Ilhéus inicia programação especial pelo Dia Municipal de Enfrentamento à Hanseníase.

Ilhéus inicia programação especial pelo Dia Municipal de Enfrentamento à Hanseníase.
.

Ilhéus deu início, nesta sexta feira (25), à programação especial em alusão ao Dia Municipal de Enfrentamento à Hanseníase, celebrado em 29 de abril. A primeira atividade foi o encontro promovido pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com a realização da oficina “Conhecer para Eliminar”.

O evento contou com a participação de pacientes do programa municipal e dos alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís, sob coordenação da professora Graciele Santis — que também atua como diretora da Rede Hans na Bahia. O grupo contribuiu de forma significativa com orientações técnicas e distribuição de kits aos pacientes, promovendo um momento de acolhimento, aprendizado e fortalecimento da rede de apoio.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Eliana Mello, destaca que a iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento da população, combater o preconceito e fomentar o diagnóstico precoce. “Com certeza conseguimos agregar novos parceiros à causa. A luta contra a hanseníase é coletiva e precisa do envolvimento de toda a sociedade”, afirmou.

A programação segue durante o fim de semana com duas ações importantes:

•    Sábado Consciente: será realizado na Central de Abastecimento, a partir das 8h, com busca ativa de casos e orientações em saúde sobre hanseníase.

•    Alerta ao Entardecer: no domingo, a partir das 15h, na Sapetinga, haverá roda de conversa, atividades educativas e panfletagem.

As atividades fazem parte do esforço contínuo da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em promover informação, diagnóstico precoce e acolhimento às pessoas afetadas pela hanseníase, reafirmando o compromisso com uma saúde pública cada vez mais inclusiva, acessível e humanizada.

As ações em alusão ao Dia Municipal de Enfrentamento à Hanseníase continuam ao longo da próxima semana nas unidades de saúde do município. E no dia 7 de abril, representantes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, da Secretaria de Saúde de Ilhéus, farão um pronunciamento na Câmara de Vereadores, reforçando a importância da conscientização e do combate à doença.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − sete =