Bahia terá reforço na malha aérea para a alta temporada: Azul amplia oferta de voos para Salvador e Ilhéus no verão 2025/2026.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A malha aérea da Bahia será reforçada durante a alta temporada de verão 2025/2026 com a ampliação da oferta de voos para Salvador e Ilhéus, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Azul Linhas Aéreas. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a companhia programou 580 voos extras para os dois destinos, totalizando 85 mil assentos adicionais no período. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira (18), durante evento realizado em Salvador, visa impulsionar o fluxo de turistas e consolidar a Bahia como um dos principais destinos turísticos do país.

Em Ilhéus, serão 148 voos extras e 20,1 mil assentos adicionais, representando um aumento de 56% nas decolagens e 62% na oferta de assentos. A cidade contará com uma nova rota sazonal para Congonhas (SP), além de operações extras para Confins (Belo Horizonte). Os voos regulares para Goiânia, Campinas, Salvador e Confins serão mantidos, com destaque para o mercado de Confins, que terá um crescimento de 22% nas decolagens e 25% na oferta de assentos em relação à operação regular.

No mesmo período, Salvador receberá 432 voos extras operados pela Azul, o que representa um aumento de 22% no número de decolagens e 25% na oferta de assentos, em comparação ao período regular. No total, serão disponibilizados 64,9 mil assentos adicionais. A capital baiana também ganhará novas rotas sazonais, com voos diretos a partir de Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG), facilitando o acesso de turistas de diversas regiões do país.

De acordo com a diretora da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, “esse fortalecimento do turismo aqui no Nordeste é o que a gente tem feito junto com o setor público e com o setor privado. A gente tem feito muita promoção turística e eu acho que tem sido muito efetiva. Não é à toa que, para esse ano, a gente cresceu 30% o número de passageiros embarcados aqui para o destino, o que tornou muito mais favorável a injeção de mais assentos para a próxima estação”.

Ilhéus

Com forte apelo turístico, Ilhéus se destaca por suas praias exuberantes, seu patrimônio histórico e sua importância no imaginário literário brasileiro, especialmente por meio das obras de Jorge Amado. A cidade vem se consolidando como destino de sol e mar no Sul da Bahia, e o reforço da malha aérea amplia significativamente o acesso ao município. A nova rota sazonal para Congonhas representa uma conquista importante para o turismo regional, conectando Ilhéus diretamente ao principal aeroporto urbano de São Paulo. As operações extras para Confins também contribuem para aumentar o fluxo de visitantes vindos de Minas Gerais, um dos mercados emissores mais relevantes para o destino.

Segundo a Azul, a expectativa é de alta demanda nos voos para Ilhéus, com taxas de ocupação superiores a 85% durante o período. Para a Setur-BA, a ampliação da malha aérea é estratégica para o fortalecimento da economia do turismo no estado, especialmente no verão, quando a procura por destinos litorâneos e culturais aumenta significativamente.

“São vários eixos trabalhados pela Secretaria de Turismo, o eixo da biossegurança, da qualificação e capacitação dos serviços turísticos, a infraestrutura que é relevante para o turismo do Estado e a promoção do destino e comercialização dos segmentos dos produtos e atrativos turísticos. Então, o incremento da malha aérea é fundamental e nós temos atuado com base nessa estratégia através desses eixos, sobretudo a promoção do turismo da Bahia. E não é à toa que nós estamos aí ocupando a liderança do turismo brasileiro por meio de diversas ações que têm fortalecido o turismo baiano”, destaca a chefe de gabinete Giulliana Brito, que representou o secretário de Turismo, Mauricio Bacelar.

O reforço da conectividade aérea deve gerar impactos positivos na ocupação hoteleira, no comércio, na gastronomia e na geração de empregos temporários, beneficiando diretamente as comunidades locais. A expectativa é que a medida contribua para o crescimento do número de visitantes, superando os resultados da temporada anterior e reafirmando a Bahia como um dos destinos mais procurados do Brasil durante o verão. Salvador, com sua rica herança cultural e atrativos históricos, e Ilhéus, com suas paisagens paradisíacas e importância literária, se consolidam como grandes protagonistas dessa expansão turística.

Bahia terá reforço na malha aérea para a alta temporada: Azul amplia oferta de voos para Salvador e Ilhéus no verão 2025/2026

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, reforça sua atuação para a capital baiana com 32 voos dedicados semanais, um crescimento de 480% em relação à alta temporada anterior. As operações conectam Salvador aos mercados de Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Confins/Belo Horizonte (MG).

Repórter: Joci Santana/GOVBA

Comente primeiro

Guarajuba recebe mais de 500 profissionais do turismo nacional.

Foto: Ascom/Setur-BA

Mais de 500 agentes de viagens, operadores e fornecedores de serviços turísticos de todo o Brasil participam de uma imersão no destino Bahia. A experiência é parte da programação da Convenção da Operadora Diversa, uma das maiores do país, que acontece no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) é parceira do evento, que começou no domingo (10), com receptivo percussivo e a festa temática Réveillon Peace & Love.

Na segunda-feira (11), foram abertas as atividades do workshop, no salão de convenções do hotel, com a participação do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, e da equipe de Promoção da pasta. Os profissionais visitantes passam por atendimento personalizado sobre as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas e atualizações em grupo, referentes à infraestrutura e diversidade de experiências que o estado oferece.

“Estamos felizes em sediar esse evento grandioso, que é a Convenção da Diversa. Isso é o reconhecimento da liderança da Bahia no mercado nacional de viagens. Os parceiros da operadora já chegaram experimentando a energia e tradições baianas, com o receptivo de música afro e a festa que remeteu ao nosso badalado Réveillon “, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“A Bahia é o principal destino do país para os turistas domésticos. Junto com a Setur-BA, vamos oferecer aos participantes do workshop uma surpresa incrível, no final, mostrando as principais tradições desse estado, que tem uma história maravilhosa”, completou o sócio-diretor da Diversa, Arnaldo Franken.

Proprietária da marca Tix Turismo, com 53 agências de viagens franqueadas, a paulista Tatiana Filippini pretende ampliar as vendas para Bahia. “Já vendemos ecoturismo na Chapada Diamantina e, agora, sabendo das novidades do enoturismo na região, já estou pensando em oferecer opções combinadas com as vinícolas. A ideia é aumentar o tempo de permanência do cliente, que vai fazer duas coisas completamente diferentes e ricas, em uma única viagem”, explicou.

“ A Bahia é sempre surpreendente. Tem sol e mar, enoturismo, temporada de baleias, Estrada do Chocolate. É muita diversidade e não tem nada melhor que você viver o lugar, sentir o atendimento, a culinária e a cultura, para poder passar as informações para o cliente com mais propriedade. Acho que todo mundo deveria conhecer todas as zonas turísticas do estado”, recomendou a consultora de viagens Elisa Magalhães, de Minas Gerais.

Nesta terça (12), após o dia no workshop, os participantes irão desfrutar a noite na festa temática São João da Bahia, onde a Setur-BA vai mostrar que a festa popular é a maior do país, sendo comemorada em todos os 417 municípios baianos. Terá muito forró e comidas típicas, lembrando o período junino deste ano, em que o estado recebeu 1,8 milhão de turistas, que injetaram R$ 2,3 bilhões na economia.

“ Vamos fazer do Vila Galé Guarajuba um atraente arraiá junino, ampliando os laços de casamento das agências com o destino Bahia”, prometeu o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.

Para a quarta (13), está programado o momento mais esperado da Convenção da Diversa: o Experience Day Salvador, com surpresas que ainda não foram reveladas, mais que prometem muitas emoções, em pontos atrativos da capital.

Oportunidades – Empresas baianas ou com investimentos no estado participam das rodadas de negócios, em paralelo ao workshop, para oferecer serviços turísticos e potencializar vendas junto ao público nacional. Fornecedores internacionais também estão presentes no evento.

Valmir Júnior representa os hotéis Gran Hotel Stella Maris e o Sol Vitória Marina, em Salvador, e está motivado. “É motivador receber um evento como esse em nossa terra. Toda vez que participamos de uma programação assim, aumentamos a produtividade, seja fechando parcerias ou divulgando as nossas marcas”, elogiou.

“Somos parceiros da Diversa e atendemos os clientes dando todo o suporte no traslado para os hotéis e realizamos passeios, pela Baía de Todos-os-Santos e Costa dos Coqueiros. Essa relação aumentou muito no primeiro semestre e esperamos fechar o ano nesse ritmo”, relatou o diretor da TCH Receptivo, André Matos.

Fonte
Ascom/Setur-BA
Comente primeiro

Bahia é escolhida como o melhor destino do Brasil para o turismo de eventos.

Foto: Divulgação/Ascom Setur-BA

Em cerimônia realizada, na noite de quinta-feira (31), na Casa Charlô, em São Paulo, a Bahia venceu a 6ª edição do Prêmio Live, conhecido como Megafone de Ouro, na categoria Melhor Destino para Eventos do Brasil. A escolha foi pela combinação de atrativos turísticos com infraestrutura de alto padrão, que o estado oferece para sediar encontros corporativos. Criado pela empresa Promoview, a premiação reconhece ações nas áreas de transmissão de conteúdo, marketing, experiências de marca, eventos e ativações. Os vencedores são escolhidos por especialistas.

O prêmio foi entregue ao titular da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), Maurício Bacelar, que destacou as potencialidades do estado para ser o palco de grandes congressos e simpósios. “A Bahia se preparou para receber eventos corporativos com milhares de participantes, oferecendo infraestrutura, conectividade aérea e serviços turísticos de qualidade. O Governo do Estado comemora mais uma premiação para o destino, que é extensiva ao povo baiano, por acolher tão bem os visitantes”, declarou.

“Estamos muito felizes em ter a Bahia entre os vencedores deste ano, o que demonstra a capacidade do estado em se comprometer com a excelência na recepção de eventos. Eu sou um apaixonado pela Bahia. Já estive lá quatro vezes. Conheci o Pelourinho, Itapuã, Farol da Barra e, claro, vivi a energia contagiante do Carnaval. É sempre uma experiência inesquecível”, completou o CEO da Promoview, Júlio Feijó.

Outras premiações – Dois atrativos de Salvador, o Elevador Lacerda e o Farol da Barra, foram apontados entre os 25 melhores do Brasil, nas 19ª e 24ª colocações, respectivamente, da premiação Traveller’s Choice 2025 – Best of The Best, promovida pela plataforma de viagens TripAdvisor. A escolha teve como base as avaliações feitas por viajantes de todo o mundo, nos últimos 12 meses. O prêmio é considerado um dos mais relevantes internacionalmente.

No cenário nacional, Porto Seguro figura entre os cinco locais preferidos pelos brasileiros para passar as férias com a família, segundo pesquisa do Booking.com. A escolha teve como critério opções de lazer, história e cultura, capazes de agradar crianças e adultos.

Já no ranking Decolar dos 20 destinos no Brasil mais buscados para hospedagem, no segundo semestre de 2025, Porto Seguro ficou em 4º lugar. Outros três baianos aparecem na lista: Salvador (13º), Ilhéus (14º) e Praia do Forte (20º). Os viajantes levaram em conta os hotéis oferecerem Wi-Fi gratuito, áreas de lazer, portaria 24 horas e espaços pet friendly (receptivos a animais de estimação).

Fonte: Ascom/Setur-BA

Comente primeiro

Ilhéus apresenta estande institucional no Festival do Chocolate 2025 e reúne setor turístico.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, participou do Festival do Chocolate 2025 com um estande institucional voltado à promoção do destino. Pela primeira vez, o município contou com um espaço exclusivo com foco em ações informativas, de divulgação e de articulação com representantes do setor turístico.

Durante os quatro dias do evento, o estande “Visit Ilhéus” concentrou atividades interativas e reuniu profissionais da cadeia produtiva do turismo, incluindo meios de hospedagem, agências, guias, operadores de transporte e turismo náutico. A iniciativa contou com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), da Associação de Empreendedores (ANE) e da Câmara Técnica da Costa do Cacau.

A campanha “Declare seu Amor por Ilhéus”, realizada no local, promoveu sorteios, distribuição de materiais e conteúdos voltados à valorização da imagem turística do município, com ampla adesão do público presente.

Para a edição de 2026, a Secretaria de Turismo iniciou o planejamento antecipado com foco em ampliar a participação local e fortalecer a articulação entre poder público e setor produtivo.

por Sucom

Comente primeiro

Passeio náutico com jornalistas integra press trip do Festival do Chocolate em Ilhéus.

Neste sábado (19), o press trip realizado pelo Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia 2025 levou jornalistas, influenciadores e visitantes a um inesquecível passeio náutico. O roteiro, organizado em conjunto com a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Turismo, proporcionou uma imersiva experiência pelas águas do Rio do Engenho, valorizando os atrativos naturais e culturais da cidade.

A atividade contou com a presença do prefeito Valderico Junior, do secretário de Turismo, Maurício Tavares, da Superintendente de Comunicação, Naianne Ministro, e de outras autoridades municipais. O passeio teve como destaque a visita à Igreja de Senhora Sant’Ana, datada de 1537, considerada uma das mais antigas do Brasil, além de paradas para banho de rio, visita a fazendas produtoras e almoço para provar os sabores da gastronomia ilheense.

“Em parceria com Festival, estamos mostrando ao Brasil e ao mundo o potencial de Ilhéus, com experiências ricas em cultura, história e belezas naturais. Uma parceria que fortalece nosso turismo”, afirmou o prefeito Valderico Junior.

Duas empresas especializadas — Expresso Rio do Engenho e Roxinho Turismo — foram responsáveis por conduzir as embarcações, garantindo conforto, segurança e conhecimento aos participantes. No fim da tarde, o grupo visitou o Mercado de Artesanato, conhecendo a economia criativa local.

Para o secretário Maurício Tavares, a inclusão do turismo náutico no festival representa um avanço na promoção do destino Ilhéus. “É um segmento com grande potencial de crescimento e que encanta tanto quem já conhece a cidade quanto quem chega pela primeira vez. Estamos integrando natureza, cultura e lazer”, destacou.

Na sexta (18), os jornalistas conheceram o Centro Histórico e as obras de Jorge Amado. No domingo (20), a programação será na Aldeia Tupinambá Taba Jairy, evidenciando o etnoturismo. A iniciativa reforça a proposta do município em apoiar eventos como Chocolat Festival que posicionam Ilhéus como um destino turístico sustentável e completo com experiências combinadas.

Comente primeiro

Ilhéus inicia desenvolvimento do Observatório de Turismo para fortalecer o planejamento do setor.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, anunciou o início do desenvolvimento do Observatório de Turismo do município, considerado um legado sem precedentes para o setor. Desenvolvido em parceria com o Núcleo de Turismo da UESC e o Instituto Superior de Sustentabilidade(ISus), a iniciativa tem como objetivo tornar o turismo mais inteligente, estratégico e direcionado, reforçando seu papel como motor econômico e social da região.

O Observatório será responsável por coletar, analisar e cruzar dados sobre fluxo de visitantes, perfil dos turistas, comportamento de consumo, sazonalidade, impactos econômicos e percepção da população. Com essas informações, a gestão pública poderá tomar decisões mais eficazes, baseadas em evidências concretas, além de fortalecer a atuação do trade turístico e atrair novos investimentos.

“Esse é um passo histórico para Ilhéus. Estamos deixando de atuar no escuro para planejar ações com base em dados reais. O turismo de Ilhéus ganha competitividade, inteligência e rumo. Com esse observatório, damos um salto para consolidar a cidade como polo indutor do turismo no estado da Bahia”, destacou o secretário municipal de Turismo, Maurício Tavares.

A criação do Observatório atende a uma meta prevista no planejamento estratégico da gestão da pasta, que inclui instrumentos permanentes de planejamento e avaliação. “Ilhéus tem vocação turística natural, mas agora entra numa nova fase: a do turismo com planejamento, dados e estratégia. Esse observatório vai ajudar a cidade a se posicionar melhor no cenário estadual e nacional”, afirmou a superintendente de Turismo, Marcela Souza. A expectativa é que a estrutura entre em operação no segundo semestre de 2025.

Comente primeiro

O turismo na Bahia cresceu 8,9% no primeiro trimestre de 2025 e superou a média nacional.

Foto: Divulgação/GOVBA

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 8,9%, no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Nessa comparação, a Bahia apontou a quinta posição entre as unidades federativas e superior à média nacional, que avançou 5,4%.

Os dados do volume são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta segunda-feira (14/07), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.

Entre as informações de destaque no boletim, conforme as concessionárias que administram os aeroportos, o fluxo de passageiros (em voos domésticos e internacionais) nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 4,0% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo trimestre de 2024, impulsionado pelo aumento da movimentação registrada nos aeroportos de Porto Seguro (8,6%) e Salvador (6,4%). No trimestre, transitaram nos aeroportos baianos aproximadamente 2,9 milhões de pessoas.

Conforme as concessionárias que administram as rodovias, os pedágios das rodovias que perpassam o estado da Bahia registraram incremento de mais de 692 mil veículos em trânsito, o que representa uma ampliação de 3,5% em relação ao primeiro trimestre de 2024, impulsionada pela expansão do fluxo contabilizado pelas três concessionárias que administram as rodovias baianas. Mais de 20 milhões de veículos passaram nos pedágios das rodovias da Bahia no primeiro trimestre de 2025.

Segundo a Setur-Ba, a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 70,3% no primeiro trimestre de 2025, resultado acima ao observado no mesmo trimestre do ano anterior (69,0%). É importante destacar que essa é a terceira melhor taxa média registrada para os primeiros trimestres de cada ano, desde o início da série histórica iniciada em 2014. Esse resultado representa aumento de 1,3 ponto percentual (p.p.) em relação ao ano de 2024.

A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) mais de R$ 1,5 bilhão referente as Atividades Características do Turismo no primeiro trimestre, com expansão nominal de 20,5% em relação ao mesmo trimestre do ano de 2024. Esse resultado foi impulsionado por quase 72% das atividades investigadas.

É importante destacar que a atividade turística no primeiro trimestre de 2025 foi impulsionada pelo Carnaval em Salvador, além das festas populares e religiosas em grande parte dos municípios baianos. Os cruzeiros marítimos programados para a temporada de 2024 e 2025, com estimativa de atrair grande quantidade de turistas para a capital baiana, contribuíram positivamente para a ampliação do setor nesse período.

A expectativa é de manutenção do crescimento do setor de Turismo para o segundo trimestre de 2025, com uma taxa positiva significativa para o volume das atividades turísticas, uma vez que abrange um período intenso de grandes eventos como os festejos juninos. As promoções desses eventos contribuirão para o excelente desempenho do setor. É importante destacar que a expectativa dos especialistas é de aceleração do setor de Serviços, confirmada pela expectativa da sondagem empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fonte: Ascom/SEI

Comente primeiro

Discussões do Plano Diretor de Ilhéus avançam com escuta ao setor de turismo.

A discussão para revisão do Plano Diretor de Ilhéus segue em andamento. Nesta quarta-feira (09), a oficina segmentada foi voltada ao setor do turismo e reuniu autoridades municipais, representantes do trade turístico e membros da sociedade civil no auditório do Sebrae.

Com caráter consultivo e participativo, o encontro apresentou os estudos de divisão e classificação territorial desenvolvidos pela equipe técnica do Grupo Myr, responsável pela assessoria ao processo. Empresários, agentes culturais e lideranças comunitárias de Ilhéus puderam contribuir com sugestões e apontar demandas específicas do setor.

Entre os presentes, participaram da atividade o secretário de Turismo, Maurício Tavares, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, e o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Alcides Kruschewsky.

As oficinas segmentadas continuam ao longo da semana. Nesta quinta-feira (10), será a vez dos setores de engenharia e arquitetura, com encontro às 9h, na Faculdade de Ilhéus. Na sexta-feira (11), a oficina será com produtores rurais, no Sindicato Rural, também às 9h.

A Prefeitura de Ilhéus reforça a importância da participação dos diferentes setores e da população na construção de um Plano Diretor conectado às necessidades e potencialidades do município.

por Sucom

Comente primeiro

Ilhéus elege nova presidência do COMTUR e reforça governança do turismo para o biênio 2025 2027.

Nesta sexta-feira, 4 de julho, Ilhéus deu um passo estratégico rumo ao fortalecimento do turismo regional com a eleição da nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) para o biênio 2025–2027. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), marca a consolidação do turismo como eixo prioritário de desenvolvimento econômico, social e cultural.

O COMTUR, reativado pela atual gestão, retoma seu papel como espaço fundamental de deliberação e acompanhamento das políticas públicas para o setor. Com composição paritária entre poder público e sociedade civil, o conselho passa a ser uma instância de diálogo permanente, fortalecendo a participação social e a construção coletiva de estratégias voltadas à qualificação do destino turístico ilheense.

A nova presidência será conduzida por Maria do Socorro F. de Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, reconhecida por sua atuação em prol da transparência e do planejamento participativo. Ao lado de Jorge Menezes (Associação de Turismo de Ilhéus), vice-presidente, e de Ingrid Bárbara Santos Santana (SETUR), secretária executiva, a liderança da nova Mesa Diretora tem como missão articular os diversos segmentos do trade turístico, com foco na inclusão, na sustentabilidade e na valorização territorial.

A eleição simboliza o início de um novo ciclo para o turismo em Ilhéus, integrando ações locais a uma agenda mais ampla de planejamento regional. Além da reativação da Câmara Técnica de Turismo da Costa do Cacau, a iniciativa visa ampliar a escuta ativa do setor, gerar empregos, impulsionar a economia criativa e posicionar o município como destino turístico competitivo, especialmente diante dos preparativos para os 500 anos da cidade, a serem celebrados em 2034.

por Sucom

Comente primeiro

Bahia avança no turismo com a chegada de mais de 90 mil visitantes estrangeiros no 1º semestre de 2025.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas internacionais, ou 99.958 para ser mais exato. Este é o segundo melhor resultado da história. O primeiro foi em 2007, quando bateu pouco mais de 101 mil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, com apoio da Polícia Federal (PF).

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, esse desempenho é resultado do trabalho da gestão baiana na qualificação da mão-de-obra, nas obras de infraestrutura nas treze zonas turísticas e também na promoção do destino em outros mercados. “As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na estruturação da atividade aqui na Bahia tornaram o nosso Estado um destino global. Somos o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste brasileiro. Isso significa um maior fluxo de recursos na economia, com aumento de renda e da geração de empregos”, afirmou o secretário.

O número de visitantes internacionais registrados no 1º semestre de 2025 é 62% maior que no mesmo período de 2024, quando foram recepcionadas 61.669 pessoas. Em junho, o movimento também foi forte: mais de oito mil turistas internacionais chegaram ao estado, um crescimento de mais de 50% comparado ao mesmo mês de 2024. Especialistas no setor também estão animados.

Para Isac Lima, que é proprietário da agência Cassi Turismo, os destinos baianos têm atrativos que encantam. “Não foi nenhuma novidade ter recebido mais de 100 mil turistas no primeiro semestre de 2025, porque a Bahia é o estado propício para o turismo, porque além de termos natureza exuberante, temos história, temos cultura, casarões seculares, igrejas centenárias. Além da Bahia ter a fama de ser um estado hospitaleiro”.

Salvador-Panamá

Na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, suspenso no período da pandemia. A partir de janeiro de 2026, serão quatro voos por semana, ligando os dois destinos, o que vai contribuir para ampliar a chegada de turistas internacionais.

O diretor da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a capital baiana sempre esteve no radar da companhia. De acordo com ele, os números são animadores “Nosso grande objetivo é usar esse voo para vender a Bahia não só no Panamá, mas sim explorar o nosso hub de conexões. Lembrando que a gente voa para 17 destinos nos Estados Unidos, cinco no México, 11 na Colômbia e outros no Caribe, América Central. E junto com a Setur, promover a Bahia nesses mercados e trazer passageiros”.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Comente primeiro