinco anos atua como coordenadora de enfermagem do Centro Cirúrgico. “O novo Hospital de Base contará com seis salas cirúrgicas. É uma grande conquista que está trazendo mais recursos e conforto para os pacientes de Itabuna e região”, declarou.

A auxiliar administrativa, Cláudia Pereira Nascimento, que trabalha há mais de 20 anos no HBLEM, diz que “é uma emoção muito grande ver o hospital renovado, todo equipado para oferecer um atendimento melhor para os pacientes. É isso que a população precisa e merece”, celebrou.

O prefeito Augusto Castro destacou a importância das mulheres para o funcionamento e excelência do Hospital de Base. “As mulheres são a força motriz da saúde pública em nossa cidade. Sua dedicação, profissionalismo e sensibilidade fazem toda a diferença no cuidado com os pacientes e na construção de um serviço de saúde mais humano e eficiente. Essa ampliação do hospital é um marco para Itabuna e para todas as profissionais que se dedicam diariamente a salvar vidas”, afirmou.

O Novo Hospital de Base, com investimentos de R$ 75 milhões, através de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, contará com um Pronto-Socorro, setor de Bioimagem, Centro Cirúrgico com seis salas e duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), totalmente equipados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Comente primeiro

Augusto Castro afirma que projeto de duplicação da BR 415 até Nova Ferradas foi tratado entre o governador Jerônimo Rodrigues e ministro dos Transportes Renan Filho.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), voltaram a tratar da duplicação do trecho de 7,5Km da rodovia BR-415, entre o Nova Itabuna e Nova Ferradas, em contato com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).

O governador baiano foi recebido em audiência pelo titular da pasta dos Transportes, em Brasília, quando falou da importância desta obra para a região Sul da Bahia.

Por sua vez, o Chefe do Executivo itabunense, em conversa por telefone com o ministro Renan Filho, lembrou que o projeto de duplicação da rodovia BR-415 já foi apresentado ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) Fabricio Galvão, tendo sido muito bem aceito.

“Conversamos com o ministro Renan Filho reforçando a solicitação do governador Jerônimo Rodrigues sobre a importância da obra de duplicação do trecho urbano da zona oeste de Itabuna. Ele foi muito sensível e ficou de analisar o projeto que, além de ser o novo vetor de desenvolvimento da cidade, beneficiará cerca de 100 municípios cujos moradores se utilizam dessa rodovia diariamente”, disse Castro.

Neste ano, o Ministério dos Transportes pretende investir na Bahia cerca de R$ 2,3 bilhões, orçamento três vezes superior ao que foi gasto no ano passado.

Legenda: Governador Jerônimo Rodrigues com o ministro dos Transportes, Renam Filho – Foto Eduardo Aiache GOVBA

Legenda: O prefeito Augusto Castro esteve com o ministro Renam Filho, em audiência ano passado, com o deputado Paulo Magalhães – Foto Secom – Prefeitura Itabuna

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna e EMASA inauguram reservatórios do Projeto Mais Água.

Itabuna dará um grande passo na regularização do abastecimento de água com a inauguração, nesta quinta-feira, dia 13, dos reservatórios do Projeto Mais Água, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

A entrega acontece às 15 horas no bairro Novo Lomanto, com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Augusto Castro e do presidente da EMASA, Ivan Maia.

A primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade tem investimentos de R$ 30 milhões e incluiu a construção de dois reservatórios nos bairros Novo Jaçanã, com capacidade para 5 milhões de litros de água, e Novo Lomanto, com capacidade para 3 milhões de litros de água, respectivamente, além da modernização e ampliação da rede de adutoras e de distribuição e de melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA).

A obra beneficia cerca de 140 mil moradores das zonas Sul, Oeste e Leste da cidade, colocando fim ao abastecimento intermitente, que era realizado pelo sistema de manobras, e permitindo a regularização do fornecimento de água.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destaca que “o Projeto Mais Água é um marco histórico para Itabuna e um dos maiores desafios que enfrentamos como gestão. Durante cinco décadas, nossa população sofreu com a incerteza e a irregularidade no abastecimento de água, prejudicando a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade”, declarou.

Para o presidente da EMASA, Ivan Maia, “essa entrega representa um avanço significativo para a segurança hídrica de Itabuna. Estamos investindo em infraestrutura moderna para garantir que a população tenha água de qualidade de forma contínua. Esse é um compromisso da nossa gestão e uma conquista histórica para a cidade”, concluiu.

Comente primeiro