Itabuna
Hospital de Base de Itabuna anuncia ampliação de cirurgias eletivas.
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), vai realizar na próxima segunda-feira, dia 26, um Mega Ambulatório para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Itabuna e região que aguardam na fila por uma cirurgia.
Naquela data, os pacientes encaminhados pelos municípios de origem passarão por uma consulta no ambulatório da unidade hospitalar para então, serem encaminhados para o Projeto de Cirurgias Eletivas.

O projeto será iniciado neste final de semana (dias 23, 24, 25 e 28), com a previsão de 20 procedimentos cirúrgicos por dia. Dentre os quais estão: cirurgias de hérnia, histerectomia e hemorroidectomia. Serão chamados de imediato, os pacientes que já estão autorizados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).
O projeto de ampliação das cirurgias eletivas é uma iniciativa da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de atender a demanda reprimida e diminuir a fila de pacientes cirúrgicos nos municípios regionais pactuados pelo SUS.
Por isso, a unidade hospitalar está convocando os municípios pactuados para que alimentem a lista única da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) visando o preenchimento da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) desses pacientes.
“O apoio de cada município é fundamental para dar celeridade ao processo”, declarou o diretor-presidente da FASI, João Omar Galvão.
Vale destacar que as cirurgias eletivas vêm sendo realizadas no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através de convênio firmado entre a FASI, Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna e o Governo da Bahia. Em média, 350 cirurgias são realizadas por mês.
Com a ampliação do Novo Hospital de Base, a expectativa é dobrar a capacidade de cirurgias para 600 a cada mês.” Vamos dar um salto no número de cirurgias eletivas. Essa é uma grande conquista do prefeito Augusto Castro, que vem investindo na área da saúde e firmando uma forte parceria com o governo do estado”, destacou Paulo Medauar, diretor técnico-médico da FASI.
Para mais informações, basta entrar em contato com o ambulatório do Hospital de Base, através do número 73 9 9865-4163.

Grupo Brasileiro realizou Encontro de Busólogos 2025 na cidade de Itabuna.
Promovido para reunir pessoas que desenvolvem espontaneamente curiosidade e paixão pelo ônibus e pelo transporte rodoviário, o Encontro deste ano foi prestigiado pelo diretor-executivo do Grupo Brasileiro, Paulo Carletto, pela diretora de Desenvolvimento, Elaine Carletto, por gerentes corporativos e pelos convidados especiais Fábio Bonini, representante da Mercedes-Benz, e Vítor Massing, representante da Marcopolo.

O evento foi bastante elogiado pelos participantes, que valorizaram a oportunidade oferecida pelo Grupo Brasileiro e o conteúdo inovador do encontro, com palestras de profissionais renomados do setor industrial. A programação teve início com palavras de boas-vindas da diretora de Desenvolvimento, Elaine Carletto, que enfatizou a valorização da relação entre os busólogos e as empresas do grupo: “a todos que compartilham conosco esse amor genuíno pelos ônibus, essa máquina fantástica que move pessoas, sonhos, histórias e destinos”.

Na primeira palestra, o engenheiro mecânico Fábio Bonini, executivo de vendas da Mercedes-Benz, abordou a história da fábrica na produção de chassis para ônibus e caminhões, destacando os pilares que a consolidaram como referência mundial em soluções de mobilidade: desempenho, segurança e durabilidade.
Na sequência, Vítor Massing, administrador e representante da Marcopolo na Bahia, abordou os principais avanços na fabricação de ônibus, com ênfase na linha G8 – a oitava geração de carrocerias da empresa. Segundo Massing, a nova linha representa “um salto em aerodinâmica, engenharia e experiência do usuário, entregando eficiência, design arrojado e maior conforto e segurança para quem viaja”.
Um dos momentos mais dinâmicos do evento foi o talk show interativo com gestores do Grupo Brasileiro, que responderam às perguntas dos busólogos sobre o funcionamento das empresas do grupo, atuantes no transporte rodoviário de passageiros e encomendas na Bahia, nordeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas e Paraíba.
O gerente operacional corporativo Jônatas Amorim falou sobre tecnologia, inovação e experiência do cliente na operação, destacando o uso de ferramentas tecnológicas e canais de escuta ativa para aprimorar a jornada do passageiro e garantir operações cada vez mais seguras e eficientes.
Por sua vez, o gerente comercial corporativo, Diego Brasil, explicou como o planejamento estratégico e inteligência de mercado orientam as decisões sobre horários, categorias de serviço e criação de novas linhas, sempre com base em dados, indicadores e comportamento de mercado.
Os mecanismos de gestão da frota e inovação na manutenção para alto desempenho foram abordados pelo gerente técnico de manutenção corporativo, Carlos Antônio Sabino. Ele compartilhou com os busólogos os bastidores da renovação da frota e os avanços na confiabilidade e na organização da equipe técnica, especialmente em períodos de alta demanda.
Ineditismo – Após o almoço em uma churrascaria da cidade, o evento continuou com atividades de muita descontração, incluindo o sorteio de brindes patrocinados pelo Grupo Brasileiro. Logo depois, Antonio Carvalho, supervisor de Marketing da empresa, conduziu a apresentação da campanha “Rota 30 Anos”, criada para celebrar três décadas de história, inovação e um compromisso com a qualidade, que consolida a Rota Transportes como uma referência no Nordeste brasileiro e fiel ao compromisso de estar “com você nos caminhos da vida”.
Carvalho também lançou uma iniciativa inédita do Grupo Brasileiro: o Clube de Vantagens dos Busólogos, um projeto exclusivo que visa reconhecer e valorizar o entusiasmo dos fãs da busologia. O clube oferecerá benefícios especiais, descontos e experiências exclusivas, fortalecendo ainda mais a relação entre os busólogos e as marcas do grupo.
O encontro foi encerrado sob aplausos.
Comente primeiro




