A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promoverá, quarta-feira, 12 de março de 2025, a solenidade “Arint Conectando Culturas” para recepcionar estudantes estrangeiros ingressantes no primeiro semestre letivo. O evento será realizado no Auditório da Torre José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa), às 10 horas, sob a organização da Assessoria de Relações Internacionais (Arint).
A iniciativa tem como objetivo proporcionar a integração entre os novos estudantes e aqueles que já se encontram na Uesc, promovendo o intercâmbio cultural e a ambientação dos recém-chegados. Esta ação já foi realizada em edições anteriores e reforça o compromisso da universidade com a internacionalização e a inclusão acadêmica.
A mesa de abertura contará com a presença do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Alessandro Fernandes, do Ilustríssimo Vice-Reitor, Prof. Dr. Maurício Moreau, do Assessor de Relações Internacionais, Prof. Me. Samuel Mattos, além de pró-reitores e do Diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Jhonata Mendes Ramos. Durante a solenidade, os dirigentes da Universidade irão proferir palavras de acolhimento e incentivo aos novos discentes.
Nesta edição, são esperados 38 estudantes estrangeiros ingressantes, oriundos de 13 países: Angola, Argentina, Colômbia, Etiópia, Guatemala, Haiti, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Peru e Venezuela. Além disso, cerca de 20 estudantes estrangeiros que já estão na instituição participarão da recepção, contribuindo para o processo de adaptação e troca de experiências.
O evento “Arint Conectando Culturas” reafirma a posição da Uesc como uma universidade acolhedora e comprometida com a diversidade, proporcionando um ambiente acadêmico rico em aprendizado e convivência multicultural.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) inicia, entre os dias 10 e 13 de março de 2025, a Calourada Acadêmico Esportiva e Artístico-Cultural Unificada 2024.2, um evento repleto de atividades voltadas para a recepção e integração dos 1.754 novos estudantes que ingressam na instituição.
A programação diversificada inclui oficinas, rodas de conversa, visitas guiadas e atividades culturais, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para os calouros. A organização do evento é conduzida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Extensão (Proex), Ações Afirmativas e Permanência Estudantil (Proape), além do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Entre os 40 cursos de graduação oferecidos pela Uesc, alguns se destacaram na preferência dos candidatos: Medicina (Bacharelado Integral) foi o mais procurado e com a maior nota de corte. Biomedicina (Bacharelado Integral) é a segunda opção mais desejada entre os ingressantes. Direito (Bacharelado Noturno). Medicina Veterinária (Bacharelado Integral), Psicologia (Bacharelado Integral), entre os cursos mais concorridos.
Atividades e programação da Calourada
A recepção contará com diversas atividades para auxiliar os estudantes no início da trajetória acadêmica, incluindo oficinas e rodas de conversa sobre permanência estudantil, saúde mental, inclusão e pesquisa.
Destaques da programação:
Oficina: Desvendando a pós-graduação – um guia para iniciantes Segunda-feira, das 13h30 às 15h30 – Auditório Paulo Souto, com os professores Vinicius Arakawa e Ricardo Siqueira Bovendorp. Terça-feira (11/03), 10h e quinta-feira (13/03), 19h30 às 21h, no Auditório de Direito, Roda de Conversa: Entrei na Uesc. Como me manter? Dicas sobre adaptação à universidade, permanência estudantil e suporte institucional. Roda de Conversa: Saúde mental e qualidade de vida- desafios e possibilidades, Quarta-feira (12/03), 8h às 9h, Auditório Paulo Souto, Discussão sobre saúde mental no ambiente acadêmico.
Visitas Guiadas
Biblioteca – Quarta-feira (12/03), 9h às 10h e 19h30 às 20h. Oficina de Xadrez quinta-feira (13/03), 10h às 12h – Auditório de Direito- Para os amantes da estratégia, uma atividade voltada ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Também na quarta-feira (12/03), 10h às 12h e 19h às 20h30 – Auditório Paulo Souto, Reflexão sobre a importância do movimento estudantil na universidade com a mesa: O DCE no caminho da resistência – o papel do movimento estudantil.
A Calourada 2025.1 será uma oportunidade única para que os novos alunos conheçam melhor a estrutura da Uesc, criem laços com colegas e professores e comecem sua jornada acadêmica com toda a energia e apoio necessários.
Os investimentos do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), em programas de permanência estudantil e em parcerias com as prefeituras têm gerado resultados positivos na frequência escolar. Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quarta-feira (26), revelam que houve aumento na regularidade de estudantes matriculados em creches ou escolas em território baiano.
Em 2022, na Bahia, 87,7% das crianças com a idade de 4 a 5 anos frequentavam a escola, enquanto a média nacional era de 86,7%. Nos últimos 20 anos, o Estado apresentou importante avanço nesse atendimento, uma vez que, no ano de 2000, pouco mais da metade (55%) dessas crianças estavam na escola. No grupo de 6 a 14 anos, a frequência escolar na Bahia chegou a 98,4% em 2022, enquanto a média do país registrou 98,3%, o que confirma o impacto positivo de programas sociais, bem como os investimentos em transporte, infraestrutura e alimentação escolar. Entre os jovens de 15 a 17 anos, o Estado também apresentou resultados acima da média nacional, com 85,8% desses frequentando as escolas, sendo que, no Brasil, a média era de 85,3%, em 2022.
Foto: Memo Soul/SEC
Para Rowenna Brito, secretária da Educação da Bahia, “os dados do Censo Demográfico 2022 comprovam que os investimentos do Governo do Estado na permanência escolar têm gerado resultados concretos e positivos. A ampliação do acesso à educação e o fortalecimento de programas como o Bolsa Presença e o Mais Estudo garantem que nossos estudantes permaneçam na escola e tenham melhores condições de aprendizado. Seguimos trabalhando para que a Educação na Bahia seja cada vez mais inclusiva e transformadora, impactando diretamente a vida das famílias e o futuro da nossa juventude”.
Além do aumento da frequência bruta na escola, também houve avanços no nível de instrução das populações baiana e soteropolitana, entre os censos de 2000 e 2022, com crescimento da proporção de pessoas que tinham concluído o Ensino Básico (até o Ensino Médio). Em 2000, eram apenas 17,9%, elevando para 29,8%, em 2010, e agora, em 2022, chegando a 43,2%.
Bolsa Presença e Mais Estudo
Entre os programas desenvolvidos pelo Governo do Estado para auxiliar a permanência dos estudantes na Educação Básica, se destaca o Bolsa Presença, para o qual foram investidos, em 2024, R$600,5 milhões, beneficiando 429 mil famílias e 485 mil estudantes matriculados em escolas estaduais de toda a Bahia.
Foto: Memo Soul/SEC
Por meio do Bolsa Presença, cada família de estudante em colégios estaduais, cadastrada no CadÚnico e que esteja habilitada nos demais critérios do programa, recebe R$150 por mês, durante o ano letivo, acrescidos de R$50 por aluno, a partir do segundo aluno matriculado. Além de manter o cadastro da família atualizado no CadÚnico, para receber o benefício é necessário que os estudantes participem das avaliações de aprendizagem realizadas pela unidade escolar que orientam o acompanhamento pedagógico. Para este ano de 2025, o Governo do Estado estima investir mais R$ 693,6 milhões.
Outra iniciativa para apoiar a permanência estudantil, executada pelo Estado através da SEC, é o Mais Estudo, programa que oferta, mensalmente, uma bolsa de R$150 para estudantes selecionados darem reforço escolar aos colegas, prioritariamente, em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2024, 46 mil estudantes participaram do programa, tendo sido repassado R$ 60,7 milhões pelo Estado. Para 2025, a expectativa é investir R$70,2 milhões e beneficiar 52 mil estudantes.
Mais Futuro
Outro ponto de avanço foi o de pessoas com idade de 25 anos ou mais que concluíram o Ensino Superior. Entre 2000 e 2022, essa proporção quadruplicou. Antes eram apenas 3,1%. Já no último censo foi registrado que cerca de 12,0% havia concluído algum curso de graduação.
Este dado também reflete a decisão assertiva do Governo da Bahia ao criar uma política de assistência estudantil para a Educação Superior visando apoiar estudantes de baixa renda, instituindo, no ano de 2015, o Auxílio Permanência através da Lei nº 13.458, de 12 de dezembro de 2015.
Chamado de Mais Futuro, este programa de assistência estudantil garante a permanência de estudantes universitários que se encontrem em condições de vulnerabilidade socioeconômica e estejam regularmente matriculados nas Universidades Públicas Estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB), via transferência financeira para custear transporte e alimentação (para todos os beneficiários) e ainda, moradia, para aqueles que tiverem que mudar da cidade de origem para cursar a graduação em cidade com distância superior a 100 km de sua residência. Desde o início do programa até janeiro desde ano, o Estado já investiu R$307.991.689,79 neste programa.
A partir desta quinta-feira (6), os 9.800 estudantes universitários beneficiados pelo Mais Futuro já podem utilizar o benefício referente ao mês de fevereiro. Executada por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a iniciativa do Governo do Estado auxilia estudantes matriculados nas universidades públicas estaduais da Bahia (Uesb, Uesc, Uefs e Uneb) em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com bolsas nos valores de R$ 400 e R$ 800, equivalendo, respectivamente, aos perfis Básico e Moradia. Para o atual depósito foram destinados R$ 5,1milhões.
Para ser beneficiado com o auxílio Básico, no valor de R$ 400, é necessário ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação presencial nas universidades públicas estaduais, desde que não tenha concluído qualquer outro curso de nível superior; comprove a situação de vulnerabilidade socioeconômica; e resida em município localizado a menos de 100 quilômetros de distância do campus onde frequenta o curso de Ensino Superior. Já o auxílio Moradia, no valor de R$ 800, beneficia estudantes com o mesmo perfil, mas que morem a uma distância superior a 100 quilômetros do campus.
Desde a criação do Mais Futuro, em 2017, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 312 milhões, beneficiando 33 mil estudantes das universidades públicas estaduais. Esta política pública, que tem como meta elevar o nível de aprendizagem e a formação de novos profissionais na Bahia, também oferece a oportunidade de estágio em órgãos estaduais aos estudantes que tenham concluído 2/3 do curso.
Os mais de 86 mil pré-selecionados na segunda chamada do?Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2025, deverão apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição até 17 de março. Os documentos devem entregues à instituição de educação superior.
O candidato pode consultar online o resultado da segunda chamada, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira (28), no?Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do ProUni. O acesso é por meio da conta do Gov.br.
O programa oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior.
Em 2025, a política pública completa 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.
Documentação
A instituição de ensino superior deve definir como é feita a entrega dos documentos: de forma presencial, diretamente na unidade, ou virtual/eletrônico. Não pode ser cobrada nenhuma taxa.
O candidato tem a responsabilidade de verificar, nas faculdades, os horários e o local de comparecimento para a verificação das informações.
A perda do prazo ou a não comprovação dos dados implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.
Algumas instituições podem submeter os pré-selecionados a um processo seletivo próprio. Neste caso, o MEC determina que os critérios de aprovação não podem ser mais rigorosos do que os aplicados aos pré-selecionados nos processos seletivos regulares.
Edição de 2025
Nesta edição do programa, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais.
O programa recebeu quase 1,5 milhão de inscrições para o Prouni?2025/1. Na primeira chamada do processo seletivo, divulgada no início de fevereiro, 197.080?estudantes haviam sido pré-selecionados.
Cronograma Prouni?2025/1
O candidato não contemplado nas duas chamadas do Prouni 2025 poderá participar da lista de espera do Prouni.
A manifestação de interesse em ingressar na fila deve ser feita nos dias 26 e 27 de março pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Em 1º de abril, será disponibilizado o resultado da lista de espera no mesmo site.
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), em colaboração com o Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMdic) e os Projetos de Extensão Dinamizando o Ensino de Libras e Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promoveu, no dia 12 de fevereiro, um evento de relevância para a formação de tradutores-intérpretes e para a comunidade surda.
“O evento não apenas promoveu o aperfeiçoamento técnico dos tradutores-intérpretes, mas também fomentou o debate sobre a necessidade de políticas efetivas e inclusivas para a educação de surdos no Brasil. Mais do que um momento de aprendizado, a iniciativa representou um chamado à responsabilidade coletiva por uma educação que respeite as particularidades dessa comunidade, garantindo equidade no acesso ao conhecimento e à produção acadêmica,” destacaram os coordenadores.
O encontro, realizado em dois turnos, contou com uma palestra e um workshop voltados à discussão das políticas públicas para a educação bilíngue e aos desafios da tradução e interpretação de enunciados matemáticos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pela manhã, 10 tradutores-intérpretes participaram das atividades, juntamente com uma estudante e dois professores surdos. A professora doutora Elidéa Bernardino, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou a palestra inicial, abordando a “Ação Construída em Libras” e sua importância na tradução e interpretação. Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de aprimorar suas estratégias de interpretação de enunciados matemáticos em um workshop prático.
No período da tarde, o evento reuniu 40 participantes, incluindo sete pessoas surdas. Estiveram presentes professores e licenciandos em Letras Libras do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Itapetinga, profissionais do IFBaiano de Uruçuca, lideranças surdas de Ilhéus, Itabuna e Itapetinga, além do professor surdo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Marcílio Vasconcelos. O debate, conduzido pela professora doutora Jurema Lindote Botelho Peixoto, pela professora mestra Roberta Brandão e pelo professor doutor Wolney Gomes Almeida, destacou a defasagem entre as políticas públicas e sua efetiva implementação, revelando os impactos negativos dessa negligência na vida acadêmica e profissional da comunidade surda.
A professora Elidéa Bernardino apresentou um documento de referência para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no Brasil, ressaltando as dificuldades enfrentadas por essa população no acesso à escrita acadêmica. Os relatos de participantes surdos evidenciaram barreiras linguísticas persistentes, como a ausência de uma abordagem estruturada para a disciplina de Língua Portuguesa como segunda língua, dificultando a publicação de artigos e a inserção no meio acadêmico.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) convoca mais 82 candidatos classificados na seleção pública para contratação temporária de pessoal na função de professor da Educação Básica. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (22). Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), por meio do Processo Seletivo Simplificado, regido pelo Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022.
Os candidatos convocados devem enviar os documentos digitalizados exigidos pelo edital, no período de 24 a 28 de fevereiro, para o correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br. São eles: Diploma registrado de conclusão do curso de nível superior do curso de Licenciatura Plena para a função temporária que concorreu, expedido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral estão entre a documentação solicitada. A documentação será analisada preliminarmente pela Coordenação de Provimento e Movimentação.
Os aprovados no Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer à sede da SEC, na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos da documentação (em original e fotocópia) relacionada no edital no referido prazo, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Já aqueles selecionados para atuarem no interior do estado deverão comparecer nas sedes dos seus respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) com a documentação (original e fotocópia) listada no edital e já remetida ao endereço eletrônico, nos mesmos período e horários.
A convocação de professores através do Reda integra o conjunto de ações adotadas pela Secretaria da Educação visando o provimento de pessoal para garantir o pleno funcionamento do ano letivo nas escolas estaduais, oportunizando aos estudantes o direito de aprender. O Processo Seletivo Simplificado ofertou o total de 1.119 vagas para o cargo de professor da Educação Básica, já tendo sido habilitados 10.088 candidatos em 27 convocações. A SEC informa que o candidato que não atender a esta convocação, na forma e no prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado (DOE), novos editais para contratação de Mediadores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), Professores da Educação Profissional e Professores da Educação Indígena. As seleções serão realizadas pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e as contratações por meio de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
Ao todo, estão sendo ofertadas 667 vagas para Mediadores do Emitec, conforme a Resolução nº 12/2024. Já para Professor da Educação Indígena, a seleção contempla 152 vagas, autorizadas pela Resolução nº 11/2024. Além disso, o edital para Professor da Educação Profissional disponibiliza 668 vagas, seguindo as orientações da Resolução nº 13/2024.
Os editais com todos os critérios, regras e prazos para inscrição estão disponíveis para consulta no portal da educação (http://www.ba.gov.br/educacao), reforçando o compromisso da SEC com a ampliação da oferta educacional e a valorização do ensino nas diversas modalidades da rede estadual.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (19), a Jornada Pedagógica 2025, um evento fundamental para a reflexão e o planejamento das ações educacionais no município. Com o tema “Educar e incluir”, o encontro aconteceu no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes, reunindo autoridades, educadores e representantes de diversas instituições para debater os desafios e avanços da educação.
A programação incluiu palestras que discutiram temas como as dificuldades e avanços na implementação da educação inclusiva nas escolas e a importância do autocuidado para os profissionais da educação. O evento também contou com momentos culturais e discussões sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e sobre os desafios e oportunidades da tecnologia na educação, apontando caminhos para superar obstáculos e explorar novas possibilidades para o futuro da aprendizagem, além de um mesa-redonda, trazendo uma discussão sobre o tema “Educação Inclusiva: onde cada pessoa encontra seu lugar”.
A Jornada Pedagógica 2025 reforçou o compromisso da Prefeitura de Ilhéus com a educação. A administração municipal segue empenhada em construir uma cidade melhor por meio da valorização dos profissionais da educação, da inclusão e do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao ensino de qualidade para todos.
A Prefeitura de Ilhéus lançou o edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de 433 profissionais da educação. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
– Professor/Docente (Educação Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Finais, EJA 1 e 2): 299 vagas
– Supervisor/Orientador: 20 vagas
– Intérprete de Libras: 7 vagas
– Profissional de Apoio à Inclusão Escolar: 25 vagas
– Agente de Manutenção de Infraestrutura (Auxiliar de Serviços Gerais): 38 vagas
– Agente de Nutrição Escolar (Merendeira): 34 vagas
– Vigilante (Porteiro): 10 vagas
– Além das vagas imediatas, haverá formação de cadastro reserva para todos os cargos.
As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas de forma presencial, nos dias 21 a 24 de fevereiro, no Teatro Municipal de Ilhéus. O processo seletivo será realizado por meio de Avaliação Curricular de Títulos e Documentos, com caráter classificatório e eliminatório. A lista com o resultado preliminar está prevista para ser divulgada no dia 27 de fevereiro no Diário Oficial.
Para mais detalhes, acesse o Edital nº 001/2025 e acompanhe as atualizações nos meios oficiais de comunicação da Prefeitura de Ilhéus.