Estudantes da capital e do interior da Bahia celebram início do ano letivo 2025 nas escolas.

Estudantes da capital e do interior da Bahia celebram início do ano letivo 2025 nas escolas.
.
Vitória da Conquista – Foto: Rafaela Nolasco

Em clima de reencontro e novas perspectivas de aprendizado, as 1.743 escolas estaduais da capital e do interior da Bahia iniciaram, nesta segunda-feira (10), o ano letivo 2025 para cerca de 700 mil estudantes. Este ano, a aula inaugural seguiu o tema do ano letivo “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”, reforçando o compromisso da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com uma aprendizagem pautada em valores de sustentabilidade e na preservação ambiental.

Além de recepcionar os estudantes, as escolas realizaram diferentes atividades de acolhimento relacionadas à temática do ano. Dentro desta proposta, a SEC desenvolve ações estratégicas, pedagógicas e estruturantes em atendimento à legislação ambiental vigente. Neste sentido, se destacam política de Educação Ambiental; Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (ProEASE); projeto Estruturante Juventude em Ação (JÁ); projeto Hortas Escolares; e energia solar fotovoltaica nas escolas.

Em Salvador, os estudantes do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida estavam animados com a retomada da rotina de aulas e estudos. Este foi o caso de Maria Clara Jorge, 16 anos, 3º ano, que falou da sua expectativa para o ano letivo: “espero que a escola continue focando na nossa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com simulados, aulões e aulas complementares, pois pretendo tirar uma boa nota para cursar Direito ou Arquitetura em uma universidade”.

Colégio Rômulo Almeida, em Salvador – Foto: Emerson Santos

Segundo o professor João Alberto, que leciona Artes na mesma unidade escolar, a expectativa para este ano letivo é a melhor possível, visto que o projeto de leitura da escola deu um salto de qualidade e terá continuidade. “A semana pedagógica foi muito proveitosa, pois já deixamos o projeto interdisciplinar todo amarrado e organizado para ser trabalhado com os estudantes. Além disso, vamos fazer um jornal, que vai tratar das questões da comunidade de forma lúdica e científica e, também, vou trabalhar com as artes europeias, culminando com uma exposição na escola”, informou.

No interior da Bahia, as unidades escolares também promoveram as suas respectivas programações de volta às aulas. No município de Conceição do Jacuípe, por exemplo, o dia foi marcado pela inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Conceição do Jacuípe, em Conceição do Jacuípe, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito. Em seguida,  houve a aula magna com a química, mestra em Ciências Ambientais e influencer Kananda Eller, conhecida como Deusa Cientista.

Já em Ibotirama, o estudante Matheus Coelho, 18 anos, que faz o curso técnico em Agroindústria, no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Velho Chico, também está animado em rever os colegas e professores. O jovem, que também é presidente do grêmio, espera que o ano letivo seja de muita conquista. “Quero potencializar o meu aprendizado para conseguir boas notas em provas como Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), o Sabe (Sistema de Avaliação Baiano de Educação) e o Enem”, revelou.

Fonte: Ascom/SEC

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − um =