Hospital Regional Costa do Cacau simula atendimento do Projeto Lean nas Emergências.

A dinâmica realizada na última quinta-feira (05), no setor de Emergência da unidade hospitalar, foi conduzida por Jorge Corrêa Naves e Nicole Bertazzola Gracitelli Steigerwald, do Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo, facilitadores do Lean no HRCC. O evento foi crucial para demonstrar, na prática, o impacto direto da organização de fluxos na qualidade, segurança e resolutividade do cuidado ao paciente.
A atividade foi dividida em dois momentos: o primeiro, “Processos Soltos e Sem Definição Clara”, e posteriormente, “Fluxos Estruturados com Metodologia Lean”. Inicialmente, a simulação retratou um cenário comum em muitas emergências: processos desorganizados, sem padronização e com pouca clareza nas etapas, evidenciando que a falta de um fluxo bem definido resulta em desperdício de tempo e recursos, além de aumentar o risco de erros que comprometem a segurança do paciente.
Já a segunda etapa da simulação apresentou a Emergência operando com fluxos estruturados e otimizados pela metodologia Lean, com as melhorias implementadas:
*Classificação de Risco (Manchester)*: permite a triagem rápida e eficaz dos pacientes, priorizando os casos mais graves.
*Fast Track para Casos de Baixa Complexidade*: criação de uma via rápida para pacientes com condições de baixa complexidade, desafogando a Emergência.
*Fluxista Agilizando Pendências e Reavaliações*: presença de um profissional dedicado à gestão do fluxo de pacientes, fundamental para identificar e resolver gargalos, agilizar exames, reavaliações e encaminhamentos.
*Altas Otimizadas, com Mais Fluidez e Segurança*: crucial para liberar leitos e macas de forma rápida e segura, possibilitando alta bem planejada que contribui para a fluidez do serviço e para a satisfação do paciente.
Para Julio Musse, diretor-geral do HRCC, a experiência do projeto na unidade demonstra o potencial transformador da metodologia. “Ao estruturar os fluxos de atendimento, o hospital melhora a qualidade e a segurança do cuidado, reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua de seus processos. Isso nos posiciona como um modelo de gestão em saúde, contribuindo para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais eficiente e centrado nas necessidades do paciente”, destacou.