Prefeitura de Ilhéus instala conjunto semafórico de última geração na Av. ACM.

A Autarquia de Transporte e Trânsito de Ilhéus (SUTRAM) segue avançando na requalificação da Avenida ACM, reforçando o compromisso com a fluidez, segurança e conforto para todos os usuários. Como parte desse esforço, foi instalado um equipamento de última geração no cruzamento da Avenida ACM com as ruas Lindolfo Collor e Conselheiro Antônio Francisco Badaró, no bairro Malhado.

A nova estrutura conta com um conjunto semafórico moderno, com dois tempos veiculares que proporcionam melhor fluidez e dinamismo na mobilidade urbana. Além disso, seis travessias de pedestres foram implantadas, oferecendo maior segurança para aqueles que circulam na interseção.

Os semáforos contam com cronômetros de tempo, uma medida que visa aumentar a segurança e reduzir o risco de colisões traseiras. Para aprimorar a comunicação com os motoristas e pedestres, painéis de mensagens foram instalados para exibir informações institucionais relevantes.

A infraestrutura ainda inclui carenagens de revestimento, que protegem colunas e braços do semáforo contra a corrosão provocada pelo salitre, garantindo maior durabilidade ao equipamento. O controlador multiplano permite até 16 planos em 24 horas, ajustando a mobilidade especialmente nos horários de pico e maior demanda.

Pensando na continuidade do funcionamento, mesmo em casos de falta de energia elétrica, o sistema possui um nobreak com autonomia de 120 minutos. Além disso, toda a instalação elétrica é subterrânea, o que aumenta a durabilidade, proporciona mais segurança e reduz os riscos de vandalismo.

“Essa intervenção reafirma o compromisso da autarquia e da Prefeitura de Ilhéus com o trânsito e a mobilidade do nosso município. Estamos sempre buscando soluções que melhorem o dia a dia da população, oferecendo mais segurança e agilidade no tráfego”, destacou o Diretor-geral da Autarquia de Trânsito, Claudio Cardoso.

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Prefeitura de Ilhéus discute desafios e soluções para a assistência social.

Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus marcou presença na 2ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Durante o encontro, a secretária Sayonara Machado apresentou um panorama da atual situação físico-financeira da pasta e expôs estratégias para superar os desafios enfrentados.

Entre os temas abordados, a Secretaria apresentou propostas para a criação do Plano Municipal da Primeira Infância, do Plano Socioeducativo e do Plano Municipal da Criança e do Adolescente. Também foram divulgados dados sobre o Cadastro Único, o programa Bolsa Família e os repasses de recursos federais e estaduais.

“Encontramos um cenário desafiador que requer muito trabalho. A nossa gestão tem se empenhado na busca por soluções para fortalecer as políticas de assistência social e garantir atendimento de qualidade à população”, afirmou a secretária Sayonara Machado.

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Prefeitura de Ilhéus realiza diversas melhorias na Central de Abastecimento do Malhado nos primeiros 50 dias de gestão.

A Prefeitura de Ilhéus tem demonstrado compromisso com a requalificação da Central de Abastecimento do Malhado, promovendo uma série de melhorias para garantir condições dignas de trabalho aos feirantes e maior comodidade aos consumidores. As ações, conduzidas de forma conjunta pelas secretarias, beneficiam diretamente os mais de 4 mil feirantes que dependem da Feira do Malhado para seu sustento.

Desde o início da gestão do prefeito Valderico Junior, diversas intervenções foram realizadas para estruturar o espaço, tornando-o mais seguro, organizado e higiênico. Entre as melhorias, destaca-se a desobstrução da frente da feira, com o uso de retroescavadeira, permitindo um espaço mais adequado para os pequenos feirantes (fotos).

Outras medidas implementadas incluem a Operação Tapa-buracos nos arredores da Central, a troca de lâmpadas no Pavilhão B, a desobstrução de caixas de esgoto e a poda e raspagem em diversos pontos da feira. A Vigilância Sanitária também atuou na apreensão de peixes armazenados de forma inadequada, evitando riscos à saúde da população. Além disso, 22 barracas em situação precária foram removidas, aumentando a segurança tanto dos feirantes quanto dos consumidores. Ainda está prevista a reestruturação das colunas do Pavilhão B, prevenindo riscos estruturais.

As ações de limpeza também se tornaram mais frequentes, sendo realizadas duas vezes ao dia, garantindo um ambiente mais limpo e organizado. Para reforçar a segurança no local, a equipe de Postura da Prefeitura e a Polícia Militar realizam fiscalizações semanais nas áreas internas e externas da Central de Abastecimento.

Além das melhorias da estrutura, a administração da Central também oferece serviços gratuitos para os feirantes, como atendimento médico com ginecologista e clínico geral, consultório odontológico e um módulo policial. Outra importante iniciativa prevista é a reabertura, na próxima segunda-feira (24), do Núcleo de Convivência do CRAS, ampliando as ações sociais voltadas aos trabalhadores e frequentadores da feira.

A administradora da Central de Abastecimento do Malhado, Sandra Pimentel, destacou a importância dessas ações para a revitalização do espaço:

“As intervenções mostram o comprometimento da gestão do prefeito Valderico Junior em valorizar e estruturar a nossa feira, que é um ponto essencial para a economia local. Estamos vendo grandes mudanças em pouco tempo, garantindo mais dignidade e segurança para os feirantes e consumidores”, afirmou.

As ações representam o primeiro passo da Prefeitura de Ilhéus para requalificar a Feira do Malhado. A gestão vem trabalhando para buscar recursos que viabilizem uma reforma ampla do espaço, valorizando o comércio alimentício do município.

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Mutirão de Saúde na Aldeia Tupinambá: Parceria e Adesão em Prol da Comunidade.

No último sábado, 15 de fevereiro de 2025, a Escola Estadual Tupinambá de Olivença se tornou palco de um grande mutirão de saúde, que garantiu mais de 500 atendimentos e exames gratuitos para a comunidade. Sob o lema do Instituto Sagrado Coração de Jesus – Acolher, Servir e Cuidar, o evento reafirmou o compromisso com a promoção da saúde acessível e de qualidade para todos.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma forte parceria com lideranças indígenas, que mobilizaram a comunidade, e pelo apoio essencial dos agentes de saúde e profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). Entre os presentes, destacaram-se Gildo Cacique, presidente do Conselho Local de Saúde Indígena e conselheiro estadual de saúde indígena da Bahia, e Leandro Tupinambá, presidente do CONDISI-BA.

Em sua fala, Gildo Cacique expressou sua gratidão pelo sucesso do mutirão:
“Em nome do povo Tupinambá, agradeço por esta iniciativa que, por meio de uma parceria sólida, garantiu a oferta de mais de 500 atendimentos e exames, promovendo saúde e bem-estar em nossa comunidade.”
Já Leandro Tupinambá destacou a importância da união de esforços para transformar realidades:
“Participamos de um movimento que mobiliza diversos setores para proporcionar serviços de saúde gratuitos e de qualidade. Este mutirão é um exemplo claro de como a colaboração pode fazer a diferença, assegurando que todos tenham acesso aos cuidados necessários.”

Durante o evento, a comunidade teve acesso a uma variedade de serviços essenciais, incluindo triagem para medição de pressão e glicemia, coletas de exames, ECG, ultrassonografia, além de consultas com especialistas – entre eles clínico geral, pediatra, otorrino, ortopedista e cardiologista. Também foram ofertados atendimentos em odontologia, cirurgia geral e ações preventivas, todos realizados com o suporte fundamental dos agentes de saúde e profissionais da SESAI.
Encerrando a manifestação de solidariedade, Rafael Klecius, superintendente do Instituto Sagrado Coração de Jesus, reforçou a missão da instituição:

“Nosso mutirão é a prova de que a união de esforços transforma vidas. A parceria com lideranças indígenas e o engajamento dos agentes de saúde reforçam nosso compromisso de acolher, servir e cuidar da comunidade com respeito, inclusão e excelência.”
O evento representou um marco na promoção da saúde pública, evidenciando o impacto positivo das parcerias entre lideranças indígenas, instituições governamentais, profissionais de saúde e a sociedade civil na construção de uma comunidade mais saudável e unida.

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Reunião do CDS-LS discute desenvolvimento sustentável e parcerias estratégicas.

As Secretarias de Agricultura e Pesca e de Meio Ambiente de Ilhéus, participantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS), realizaram uma reunião na terça-feira (18), em Itabuna. Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais para o desenvolvimento sustentável da região, incluindo a parceria com o SEBRAE na Cadeia Produtiva do Cacau, a atuação das pastas de Meio Ambiente nos municípios e o Projeto Parceiros da Mata.

A reunião contou com a participação do secretário de Agricultura e Pesca (SEAP), Milton Andrade Jr., e do secretário de Meio Ambiente (SEMA), Fábio Mendonça.

Esse encontro reforça a importância da cooperação entre os municípios e instituições parceiras para fortalecer iniciativas sustentáveis, promovendo o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental.

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Prefeitura de Ilhéus apoia o 1º Fórum da Associação dos Marceneiros.

Nesta quinta-feira (20), Ilhéus será sede do 1º Fórum da Associação dos Marceneiros, um evento voltado para o fortalecimento do polo moveleiro da região. Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, será um momento de aprendizado e troca de experiências sobre boas práticas.

O evento acontecerá às 18h, na Unidade Integrada Robson Andrade, BR-415, e contará com palestras sobre temas essenciais, como “O Poder das Cooperativas: Transformando Ideias em Realidade”, “Os Desafios da Inserção Tecnológica na Obrigatoriedade e Implementação de SST nas Empresas”, e “A Importância do Planejamento Tributário para micros, Pequenas Empresas e MEI”

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A Prefeitura de Ilhéus estará representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento da indústria moveleira local.

O evento promete ser um marco para o setor, promovendo conhecimento e fortalecendo conexões para o crescimento sustentável da marcenaria na região.

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Secretária de Cultura de Ilhéus participa de Audiência Pública sobre a Aldir Blanc 2.

A Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus participou, nesta quarta-feira (19), da Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores para discutir o andamento da Política Nacional Aldir Blanc 2 (PNAB2). O evento foi solicitado pelo Fórum Permanente de Cultura de Ilhéus à vereadora Professora Enilda Mendonça e reuniu vereadores, representantes do Ministério Público, da OAB e diversos segmentos culturais do município.

A secretária de Cultura de Ilhéus, Anarleide Menezes, esteve presente no diálogo, respondendo perguntas sobre a atuação da Prefeitura de Ilhéus para a aplicação da PNAB2 na cidade. Vereadores elogiaram a postura da secretária por valorizar a discussão aberta com a comunidade cultural.

Durante a audiência, também foi abordada a devolução dos recursos da Lei Paulo Gustavo, decorrente do não pagamento a tempo por parte da gestão municipal anterior.

Anarleide Menezes apresentou os planos para a publicação dos editais da PNAB2 e detalhou as primeiras providências tomadas em relação às reformas dos monumentos arquitetônicos interditados no município.

“Estamos trabalhando com respeito àqueles que movimentam a cultura em Ilhéus. Vamos nos empenhar para que os recursos da área sejam devidamente utilizados e contribuam para o fortalecimento e desenvolvimento da cultura”, afirmou a secretária.

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SUTRAM realiza vistoria de veículos do transporte escolar em Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito (SUTRAM), convoca permissionários do serviço de transporte escolar para a realização de vistoria veicular. Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o procedimento contará com agentes fiscalizadores para inspeção e aprovação, visando renovar os alvarás de circulação para o ano vigente.

As vistorias estão sendo realizadas na sede da SUTRAM, Avenida Soares Lopes, n° 1368, das 08h às 12h. Para abrir o processo de protocolo, os interessados devem comparecer com a seguinte documentação:

– Cópia do alvará de circulação;
– Cópia do alvará de funcionamento (para empresas);
– Cópia do contrato social (para empresas);
– Cópia do cartão de identificação (auxiliar);
– Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– Cópia do RG;
– Cópia do CPF;
– Cópia do título de eleitor (permissionário e auxiliar);
– Cópia do CRLV do veículo;
– Cópia do comprovante de residência atualizado (permissionário e auxiliar);
– Certidão negativa de débitos do município de Ilhéus (permissionário);
– Antecedentes criminais federais (permissionário e auxiliar);
– Antecedentes criminais estaduais (permissionário e auxiliar);
– Curso especializado nos termos da regulamentação do Contran (motorista);
– Atestado médico, somente para escolar (motorista);
– Certidão de condutor do Detran, somente para escolar (motorista);
– Recolhimento do INSS atualizado, somente para escolar (motorista);
– Certificado de aferição do Inmetro do tacógrafo.

A realização de vistoria é mais uma ação de respeito às leis de trânsito, garantindo mais segurança para a população de Ilhéus.

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CODEBA garante conformidade ambiental na dragagem do Porto de Ilhéus.

A Autoridade Portuária Federal na Bahia – CODEBA informa que todas as atividades relacionadas à dragagem e descarte de material são realizadas em estrito cumprimento das normas e procedimentos legais, com as devidas autorizações concedidas pelo IBAMA e pela Marinha do Brasil.

O ponto de descarte oceânico utilizado foi previamente estabelecido e aprovado pela Capitania dos Portos da Bahia, conforme a NPCP-BA (2024), que define a área específica para despejo de material dragado em Ilhéus. O local determinado tem um raio de uma milha náutica, centrado na posição latitude 14° 46’ Sul, longitude 038° 54’ 30’’ Oeste (carta 1210).


Além disso, são executados monitoramentos ambientais contínuos no ponto de descarte, garantindo que as operações atendam integralmente às exigências do IBAMA. Esses monitoramentos têm como objetivo assegurar que não haja impactos ambientais.

A CODEBA reforça que mantém um rigoroso acompanhamento técnico e ambiental da obra, com observadores de bordo atuando 24 horas por dia, garantindo o cumprimento de todos os padrões de fiscalização e legislação vigente. A empresa também utiliza a tecnologia Autotrac para rastreamento e monitoramento da draga Elbe, permitindo o acompanhamento em tempo real por parte do IBAMA e da fiscalização técnica e ambiental da própria CODEBA.

Por fim, a CODEBA informa que está analisando com atenção os fatos e denúncias apresentados e reafirma seu compromisso com a transparência e a responsabilidade ambiental em todas as suas ações.

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Regata Salvador-Ilhéus fecha 28ª edição com uma programação especial.

A 28ª edição da Regata Oceânica Salvador-Ilhéus, uma das maiores competições náuticas do Brasil, movimentou o litoral baiano. Com um percurso de 110 milhas náuticas, os 140 participantes partiram de Salvador na quinta-feira (13) e chegaram em Ilhéus nesta sexta (14), em uma disputa que exigiu resistência e estratégia. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo.

Com grande público para receber os velejadores, a programação se estendeu até este sábado (15), com a premiação no Ilhéus Iate Clube. Estiveram presentes o prefeito Valderico Junior, a vice-prefeita Wanessa Gedeon, o secretário de Turismo, Maurício Tavares, e demais autoridades municipais, em uma tarde de muita música e homenagens.

A Regata Tour Salvador-Ilhéus não só promoveu a competição esportiva, mas também impulsionou a cultura e a economia local, com passeios turísticos pela Estrada do Cacau, Fábrica de Chocolate, Bataclã, Vesúvio e outros pontos da cidade. Com essa combinação, o evento reafirmou Ilhéus como um dos principais destinos do litoral brasileiro, consolidando sua posição no cenário nacional.

Fotos: Nadson Carvalho / Sucom

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