Em São Paulo, Setur-BA e 200 parceiros promovem a Bahia na maior feira de turismo da América Latina.
Com um estande que retrata a diversidade de experiências que as 13 zonas turísticas da Bahia oferecem, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participa da World Travel Latin America (WTM), considerada a maior feira da indústria de viagens da América Latina. O evento foi aberto, na segunda-feira (14), no Expo Center Norte, em São Paulo, para uma programação de três dias, reunindo 30 mil profissionais do setor, de 40 países.
No espaço bem movimentado do governo baiano, 200 parceiros, entre representantes de prefeituras, operadoras de turismo, redes hoteleiras e entidades comunitárias, divulgam destinos e equipamentos disponíveis para os turistas na Bahia. Acontecem, também, rodadas de negócios e prospecção de novos voos.
“Como indígena, é um orgulho estar nessa feira internacional, divulgando a cultura dos povos originários e também dos ribeirinhos e quilombolas, que precisam de reconhecimento, porque têm muito a mostrar no turismo comunitário”, disse o pataxó Michael do Santos, da aldeia Mirapé, em Porto Seguro, representando a Rede Batuc, entidade premiada pelo trabalho em comunidades baianas.
No primeiro dia da feira, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, se reuniu com o prefeito de Ilhéus (Costa do Cacau), Valderico Júnior, e com os secretários de Turismo de Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Porto Seguro (Costa do Descobrimento) e Itacaré (Costa do Cacau), Ana Paula Matos, Guto Jones e Marcos Japu, respectivamente. Eles conversaram sobre ações conjuntas nos destinos.
“Itacaré já tem uma parceria bem-sucedida com o Governo do Estado, o que contribuiu para que o município tivesse um verão histórico no turismo. Trouxemos para a WTM 20 empresas do setor, para discutir novos projetos com a Setur-BA”, ressaltou o secretário Japu.
Bacelar ainda teve encontros com representantes das companhias aéreas Gol e Emirates (Dubai) e participou do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). “Foi uma agenda muito propositiva, em que pudemos dialogar com autoridades e executivos do turismo sobre futuras parcerias, nesse ambiente da WTM, em que os baianos mostram a sua força no setor, com alcance global. É gratificante ver o estande da Bahia vibrando com tanto movimento”, relatou o titular da Setur-BA.