Bahia avança no turismo com a chegada de mais de 90 mil visitantes estrangeiros no 1º semestre de 2025.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas internacionais, ou 99.958 para ser mais exato. Este é o segundo melhor resultado da história. O primeiro foi em 2007, quando bateu pouco mais de 101 mil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, com apoio da Polícia Federal (PF).

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, esse desempenho é resultado do trabalho da gestão baiana na qualificação da mão-de-obra, nas obras de infraestrutura nas treze zonas turísticas e também na promoção do destino em outros mercados. “As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na estruturação da atividade aqui na Bahia tornaram o nosso Estado um destino global. Somos o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste brasileiro. Isso significa um maior fluxo de recursos na economia, com aumento de renda e da geração de empregos”, afirmou o secretário.

O número de visitantes internacionais registrados no 1º semestre de 2025 é 62% maior que no mesmo período de 2024, quando foram recepcionadas 61.669 pessoas. Em junho, o movimento também foi forte: mais de oito mil turistas internacionais chegaram ao estado, um crescimento de mais de 50% comparado ao mesmo mês de 2024. Especialistas no setor também estão animados.

Para Isac Lima, que é proprietário da agência Cassi Turismo, os destinos baianos têm atrativos que encantam. “Não foi nenhuma novidade ter recebido mais de 100 mil turistas no primeiro semestre de 2025, porque a Bahia é o estado propício para o turismo, porque além de termos natureza exuberante, temos história, temos cultura, casarões seculares, igrejas centenárias. Além da Bahia ter a fama de ser um estado hospitaleiro”.

Salvador-Panamá

Na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, suspenso no período da pandemia. A partir de janeiro de 2026, serão quatro voos por semana, ligando os dois destinos, o que vai contribuir para ampliar a chegada de turistas internacionais.

O diretor da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a capital baiana sempre esteve no radar da companhia. De acordo com ele, os números são animadores “Nosso grande objetivo é usar esse voo para vender a Bahia não só no Panamá, mas sim explorar o nosso hub de conexões. Lembrando que a gente voa para 17 destinos nos Estados Unidos, cinco no México, 11 na Colômbia e outros no Caribe, América Central. E junto com a Setur, promover a Bahia nesses mercados e trazer passageiros”.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

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ATIL parabeniza Prefeitura de Ilhéus pela realização do Meu São João Amado 2025.

A Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) entregou uma carta de reconhecimento ao Prefeito Valderico Junior e à Vice-prefeita Wanessa Gedeon, parabenizando a gestão municipal pela realização do evento Meu São João Amado, promovido entre os dias 13 e 15 de junho.

No documento, a entidade destacou o empenho da equipe da Prefeitura, com ênfase especial à Secretaria Municipal de Turismo, pela organização de uma festa que resgatou e valorizou as tradições juninas com profissionalismo e criatividade. Segundo a carta, a estrutura e as atrações do evento contribuíram para elevar o padrão da celebração, promovendo impactos positivos para a imagem turística do município.

A ATIL reiterou seu apoio à consolidação de um calendário fixo de eventos como estratégia essencial para fortalecer o destino Ilhéus no cenário regional e nacional do turismo.

“Nosso aplauso vem na forma de reconhecimento pelos impactos positivos gerados e pela esperança renovada que iniciativas como essa despertam na sociedade ilheense, em direção ao nosso objetivo comum: um turismo pujante e diferenciado”, afirma um trecho da carta, assinada pelo presidente da associação, Alcides Kruschewsky.

por Sucom

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Ilhéus volta a ganhar destaque em matéria nacional sobre turismo cultural e histórico.

O município de Ilhéus foi tema de uma reportagem especial com o título “Ilhéus, terra de Jorge Amado”, produzida pela revista hojeemdia.com.br, que apresentou aos leitores os principais atrativos turísticos da cidade, incluindo igrejas centenárias, praias, a Rota do Chocolate, o Bar Vesúvio, o Palácio Paranaguá, o Bataclan e a Casa de Cultura Jorge Amado.

O projeto foi realizado a partir de uma iniciativa do Hotel Jardim Atlântico. A expectativa é que a publicação contribua para ampliar a visibilidade do município e estimular o fluxo turístico à região.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo, foi convidada a participar da ação e colaborou com a entrega de presskits contendo informações, materiais promocionais e brindes que destacam Ilhéus como destino cultural e histórico.

por Sucom

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Setur-BA atua no São João com receptivo típico, pesquisa turística e apoio aos festejos.

Foto: Ascom/Setur-BA

Visitantes nacionais e estrangeiros que desembarcam no aeroporto de Salvador para curtir o São João da Bahia, na capital ou no interior, são surpreendidos pelo receptivo típico da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Eles se deparam com um trio de forró e dançarinos de quadrilha junina, que fazem apresentações no Posto de Atendimento ao Turista (SAT), onde são oferecidas informações sobre a festa e outros atrativos baianos. O clima contagia os viajantes, que tiram selfies e gravam vídeos, embalados pelo ritmo nordestino.

“Visito o Brasil há quatro anos e é a primeira vez que venho passar o São João na Bahia. Estou com muita expectativa porque soube que as pessoas dançam, saem juntas pelas ruas e há muita união entre as famílias. Esse tipo de cultura me interessa. Por isso, vim conhecer a festa em Salvador”, relatou o chinês Fred Xingie, 35 anos.

“Estive nos festejos juninos de Cruz das Almas e estou de volta à cidade. Lá é bom demais e não fica devendo nada a outros lugares do Brasil que eu já conheci”, elogiou o paraibano Sabino Soares, 47 anos.

“Vivi a experiência do São João no oeste baiano, mas, desta vez, optei pela capital. Vim para descansar e curtir um pouco da festa, que acho muito legal, especialmente a dança”, completou a paulista Rejane Sanches, 49 anos.

O receptivo da Setur-BA acontece, também, na rodoviária e no SAT Pelourinho, que funciona no Terreiro de Jesus. “É uma forma de apresentar ao turista o acolhimento único dos baianos e, ao mesmo tempo, oferecer uma representação do maior São João do Brasil, que acontece em toda a Bahia. Além da festa, o visitante encontra atrativos de diversos segmentos nas 13 zonas turísticas do estado”, explicou a coordenadora do SAT, Patrícia Seabra.

Durante o São João, a secretaria realiza a pesquisa de demanda turística em Salvador, Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Jequié, Lençóis, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Serrinha. São levantadas informações sobre o perfil do visitante, origem, meios de transporte e hospedagem e gasto médio, além da avaliação dos serviços utilizados. O órgão ainda apoia a realização de festejos juninos em 300 municípios, com uma diversidade de atrações.

Fonte
Ascom/Setur-BA
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Ilhéus se destaca em evento nacional de turismo e capacita 300 agentes de viagens.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), participou neste domingo (08) do evento “Azul Tá On na Estrada”, promovido pela operadora Azul Viagens, em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa teve como foco a capacitação dos 300 agentes de viagens mais premiados do país, com o objetivo de ampliar a venda de pacotes turísticos para destinos brasileiros, entre eles, Ilhéus, que foi um dos grandes destaques da programação.

Durante o evento, a superintendente de Turismo de Ilhéus, Marcela Souza, conduziu uma apresentação estratégica sobre os atrativos culturais, naturais e gastronômicos da cidade. A ação visou fortalecer a presença do município no mercado turístico nacional, destacando suas potencialidades e experiências únicas que o destino oferece aos visitantes. A Prefeitura de Ilhéus entendendo o turismo como vetor econômico da região, investe na participação do município  em eventos dessa natureza sendo essencial para gerar negócios e consolidar Ilhéus como destino competitivo e atrativo.

Além da divulgação institucional, foi feito treinamento com agentes presentes, qualificando-os para que promovam Ilhéus de maneira personalizada e atrativa. A capacitação reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico por meio do turismo, apostando na profissionalização da rede de vendas para garantir um atendimento de excelência aos futuros turistas.

Para o secretário de Turismo de Ilhéus, Maurício Tavares, essa aproximação com o trade turístico nacional amplia as possibilidades de parcerias e resulta na promoção contínua da cidade como destino de excelência. “Com essas ações, projetamos um aumento significativo no fluxo turístico já no segundo semestre de 2025 e ao longo de 2026, o que se traduz em mais emprego, renda e desenvolvimento para o nosso município”, afirmou.

A presença de Ilhéus em um dos maiores eventos de turismo do país reafirma a postura proativa da Prefeitura em tornar o turismo um dos pilares do crescimento local. Com a valorização da cultura regional, da hospitalidade baiana e das belezas naturais que encantam a todos, Ilhéus segue conquistando seu espaço no mapa do turismo brasileiro com poesia, identidade e inovação.

por Sucom

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Ilhéus abre inscrições para organizações participarem do Conselho Municipal de Turismo.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo (SETUR) e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), abriu inscrições para entidades do terceiro setor interessadas em compor o colegiado. A iniciativa é voltada a organizações da sociedade civil e da iniciativa privada com atuação no setor turístico do município.

Serão eleitas 10 organizações: 5 representantes da sociedade civil (como OSC’s, associações e fundações) e 5 da iniciativa privada (cooperativas, sindicatos, associações empresariais etc.).

O período de inscrição vai até o 9 de junho de 2025, exclusivamente pelo e-mail: comturilheus@gmail.com.
Para participar, a organização deve estar legalmente constituída há pelo menos um ano e comprovar atuação no turismo local.

A composição do COMTUR fortalece a participação social nas políticas públicas de turismo, promovendo um espaço democrático de diálogo e construção coletiva entre poder público e setor produtivo.

Para mais informações, acesse o edital no link a seguir (Pág. 12): https://bit.ly/4mPPHxc

por Sucom

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Bahia lidera crescimento da receita no turismo nacional e tem estimativa de expansão.

Foto: Tatiana Azeviche- Ascom/Setur-BA

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor, entre os estados. Segundo dados do Ministério do Turismo ( MTur) e da Fecomércio São Paulo, a Bahia registrou em março de 2025, um aumento de 20,4% na receita com atividades turísticas, o maior do país. O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará      (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor ( 6,6%).

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o resultado expressivo na receita  tem sintonia com o aumento na movimentação de visitantes no estado, analisando o primeiro quadrimestre de 2025. De janeiro a abril deste ano, houve um crescimento de 9,4% no fluxo turístico baiano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Levando em conta apenas o mês de março de 2025, o estado registrou um aumento no setor de 14,4%, mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Já no recorte de fevereiro e março deste ano, o desempenho baiano alcançou o maior crescimento entre os estados, com índice de 11,5%, enquanto no país houve retração (- 0,2%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) e da Setur-BA.

Para o titular da pasta estadual de turismo, Maurício Bacelar, o crescimento contínuo da Bahia no setor é resultado de uma conjunção de fatores, com estimativa de seguir em expansão. “Quando a gente junta o esforço da Setur-BA, que envolve promoção, qualificação, infraestrutura e ampliação da malha aérea, com o trabalho do governo federal, dos municípios e do trade turístico, fechamos a equação que tem dado esses resultados expressivos para a Bahia, sob o comando do Governo do Estado. Comemoramos, mas não podemos reduzir o ritmo das ações. Com informações preliminares que temos sobre o São João, a expectativa é que iremos continuar em rota de crescimento”, pontuou o secretário.

 

Fonte
Ascom/Setur-BA
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Ilhéus realiza encontro com Secretaria de Turismo da Bahia

Na manhã de sexta-feira (30), Ilhéus foi palco de um importante encontro voltado ao fortalecimento do setor turístico. A reunião, promovida pela Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, contou com a presença do secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacellar, para um diálogo com representantes do trade turístico, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), autoridades locais e membros da sociedade civil.

O evento foi realizado no auditório do Jardim Atlântico Resort Hotel, e reuniu empresários, gestores públicos, profissionais do setor e demais envolvidos na cadeia produtiva do turismo da região. A iniciativa buscou integrar esforços entre os poderes municipal, estadual e federal para o desenvolvimento do turismo no município.

Reunião Turismo

Durante o encontro, foram discutidas demandas e propostas voltadas à melhoria da infraestrutura, ao incentivo de investimentos e à valorização dos atrativos turísticos locais.

“Ilhéus possui um potencial turístico único, com rotas temáticas como a Rota do Cacau e do Chocolate e a Rota do Etnoturismo, que refletem nossa riqueza cultural, histórica e natural. É essencial que essas vocações sejam valorizadas e promovidas com apoio integrado entre as esferas de governo”, disse o secretário de Turismo de Ilhéus, Maurício Tavares.

A prefeita em exercício, Wanessa Gedeon, ressaltou a relevância do diálogo aberto entre os setores público e privado como caminho para fortalecer o turismo, considerado uma das principais atividades econômicas da cidade.

Com a presença de autoridades estaduais e locais, Ilhéus reforça o compromisso conjunto com a construção de políticas públicas voltadas ao crescimento do setor, para consolidar o município como destino turístico no litoral baiano.

por Sucom

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No Canadá, destino Bahia é promovido em roadshow do grupo hoteleiro Vila Galé.

Foto: Ascom/Setur-BA

A Bahia foi destaque no roadshow (evento itinerante) promovido pelo grupo hoteleiro português Vila Galé, nas cidades de Toronto (Casa do Alentejo) e Montreal (PMG Plaza), no Canadá, na última semana. A ação divulgou os destinos onde o grupo está presente no mundo, fora da Europa, entre operadores e agentes de viagens, para atrair turistas canadenses. Em território baiano, existem dois hotéis da bandeira, em Salvador e Guarajuba (Camaçari), na zona turística Costa dos Coqueiros.

No roadshow, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) capacitou 150 profissionais da indústria de viagens sobre as potencialidades do estado para receber visitantes estrangeiros. Eles ficaram interessados na diversidade cultural produzida pelos baianos e em destinos com riquezas naturais, como as zonas litorâneas e a Chapada Diamantina.

“A Bahia ainda é um destino novo para os canadenses. Eles demonstraram maior interesse pela nossa cultura, história e belezas naturais. Ficaram surpresos com os 52 segmentos turísticos oferecidos pelo estado. A presença da forte bandeira Vila Galé em nosso litoral foi considerada como mais um atrativo”, relatou o gerente de Mercado Internacional da Setur-BA, Eduardo Koshima, que ministrou a capacitação.

O diretor de Marketing e Vendas do Vila Galé, Pedro Ribeiro, ressaltou a participação da Bahia no evento, como forma de ampliar o fluxo turístico do Canadá para o Brasil. “O mercado do turismo canadense tem um enorme potencial, mas ainda registra fluxos muito reduzidos para o Brasil. Foi de grande importância a presença da Bahia no roadshow. Com ações como esta, podemos, em conjunto, fortalecer o destino e atrair mais turistas do Canadá”.

Fonte: Ascom/Setur-BA

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Uesc fortalece parcerias para impulsionar turismo cultural no sul da Bahia

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor Alessandro Fernandes, recebeu nesta quarta-feira (21), no campus da instituição, representantes da Secretaria de Turismo de Ilhéus para uma reunião estratégica voltada à cooperação técnico-científica. O objetivo central do encontro foi ampliar o protagonismo da Universidade como centro de conhecimento e vetor de desenvolvimento do turismo regional.

A reunião teve como pauta principal a articulação de ações conjuntas nas áreas de pesquisa, inovação, cultura e turismo, com ênfase no papel da Uesc no apoio a iniciativas que incentivem e preservem o patrimônio histórico e cultural do sul da Bahia. A proposta é que a Uesc atue como um polo articulador de iniciativas que envolvam turismo sustentável, cultura, memória e identidade local.

Participaram do encontro, além do professor Alessandro Fernandes, o secretário de Turismo Maurício Tavares, a superintendente de turismo, Marcela Souza. Durante a reunião, os participantes destacaram a relevância da Uesc como parceira estratégica na formulação e execução de projetos estruturantes de turismo cultural. A Universidade poderá contribuir com suporte técnico-científico, produção de conhecimento, mapeamento histórico, elaboração de roteiros e capacitação profissional.

“Quando se trata de Ilhéus, eu me coloco como parte dessa instituição. A Uesc está sempre de portas abertas, especialmente quando o assunto é educação e o fortalecimento das ciências sociais na Bahia. Acreditamos que, com fé e propósito, seguimos firmes, mesmo diante das adversidades. Por isso, podem contar conosco no que for possível, essa parceria é fundamental, e estamos totalmente comprometidos com ela.” afirmou o reitor Alessandro Fernandes.

O encontro também destacou a necessidade de integração entre os setores público e acadêmico para consolidar Ilhéus e o sul da Bahia como destinos culturais de referência. Como encaminhamento, foi acordada a realização de novos encontros para aprofundar a construção conjunta das propostas a criação de um grupo de trabalho que alinhe projetos prioritários e elabore um plano de ação conjunto entre a universidade, as secretarias e demais parceiros institucionais.

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