Governo da Bahia fortalece turismo de base comunitária no Quilombo Jatimane, em Nilo Peçanha.
Foto: Suâmi Dias
O Governo da Bahia entregou, nesta terça-feira (10), as obras de reestruturação do turismo socioambiental da Comunidade Quilombola do Jatimane, no município de Nilo Peçanha, fortalecendo o turismo de base comunitária no Território Baixo Sul.
A iniciativa, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), contemplou a requalificação da Trilha Interpretativa Ambiental, do Jardim Sensorial, de uma represa de pequeno porte, além da aquisição de equipamentos de apoio e da área de receptivo para atendimento aos visitantes. O investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil.
A ação beneficia diretamente 32 associados e impacta indiretamente mais de 150 moradores, contribuindo para o beneficiamento e a comercialização de produtos da biodiversidade, a ampliação do ecoturismo, a geração de renda e a preservação dos recursos naturais e recuperação de áreas degradadas.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a iniciativa valoriza os saberes tradicionais e fortalece a economia local. “É a valorização das tradições e dos saberes da população de Jatimane que possibilita aliar sustentabilidade e desenvolvimento. É importante que associações e cooperativas de povos indígenas e comunidades quilombolas acompanhem nossos editais, pois essa entrega é um exemplo das políticas públicas do Governo do Estado”, destacou.
Turismo com identidade e tradição
O Quilombo Jatimane integra a rede de roteiros de turismo rural de base comunitária da Bahia, que promove vivências étnicas e tradicionais em comunidades rurais e de povos e comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária.
A iniciativa é apoiada pelo Governo do Estado, por meio da CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e inclui experiências culturais, gastronômicas e ambientais, como trilhas, rios, culinária típica, artesanato com coco e piaçava, além da tradicional tainha defumada.
Segundo Jéssica Oliveira do Rosário, presidente da Associação Comunitária do Jatimane, a experiência vai além do turismo. “Quem nos visita se conecta com a natureza, com nossas tradições e com a força da cultura quilombola. Cada trilha e cada rio carregam a memória dos nossos ancestrais. Aqui, a comunidade acolhe, a cultura ensina e a natureza abraça”, afirma.
Além do Jatimane, outros roteiros também são apoiados pelo Governo do Estado, como a Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro; a Vivertur Matarandiba, nas ilhas de Vera Cruz e Itaparica; e a Rota da Liberdade, iniciativa de turismo comunitário realizada no município de Cachoeira, que contempla os saberes e fazeres das comunidades quilombolas.
Ananias Viana, quilombola e ativista, destaca as experiências oferecidas aos visitantes em Cachoeira. “Temos visita ao cultivo de ostra, à feitura do azeite de dendê, da farinha e do xarope. Também promovemos rodas de conversa e troca de conhecimentos, permitindo que os turistas aprendam como tudo funciona. Além disso, contamos com um roteiro fluvial de barco, entre outros atrativos”, reforça.
Investimentos no turismo comunitário
Entre os investimentos realizados pelo Governo do Estado estão a construção de centros de artesanato, receptivos turísticos, cozinhas comunitárias, dormitórios indígenas, reforma de museus, capacitações e aquisição de equipamentos.
As ações fortalecem o turismo rural de base comunitária, promovendo geração de renda, valorização cultural e desenvolvimento sustentável em diversas regiões da Bahia.
Fonte: Ascom/CAR




