Ilhéus intensifica ações de combate às arboviroses com nebulizador química costal.

Os agentes de combate às endemias estiveram em áreas de difícil acesso na cidade

Ilhéus intensifica ações de combate às arboviroses com nebulizador química costal.
.

 

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue reforçando as ações de controle e combate às arboviroses — doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika. Das 3 da madrugada até a manhã deste domingo, foi concluída mais uma etapa do trabalho de tratamento com nebulizador químico costal, utilizado especialmente em locais onde o carro fumacê não consegue acessar, como os altos e ruas de difícil acesso.

De acordo com Daiane Santos de Santana, agente de combate às endemias, o carro fumacê atuou por 15 dias em 25 bairros do município com alto índice de infestação e aumento significativo nas notificações das doenças. Essas ações visam interromper a cadeia de transmissão do mosquito, minimizando os riscos à saúde da população.

Atualmente, Ilhéus apresenta um índice predial de infestação do Aedes aegypti de 3,9%, número que coloca o município em estado de alerta, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde. O índice considerado aceitável é inferior a 1%. A partir de 4%, já é classificado como risco elevado.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação da comunidade nesse combate, com medidas simples e diárias, como eliminar focos de água limpa e parada em recipientes, vasos de plantas, pneus, garrafas e caixas d’água destampadas.

Denúncias de focos do mosquito podem ser feitas por meio do Disque Dengue: (73) 3234-2040. As equipes de combate às endemias realizam inspeções em até 48 horas após o chamado.

A luta contra o Aedes aegypti é de todos nós. Faça a sua parte!

Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =