Uesc fortalece parcerias para impulsionar turismo cultural no sul da Bahia

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor Alessandro Fernandes, recebeu nesta quarta-feira (21), no campus da instituição, representantes da Secretaria de Turismo de Ilhéus para uma reunião estratégica voltada à cooperação técnico-científica. O objetivo central do encontro foi ampliar o protagonismo da Universidade como centro de conhecimento e vetor de desenvolvimento do turismo regional.

A reunião teve como pauta principal a articulação de ações conjuntas nas áreas de pesquisa, inovação, cultura e turismo, com ênfase no papel da Uesc no apoio a iniciativas que incentivem e preservem o patrimônio histórico e cultural do sul da Bahia. A proposta é que a Uesc atue como um polo articulador de iniciativas que envolvam turismo sustentável, cultura, memória e identidade local.

Participaram do encontro, além do professor Alessandro Fernandes, o secretário de Turismo Maurício Tavares, a superintendente de turismo, Marcela Souza. Durante a reunião, os participantes destacaram a relevância da Uesc como parceira estratégica na formulação e execução de projetos estruturantes de turismo cultural. A Universidade poderá contribuir com suporte técnico-científico, produção de conhecimento, mapeamento histórico, elaboração de roteiros e capacitação profissional.

“Quando se trata de Ilhéus, eu me coloco como parte dessa instituição. A Uesc está sempre de portas abertas, especialmente quando o assunto é educação e o fortalecimento das ciências sociais na Bahia. Acreditamos que, com fé e propósito, seguimos firmes, mesmo diante das adversidades. Por isso, podem contar conosco no que for possível, essa parceria é fundamental, e estamos totalmente comprometidos com ela.” afirmou o reitor Alessandro Fernandes.

O encontro também destacou a necessidade de integração entre os setores público e acadêmico para consolidar Ilhéus e o sul da Bahia como destinos culturais de referência. Como encaminhamento, foi acordada a realização de novos encontros para aprofundar a construção conjunta das propostas a criação de um grupo de trabalho que alinhe projetos prioritários e elabore um plano de ação conjunto entre a universidade, as secretarias e demais parceiros institucionais.

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Bahia divulga turismo de observação de aves, em São Paulo.

Foto: Ascom/Setur-BA

A diversificação da oferta turística é uma das metas da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que investe na estruturação e promoção do segmento de observação de aves. Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies estão catalogadas, sendo oito nativas. O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025, que uniu feira e congresso técnico, em três dias de programação, no Jardim Botânico de São Paulo, com encerramento no domingo (18).

O Avistar Brasil é considerado o mais importante encontro de observação da natureza da América Latina, reunindo 10 mil visitantes. No evento, a Setur-BA contou com estande próprio, onde divulgou um roteiro especializado, recebeu parceiros que promovem a prática em território baiano e incentivou a participação nas rodadas de negócios com empresas de turismo internacionais, a fim de atrair mais turistas interessados no segmento.

“O turismo de experiência está em alta. Turistas visitam territórios naturais baianos para apreciar e registrar imagens dos pássaros em seu habitat. Além disso, aproveitam para conhecer a história, a cultura, a gastronomia e o povo da Bahia, tornando a viagem completa. Neste evento, além do nosso roteiro de birdwatching, divulgamos os atrativos e a infraestrutura turística do estado”, destacou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush.

O guia de observação de aves, Luiz Trinchão, que atua no município de São Desidério, nos Caminhos do Oeste, elogiou o roteiro. “Ele reúne informações sobre esta prática em cada zona turística e o visitante pode escolher uma região para ir em cada época do ano, o que é maravilhoso”, elogiou o baiano, que já catalogou 378 espécies.

O roteiro também foi tema de palestra da turismóloga e assessora técnica da Setur-BA, Aidê Argolo, em parceria com a observadora Ester Ramirez, proprietária do Lajedo dos Beija-flores. O empreendimento, localizado no município de Boa Nova, nos Caminhos do Sudoeste, é sede do encontro Ave Nova, que tem a terceira edição marcada para o período de 20 a 23 de novembro.

Também marcaram presença no evento parceiros da secretaria, como a Fundação Biodiversitas, que mantém a Estação Ecológica de Canudos, nos Caminhos do Sertão, e se dedica à preservação da arara-azul-de-lear, ave endêmica da caatinga baiana; a Reserva Florestal Toca do Tatu, localizada em Ibicoara, na Chapada Diamantina; a Aruá Observação de Vida Silvestre, da Praia do Forte (Costa dos Coqueiros); e representantes das aldeias indígenas Gurita e Pé do Monte, de Prado e Porto Seguro, nas costas das Baleias e do Descobrimento, respectivamente.

“A Bahia, na verdade, são Bahias, pois o estado tem muita diversidade a oferecer aos visitantes e, agora, também divulga a observação de aves, que nós amamos, como mais um potencial, mais uma experiência para o turista. Já estive nos Caminhos do Sertão, onde fiquei maravilhado com as araras-azuis-de-lear, e também fui à Chapada Diamantina e às costas do Cacau, Dendê e Descobrimento”, comemorou Thomas Kunze, que participou do evento e é proprietário do Sítio Piraquara, em São Paulo, voltado para o birdwhatching.

Fonte: Ascom/Setur-BA

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Rota Salvador – Porto Seguro ganha mais um voo.

Foto: Tatiana Azeviche – Ascom/Setur-BA

Após entendimentos com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas anunciou, nesta terça-feira (20), a abertura do segundo voo direto entre Salvador e Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. A companhia, que já faz a rota entre os destinos aos sábados, irá oferecer um novo voo às quartas-feiras, a partir de 6 de agosto. Os horários e a venda das passagens estão disponíveis no site https://www.voegol.com.br.

“Voos diretos entre Salvador e Porto Seguro são bastante demandados pela população e pelo trade turístico. Atento a isso, o Governo do Estado tem atuado na captação de linhas para essa rota. Com as duas operações da Gol, passamos a ter cinco voos diretos entre os destinos, sendo os outros três de outra companhia, o que representa capacidade superior a mil passageiros por semana. Vamos dar continuidade ao trabalho, em busca de mais conectividade aérea para a região”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

A entrada em operação do segundo voo também irá ampliar a conexão de Porto Seguro com outros destinos nacionais e internacionais atendidos pelo Hub da Gol, com o suporte de companhias parceiras, no aeroporto de Salvador.

“A Bahia é um importante centro de distribuição de voos da Gol no Nordeste, com saídas e chegadas dentro da própria região e ligações diretas para diferentes partes do Brasil e também do exterior. Com a expansão das frequências entre Salvador  e Porto Seguro, os clientes terão mais opções e diversidade de horários para programar suas viagens de férias, fomentando ainda mais o turismo doméstico e internacional”, ressaltou o gerente-executivo de Malha Aérea da Gol, Bruno Balan.

Fonte
Ascom/Setur-BA
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Parceria com a França vai impulsionar o turismo na Bahia.

Foto: Tatiana Azeviche – Ascom/Setur-BA

Uma solenidade realizada no último sábado (17) marcou a inauguração do núcleo Bahia da Câmara de Comércio França-Brasil, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. A nova representação terá o papel de fortalecer as relações entre o estado e o país europeu em diversos setores da economia, com destaque para a indústria de viagens. O evento contou com a presença do secretário de Turismo, Maurício Bacelar, que representou o governador Jerônimo Rodrigues.

“Estar mais perto do governo e dos empresários franceses nos dá oportunidades para prospectar novas rotas aéreas e investimentos privados, atraindo ainda mais estrangeiros para a Bahia”, disse Bacelar. Segundo dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, no primeiro quadrimestre de 2025, o estado recebeu 83.914 turistas de outros países, registrando um crescimento de 61,4% em relação ao mesmo período de 2024, com a presença, principalmente, de argentinos, portugueses, uruguaios e franceses. Em todo o país o aumento foi de 51%.

De acordo com o embaixador Emmanuel Lenain, a Bahia é extremamente importante para o governo francês. “Já temos grandes investimentos no setor do turismo, como a atuação da rede hoteleira, através da Accor, a administração do aeroporto de Salvador pela Vinci e a gestão do Centro de Convenções por uma empresa francesa. Além disso, a inauguração do novo voo da Air France, que conecta a capital baiana a Paris, reforça ainda mais esses laços e demonstra que acreditamos no potencial do estado”, declarou.

“Reforçamos o compromisso de trazer a comunidade empresarial francesa para o Nordeste. Desde outubro, temos o voo de Paris, captado em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), cuja frequência será aumentada. A Bahia tem fama internacional, um nome que ecoa positivamente na França”, completou o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Thierry Besse.

A Air France anunciou a ampliação de três para cinco freqüências semanais do voo Salvador-Paris, a partir de dezembro. Além da capital francesa, a rota possibilita a conexão com outros 180 destinos da Europa, Ásia e África, pelo aeroporto Charles de Gaulle.

Também estiveram presentes no evento o cônsul da França para o Nordeste, Serge Gas; e o cônsul honorário da França em Salvador, Bernard Grack, além de representantes de consulados e embaixadas de outros países.

Fonte
Ascom/Setur-BA
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Potencial da Bahia para o turismo de observação de aves atrai operadores de viagens internacionais.

Foto: Tiago Quiroz/Setur-BA

A Bahia tem chamado a atenção do mercado internacional especializado em birdwatching (observação de aves). Nesta semana, o estado recebeu oito operadores turísticos britânicos e norte-americanos, que participaram do famtour (viagem de familiarização) “Experience Brasil”. O evento foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As ações aconteceram em Boa Nova e Lençóis, municípios das zonas turísticas Caminhos do Sudoeste e Chapada Diamantina, respectivamente. A programação incluiu trilhas guiadas por áreas de rica biodiversidade, onde os participantes puderam observar espécies de aves endêmicas, além de vivenciar experiências culturais e gastronômicas. Houve ainda uma rodada de negócios com agentes de viagens da região.

“A Setur-BA tem sido uma grande parceira da Embratur em eventos internacionais. A Bahia destaca-se pelo ecoturismo e birdwatching, com aves endêmicas que atraem especialistas do mundo todo”, declarou o coordenador de segmentos turísticos da Embratur, Leonardo Persi.

Em Boa Nova, o grupo estrangeiro conheceu o projeto Lajedo dos Beija-Flores, uma das iniciativas selecionadas para representar o Brasil na Global BirdFair, considerada a maior feira mundial de observação de aves, que acontece em julho, no Reino Unido.

“Boa Nova abriga 460 espécies de aves, sendo o maior hotspot de observação da Bahia. Durante a alta temporada, entre setembro e março, quando aves migratórias passam por aqui, a procura cresce significativamente. Este ano, já recebemos 246 visitantes, e a expectativa é que esse número dobre nos próximos períodos”, explicou a presidente do Lajedo, Ester Ramires.

“Esse projeto é realmente espetacular, pela quantidade de aves e espécies. Tenho desejo de expandir meus negócios aqui para o Brasil e, com certeza, pretendo trabalhar esse roteiro da Bahia”, disse o operador inglês Steve Banner.

Em Lençóis, além de observar aves, o grupo explorou atrativos da região e conheceu iniciativas do turismo comunitário. Na cidade, a Setur-BA atualizou os profissionais sobre a infraestrutura e as potencialidades da Bahia para o birdwatching, estado pioneiro na criação do roteiro integrado do segmento, em 2024.

“O município tem apostado fortemente no birdwatching, e a parceria com a Setur-BA tem sido fundamental para impulsionar nossos projetos turísticos”, destacou a diretora de Turismo de Lençóis, Aracely Dourado.

“Encontrei aqui uma riqueza impressionante, especialmente, pela diversidade de espécies que não existem na Europa. Para nós, apaixonados pela atividade, tudo tem sido uma descoberta. Sem dúvida, a Bahia é um mercado com enorme potencial”, relatou o operador escocês Brian Wood.

Fonte: Ascom/Setur-BA

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Turismo internacional na Bahia dispara: estado recebe 83,9 mil visitantes de fora em quatro meses.

Foto: Divulgação/GOVBA

As praias paradisíacas, a cultura e a gastronomia da Bahia são alguns dos atributos que tem consolidado o estado como um dos destinos mais procurados do Brasil no cenário internacional. Os dados, divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), cruzando informações da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, apontam que de janeiro a abril de 2025, a Bahia recebeu 83.914 turistas estrangeiros – um crescimento de 61,4% em relação ao mesmo período de 2024.

Além de Salvador, os destinos mais procurados na Bahia são Porto Seguro, Morro do São Paulo, Itacaré e Chapada Diamantina. O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, explicou que “os turistas estrangeiros vêm à Bahia pela diversidade que o estado oferece, pelo rico patrimônio arquitetônico colonial, pela natureza abundante, e pelo patrimônio histórico baiano. Este trabalho se soma ao reconhecimento internacional de negócios e serviços instalados aqui na Bahia”, comentou.

Na liderança das emissões de turistas estrangeiros para a Bahia, a Embratur registrou mais de 39 mil turistas argentinos desembarcando em solo baiano nos primeiros quatro meses do ano. Também estão entre os principais emissores Portugal, Uruguai e França. Segundo a agência brasileira, o crescimento de 61,4% da Bahia supera até a média nacional, que registrou aumento de 51% no número de visitantes internacionais no primeiro quadrimestre de 2025.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo celebrou os números: “A Bahia, com sua identidade única e calor humano, segue como uma das principais portas de entrada para quem quer descobrir o melhor do nosso país”.

Turismo no Brasil
O Brasil tem atendido ao esperado para este ano pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que estabeleceu a meta de 6,9 milhões de visitantes no país até o final do ano. Até abril, já foram registrados 4,4 milhões de turistas estrangeiros no Brasil – 64% da meta anual. Os dados também apresentam a Argentina como a maior emissora de turistas para outros estados brasileiros, com 2,1 milhões de visitantes no primeiro quadrimestre, o Chile com 333 mil, os Estados Unidos com 305 mil, o Paraguai com 257 mil e o Uruguai com 255 mil.

Na avaliação do presidente da Embratur, o momento reflete a nova imagem do Brasil no exterior. “Vivemos um novo ciclo, com a retomada da credibilidade internacional como país democrático e comprometido com o futuro do planeta. Esse cenário tem atraído cada vez mais visitantes e é um convite para continuarmos investindo em hospitalidade e promoção internacional”, disse Freixo.

Turismo na Bahia
Através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), o governo baiano também tem se destacado na prestação de atendimento aos turistas, com postos especializados instalados nas áreas de maior circulação de estrangeiros. Segundo Bacelar, os profissionais falam diversas línguas e prestam informações seguras aos visitantes. “Além das nossas ações transversais na saúde, segurança pública, infraestrutura, para acolher bem os turistas na Bahia”, disse o secretário do Turismo.

Ele ainda acrescentou que a pasta tem projetos de capacitação no turismo de observação de aves, projetos com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para qualificação da mão-de-obra de pequenos empreendedores, para atuarem em atividades do turismo e projetos que incentivam a ampliação de voos diretos entre países estrangeiros e a Bahia.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

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Pesquisa IBGE aponta que a Bahia mantém liderança no turismo nacional.

Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

A mais recente Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a Bahia segue liderando o turismo nacional, com folga. De janeiro a março de 2025, o volume das atividades do setor no estado cresceu 8,9%, em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto no Brasil o crescimento foi de 5,4%.

Levando em conta apenas o mês de março deste ano, a Bahia registrou um aumento na movimentação turística de 14,4%, mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Já no recorte dos meses de fevereiro e março de 2025, o desempenho baiano alcançou o maior crescimento entre os 17 estados pesquisados, com índice de 11,5%, cenário bem distante da retração no Brasil (- 0,2%).

A pesquisa do IBGE foi a pauta de uma reunião na Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), nesta quinta-feira (15), com a participação do secretário Maurício Bacelar e dirigentes do órgão, para comemorar os resultados e discutir estratégias, visando manter a rota de crescimento nas 13 zonas turísticas baianas. Reforço na promoção nacional e internacional dos destinos, ampliação da malha aérea e qualificação profissional foram os principais temas abordados.

“Mais uma vez, temos motivos para celebrar a liderança da Bahia no turismo brasileiro, ao mesmo tempo em que aumenta a nossa responsabilidade para seguir nessa posição. Por isso, convoquei a minha equipe para tratar das próximas ações que iremos desenvolver, com uma atenção especial para a qualificação dos serviços turísticos, que será alvo de um novo programa. Teremos também novidades na aviação, além da participação em um número maior de feiras e ampliação dos incentivos a eventos que trazem visitantes para o estado”, pontuou o secretário Bacelar.

Fonte: Ascom/Setur-BA

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O volume de serviços na Bahia cresceu 1,5% em março e volume das atividades turísticas cresceu 11,4%.

Foto: Vaner Casaes/SEI

Em março o volume de serviços na Bahia, na comparação com fevereiro, teve ampliação de 1,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A Bahia ficou na oitava posição entre os locais investigados e superior à média nacional (0,3%).

Março é o terceiro mês consecutivo de alta no índice baiano (janeiro 1,3%, fevereiro 0,8%). Cabe salientar que o mês foi marcado pela volta às aulas, festas populares, carnaval na capital baiana e outros festejos religiosos na Bahia, que colaboraram para uma ampliação no consumo das famílias nas atividades relacionadas ao setor, o que refletiu positivamente no resultado do indicador.

Na comparação com março de 2024, o setor cresceu 4,0%. Esse resultado também foi superior à média nacional (1,9%). Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para cima, com destaque para as atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (15,7%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Outros serviços (13,2%) e Serviços prestados às famílias (8,4%). Por outro lado, Serviços de informação e comunicação (-2,6%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,8%) recuaram.

No acumulado de janeiro a março, na comparação com o mesmo período de 2024, o setor avançou 2,4%, resultado igual à média nacional. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para cima, com destaque para as atividades de Outros serviços (13,0%), seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (9,5%), Serviços prestados às famílias (3,0%) e Serviços de informação e comunicação (0,1%). Apenas Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,5%) recuou.

No acumulado dos últimos doze meses, o setor expandiu 1,6%, resultado foi inferior à média nacional (3,0%). Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (5,4%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Outros serviços (3,4%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%). Em sentido oposto, apenas Serviços de informação e comunicação (-1,3%), marcou retração.

O volume das atividades turísticas cresceu 11,4% em março

Em março de 2025, o volume de atividades turísticas na Bahia expandiu 11,4%, após ter retraído 4,9% em fevereiro. O estado ficou na primeira posição entre os 17 locais investigados no país, com resultado superior à média nacional (-0,2%). Em termos regionais, apenas três locais pesquisados apresentaram retração no país, na comparação com fevereiro.

Quando comparado com o mês de março do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 5,8%, um pouco menor do que a expansão contabilizada em fevereiro (7,2%). Em termos regionais, 14 dos 17 locais pesquisados mostraram ampliação nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia foi o terceiro estado de maior expansão, com 14,4%.

Já no acumulado de janeiro a março, na comparação interanual, o Brasil apresentou expansão de 5,4%. Em termos regionais, 14 dos 17 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia cresceu 8,9%, ficando na quinta posição entre os locais investigados, e superior à média nacional.

No acumulado dos últimos 12 meses, frente a igual período, o volume das atividades turísticas cresceu 4,7%, no Brasil. Em termos regionais, 14 dos 17 locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa comparação, a Bahia cresceu 9,1% e manteve a expansão (9,1%) contabilizado em fevereiro. O estado marcou a terceira posição entre os locais investigados, e superior à média nacional.

Fonte: Ascom/SEI

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Prefeito de Ibirapitanga cumpre agenda em Salvador e Feira de Santana em busca de investimentos e fortalecimento do turismo.

Jé Assunção discutiu obras e participou do seminário estadual de turismo

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, cumpre, nesta terça (6) e quarta-feira (7), uma extensa agenda institucional nas cidades de Salvador e Feira de Santana. A maratona de compromissos tem como foco principal a busca por novos investimentos e parcerias que fortaleçam o desenvolvimento de Ibirapitanga, a cidade das águas e do cacau.

Na capital baiana, Jé esteve reunido com o diretor da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), Roberval Meira, para discutir o andamento das obras em curso no município e viabilizar futuras intervenções. “Nosso trabalho é diário, incansável, para garantir mais infraestrutura e qualidade de vida ao nosso povo, com o apoio fundamental do governo do estado”, destacou.

Já nesta quarta (7), o gestor participou, a convite do governador Jerônimo Rodrigues, em Feira de Santana, do Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, promovido pelo governo estadual. Com o tema “O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística”, o encontro reuniu prefeitos, secretários e representantes de diversas cidades para discutir o turismo como motor de desenvolvimento econômico, social e cultural.

Durante o evento, Jé defendeu a inclusão de Ibirapitanga na rota turística da Bahia, ressaltando os potenciais naturais do município, como a Serra Pelada, os rios e as nascentes que fazem de Ibirapitanga um destino com forte apelo ecológico e cultural.

Além de participar das palestras e debates, o prefeito visitou stands institucionais e recebeu orientações técnicas de órgãos como a Setur-BA, Desenbahia, Sebrae, Senac, Senar, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste. “Eventos como este são essenciais para compartilhar experiências, construir soluções e estreitar laços entre os municípios. Conversar com gestores como Zé Ronaldo, de Feira de Santana, e Zé Cocá, de Jequié, fortalece nossa rede e amplia as possibilidades de desenvolvimento para Ibirapitanga”, finalizou Jé.

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Com investimento do Governo do Estado, Feira de Santana recebe Seminário de Gestão em Turismo da Bahia.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Reafirmando o compromisso com o fortalecimento do turismo como instrumento de inclusão, inovação e desenvolvimento regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana. A atividade ocorre até às 18h, no novo Centro de Convenções da cidade. Ao abrir oficialmente o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas voltadas ao setor, que tem grande contribuição na economia baiana. De acordo com ele, o impacto é de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.

“A Bahia está dividida em 13 regiões turísticas, com uma força muito grande e nós sabemos o lugar da gente, no que diz respeito a divulgação, a infraestrutura biologística, estrada, água, segurança pública, tudo isso diz respeito aos investimentos de infraestrutura, capacitação de mão-de-obra, fomento. O que nos interessa é ter um ponto focal na gestão pública, assim a gente pode fazer uma articulação entre a força do Estado e a força do município”, disse o governador.

O Convention Bureau de Feira de Santana homenageou Jerônimo Rodrigues com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025, por divulgar a cidade e apoiar ações na ‘Princesa do Sertão’.

Durante todo o dia, os mais de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, especialistas, empresários, lideranças e representantes das 13 zonas turísticas baianas, devem debater a articulação institucional, troca de experiências e a modernização da gestão turística municipal, com foco em inovação, qualificação técnica e valorização do patrimônio cultural. Para a realização do seminário, o Governo do Estado investiu R$ 250 mil.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a atuação integrada entre Estado e municípios tem sido decisiva para a consolidação da Bahia no cenário nacional.
“Hoje aqui, nós reunimos os 417 municípios para fazermos uma sensibilização dos gestores quanto à importância que têm as competências municipais no desenvolvimento da atividade. Essa atuação conjunta, ela estimula o fluxo turístico do nosso estado. Faz um alinhamento de ações que o Governo da Bahia desenvolve junto com as ações dos municípios, e isso otimiza os serviços, estimula os empresários a também contribuírem no desenvolvimento”, considerou o secretário.

Com o tema “O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística”, o seminário marca um importante momento para o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, cultural e social na Bahia, tanto na capital quanto no interior.

“ A Bahia é um estado que sabe acolher, um estado que sabe viver, um estado que sabe fazer festa, mas um estado que trabalha e que vence pelo trabalho do povo. Quero agradecer por estar fazendo esse encontro de turismo na cidade de Feira de Santana. Esse encontro ajuda a cidade, traz apoio econômico a essa cidade”, agradeceu o prefeito Zé Ronaldo.

Já o prefeito de Itacaré, Edson Nego de Saronga, ressaltou que o seminário é uma grande oportunidade dos municípios discutirem o crescimento do turismo e fortalecerem a parceria com o estado, para o setor avançar em toda a Bahia. “Itacaré vem, cada dia que passa, se despontando com referência ao turismo. E essa união, Estado e município, fortalece o nosso turismo. Nós queremos continuar essa parceria, para que o turismo se fortaleça mais e e a gente possa gerar mais emprego e renda”, disse o gestor municipal.

Integrando a programação, houve a entrega, simbólica, de 10 certificados a municípios reconhecidos como destinos turísticos pelo Ministério do Turismo, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. Receberam o documento as cidades de Alagoinhas; Banzaê; Cachoeira; Curaçá; Feira de Santana; Itacaré; Itaparica; Jequié; Prado e Rio de Contas. Ao total, serão certificados 127 municípios.

Além dos debates, o público teve acesso a stands institucionais, com suporte técnico oferecido por órgãos como Setur-BA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A programação cultural incluiu apresentações do repentista Bule Bule e do grupo Guerreiros de São Jorge, da cidade de Santa Brígida.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

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