Ilhéus encerra temporada de cruzeiros com saldo positivo e forte impacto na economia local.
A chegada de navios reforçou o turismo cultural e aqueceu o comércio da cidade

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo, entende o setor como um dos principais vetores econômicos da cidade e tem investido na melhoria do receptivo, na qualificação dos serviços e na promoção do destino, em parceria com a iniciativa privada. O objetivo é garantir a continuidade e o aumento da geração de emprego, renda e a valorização da região como atrativo para visitantes.
Além do impacto econômico, com 495 empregos indiretos gerados — entre motoristas de vans, de aplicativos, táxis, guias turísticos, aldeias indígenas, expositores de cacau e chocolate e artesanato local , a temporada também foi uma vitrine para os atrativos históricos e culturais da cidade, bem como a visitação de roteiros turístico de Sol e Mar, Rota do chocolate e Etnoturismo.
Turistas de várias partes do mundo puderam conhecer o Quarteirão Jorge Amado com ícones como o Bataclan, o Bar Vesúvio e a Catedral de São Sebastião, locais eternizados na literatura de Jorge Amado. A exposição do acervo do escritor no Teatro Municipal também foi um destaque.
“Tivemos uma temporada muito positiva, que reforça o potencial de Ilhéus como destino turístico de excelência. Já estamos trabalhando para qualificar mais o receptivo e oferecer uma experiência ainda melhor na próxima temporada”, disse o secretário de Turismo, Maurício Tavares.
A valorização do turismo cultural, aliada à geração de renda e oportunidades, reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável do setor. O encerramento da temporada deixa um legado positivo, com aprendizados e conquistas que servirão de base para novas edições ainda mais promissoras.