Abertas as inscrições para cursos técnicos gratuitos ofertados pela SEC.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Começou nesta quinta-feira (29) o período de inscrição para os 41 cursos técnicos gratuitos de nível médio 2025.2, ofertados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em 238 escolas de 171 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Ao todo serão disponibilizadas 18.550 vagas. Os interessados em aproveitar a oportunidade de fazer uma formação profissional de qualidade em instituições da rede pública estadual podem se inscrever até o dia 17 de junho, no Portal da Educação.

A seleção é realizada por meio de sorteio eletrônico, que ocorrerá no dia 18 de junho, quando também haverá a divulgação do resultado. As vagas serão destinadas, prioritariamente, aos estudantes que finalizaram o Ensino Médio na rede pública ou em escolas privadas como bolsistas integrais. A matrícula dos contemplados será nos dias 14 e 15 de julho, na unidade escolar para a qual o candidato foi selecionado. Para garantir a vaga, é necessário apresentar documentos como histórico escolar, RG, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou sobre a iniciativa da Secretaria da Educação do Estado. “Esta nova oferta se soma às demais ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo da Bahia visando fortalecer a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual. São diferentes cursos voltados para a formação profissional dos estudantes e egressos da rede estadual de ensino”.

Os cursos ofertados são das áreas de Administração, Serviços Jurídicos, Finanças, Recursos Humanos, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Manutenção e Suporte em Informática, Logística, Desenvolvimento de Sistemas e Enfermagem, entre outras.

Caso ocorra desistência ou não comparecimento dos candidatos contemplados no sorteio de vagas, a SEC redistribuirá as vagas residuais entre os cadastros reservas, no período de 16 a 18 de julho. O início das aulas será no dia 23 de julho. Dúvidas sobre o processo de inscrição e matrícula devem ser encaminhadas para o e-mail sorteioeletronico.suprot@enova.educacao.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/SEC

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Ibirapitanga inaugura Centro de Atendimento à Educação Especial com homenagem emocionante a Vitória Mile.

Novo CEMAEE reforça acolhimento às famílias e garante suporte pedagógico e terapêutico

Em uma noite marcada por emoção e significado, a Prefeitura de Ibirapitanga, a cidade das águas e do cacau, inaugurou, nesta terça-feira (27), o Centro Municipal de Atendimento à Educação Especial (CEMAEE) Vitória Mile Lisbôa Sampaio. O novo equipamento público foi idealizado para atender estudantes com deficiência física, intelectual, sensorial, transtornos de aprendizagem e desenvolvimento, além de alunos com altas habilidades ou superdotação. A proposta é garantir um ambiente de acolhimento, estímulo e desenvolvimento pleno para cada aluno.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o depoimento de Emiliana Lisbôa, mãe de Vitória Mile, que deu nome ao centro. “Agradeço à gestão por transformar essa dor em um legado de amor e esperança”, afirmou.

Durante o evento, o prefeito Jé Assunção destacou o comprometimento da gestão com a educação inclusiva e o carinho com que o projeto foi desenvolvido. “Esse centro é um sonho realizado. Desde o início, pensamos em uma equipe que tivesse sensibilidade e o olhar voltado para cuidar de gente. Não é fácil fazer gestão, mas é gratificante quando conseguimos transformar vidas por meio da educação”, declarou.

O CEMAEE contará com uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e professores especializados. Entre os serviços oferecidos estão avaliação psicopedagógica, atendimento terapêutico educacional, atividades adaptadas em sala de recurso e apoio contínuo às famílias. A proposta é construir uma rede de suporte que envolva escola, profissionais e responsáveis.

A secretária de Educação, Soraia Santos, destacou a importância do novo centro e fez uma homenagem especial às mães atípicas. “São mulheres fortes, resistentes, que vivem um amor incondicional todos os dias. Este espaço também é uma vitória delas”, enfatizou.

Coordenadora do CEMAEE e mãe atípica, Raiane Argolo também falou sobre o impacto da inauguração. “É um símbolo de esperança. Antes, precisávamos ir a outras cidades para buscar esse tipo de atendimento. Hoje, Ibirapitanga tem seu próprio centro. Só nós sabemos a vitória que estamos tendo”, comemorou.

A solenidade também contou com a presença do pai de Vitória, Adilson Sampaio Júnior, demais familiares, da primeira-dama, Lucélia Barbosa, da vice-prefeita, Val de Gude, secretários municipais, vereadores, da Diretora do CEMAEE, Paula Bezerra, além de toda a comunidade Ibirapitanguense, que lotou o espaço da cerimônia.

Fotos: Leonardo Silva

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Bahia é o 3º Estado com maior número de estudantes da rede pública aprovados no ENEM.

Foto: Mayara Fernandes/ Ascom SEC

A Bahia faz parte do top três dos estados brasileiros com maior número de estudantes da rede pública estadual aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. No levantamento realizado no início do ano pelo Ministério da Educação (MEC), a Bahia figurou em terceiro lugar no total geral de estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025, a partir das notas do exame, ficando atrás apenas dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O ENEM 2025, cujas inscrições seguem abertas até o dia 6 de junho, é a principal forma de acesso à Educação Superior no Brasil e, de acordo com o assessor especial da Secretaria Estadual da Educação, Manoel Calazans, a meta este ano é superar ainda mais esses números. Ele ressalta que este resultado é fruto do trabalho realizado por toda comunidade escolar, que incentiva os estudantes a se inscreverem e participarem da prova.

“Na rede estadual, a gente trabalha o tempo todo incentivando o aluno para que ele faça a inscrição. A SEC tem um planejamento voltado para a preparação dos estudantes, com a intensificação das revisões dos conteúdos e aulões de redações. As escolas fazem uma verdadeira maratona para conseguir que o estudante entre na universidade pública”, afirmou.

Por meio do plano de ação “Tô com você no ENEM”, a SEC investe, em cada edição do exame, no processo de preparação do estudante, desde o incentivo à inscrição, até a realização da prova, inclusive com a oferta do transporte nos dias do exame.

Sobre a inscrição

No processo de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telefone fixo e/ou celular válido. Além disso, deve indicar a unidade da federação e o município onde deseja realizar as provas e, também, selecionar a língua (Inglês ou Espanhol) de preferência para a de Língua Estrangeira. O participante também deverá criar cadastro e senha de acesso (que deverá ser anotada em um lugar seguro) para a Página do Participante, por meio do login único, no endereço sso.acesso.gov.br.

Fonte: Ascom/SEC

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Publicado edital para mestrado na UESC, voltado a coordenadores pedagógicos da rede estadual.

Das 225 vagas disponibilizadas pela Secretaria de Educação da Bahia para o Programa de Mestrado Profissional, voltado a coordenadores pedagógicos da rede estadual, 30 vagas são da Universidade Estadual de Santa Cruz (UECS), que publicou edital de seleção, sob o contrato nº 016/2025. As inscrições têm início às 8h de sexta-feira (30) e prosseguem até as 16h do dia 30 de junho, através deste link.

O modelo pedagógico prevê aulas presenciais com frequência quinzenal e a liberação dos coordenadores pedagógicos às sextas-feiras para dedicação às atividades formativas, em compatibilidade com a formação continuada e a rotina das unidades escolares. “O modelamento do processo possibilita a formação continuada em serviço, como prevê a pós-graduação stricto sensu na modalidade mestrado profissional”, destacou José Bites de Carvalho, coordenador executivo da SEC.

A iniciativa representa uma ação estratégica para o fortalecimento da gestão pedagógica e a valorização dos profissionais da Educação na rede estadual, segundo a Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da SEC. O investimento total estimado é de quase R$ 9 milhões, incluindo os custos de execução dos programas de mestrado e as despesas relativas ao apoio financeiro para deslocamento e permanência dos participantes.

Cursos são distribuídos em todas as regiões do Estado
Os cursos serão ministrados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas estaduais vinculadas à SEC – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) – e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O período da formação acontece entre agosto deste ano e julho de 2027.

O processo seletivo está sendo conduzido por cada universidade responsável pela oferta das vagas, mediante a publicação de editais específicos. Os candidatos serão avaliados em diversas etapas, que podem incluir análise de documentos, provas de conhecimento e avaliação de projetos e entrevistas. Os critérios de seleção, o cronograma detalhado e a documentação exigida serão especificados em cada edital, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações e o cumprimento dos requisitos estabelecidos.

Outras incrições abertas
As inscrições para o Programa de Pós-graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas – Mestrado Profissional em Educação da UFBA já estão abertas e seguem até o dia 9 de junho, com oferta de 30 vagas. Já no dia 22 de maio serão abertas inscrições para os programas de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade e de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo, ambos da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Também a partir desta data, os coordenadores pedagógicos interessados podem se cadastrar para concorrer a uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, ministrado pela UEFS.

Fonte: Ascom/Uesc

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Estão abertas inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2025.

Foto: Elisabeth Guerra/SEC

Começaram nesta segunda-feira (26), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. O cadastro deve ser feito no site, até às 23h59 (horário de Brasília) de 6 de junho. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.

O ENEM é uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior no Brasil. Universidades públicas e privadas usam a nota como critério de seleção. Além disso, o exame é requisito para programas governamentais de acesso ao ensino, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Este ano, os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio estão automaticamente pré-inscritos. Eles precisam apenas acessar a Página do Participante para confirmar os dados e escolher a língua estrangeira da prova. Já os estudantes das 1ª e 2ª séries e os candidatos que já concluíram o Ensino Médio precisam preencher a inscrição.

O exame também volta a oferecer a certificação de conclusão do Ensino Médio para candidatos maiores de 18 anos, dependendo da nota obtida. Esta função estava suspensa desde 2017, quando foi transferida para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

O ENEM é composto por quatro provas objetivas e uma redação. As provas cobrem as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Para mais informações, confira o edital através do link.

Fonte: Ascom/SEC

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Com R$ 16 milhões investidos em nova escola, Nova Canaã avança na educação.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

“Essa escola é um sonho realizado, não só para os alunos, mas para toda a comunidade. Uma cidade pequena, porém adquiriu uma estrutura muito grande. E nesse momento estou grata por fazer parte dessa equipe, da escola e onde nós iremos oferecer uma alimentação de qualidade, um espaço de qualidade onde os alunos irão se alimentar, não só aprender como também estarão se desenvolvendo”, foi com essa empolgação que a cozinheira, Valdirene da Silva, funcionária do Colégio Estadual de Tempo Integral Florestal, descreveu a emoção de ver a nova sede da unidade sendo inaugurada, neste sábado (24), pelo governador Jerônimo Rodrigues, em Nova Canaã.

Para ser entregue à população a 81? nova sede do colégio entregue por Jerônimo Rodrigues, contou com um investimento de R$ 16 milhões realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e obras executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A estrutura moderna conta com 10 salas de aula, dois laboratórios — um de ciências e outro de informática —, sala multifuncional para Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, setor administrativo, espaço para o grêmio estudantil, pátio coberto, quadra poliesportiva com vestiário, além de infraestrutura como reservatório de água, subestação de energia e guarita.

“A escola é uma continuidade da família. E hoje aqui em Canaã estamos entregando um espaço que acolhe nossos jovens com uma estrutura melhor e mais oportunidades, reafirmando nosso compromisso com a educação pública de qualidade para todos”, completou o governador Jerônimo Rodrigues.

A estudante de 19 anos, Heloisa Portugal, aprovou a estrutura e já está pronta para aproveitar os espaços. “Eu acho que ficou maravilhosa, antes a gente não participava de teatro e agora temos tudo. Laboratórios ótimos e nossa escola ficou maravilhosa, perfeita”, acrescentou Heloisa. O novo prédio representa um salto de qualidade na oferta de ensino integral na região, oferecendo um ambiente completo para o desenvolvimento pedagógico, esportivo e cultural dos alunos.

Para a secretária da Educação (SEC), Rowenna Brito, que participou da inauguração, “hoje estamos inaugurando esta grande escola, um equipamento cuja importância para a educação do município de Nova Canaã é indiscutível. Sabemos o quanto ela vai transformar a vida dos nossos estudantes. Esta escola, que já formou tantas gerações em Nova Canaã, agora recebe um grande investimento, um espaço pensado para garantir a educação integral e a formação profissional dos nossos jovens. Mais do que uma obra, é um investimento no sonho, no futuro e no avanço da educação na Bahia, assegurando qualidade e oportunidades para todos”.

Ainda no campo da educação, a SEC realizará a cessão de um ônibus escolar ao município, fortalecendo o transporte de estudantes da rede pública da zona rural.

Repórter: Joci Santana/GOVBA

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Mais tecnologia: Bahia inicia instalação de 180 laboratórios maker nas escolas estaduais.

Fotos: Thuane Maria/GOVBA

Inauguração foi realizada em Salvador, no CEEINFOR Mãe Stella, com a presença da ministra Luciana Santos

O Governo do Estado deu início, nesta terça-feira (20), à implantação de 180 laboratórios maker em escolas da rede estadual de ensino. A primeira unidade foi inaugurada no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação (CEEINFOR) Mãe Stella, no bairro do Cabula, em Salvador. A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e de secretários estaduais.

Uma mudança de perspectiva para o estudante Gabriel dos Santos, que faz a formação técnica em informática, e criou um protótipo de um detector de gás a partir dos projetos de inovação da escola. “Desenvolvemos um protótipo de um detector de gás para indústrias, cozinhas, laboratórios. Então, a gente acredita que com um maior acesso a recursos, teremos a possibilidade de criar novos projetos, com mais liberdade, também, por conta dessa facilidade que o governo nos traz de alcançar os recursos. Ter acesso a um computador, aos componentes, que têm um custo. Esse investimento nas áreas de tecnologia nos ajuda bastante. Isso que proporcionou que a gente realizasse o nosso projeto”, contou o estudante do 3° ano.

O governador visitou o novo laboratório e conheceu alguns projetos realizados pela escola, experimentou alguns equipamentos, como os óculos de realidade virtual e comentou o trabalho realizado pelos estudantes. “Nossa ciência está sendo reescrita pelos nossos meninos e meninas. Nos nossos laboratórios, a gente vê eles pegarem o conceito fechado de ciência e reconstruí-lo, com criatividade, com desempenho. Com o equipamento na mão, com o computador, com esse conjunto de tecnologias, isso vira o que eles chamam de mágica para conceituar a ciência”, destacou.

A iniciativa integra o programa ‘Mais Ciência na Escola’, parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e da Secretaria da Educação (SEC) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que fomenta o acesso de estudantes à iniciação científica e ao uso de tecnologias. Os laboratórios maker serão equipados com impressoras 3D, tablets, notebooks, computadores e kits de robótica. Além da infraestrutura tecnológica, o programa também prevê bolsas para estudantes e professores, formações pedagógicas, feiras e olimpíadas científicas.

O investimento total estimado para a estruturação dos 180 laboratórios é de R$ 21 milhões — R$ 18 milhões somente do MCTI. Para o laboratório do CEEINFOR, o investimento inicial é de R$ 100 mil, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O espaço se soma a outros de formação da escola, que já conta com cursos técnicos integrados de informática, administração, nutrição, análises clínicas e meio ambiente.

Segundo a ministra Luciana Santos, o potencial dos laboratórios é o fortalecimento da formação de futuros cientistas oriundos da rede pública. “Hoje nós temos uma revolução tecnológica em curso, na vida prática, a chamada indústria 4.0 e aqui os estudantes desde a escola ficam se adaptando a essas novas tecnologias. Por isso a importância da impressora 3D, por isso a importância da robótica, por isso a importância da microeletrônica. Isso tudo faz uma diferença enorme no aprendizado e é o que nós queremos, que a nossa nação cada vez mais eleve o seu nível cultural”, pontuou.

Lei PopCiência Bahia

Na avaliação do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, a Bahia sai na frente ao integrar políticas de educação com inovação tecnológica, acrescentando que os laboratórios fazem parte de um pacote de ações anunciadas pelo governo baiano nesta segunda-feira (19).

“Sancionamos a lei [PopCiência Bahia] ontem e vamos, a partir de agora, dar oportunidade para aqueles alunos com vontade de fazer ciência nas escolas e colocar no clube [de ciência]. A Secti entra fazendo a trilha da inovação dentro desse clube. O menino ou a menina tem uma ideia, primeira coisa que fazemos na trilha é a patente, protegendo a propriedade intelectual dele, depois a gente capacita, dá as ferramentas. Por exemplo, ajudando ele a montar uma empresa, uma startup, com orientação jurídica, financeira, com plano de negócio”, detalhou.

Joazeiro ainda acrescentou que a partir do Inovatec, programa estadual de investimentos, os estudantes poderão levar seu projeto adiante, para fora do ambiente escolar.

“Se o projeto amadurecer, entramos com a  aceleração. Esses estudantes vão receber mentorias especializadas, direcionadas para o projeto deles. Ao final do projeto, o Inovatec, que é o nosso programa estadual de investimentos, vai poder investir no projeto dele. Quem faz isso é um fundo de investimento, geralmente, mas o ara essa garotada o Governo do Estado vai fazer esse papel de investidor”.

A Lei PopCiência Bahia institui uma política permanente de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação com formação científica de estudantes da rede estadual. O projeto reunirá, de forma articulada entre a SEC e da Secti, iniciativas transdisciplinares voltadas à formação científica das juventudes baianas.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

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Ministério da Ciência e governo baiano vão investir R$ 67,3 ilhões para fortalecer educação científica nas escolas.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Reconhecendo a importância da educação científica para o desenvolvimento social e econômico da Bahia, os Governos Federal e do Estado lançaram um conjunto de iniciativas que somam R$ 67,3 milhões em investimentos. As ações, voltadas à popularização da ciência nos territórios de identidade, foram apresentadas nesta segunda-feira (19), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além de estudantes e pesquisadores.

“Tudo que a gente usa, pega ou vê tem ciência, tem um conhecimento acumulado. Ciência é isso, é um conhecimento acumulado, que é transferido. A ciência é o conhecimento, a tecnologia, é transformar o conhecimento numa arte, em uns óculos para melhorar nossa visão, em um prato de alimento na mesa, no combate à fome”, disse o governador Jerônimo Rodrigues.

Para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a iniciativa representa “a popularização da ciência, para a gente estimular Clubes de Ciências, estimular feiras, Olimpíadas, que são maneiras lúdicas, criativas; fazer com que a juventude se interesse pelo conhecimento. Esse é um compromisso do presidente Lula com o Brasil e com o povo da Bahia. Eu fico feliz de poder estar aqui garantindo que essas políticas possam impulsionar o nosso desenvolvimento e a verdadeira emancipação do nosso povo, que passa pelo seu conhecimento”, afirmou.

Um dos anúncios mais aguardados foi a sanção da Lei PopCiência Bahia, o Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, que cria uma política permanente de fomento à ciência e à inovação com foco nas juventudes. A lei, que será coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), estabelece princípios e diretrizes para ações estruturadas, como letramento científico, interiorização do conhecimento e estímulo à participação de comunidades tradicionais, mulheres e pessoas com deficiência em atividades de pesquisa.

PopCiência Jovem
Também foi assinado o decreto que regulamenta o Projeto de Educação Científica e Promoção das Ciências para a Juventude, o PopCiência Jovem, que reunirá, de forma articulada entre as Secretarias da Educação (SEC) e da Secti, iniciativas transdisciplinares voltadas à formação científica das juventudes baianas.

Como parte do decreto PopCiência Jovem, estão previstas atividades como a realização de eventos científicos em escolas e territórios de identidade, a criação da Rede Bahia Faz Ciência e a formação de um coletivo de Jovens Embaixadores Territoriais da Ciência. O projeto também prevê o Selo Bahia Faz Ciência, que reconhecerá escolas que promovam, na teoria e na prática, a valorização da ciência, o enfrentamento das desigualdades e a formação científica de base. Além disso, haverá apoio à formação de professores e estímulo à criação de editais e parcerias institucionais voltadas à popularização da ciência.

“A Bahia é um grande destaque nas feiras de ciências e o que a gente precisava, está vindo agora, que é esse novo decreto do POP Ciência, que vai valorizar e dar mais ânimo e dinamismo às nossas atividades nas escolas, valorizando todo o trabalho que a gente realiza e que os alunos realizam”, comemorou a professora de Ciências do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Araci, Pachiele Cabral.

Clubes de Ciências
Na ocasião foi autorizado ainda o lançamento do edital para seleção de 400 professores para coordenar clubes de ciências em escolas da rede pública estadual. A ação, que será executada pela Secti, SEC e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), integra a Agenda Bahia Faz Ciência na Escola e destinará R$ 8 milhões para concessão de bolsas e fomento à pesquisa escolar, nos 27 territórios de identidade, estimulando o protagonismo estudantil e a difusão da cultura científica.

Também foi assinado um protocolo de intenções com os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Organizações do Sistema S para o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos para a promoção da educação científica, tecnológica e empreendedora.

Estudante do Cetep de Araci e integrante do Clube de Ciências da unidade escolar, Sarah Cruz, conta como a oportunidade tem ampliado suas perspectivas. “Esses projetos começaram a funcionar tão bem que começamos a ter experiências que a Sarah de antes não imaginava. Por exemplo, eu conheci a praia pela primeira vez por conta da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). Eu viajei de avião pela primeira vez por conta dos projetos. Então, a minha vida como estudante mudou totalmente”, contou Sarah.

A Trilha de Inovação adaptará para as escolas uma metodologia já aplicada no Parque Tecnológico da Bahia, para levar os estudantes por diferentes etapas do processo de inovação: da introdução à ciência no currículo à incubação de ideias, passando por noções de propriedade intelectual, formação empreendedora e, por fim, a aceleração dos projetos com potencial e sua valorização de patente e criação de startups. A ação será coordenada pela Secti, em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e outras instituições.

“A educação científica é para todos. Você vai montar o Clube de Ciências e vamos trabalhar a nossa agenda da Trilha de Inovação. É uma revolução na educação, porque você sai de uma forma tradicional que é de levar conteúdo para os estudantes. Ninguém recebe livro, ninguém recebe apostila, recebe desafio, recebe problema para resolver. Então, vai ter que criar o próprio conhecimento, criar uma possibilidade de solução para os problemas”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro.

A SEC foi autorizada a publicar edital unificado das quatro universidades estaduais referente a oferta de 225 vagas para programas de mestrado profissional, destinadas, exclusivamente, aos coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino.

Durante a cerimônia também ficou definido que a Bahia será beneficiada pela chamada pública Programa Mais Ciência na Escola, executada pelo CNPq/MCTI/FNDCT, tendo a maior rede contemplada no Nordeste. Serão implementados 180 laboratórios maker em 180 escolas e mais de 1.800 vagas para estudantes bolsistas em atividades de iniciação científica. Além da estruturação dos laboratórios, estão previstas formações para professores, feiras e olimpíadas científicas, e o incentivo à participação de cientistas em sala de aula.

Dentre as ICTs que participaram do edital, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram contempladas e coordenarão as ações para instalar os laboratórios nas unidades.

A programação do evento incluiu ainda uma série de atos conjuntos entre os governos estadual e federal. Foram assinados também termos com universidades públicas baianas no âmbito da chamada pública Identidade Brasil, da FINEP/MCTI/FNDCT, voltada à recuperação e preservação de acervos científicos e culturais. A Bahia foi destaque nacional ao emplacar sete projetos, abrangendo instituições como UEFS, UFBA, UFSB, IFBA e UESC.

Além disso, foi oficializado um Acordo de Cooperação Técnica entre o MCTI e o Governo do Estado para execução conjunta de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. A parceria permite a integração entre o PopCiência, o programa federal Mais Ciência na Escola e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, fortalecendo a base científica da educação pública.

Com esse conjunto de ações integradas, a Bahia consolida uma agenda estratégica voltada à popularização da ciência, ao fortalecimento da educação científica e ao estímulo à inovação em todo o estado.

Caravana da Ciência
Na ocasião, foi lançada ainda a Caravana da Ciência, iniciativa em comemoração aos 40 anos do MCTI que vai percorrer todos os estados brasileiros, levando informações sobre atividades de fomento e pesquisa a empresas e pesquisadores, além de oficinas abertas à população.

“O Ministério da Ciência e Tecnologia escolheu a Bahia para começar a Caravana e isso fala muito do que é o trabalho que a Bahia vem fazendo na ciência e tecnologia, na inovação, na educação e essa relação tem tudo a ver. Mais de R$ 12 bilhões investidos em infraestrutura física nas escolas para a gente poder dar conta dessa inovação e dessa potência que a rede estadual tem, junto com as redes municipais”, destacou a secretária da Educação, Rowenna Britto.

Fonte: Ascom/Secti, com informações do repórter Anderson Oliveira/GOVBA

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Uesb abre seleção para professor de Pedagogia e Psicologia.

Foto: Ascom/Uesb

De 20 a 27 de maio, estarão abertas as inscrições para seleção pública de professor substituto na Uesb. Conforme o Edital 146/2025, as vagas são para o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), campus de Vitória da Conquista, voltada para profissionais com graduação em Pedagogia e Psicologia.

Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela página de Concursos da Uesb, seguindo as orientações do Edital. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e os candidatos que se enquadrem no perfil para solicitar a isenção do valor têm o prazo de 19 de maio para fazer, pelo formulário on-line.

O processo seletivo será feito por meio de entrevista, prova de títulos e aula pública. Outras informações podem ser acessadas no Edital e, em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail concursos@uesb.edu.br.

Fonte
Ascom/Uesb
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SEC realiza agenda técnica no Litoral Sul com visitas a escolas em Itabuna e Uruçuca.

Foto: Memo Soul

A equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia esteve, neste sábado (17), no Território de Identidade do Litoral Sul (NTE 05), cumprindo agenda institucional nos municípios de Itabuna e Uruçuca. A visita teve como objetivo dialogar com a rede escolar e acompanhar o andamento de obras e ações pedagógicas em unidades da rede estadual de ensino.

A primeira parada foi na cidade de Itabuna, onde a secretária da Educação, Rowenna Britto, participou de um encontro com gestores escolares do território. O momento possibilitou a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a escuta de demandas relacionadas à gestão educacional, à infraestrutura das unidades e ao fortalecimento das ações pedagógicas.

“Estar aqui hoje, nesse encontro com os gestores do Litoral Sul, é uma oportunidade fundamental para alinharmos metas e reforçarmos o compromisso com a aprendizagem. Esse é um ano decisivo e precisamos estar juntos, mobilizados, para garantir resultados concretos. A gestão da aprendizagem precisa ser nossa prioridade diária”, afirmou a secretária Rowenna Britto.

A agenda técnica seguiu no distrito de Serra Grande, em Uruçuca, onde a equipe visitou a obra da Nova Unidade do Colégio Estadual do Campo de Serra Grande. Durante a visita, os técnicos inspecionaram o terreno, avaliaram aspectos estruturais e dialogaram com os responsáveis pela execução da obra.

Novas estruturas e avanço na educação

Evilin Carolaine Nascimento de Souza, 17 anos, estudante da  3º série  do Ensino Médio, ressaltou sua alegria com a construção da nova escola. “A nossa escola atual tem uma educação muito boa e os professores são muito conscientes, ótimos, mas faltava um lugar onde a gente  pudesse colocar em prática aquilo que a gente aprende em sala de aula. É muito gratificante estar aqui no terreno onde futuramente será a nossa nova escola”

Ainda em Uruçuca, a equipe da SEC realizou uma visita técnica ao Colégio Estadual Carneiro Ribeiro. No local foram realizadas reuniões com a direção escolar, análise das instalações físicas da unidade e levantamento das necessidades pedagógicas e estruturais da escola. A ação visa promover melhorias contínuas no ambiente escolar e garantir avanços  nas condições de ensino para estudantes e profissionais da educação.

Fonte
Ascom/SEC
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