Ibirapitanga: Prefeito Jé Assunção fortalece articulações políticas na região.

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, teve um final de semana marcado por importantes encontros políticos. Na sexta-feira (11), o gestor esteve em Jequié, onde se reuniu com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Durante o encontro, Jé entregou pessoalmente o convite para que o chefe do Executivo estadual prestigie o tradicional São Pedro de Ibirapitanga, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de julho.

Já no sábado (12), Jé Assunção recebeu em Ubaitaba o deputado estadual Niltinho, juntamente com a prefeita, Gracinha Viana, o vice-prefeito, Beto da Padaria, e o prefeito de Firmino Alves, Fabiano Sampaio. A reunião teve como foco o debate de melhorias para os municípios, reforçando a importância da união entre os gestores em prol do desenvolvimento regional.

“Esses encontros são fundamentais para aproximar lideranças, construir parcerias e buscar soluções conjuntas para os desafios dos nossos municípios. Seguimos firmes, trabalhando e cuidando de gente”, destacou Jé.

Comente primeiro

Inscrições para o Universidade para Todos terminam nesta quarta-feira (2)

Foto: Amanda Chung/SEC

Os interessados em ingressar no Ensino Superior têm a última chance para garantir uma vaga no curso preparatório do Programa Universidade para Todos (UPT), oferecido gratuitamente pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com universidades públicas da Bahia (UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFBA UFRB, UFSB e UFOB). As inscrições se encerram nesta quarta-feira (2) e devem ser feitas pelo site. Este ano, o programa oferece 20.110 vagas distribuídas em 218 municípios e 358 polos de funcionamento. Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18  milhões no programa.

Podem participar estudantes regularmente matriculados em 2025 no 3º ano do Ensino Médio regular ou suas modalidades correspondentes, bem como alunos do 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na rede estadual. Também são elegíveis os egressos do Ensino Médio das redes estadual e municipais da Bahia. No momento da inscrição, o candidato deve selecionar o município, o turno e a modalidade de aula de sua preferência.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de um sorteio eletrônico, que ocorre no dia 4 de abril, às 9h, na sede da SEC. As aulas começam no dia 22 de abril e serão oferecidas em três modalidades: presencial, com aulas de segunda a sexta-feira; não presencial, com transmissões ao vivo por plataformas como Zoom e Google Meet; e híbrida, combinando as duas opções anteriores.

Os participantes contarão com uma preparação completa para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. A programação inclui aulas de todas as disciplinas do currículo básico, além de aulões especiais, simulados, orientação profissional e oficinas interdisciplinares. O objetivo é ampliar as chances de aprovação dos estudantes, proporcionando uma formação sólida e diversificada.

Cronograma 2025
Último dia de inscrição: 2 de abril (quarta-feira)
Sorteio eletrônico: 4 de abril
Homologação da classificação: 5 a 11 de abril
Matrícula automática: 14 de abril
Prazo de recurso: 16 e 17 de abril
Início das aulas: 22 de abril

Fonte: Ascom/SEC

Comente primeiro

Prefeitura de Ilhéus inicia vacinação contra Influenza para grupos prioritários nesta segunda-feira.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, iniciou nessa segunda-feira (31) a Estratégia de Vacinação contra a Influenza (trivalente), antecipando a imunização dos grupos prioritários antes do início oficial da campanha nacional, previsto para 7 de abril. A medida busca ampliar a proteção da população contra a gripe, especialmente diante do risco contínuo representado tanto pela Influenza quanto pela Covid-19.

O município recebeu, na primeira remessa, 11.140 doses da vacina, que já estão disponíveis para aplicação. A vacinação será voltada para os grupos prioritários, conforme definido pelo Ministério da Saúde. São eles:

Idosos com 60 anos ou mais
Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
Puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias)
Povos indígenas e quilombolas
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde
Professores do ensino básico e superior
Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
Pessoas com deficiência permanente (limitação motora, deficiência auditiva ou visual)
Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e trabalhadores portuários
Trabalhadores dos Correios (novidade deste ano)
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como doenças respiratórias (ex: asma), cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down e outras).

Para receber a vacina, os integrantes dos grupos especiais devem apresentar documentação que comprove sua condição de saúde ou categoria profissional.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização para evitar complicações da gripe, reduzir internações e desafogar o sistema de saúde. Além disso, recomenda que os grupos elegíveis aproveitem a campanha para atualizar a caderneta vacinal, incluindo a vacina contra a Covid-19.

Mais informações sobre os locais e horários de vacinação podem ser obtidas junto à Secretaria de Saúde de Ilhéus.

Por Cátia Gomes / Ascom Sesau

Comente primeiro

Governador Jerônimo Rodrigues participa de posse dos dirigentes da UPB e Fecbahia.

Thuane Maria/GOVBA

Em Salvador, nesta sexta-feira (28), o governador Jerônimo Rodrigues prestigiou a posse e a transmissão de cargo da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Federação de Consórcios Públicos da Bahia (Fecbahia) para o Biênio 2025/2026. O evento aconteceu no auditório Prefeito Antônio Lomanto Júnior, na UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e reuniu o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o senador, Otto Alencar, a deputada federal, Lídice da Mata, o vice-governador, Geraldo Júnior, além de secretários, prefeitos, deputados, sociedade civil e outras autoridades.

A cerimônia conjunta de posse e transmissão de cargo ao presidente Wilson Cardoso, que substitui a partir de hoje José Henrique Silva Tigre “Quinho”, à Diretoria Executiva e ao Conselho Fiscal da UPB e ao presidente José Sivaldo Rios, juntamente com a Diretoria Executiva da Fecbahia,  marca um momento significativo para as entidades. Natural de Salvador, Cardoso viveu maior parte da infância no município de Ituberá e atualmente exerce seu quarto mandato por ter sido reeleito em Andaraí.

Durante a cerimônia, Jerônimo Rodrigues destacou, “hoje a Bahia está vivendo a festa do municipalismo, é essa a palavra. E o que é isso? É o fortalecimento da união, do estado, mas reconhecer o papel dos municípios, dos grandes, dos médios, dos pequenos municípios, do interior da Bahia e a transição de cargos, duas transições de cargos importantes, uma da UPB e a outra da Federação dos Consórcios”. Já o presidente da Fecbahia, Sivaldo, natural de Capim Grosso, empresário, de 58 anos, acrescentou, “momento tão importante e de transição. Para essa nova fase que viva a UPB e a FEC, crescendo, andando com essa composição junto com o Governo do Estado, o Governo Federal. É para avançar, para continuar construindo e ajudando o estado da Bahia”. Sivaldo Rios está em seu quarto mandato como prefeito de Capim Grosso e lidera, pela terceira vez consecutiva, o Consórcio Bacia do Jacuípe, que representa 15 municípios baianos.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, elogiou e destacou a importância e dedicação dos dirigentes. “Quinho, além de ser um excelente prefeito, se mostrou um líder à frente da UPB e hoje assume o prefeito de Andaraí, um excepcional prefeito que é conhecido como um prefeito que gosta de cuidar da sua cidade, cuidar da educação, conhecido pelas escolas e com o mesmo amor, carinho, eu tenho certeza que nesse momento da vida dele vai dar tudo de si para ajudar os outros prefeitos a governarem”, completou. Composta por 16 nomes, a chapa inclui seis membros para a diretoria executiva e 10 para o conselho fiscal, entre titulares e suplentes. Por vídeo, o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner, e o presidente Luiz Inácio parabenizaram os empossados. “Eu posso dizer a vocês que agora estarão com um presidente e todos os prefeitos da Bahia, e que podem contar com o Governo Federal”, acrescentou Lula.

“Coração batendo forte, cheio de alegria, de certeza. Estou tendo a oportunidade de pegar a UPB com a melhor safra de prefeitos que poderia ter. Hoje aqui nós vamos anunciar que os 417 municípios da Bahia estão filiados, cheios de projetos, de sonhos. Vamos aprovar ainda hoje a reforma estatutária, a mais moderna do Brasil, e vamos fazer valer a força da nossa união pelo municipalismo forte. Nós só temos uma bandeira, que é a bandeira do municipalismo”, pontuou o agora presidente da UPB, Wilson Cardoso.

O prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto (MDB), assume a vice-presidência institucional, enquanto a prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães (Avante), ocupa a vice-presidência administrativa, garantindo a representatividade feminina. Além disso, a diretoria executiva conta com nomes como Danillo Sales (PCdoB) como 1º secretário, Vitor do Posto (MDB) como 2º secretário, Arnaldo Oliveira (PSB) como 1º tesoureiro e Regis Aragão (PP) como 2º tesoureiro, completando uma equipe focada na gestão e fortalecimento da UPB e da Fecbahia assume o vice-presidente Pedrinho do município de Encruzilhada, no próximo biênio.

Durante o ato de transmissão de posse, ex-presidente da UPB e ex-prefeito de Belo Campo, Quinho agradeceu aos servidores pelo apoio durante seu biênio e acrescentou, “temos avaliação muito positiva desses últimos anos. A UPB, sem dúvida nenhuma, mostrou ao Brasil a importância do municipalismo. Nós vimos vitórias históricas, talvez a maior vitória municipalista do Brasil, que foi a redução da liquidez da contribuição patronal de 20% para 8%. Além disso, nós tivemos a recomposição do ICMS, FPM, que recuperou praticamente R$ 19 bilhões para os municípios brasileiros. Então, motivo só de alegria e gratidão”.

Repórter: Joci Santana/GOVBA

Comente primeiro

Uruçuca: prefeita Magnólia Barreto participa do “dia do cacau” no IF Baiano.

O IF Baiano, Campus Uruçuca promoveu nesta quarta-feira, 26, o dia do cacau, com objetivo de celebrar a cultura cacaueira. O evento, realizado no auditório Gregório Bondar contou com a participação de cacauictores e diversas autoridades regionais, dentre eles o Diretor-Presidente do Instituto Biofábrica da Bahia, Valdemir dos Santos e o Vice-presidente do Sindicato Rural de Uruçuca, Águido Muniz.

Apoiadora do evento, a Prefeitura de Uruçuca prestigiou o encontro com a participação da prefeita, Magnólia Barreto e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Dr. Lolô. O Legislativo Uruçuquense também marcou presença através do Presidente, José Pedro.

O encontro debateu diversos temas, com a realização de palestras, como o melhoramento genético para a produção de novos clones, mercado do cacau e monilíase do cacaueiro, riscos, prevenção e controle.

É importante ressaltar que o Brasil é o sétimo país maior produtor de cacau no mundo e a Bahia é o estado que lidera a produção. É na região sul da Bahia, é onde a lavoura cacaueira tem maior concentração no estado.

A Prefeita Magnólia Barreto ressaltou a importância do evento. “Foi um dia especial para aprendizado e troca de experiências no sentido de valorizar cada vez mais esse fruto histórico e tão importante para nossa região”.

Comente primeiro

Prefeitura de Ibirapitanga e SEBRAE avançam em planejamento estratégico para impulsionar desenvolvimento econômico.

Encontro discutiu Programa Cidades Empreendedoras e garantiu a criação da Sala do Empreendedor

A Prefeitura de Ibirapitanga promoveu, na tarde desta terça-feira (25), um encontro com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A reunião foi articulada pela secretária municipal de Emprego e Renda, Mulher e Juventude, Eliada Oliveira, e contou com a participação do prefeito Jé Assunção, da vice-prefeita Val de Gude, além de diversos secretários municipais.

O encontro teve como objetivo apresentar o Programa Cidades Empreendedoras, uma iniciativa do SEBRAE voltada para a gestão municipal, com a proposta de direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico da cidade. Além de alinhar um planejamento estratégico, com objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e a implementação da educação empreendedora, nas escolas municipais. A explanação do programa foi conduzida por Érica Leal, gestora de Projetos nas áreas de Políticas Públicas, Educação, Empreendedorismo e Inovação, e Josane Moreno, consultora do Programa Cidade Empreendedora.

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância da parceria com o SEBRAE para fortalecer o empreendedorismo local. “Nossa gestão tem um compromisso firme com o desenvolvimento econômico do município. Acreditamos que apoiar os empreendedores é essencial para gerar emprego e renda, e a parceria com o SEBRAE será um grande diferencial para essa transformação”, afirmou.

Uma das principais novidades discutidas no encontro foi a criação da Sala do Empreendedor, que será inaugurada junto com a nova sede da recém-criada Secretaria Municipal de Emprego e Renda, Mulher e Juventude. A Sala do Empreendedor funcionará como um espaço de apoio para micro e pequenos empresários, oferecendo consultoria, capacitação e suporte para formalização de negócios, além de facilitar o acesso a linhas de crédito e outros serviços voltados ao fortalecimento do comércio local.

Para Érica Leal, a receptividade da gestão municipal ao programa foi um fator essencial para sua implantação. “Enxergamos Ibirapitanga com um grande potencial de expansão econômica e, também, pela nova gestão ter um olhar comprometido com o desenvolvimento e estar de braços abertos ao Programa do SEBRAE”, declarou.

Ao final do encontro, ficou definido que, em breve, será assinada a formalização do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Ibirapitanga e o SEBRAE, além do lançamento oficial do Programa Cidades Empreendedoras no município.

A reunião contou com a presença dos secretários municipais Soraia Santos (Educação), Tatiane Mota (Administração), Eduardo Brito (Infraestrutura), Luiz Bezerra (Finanças), Daniel Macário (Transporte e Segurança Pública), Júnior Rocha (Governo), Pericoleon Costa (Chefe de Gabinete) e Mainara Borges.

Foto: Ary Mesquita

Comente primeiro

Ibirapitanga firma parceria para implementação do Projeto CompensAÇÃO.

Município é contemplado em iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais na Bahia

A Prefeitura de Ibirapitanga oficializou, na manhã desta terça-feira (25), a assinatura do primeiro Termo de Parceria e a instituição da Câmara Técnica do Projeto CompensAÇÃO. O acordo foi firmado pelo prefeito Jé Assunção e pelo diretor da Organização de Conservação de Terras do Baixo Sul da Bahia (OCT), Joaquim Cardoso, na sede da OCT, em Ibirapitanga. Com isso, é a primeira das 11 cidades baianas contempladas na implementação de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a assinar o termo.

A OCT recebeu um aporte de US$ 4,39 milhões (quatro milhões, trezentos e noventa e quatro mil dólares) do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola para financiar o Projeto. Parte desses recursos será destinada à aquisição de bens, serviços e consultorias para viabilizar a execução da iniciativa.

O CompensAÇÃO tem como principais objetivos reduzir a pobreza rural por meio do aumento da produtividade e do PSA, além de promover a transição agroflorestal para sistemas mais sustentáveis e rentáveis. A iniciativa também busca diversificar os sistemas produtivos para impulsionar a produção e a renda dos agricultores locais, além de fomentar a compensação por serviços ambientais.

O prefeito Jé Assunção destacou a importância do projeto para o município. “Esta parceria representa um grande avanço para Ibirapitanga. Com o Projeto CompensAÇÃO, vamos fortalecer a agricultura familiar, garantir mais sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos nossos produtores rurais”.

Para o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Iago Oliveira, a adesão traz grandes oportunidades para os trabalhadores rurais. “Nosso objetivo é proporcionar condições mais justas e sustentáveis para os agricultores de Ibirapitanga. Este projeto será um divisor de águas na forma como produzimos e cuidamos do meio ambiente”, finalizou.

 

Comente primeiro

A iniciativa consolida o trabalho interdisciplinar na Universidade e fortalece o interesse pelo rádio.

Os alunos do 5o semestre de Comunicação Social receberam na tarde dessa terça (25), os radialistas e jornalistas Jonildo Glória; Iolando Souza; Erivaldo Vila Nova; Robertinho Scarpita; Monique Ribeiro e Wadson Santos, para ouvir suas experiências no rádio.

A atividade, que reuniu uma turma animada de alunos, foi realizada por iniciativa das disciplinas Radiojornalismo (ministrada pela professora Nane Albuquerque) e Produção em Rádio (ministrada pela professora Priscila Cherquer, ambas também coordenadoras da Rádio Uesc.

Para os alunos e alunas, conhecerem os profissionais e ouvir suas experiências foi empolgante. “Ver como é a rotina e ouvir as histórias daqueles que fazem o rádio regional, é super importante para quem está na universidade querendo ser também um radialista. Ouvir os depoimentos empolgados de cada um deles serve para incentivar a gente a prosseguir”, disse João Pedro Carqueija, aluno do curso de Comunicação.

Para as professoras, aproximar quem está na universidade do mercado de trabalho é fundamental para tornar o curso mais dinâmico e empolgante. “Quando alunos e alunas conversam com os profissionais, fazem perguntas, observam seu dia a dia de trabalho, conseguem ter uma ideia mais precisa sobre o que lhes esperam. E isso empolga e incentiva”, explica a professora Nane Albuquerque.

A iniciativa das disciplinas consolida o trabalho interdisciplinar na Universidade e fortalece o interesse pelo rádio, mídia que detém 73% de consumo e possui a maior credibilidade junto ao público, segunda pesquisa do IBOPE-MEDIA de 2024, por ser focada no local, no regional e falando de coisas que o público está vendo no seu dia a dia.

Comente primeiro

Agronegócio respondeu por 22,5% da economia baiana em 2024.

Foto: Joá Souza/GOVBA

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 108,8 bilhões em 2024 e fechou o ano com uma ligeira retração no valor real (valor nominal, descontada a variação de preços) de 0,4%, com participação de 22,5% na economia baiana. No último trimestre de 2024, verificou-se retração de 0,7%.

A redução no volume do PIB do agronegócio baiano em 2024 é explicada, basicamente, por uma queda na safra de grãos no estado, que encolheu 7,3%, devido a problemas climáticos, causados pelo fenômeno ‘el niño’ O milho e a soja, culturas que têm peso significativo no agro estadual, enfrentaram redução de colheita de 24,7% e 3,1%, respectivamente.

Por outro lado, os preços dos produtos agropecuários experimentaram uma elevação muito forte no ano passado, pressionando para cima o valor nominal do agronegócio estadual, fato que elevou a participação do agronegócio no PIB.

Quando comparamos a participação do agronegócio na economia baiana em 2024 contra 2023, observa-se que houve elevação de 21,1% para 22,5%, revertendo uma trajetória de queda que vinha desde 2021. Essa elevação de participação foi decorrente do substancial aumento nos preços dos principais produtos agropecuários do estado, a exemplo da laranja, café, cacau e boi gordo. Ou seja, apesar de se ter verificado variação negativa no volume real do segmento, o PIB do agronegócio a preço corrente obteve incremento, elevando a participação no PIB estadual.

O termo agronegócio refere-se a um corpo composto pela agropecuária, além dos setores fornecedores de insumos, da agroindústria e de segmentos responsáveis pela distribuição, como comércio e transporte, dentre outros serviços.

A estimativa do PIB do agronegócio baiano é feita a partir da análise e cálculo de quatro grandes agregados: Agregado I – Insumos para a Agricultura e Pecuária; Agregado II – Agropecuária; Agregado III – Indústrias de base agrícola (consomem produtos do agregado II); Agregado IV – Transporte, comércio e serviços referentes à distribuição final dos produtos dos agregados II e III.

No acumulado do ano, os insumos para agropecuária (Agregado I) participaram com 1,5% para formação do PIB estadual, a menor contribuição. O agregado II, que corresponde exatamente à produção agropecuária, respondeu por 8,5% da atividade econômica da Bahia. A agroindústria (Agregado III) foi responsável por 2,5% da economia baiana, enquanto que os serviços correlacionados com o agronegócio (Agregado IV) tiveram participação de 9,9%.

Confira boletim completo no site da SEI.

Fonte: Ascom/SEI

Comente primeiro

Escola Profissionalizante de Itabuna inicia aulas na próxima quarta-feira (26)

As aulas do primeiro semestre da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro para os 700 alunos matriculados nos 12 cursos ofertados pela instituição serão iniciadas na próxima quarta-feira, dia 26. Mantida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a escola funciona com turmas pela manhã, tarde e à noite.

O anúncio foi feito pelo titular da SEMPS, secretário José Carlos Trindade, nesta sexta-feira após a conclusão do processo de reestruturação do quadro de profissionais que vão atuar como professores na Escola Profissionalizante. Ele explicou que, inicialmente, as aulas estavam programadas para começar no dia 10 de março.

“Porem, por conta da necessidade de contratação de novos professores, fomos forçados a adiar”, pontuou. Segundo Trindade, a reestruturação do quadro de professores da Escola Profissionalizante se fez necessária diante da decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia(TJBA) que exigiu do Município o desligamento imediato dos servidores já aposentados que, no entendimento jurídico consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não podem mais continuar como funcionários públicos municipais do quadro efetivo.

“Como alguns dos nossos professores e servidores administrativos da Escola Profissionalizante estavam nesta situação, o adiamento do início das aulas foi inevitável. Entretanto, cumprindo a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD, em tempo hábil, conseguimos efetivar a contratação de profissionais para suprir a demanda”, ressaltou o secretário.

Trindade disse ainda que antes do início das aulas propriamente dito na segunda e terça-feira, dias 24 e 25, os novos contratados estarão participando de um encontro com a coordenação da Escola Profissionalizante para alinhar estratégias de planejamento do semestre 2025.1.

Atualmente, 11 cursos são oferecidos pela Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro como Arte Culinária, Artesanato, Bordado à Mão, Estética, Manicure, Cabeleireiro feminino, Barbearia, Corte e Costura, Pintura, Informática e Crochê. Neste ano, a instituição está implantando o curso de habilitação em Unha em Gel, destinado ao aperfeiçoamento de manicures que já atuam no mercado e demais pessoas interessadas em adquirir novos conhecimentos profissionais.

Comente primeiro