Cruzeiros trouxeram quase 300 mil turistas para a Bahia.

Foto: Ascom/Setur-BA

A temporada de cruzeiros na Bahia foi encerrada, na quarta-feira (23), com a chegada do navio italiano Costa Diadema ao porto de Salvador, trazendo a bordo mais de quatro mil passageiros. De outubro de 2024 a abril de 2025, quase 300 mil cruzeiristas passaram pelo estado. Foram 82 atracações nos portos da capital e de Ilhéus, além de operações marítimas em Morro de São Paulo, Itacaré, Porto Seguro e Abrolhos. O segmento turístico movimentou cerca de R$ 150 milhões na economia baiana.

Na despedida da temporada, os cruzeiristas do Costa Diadema, entre brasileiros e estrangeiros, tiverem receptivo especial da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), no desembarque em Salvador. Baianas típicas, roda de capoeira e a percussão do bloco afro Muzenza deram as boas-vindas, em clima de festa.

“Estou encantada com esse acolhimento tão caloroso. Esse ritmo é contagiante. Quero aproveitar o dia para explorar um pouco da cidade”, disse a estudante espanhola Maria Jimenez, 23 anos.

“Essa é minha quarta vez em Salvador. A cada visita, confirmo o quanto essa cidade é incrível. A energia daqui é única. Estou com amigos que vieram pela primeira vez e não poderia deixar de trazer o grupo para conhecer o Pelourinho”, relatou o enfermeiro Felipe Soares, 29 anos, de Roraima.

“Escolhi um navio que parasse na Bahia. Quero conhecer o Elevador Lacerda, o Centro Histórico e a Igreja do Bonfim”, completou o professor Paulo Cesar Marinho, 64 anos, da Paraíba.

Segundo o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “os cruzeiros deram uma importante contribuição para a Bahia ter uma movimentação recorde de turistas na alta temporada, com a posição de Salvador também como porto de embarque, o que aumentou o tempo de permanência do visitante na cidade”.

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Ascom/Setur-BA
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Bahia e França iniciam preparativos para Encontro Internacional de Turismo Sustentável em Salvador.

Tiago Dantas- Ascom/Sema

Com participação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), duas reuniões estratégicas realizadas na terça-feira (22), em Salvador, marcaram o início dos preparativos para o 4º Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável, previsto para o mês de setembro na capital baiana. As agendas fazem parte da programação da comitiva francesa em missão vinculada ao Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável em Áreas Protegidas.

O evento internacional será palco do lançamento de iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à educação ambiental e à valorização cultural em áreas protegidas da Bahia. Um dos destaques é o Concurso de Gastronomia Franco-Brasileira, articulado em reunião no Museu de Gastronomia da Bahia, no Pelourinho, com representantes do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

A iniciativa pretende valorizar a identidade regional e promover o turismo sustentável, reunindo chefs brasileiros e franceses e projetando internacionalmente a culinária baiana como instrumento de desenvolvimento. Além de celebrar os sabores locais, o concurso funcionará como uma vitrine para jovens talentos formados em programas de capacitação, fortalecendo o vínculo entre gastronomia, qualificação profissional e sustentabilidade.

Outro eixo do encontro será o lançamento de um curso de francês com foco em turismo sustentável e educação ambiental. A proposta, discutida em reunião com representantes da Aliança Francesa, visa capacitar jovens de áreas protegidas, qualificar professores e desenvolver conteúdos contextualizados, alinhados aos desafios socioambientais dos territórios estratégicos da Bahia.

A articulação entre Bahia e França para o desenvolvimento de políticas públicas de turismo sustentável ganhou destaque com a missão da comitiva francesa no estado. A diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes, que acompanha a delegação, ressaltou a importância da parceria com a Federação dos Parques Naturais Regionais da França, com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento, para fortalecer a cooperação internacional.

Segundo a diretora, as iniciativas discutidas nas reuniões contam, inicialmente, com a parceria de secretarias de estado, do Senac, da Aliança Francesa, e de diversos outros parceiros que venham compartilham dessa visão. “Junto com o Inema, temos atuado de forma integrada para transformar essa parceria em ações concretas, que unem educação, capacitação profissional, cultura e conservação. É um esforço que posiciona a Bahia como referência em inovação socioambiental”, afirmou.

Após os compromissos em Salvador, a comitiva segue nesta quarta-feira (23) para o Baixo Sul, acompanhada por representantes da Sema e do Inema. A agenda inclui visitas técnicas e encontros com comunidades nos municípios de Valença, Taperoá, Nilo Peçanha e Wenceslau Guimarães.

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Ascom/Sema
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Turismo na Bahia cresce 8,4% em 2024 e supera média nacional.

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 8,4%, no ano de 2024 em relação ao ano anterior. Nessa comparação, a Bahia apontou a terceira posição  entre as unidades federativas e superior à média nacional, que avançou 3,7%.

Os dados do volume são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta terça-feira (22/04), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.

Entre as informações de destaque no boletim, o fluxo de passageiros (em voos domésticos e internacionais) nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 8,7% em 2024, impulsionado pelo aumento da movimentação nos aeroportos de Porto Seguro (14,9%), Ilhéus (12,8%) e Salvador (7,6%). Em 2024, o fluxo na Bahia contabilizou cerca de 10,3 milhões passageiros.

Os pedágios das rodovias que perpassam o estado da Bahia registraram incremento de aproximadamente 4,4 milhões de veículos em trânsito, uma ampliação de 5,8%, em relação a 2023, impulsionada pela expansão do fluxo contabilizado pelas três concessionárias que administram as rodovias baianas.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 64,5% no ano de 2024, valor levemente superior ao observado em 2023 (64,0%). É importante ressaltar que essa é a melhor taxa média registrada desde o início da série histórica iniciada em 2014, nessa comparação.

O setor de turismo incorporou 5.173 novos postos de trabalho com carteira assinada no ano, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+3.347 postos), Hotéis e similares (+754 postos) e Transporte rodoviário coletivo de passageiros (+296 postos). Com a mesma tendência de crescimento, a zona turística que registrou maior número de trabalhadores formais foi a Baía de Todos-os-Santos (+1.473 postos).

A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) mais de R$ 4,8 bilhões referente as Atividades Características do Turismo no ano de 2024, com expansão nominal de 20,7% em relação ao ano de 2023. Esse resultado foi impulsionado por 75,0% das atividades investigadas.

É importante destacar que o setor do turismo na Bahia no ano de 2024 foi incrementado via aumentos de receita nos ramos de locação de automóveis, restaurantes, organização de feiras, congressos, exposições e festas, transporte marítimo, locação de outros meios de transporte, transporte rodoviário coletivo de passageiros, serviços de reservas e outros serviços de turismo, hotéis, bares e outros estabelecimentos e agências de viagens.

Os investimentos das empresas públicas e privadas em infraestrutura, ampliação das rotas de voos, a atração dos grandes congressos, a realização dos cruzeiros marítimos para a temporada 2024/2025, a concretização das festas populares e religiosas foram ações que contribuíram positivamente para o bom desempenho do turismo no estado da Bahia.

Com isso, a expectativa é de manutenção da expansão do setor para o primeiro trimestre de 2025. A extensão do período do Carnaval de Salvador; a realização dos cruzeiros marítimos para a temporada de 2023/2024; o Festival de Arembepe em Camaçari; além das festas populares e religiosas em grande parte dos municípios baianos, devem contribuir para a manutenção do bom desempenho do turismo nos três primeiros meses de 2025.

Fonte
Ascom/SEI
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Itacaré tem feriado da Semana Santa com “lotação máxima” e movimento recorde de turistas.

Itacaré está vivenciando um dos feriados mais movimentados dos últimos tempos. Com 100% de ocupação nos meios de hospedagem, a cidade segue com hotéis, pousadas, flats, casas de temporada e studios completamente cheios desde a semana passada. Em alguns casos, há filas de espera e até registros de overbooking, o que demonstra o alto fluxo de visitantes neste período.

A movimentação intensa é sentida por toda a cadeia produtiva do turismo. Bares, restaurantes, cabanas de praia, guias e receptivos estão operando com excelente desempenho, aproveitando o forte aquecimento da economia local. Segundo avaliação do trade turístico, o cenário lembra um verdadeiro “Réveillon fora de época”, com grande circulação de turistas nacionais e estrangeiros pelas ruas, praias e trilhas do município.


Itacaré tem um diferencial que vai além das belezas naturais e da gastronomia de excelência. A cidade encanta por sua rica cultura, pela hospitalidade do povo, pela segurança que proporciona tanto nas ruas quanto nas praias, e pela energia única que contagia em qualquer época do ano. O clima de verão permanente, aliado ao charme da cidade e ao saber receber da comunidade, transforma cada visita em uma experiência inesquecível.

Para o secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu, esse cenário positivo é resultado direto do trabalho de promoção estratégica feito pela gestão municipal. “Temos uma gestão que compreende o valor do turismo como força de desenvolvimento. O prefeito Nego de Saronga tem investido fortemente na divulgação do destino, com participações de feiras, eventos nacionais e dialogando com o trade local e agentes de turismo. Isso tem colocado Itacaré no centro das atenções e impulsionado a venda de pacotes turísticos durante o ano inteiro”, afirmou.

Na semana passada, Itacaré marcou presença na WTM Latin America, uma das maiores feiras do setor de turismo no continente, levando uma comitiva com representantes de mais de 25 equipamentos da hotelaria e do receptivo local. O reflexo desse trabalho é visível: no voo entre Guarulhos e Ilhéus que antecedeu o feriado, cerca de 95% dos passageiros tinham Itacaré como destino final.

Com as ruas movimentadas, praias lotadas e clima de celebração, Itacaré comprova mais uma vez sua força como destino turístico completo — que une natureza, cultura, gastronomia e gestão pública comprometida com o crescimento sustentável da cidade.

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Ilhéus lidera fortalecimento da Costa do Cacau como destino turístico na WTM Latin America 2025

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo, tem conduzido com protagonismo o fortalecimento da Costa do Cacau como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Durante o segundo dia da WTM Latin America 2025, em São Paulo, o município reafirmou sua liderança regional com ações articuladas e parcerias estratégicas voltadas à promoção integrada da região, que une identidade cultural, diversidade natural e alto valor para o mercado turístico.

Representando Ilhéus, o secretário de Turismo, Maurício Tavares, e a superintendente Marcela Souza participaram de encontros com nomes importantes do setor, como Alisson Andrade Embratur, a Vice-Prefeita e secretária de Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, além de representantes do trade turístico regional, entre eles Leila (Jardim Atlântico), Cristiano (Bibook), Evelyn (Sebrae) e Rafael Espírito Santo (Resort Canabrava).

A presença ativa de Ilhéus demonstra o compromisso com uma estratégia coletiva de valorização dos territórios, baseada em governança, sustentabilidade e fortalecimento institucional. A cidade se consolida como polo indutor do turismo na Costa do Cacau, promovendo sinergias entre os municípios e empreendedores da região para atrair investimentos, gerar oportunidades e ampliar a visibilidade da Bahia no cenário turístico global.

Com união, profissionalismo e visão estratégica, Ilhéus segue mostrando ao Brasil e ao mundo o potencial turístico da Costa do Cacau, um destino com voz, identidade e direção.

por Sucom

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Ilhéus fortalece turismo com parcerias estratégicas na WTM São Paulo.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo, participou de importantes reuniões institucionais durante a WTM Latin America 2025, em São Paulo, com o objetivo de fortalecer parcerias e ampliar a promoção do destino Costa do Cacau. A articulação foi com a Azul Viagens, maior emissora de turistas para o sul da Bahia.

Participaram da reunião, o Prefeito Valderico Junior, o secretário de Turismo Maurício Tavares, a superintendente de turismo, Marcela Souza, os representantes do trade turístico de Ilhéus, como a Ertour, Up Hotéis, Fertur e outras empresas locais, que integraram a comitiva ao lado do Sebrae e da Secretaria de Turismo de Itacaré, com o secretario Marcos Japú e equipe. Juntos, participaram de encontros estratégicos com executivos da Azul Linhas Aéreas para tratar do fortalecimento da malha aérea, atração de investimentos e ampliação da visibilidade da região no cenário nacional do turismo.

A ação institucional reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável do setor turístico. As iniciativas buscam consolidar Ilhéus e a Costa do Cacau como o principal polo turístico do sul da Bahia, fomentando novos negócios, estimulando a economia local e valorizando os atrativos naturais e culturais da região.

A Prefeitura de Ilhéus segue empenhada em ampliar parcerias e estruturar o turismo como uma das principais fontes de geração de renda e desenvolvimento para o município.

por Sucom

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Em São Paulo, Setur-BA e 200 parceiros promovem a Bahia na maior feira de turismo da América Latina.

Tatiana Azeviche – Ascom/Setur-BA

Com um estande que retrata a diversidade de experiências que as 13 zonas turísticas da Bahia oferecem, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participa da World Travel Latin America (WTM), considerada a maior feira da indústria de viagens da América Latina. O evento foi aberto, na segunda-feira (14), no Expo Center Norte, em São Paulo, para uma programação de três dias, reunindo 30 mil profissionais do setor, de 40 países.

No espaço bem movimentado do governo baiano, 200 parceiros, entre representantes de prefeituras, operadoras de turismo, redes hoteleiras e entidades comunitárias, divulgam destinos e equipamentos disponíveis para os turistas na Bahia. Acontecem, também, rodadas de negócios e prospecção de novos voos.

“Como indígena, é um orgulho estar nessa feira internacional, divulgando a cultura dos povos originários e também dos ribeirinhos e quilombolas, que precisam de reconhecimento, porque têm muito a mostrar no turismo comunitário”, disse o pataxó Michael do Santos, da aldeia Mirapé, em Porto Seguro, representando a Rede Batuc, entidade premiada pelo trabalho em comunidades baianas.

No primeiro dia da feira, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, se reuniu com o prefeito de Ilhéus (Costa do Cacau), Valderico Júnior, e com os secretários de Turismo de Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Porto Seguro (Costa do Descobrimento) e Itacaré (Costa do Cacau), Ana Paula Matos, Guto Jones e Marcos Japu, respectivamente. Eles conversaram sobre ações conjuntas nos destinos.

“Itacaré já tem uma parceria bem-sucedida com o Governo do Estado, o que contribuiu para que o município tivesse um verão histórico no turismo. Trouxemos para a WTM 20 empresas do setor, para discutir novos projetos com a Setur-BA”, ressaltou o secretário Japu.

Bacelar ainda teve encontros com representantes das companhias aéreas Gol e Emirates (Dubai) e participou do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). “Foi uma agenda muito propositiva, em que pudemos dialogar com autoridades e executivos do turismo sobre futuras parcerias, nesse ambiente da WTM, em que os baianos mostram a sua força no setor, com alcance global. É gratificante ver o estande da Bahia vibrando com tanto movimento”, relatou o titular da Setur-BA.

Fonte
Ascom/Setur-BA
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Itacaré participa da maior feira de turismo da América Latina, em São Paulo.

Entre os dias 14 e 16 de abril, Itacaré participa da maior feira de turismo B2B da América Latina, a WTM Latin America, em São Paulo, no Expo Center Norte. A ação é realizada em parceria com o Sebrae, com foco na promoção estratégica do destino para operadores, compradores e profissionais do setor turístico nacional e internacional.

Representando a Setur Itacaré, estão presentes o Secretário Marcos Souza (Japu), a Secretária Adjunta Patrícia Veras e a assessora Luiza Longo, que levam à feira os principais atrativos do nosso Destino Completo — belezas naturais, gastronomia, cultura local e estrutura de atendimento ao turista.

Além da equipe pública, representantes do trade turístico também marcam presença, fortalecendo a divulgação do nosso paraíso sulbaiano.

“A participação de Itacaré na WTM Latin America reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do turismo local, a valorização da identidade regional e a ampliação da presença do destino em circuitos nacionais e internacionais”, afirma o secretário Marcos Japu.

Entre os benefícios para o município estão:

Posicionamento estratégico no Brasil e no exterior;
Captação de novos fluxos turísticos;
Fortalecimento da imagem institucional;
Atração de investimentos e parcerias comerciais;
Troca cultural e atualização sobre as tendências do setor.

A feira também foi destaque em 2024 por levantar pautas sobre diversidade, inclusão e valorização de culturas plurais, promovendo um turismo mais representativo e inovador.

“É com muito orgulho que iniciamos nossa missão empresarial à WTM com sucesso. Estamos levando 21 representantes da Costa do Cacau, conectando o destino a novas oportunidades e tendências do mercado internacional”, ressalta Evelin Gomes, gestora de Turismo do Sebrae Costa do Cacau.

“Essa ação integra a estratégia de fortalecer o turismo da região, posicionando a Costa do Cacau como um destino de experiências autênticas e sustentáveis”, conclui Evelin.

Itacaré segue avançando, alinhando natureza, cultura, hospitalidade e planejamento.

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