Mutirão de Limpeza mobiliza moradores do Ilhéus II no combate à Dengue.
A ação foi promovida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF)

Nesta quinta-feira (28), a comunidade do bairro Ilhéus II recebeu o Mutirão de Limpeza contra a Dengue – Juntos contra o mosquito!, uma ação promovida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) em parceria com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Logo pela manhã, a frente do ESF do bairro foi preparada com toldos e pontos de atendimento à população. Além da mobilização contra o Aedes aegypti, os moradores tiveram acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Também houve apresentações educativas com crianças da Escola Aidil Pereira, que encenaram a importância da prevenção.
A enfermeira Ana Caroline dos Santos Alves, do ESF Ilhéus II, destacou que a ação tem como objetivo sensibilizar a comunidade:
“Estamos unidos para conscientizar sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Além da limpeza, nosso foco é orientar e mobilizar os moradores para que adotem medidas de prevenção dentro de suas casas”, explicou.
Durante toda a manhã, equipes recolheram entulhos, pneus e recipientes que poderiam acumular água, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos. A presença do “mosquito da dengue” em forma lúdica e materiais informativos ajudaram a reforçar a mensagem educativa.
Moradores aprovaram a iniciativa. Ana Santos, aposentada, elogiou: “Foi uma ótima ação. Fico triste quando os moradores não se preocupam em limpar os quintais e prevenir contra a dengue.”
Já Daiane Conceição Silva, dona de casa, destacou o atendimento recebido: “Achei importante para conscientizar os moradores. Gostei de participar e ser atendida aqui.”
A supervisora de Educação em Saúde do setor de Endemias do município, Érica Marinho, reforçou que pequenas atitudes no dia a dia fazem a diferença: “Cinco minutos para olhar o quintal e verificar se não há água parada já ajudam a evitar criadouros. Até uma tampinha de garrafa pode se transformar em foco do mosquito. O melhor remédio é prevenir.”
Segundo o coordenador de campo de Combate às Endemias, Roberto Almeida, a situação no bairro exige atenção: “O Ilhéus II está com índice de infestação em 6%. O Ministério da Saúde considera aceitável até 3. Acima de 4 já é estado de risco. Por isso, a integração entre profissionais de saúde, agentes e moradores é fundamental para reduzir esse número.”
A ação também contou com a presença da secretária de Saúde de Ilhéus, Sonilda Mello, que reforçou a gravidade da situação: “A dengue é uma doença que mata e o mosquito transmite também zika e chikungunya. Essa mobilização é essencial, principalmente em um bairro com índices tão elevados. Estamos sensibilizando a população e recolhendo possíveis focos para proteger a comunidade.”
O Mutirão de Limpeza contra a Dengue no Ilhéus II foi encerrado ao meio-dia, deixando como resultado não apenas o recolhimento de resíduos, mas também o fortalecimento da conscientização coletiva sobre a importância de cada morador fazer sua parte na luta contra o Aedes aegypti.
por ASCOM SESAU