PM recebe 62 novas viaturas para renovação da frota de especializadas no interior.

Fonte: DCS/PMBA

Com foco na modernização e renovação da tropa, o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, entregou a Polícia Militar da Bahia (PMBA) 62 novas viaturas destinadas à substituição de veículos atualmente locados e empregados nas Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPES), no interior do Estado. O evento aconteceu nesta quinta-feira (10), às 10h, no Largo do Bonfim.

“Conseguimos chegar, com essa renovação de frota, a 413 municípios da Bahia. Confiamos na qualidade da nossa Polícia Militar, o crime organizado não vai se alastrar na Bahia”, afirmou o governador.

Durante a entrega dos novos veículos, a PM deu início à Operação Dominus Areae, por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM). Com o emprego de batalhões especializados, como o Choque e Patamo, e da CIPE Litoral Norte, além de unidades convencionais vinculadas aos comandos regionais da capital, a operação amplia a presença policial em bairros e vias de grande circulação, com repressão qualificada em áreas conflagradas.

“Estamos trabalhando hoje com 30 equipes, sendo que 12 vieram do interior do estado para reforçar o nosso policiamento. São unidades especializadas e unidades de área fazendo o melhor pela segurança pública”, explicou o comandante-geral, coronel Magalhães, acrescentando ainda que a operação foi iniciada nos bairros do Nordeste de Amaralina e no Lobato nesta primeira etapa, mas que na próxima semana já está prevista em outras localidades.

Em relação às novas viaturas, coronel Magalhães ressaltou a importância e o impacto nas ações da tropa especializada: “Essas novas viaturas irão oferecer maior mobilidade e segurança para as nossas equipes. As CIPES fazem um cinturão de fechamento das divisas do estado contra o crime, e realizam operações nas áreas rurais. Então nós estamos oferecendo ao nosso policial maior capacidade de operar e, por consequência, vamos ter um menor tempo-resposta durante as ações.

Novas viaturas 

A entrega é uma continuidade do processo de fortalecimento das atividades da PMBA, considerada uma importante medida para a melhoria da qualidade de trabalho policial, da prestação do serviço e segurança pública para o cidadão baiano.

As viaturas disponíveis são do tipo caminhonete, locadas por meio de contrato vigente, com um custo mensal de R$ 627 mil e serão destinadas as CIPES Caatinga, Cacaueira, Central, Cerrado, Chapada, Leste, Litoral Norte, Mata Atlântica, Nordeste, Polo, Semiárido, Sudoeste.

O investimento reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização da tropa, ao garantir melhores condições operacionais e logísticas, aliadas à segurança e qualidade dos equipamentos utilizados no exercício da atividade policial.

A solenidade de entrega contou com a presença do governador Jerônimo, do vice-governador Geraldo Júnior, do subsecretário Marcel de Oliveira, do comandante-geral e de autoridades civis e militares.

Fonte: DCS/PMBA

Comente primeiro

Operação São João da Bahia 2025 tem investimento de R$ 30 milhões na segurança e efetivo de 12 mil profissionais.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Nesta quarta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, para revisar os últimos detalhes da Operação São João 2025, considerada a maior já realizada durante os festejos juninos no estado. Com um investimento de R$ 30 milhões do Governo do Estado, para garantir a segurança de baianos e turistas, em 281 municípios baianos, o plano inclui reforço no policiamento, ampliação da tecnologia de monitoramento e atuação integrada entre diferentes órgãos públicos.

Durante o encontro, o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner destacou que esta será a maior operação junina da história do estado, com a mobilização de 12 mil profissionais das forças de segurança pública, entre policiais militares, civis, bombeiros, técnicos e agentes rodoviários, distribuídos entre a capital e o interior da Bahia. O secretário explicou também sobre a importância de inovar na operação.

O reforço no policiamento começou na última quinta-feira (12) e seguirá até o fim do mês. A Polícia Militar da Bahia atuará com 7.251 policiais em 269 festas no interior e 12 eventos na capital e na Região Metropolitana de Salvador. “As ações envolvem patrulhamento a pé, em viaturas, motocicletas, cavalos, com drones, helicópteros e bases móveis. Os grandes eventos contarão com portais de abordagem, uso de câmeras corporais e presença da Ronda Maria da Penha”, enfatizou Werner.

Também haverá reforço especial nas estações de metrô, especialmente na estação Mussurunga, e nas principais vias de acesso ao Parque de Exposições, como as avenidas Paralela, Dorival Caymmi e Orlando Gomes.

Policiamento reforçado e tecnologia de ponta
A operação contará com apoio robusto da tecnologia. Serão 1,5 mil câmeras instaladas nos locais de maior circulação de pessoas, sendo 500 equipadas com tecnologia de reconhecimento facial. Esses equipamentos serão utilizados para videomonitoramento, contagem de público e identificação de foragidos da Justiça.

O secretário da Segurança, Marcelo Werner destacou que essa tecnologia já possibilitou a captura de 1.090 pessoas procuradas no estado. “A tecnologia, da inteligência e da inovação hoje é uma diretriz, que se substancia através do uso das câmeras, do vídeo monitoramento”, explicou.

Ainda sobre outra facilidade trazida pelos recursos tecnológicos, o lançamento imediato do boletim de ocorrências, reportado à equipe de campo ganha destaque na agilidade e atuação assertiva dos profissionais. “Podemos saber onde o fato ocorreu para que possamos identificar não só pelas imagens, mas também em campo, em loco, eventuais quadrilhas ou pessoas especializadas nos no furtos de transeuntes”, conclui o secretário.

Estrutura integrada em Salvador e no interior
A coordenação das ações será feita a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, reunindo 20 órgãos estaduais, municipais e federais. O mesmo modelo será replicado no interior, com atuação dos Centros Integrados de Comunicação (CICOMS), que farão o papel de comando regional, em articulação com prefeituras e forças locais. Além disso, a operação terá atenção especial à prevenção de crimes contra grupos vulneráveis.

Postos de atendimento serão instalados nos locais com maior concentração de público para acolher denúncias e ocorrências relacionadas a racismo, violência contra mulheres, idosos, crianças, adolescentes e a população LGBTQIAPN+, com a participação das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres, Justiça e Direitos Humanos, Assistência e Desenvolvimento Social, Promoção da Igualdade Racial e da Defensoria Pública. A Ouvidoria Geral do Estado também atuará em conjunto com essas instituições para garantir o acompanhamento transversal das ações.

Prevenção a queimaduras e incêndio
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atuará com um efetivo de 7.521 profissionais, sendo 2.081 na capital e na RMS e outros 5.440 no interior. A corporação está mobilizada para realizar ações de prevenção a queimaduras e incêndios, com foco especial na fiscalização de fogos de artifício e fogueiras. Mais de R$ 3 milhões foram investidos especificamente para essas ações. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio Mascarenhas, destacou que há um mês as equipes já realizam vistorias técnicas em espaços de festa, e que haverá também atendimento pré-hospitalar nos locais de maior concentração de público para garantir uma resposta rápida a casos de acidentes.

As ações do Corpo de Bombeiros são realizadas em conjunto com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que atua na fiscalização e na retirada de circulação de fogos de artifício que não estejam em conformidade com as normas de segurança.

Rodovias estaduais
Nas estradas, a Polícia Rodoviária Estadual intensificou a fiscalização com o uso de radares, etilômetros e outros equipamentos nos trechos de maior fluxo, com o objetivo de reduzir acidentes e combater crimes durante o período dos festejos juninos. A atuação nas rodovias completa o planejamento de segurança integrado para todo o estado.

O secretário Marcelo Werner destacou que a operação foi fortalecida com a incorporação de novos profissionais de segurança pública que tomaram posse no final de 2024 e início de 2025. “O reforço no efetivo garante que o policiamento também esteja presente nas cidades que não realizarão festas, com cobertura em todo o território baiano durante o período junino”, assegurou Werner.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Comente primeiro

São João da Bahia terá o emprego de 12 mil profissionais de segurança na capital e no interior e R$ 30 milhões do governo estadual.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Os festejos populares de junho, caracterizados pelas celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro, de 281 municípios baianos contarão com R$ 30 milhões do Governo do Estado este ano para a Operação São João 2025 da Segurança Pública. Os detalhes foram apresentados, nesta quinta-feira (12), pelo secretário da SSP, Marcelo Werner, e representantes das forças estaduais, no Centro de Operações e Inteligência (COI), na capital baiana.

À frente da SSP, Marcelo Werner disse que, em 2025, o Estado emprega o maior número de profissionais para a festa dos últimos anos, chegando a 12 mil policiais militares, civis, bombeiros, e da polícia técnica e rodoviária da Bahia. “A gente vem aperfeiçoando os nossos grandes eventos a cada ano, buscando inovar, levando eficiência para o policiamento nas preventivas, com melhores dados de inteligência coletados, com recuperação de aparelhos celulares, com o Disk Denúncia funcionando 24 horas, através do 181”, detalhou o titular da pasta.

O reforço do policiamento ostensivo começa nesta quinta-feira (12), ao final da trezena de Santo Antônio, e se estende até o período após o São Pedro, que ocorre non dia 29 de junho. Serão 7.251 policiais militares atuando no policiamento a pé, por meio de viaturas, motocicletas, cavalos, bases móveis, drones e helicópteros em 269 festas do interior e 12 da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

“No interior nossa operação começou no final de semana passado, com o lançamento do São João em algumas cidades. Hoje estendemos a operação, com o emprego total de 7.251 policiais militares em toda a Bahia”, dividiu o comandante-geral da PM, Antônio Carlos Silva Magalhães.

A Polícia Militar da Bahia também estará com portais de abordagem instalados nos grandes eventos.  Além de utilizarem câmeras corporais e a ronda Maria da Penha nos eventos maiores. Parte do aporte do governo baiano ainda será usado em tecnologias para monitoramento dos pontos de maior concentração das festas.

Ao todo, 1.500 câmeras serão empregadas na operação – 500 delas de reconhecimento facial. Nos portais de abordagem também terão câmeras para contagem de público. Em Salvador, o policiamento será intensificado nas estações de metrô Mussurunga, com monitoramento 24h, e nas principais vias de acesso ao Parque de Exposições, como as avenida Paralela,  Dorival Caymmi e a Orlando Gomes.

Prevenção a queimaduras e incêndio

Já o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia está com 20 batalhões mobilizados na realização de trabalhos preventivos de fiscalização, junto ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), para retirar de circulação fogos de artifício que não sejam seguros ou estejam fora das normas estabelecidas para uso.

Durante a operação, serão 2.081 bombeiros militares atuando na capital e na RMS e outros 5.440 no interior do estado. Mais de R$ 3 milhões destinados pelo Governo da Bahia foram somente para os trabalhos de prevenção e atendimento a ocorrências de incêndio e queimados.

“Estamos há cerca de um mês realizando vistorias técnicas na capital e no interior. Mas estamos tendo um cuidado especial com o manejo do fogo, de fogos de artifício ou de fogueiras, para que seja uma festa segura para as pessoas”, reforçou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Aloísio Mascarenhas, acrescentando que nos locais de maior concentração de público também terão equipes de atendimento pré-hospitalar para que possam agir o mais rápido possível nos casos de acidente com queimados.

Rodovias Estaduais

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) reforçou as ações de fiscalização nas rodovias baianas. A expectativa é de redução de acidentes e crimes, com instalação de radares, etilômetros e equipamentos de fiscalização nos locais de maior fluxo de veículos.

Integração

Nos locais de maior concentração de pessoas durantes os festejos, também terão postos para atendimento específico a crimes de racismo, contra idosos, crianças e adolescentes, pessoas LGBTQIAPN+ e mulheres, através das Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Defensoria Pública. Além de postos integrados da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV) em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Itabuna.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Comente primeiro

Prefeitura de Ilhéus e Polícia Militar alinham estratégias de segurança para o “Meu São João Amado”

A Prefeitura de Ilhéus e o Comando de Policiamento da Região Sul da Polícia Militar da Bahia (CPR-S) realizaram, nesta sexta-feira (06), uma reunião estratégica para discutir o esquema de segurança do “Meu São João Amado – Arraiá Ilhéus 2025”, evento que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho, na Avenida Soares Lopes.

O encontro teve como principal objetivo alinhar a atuação da gestão municipal com as diretrizes operacionais da Polícia Militar, garantindo um ambiente seguro e organizado para moradores e visitantes. Durante a reunião, a Prefeitura reafirmou seu compromisso em seguir todas as orientações repassadas pela PMBA, incluindo aspectos relacionados ao ordenamento do espaço, revistas nos portais, orientações sobre objetos proibidos e suporte operacional.

Participaram da reunião, pela Prefeitura de Ilhéus, o secretário de Ordem Pública, Igor Erdens, o secretário de Gestão, Cristiano Carvalho, o secretário da Casa Civil, Vinícius Ibrann, e o superintendente de Relações Institucionais, Marcelo Bandeira.

A administração municipal destacou a importância da parceria com a Polícia Militar para o sucesso dos eventos públicos na cidade. A relação de diálogo e cooperação entre as instituições é determinante para fortalecer a segurança em Ilhéus.

Comente primeiro

Governo do Estado reforça segurança no Oeste baiano com entrega de equipamentos e autorização de obras.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Com foco na proteção da população e no combate à criminalidade, o Governo do Estado investiu mais de R$ 1,2 milhão na entrega de novas viaturas para a Polícia Militar da região Oeste da Bahia. Em Barreiras, nesta terça-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do secretário de segurança pública, Marcelo Werner, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Antônio Carlos Magalhães, e outras autoridades, realizou, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a entrega de 23 novas viaturas.

A frota incluiu 15 motocicletas, duas bases móveis e seis caminhonetes modelo Hilux, que irão beneficiar diretamente Companhias Independentes, de Policiamento Especializado e Rodoviária dos municípios da região, entre eles Luis Eduardo Magalhães, Ibotirama, Formosa do Rio Preto, Bom Jesus da Lapa, Macaúbas, Santa Maria da Vitória, Riachão das Neves e Barreiras.

Segundo o secretário Werner o reforço representa “um investimento dessa continuidade que a gente tem tido de cuidado com a segurança de todo o Estado. Nós temos uma parceria muito grande aqui, inclusive, com o setor produtivo, com todos os trabalhadores e os empresários também. Com certeza essas entregas farão ainda mais a diferença. Só aqui já foram mais de 50 viaturas entregues para a região, além do reforço do Cicom e sistema de monitoramento”.

Já o coronel Magalhães pontuou: “o governador tem demonstrado sua sensibilidade com a segurança pública em especial com a Polícia Militar. Hoje, temos uma novidade que é a entrega de motos para a Polícia Rodoviária Estadual, que com certeza irá melhorar a segurança pública”.

O governador também assinou ordem de serviço autorizando mais investimentos na área da segurança pública. Serão destinados R$ 3,3 milhões para a construção da sede da 83ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Companhia Independente de Policiamento Tático Oeste (CIPT-O), reforçando a infraestrutura das forças de segurança. Além disso, será iniciada a construção de alojamentos e de um auditório no Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.

“O nosso foco é fazer um trabalho fortalecendo a educação, a ação social, mas nós não vamos perder o foco de equipar a nossa polícia para enfrentar principalmente o crime organizado. Essa região, graças a Deus, tem baixos indicadores de crime. As outras regiões têm parecido. E eu estou vigilante, investindo em concurso, em viaturas, em compra de armas, em preparação de delegacia, de pelotões, para garantirmos fortalecimento da força da polícia. A ordem é enfrentar o tema, pegar de frente, não dar mole, com o braço forte do Estado, da polícia, mas com todo o respeito aos direitos humanos e à Constituição”, garantiu o governador.

Repórter: Joci Santana/GOVBA

Comente primeiro

Prefeitura de Itabuna implanta Ronda Escolar Ostensiva da Guarda Civil Municipal.

Depois da execução de um projeto-piloto por cerca de 90 dias, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM, vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública, inicia a implantação da Ronda Escolar Ostensiva voltada à segurança dos estabelecimentos de ensino e do perímetro escolar

Pelo projeto da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos, serão duas viaturas em serviço para atender às unidades escolares das margens esquerda e direita do Rio Cachoeira. “Vamos atuar em parceria com diretores, professores e pais para assegurar tranquilidade à comunidade escolar”, afirmou.

A atividade policial ostensiva e preventiva da GCM visa o cumprimento do projeto institucional de segurança escolar para atender às necessidades de segurança da comunidade escolar. Além da Ronda Escolar, a equipe multidisciplinar vai realizar palestras e oficinas com temas transversais.

Como exemplo, o comandante da GCM, Inácio Pereira, cita questões vulneráveis que envolvam bullying, violência, inclusive familiar, uso e comercialização de drogas e outras substâncias nocivas à saúde de crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino e de professores, diretores e funcionários das unidades escolares.

Ele acrescenta que é função da ronda escolar da GCM atuar na prevenção da violência nas escolas. “Para isso, o papel da ronda escolar é realizar patrulhas e projetos voltados para preparar a comunidade escolar para lidar com questões de segurança, preservação e conservação das escolas no perímetro urbano e rural.

Já o subcomandante da GCM, Inspetor Valdir Francisco dos Santos, afirma que são princípios da instituição preservar e cuidar do patrimônio público e atuar como órgão auxiliar da segurança pública.

“Com a ronda escolar, atuando de segunda a domingo, 24 horas por dia, vamos reduzir ainda mais a venda e o uso de drogas na frente das escolas e casos de violência, depois da redução que houve na execução do projeto-piloto, com patrulhamento ostensivo”, acrescentou.

Comente primeiro

Sistema de Reconhecimento Facial tem aumento de 212% nas prisões no primeiro semestre de 2025.

Foto: Divulgação/SSP

A tecnologia de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia registrou um aumento de 212% nas prisões realizadas durante o primeiro trimestre de 2025, quando comparado ao mesmo período do ano anterior no interior do estado.

Nos três primeiros meses do ano, foram localizados 290 foragidos, número superior aos 82 criminosos capturados entre janeiro e março de 2024.

As câmeras inteligentes estão presentes no monitoramento da capital baiana e em 80 municípios no interior do estado. Os equipamentos também são empregados em grandes eventos, a exemplo do Carnaval, feiras e micaretas. Plataformas Elevadas de Observação, equipadas com câmeras e com uma central de monitoramento, auxiliam no uso da tecnologia em outras áreas da Bahia.

Apenas em 2025, 939 foragidos da Justiça foram localizados por meio dos alertas emitidos pela ferramenta para os Centros Integrados de Comunicação (Cicoms). Desde 2019, a ferramenta contribuiu para a captura de 3.325 criminosos.

Em dezembro do último ano, a Secretaria da Segurança Pública também implementou um protocolo de busca de pessoas desaparecidas, localizando outras 13 pessoas.

Foto: Divulgação/SSP

Comente primeiro

Forças de segurança do Estado articulam novas ações contra suspeitos de atentado em Eunápolis.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Novas ações de combate ao crime organizado em resposta ao ataque, que deixou ferido o motorista do diretor do Presídio de Eunápolis, foram debatidas na tarde desta quarta-feira (21). A reunião para articulação de um plano de ação contou com a presença de gestores e técnicos das secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), além das polícias Militar e Civil.

O suspeito de efetuar os disparos e uma comparsa foram alcançados durante intensificação das ações no Extremo Sul da Bahia. A dupla já estava na cidade de Itapebi, distante cerca de 50 quilômetros do local do crime. Uma pistola, carregador e munições foram apreendidos com o indivíduo, que possui passagens por homicídio, ocultação de cadáver e roubo.

“Estamos implementando alguns procedimentos operacionais, que causaram desconforto ao crime organizado. Avançaremos no combate dentro das unidades prisionais”, declarou o secretário da SEAP, José Carlos Souto Filho.

Integração
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a criação do Gabinete Integrado, com o reforço das ações de inteligência e de repressão qualificada.

“Diante dessa ocorrência inadmissível, atuamos de forma imediata e, em menos de 24h, capturamos dois suspeitos, um deles apontado como autor dos disparos. As forças de segurança estaduais e federais estão engajadas na missão e contamos com o apoio da população, através do telefone 181 (Disque Denúncia). A ligação é gratuita e o sigilo garantido”, completou Werner.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, informou que o patrulhamento ostensivo foi ampliado na região, com apoio também no sistema prisional.

O delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, ressaltou que todos os esforços estão sendo empregados para identificação e captura de todos os envolvidos. “Não vamos recuar de forma alguma, vamos agir de forma forte e técnica, apresentando sim o melhor resultado”, finalizou.

Fonte: Ascom/SSP, com informações da repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Comente primeiro

Inscrições para Reda da SSP terminam nesta quinta-feira (22)

Foto: Divulgação/Ascom SSP

Mais de 2 mil pessoas já se inscreveram para o processo seletivo da Secretaria da Segurança Pública.

Terminam nesta quinta-feira (22), às 23h59, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) para níveis técnico e superior. Mais de duas mil pessoas já se inscreveram para a seleção.

Noventa e oito vagas são ofertadas para vagas na área de Engenharia Civil, com foco em Elétrica, Orçamentária, Estruturalista, Mecânica e Geológica; Arquitetura, além dos níveis técnicos em Redes, Tecnologia da Informação, CFTV, Telefonia, Eletrotécnica e Edificações.

O Processo Seletivo Simplificado será realizado por meio de Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos deverão apresentar Diploma ou Certificado de conclusão de curso em nível técnico na área de interesse. Os aprovados serão contratados pelo prazo de 36 meses.

O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de agosto, no Diário Oficial do Estado e no Portal da pasta. Para conhecer o edital, os candidatos devem acessar o link a seguir https://ssp.ba.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/SEI_GOVBA___00112567368___Edital_REDA_SSP_CEIRF.pdf

Fonte: Ascom/SSP

Comente primeiro

Ilhéus sedia Encontro Estadual de Policiais Municipais da Bahia com apoio da Prefeitura.

A cidade de Ilhéus será palco do 1º Encontro Estadual de Policiais Municipais do Estado da Bahia, promovido pelo SINDGUARDAS/BA nos dias 30 e 31 de maio de 2025, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus. O evento será realizado no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, localizado no bairro Cidade Nova, e reunirá autoridades e especialistas das esferas municipal, estadual e federal.

O encontro contará com palestras de renomados profissionais da área de segurança pública, entre eles o Coordenador Nacional de Policiamento Comunitário do Ministério da Justiça, Dr. Leandro Arbogast; o presidente da FENAGUARDAS (Federação Nacional de Sindicatos dos Guardas Municipais), Luiz Vecchi; e o GCM Eliel Miranda, suplente de deputado federal por Santa Bárbara d’Oeste (SP) e criador do canal Azul Marinho, dedicado ao tema da segurança pública.

Também marcarão presença o prefeito Valderico Junior, o deputado federal Capitão Alden; Adalberto Galvão, primeiro suplente de senador e vice-presidente da Força Sindical Nacional; e o secretário municipal de Ordem Pública de Ilhéus, Igor Erdens.

A programação inclui ainda palestras com especialistas em direito trabalhista, constituição de guardas municipais e gestão administrativa, como Dr. Ramon Machado Leão, Osvaldo Neto e José Andrade, além da participação de representantes do Ministério Público Estadual, da Justiça do Trabalho e de autoridades das forças de segurança civil e militar.

O SINDGUARDAS/BA convida todos os Guardas Civis Municipais da Bahia, bem como a sociedade civil e os profissionais da área de segurança pública, a participarem do evento, que tem como objetivo promover o aprendizado, o fortalecimento da categoria e a valorização das Guardas Municipais no contexto da segurança pública.

 

Comente primeiro