Hospital Regional Costa do Cacau realiza segunda captação de múltiplos órgãos de 2025.
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou na noite desta segunda-feira (03) a sua segunda captação de múltiplos órgãos em 2025. A unidade da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e gerida pela Fundação Fabamed também registrou mais uma doação de córneas, totalizando sete neste início de ano — números que já superam períodos anteriores.
Naama Ramos e Silva, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRCC, atribui os resultados ao alinhamento da equipe e à efetividade no acolhimento das famílias dos doadores. “Otimizamos o nosso serviço e, hoje, conseguimos dar mais agilidade aos processos da comissão. Nos tornamos referência em acolhimento em 2025”, afirmou.
Naama também reforçou a importância do “corredor de aplausos”, prática adotada pelo hospital para homenagear doadores de órgãos. “Essa iniciativa traz mais humanização ao processo e reverencia o gesto grandioso das famílias e dos doadores, que representam a esperança de novas vidas”, concluiu.
Para o presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, o momento simboliza não apenas a excelência técnica da equipe do hospital, mas também a generosidade das famílias doadoras.
“Esse tipo de procedimento reforça o papel do hospital como referência em assistência de alta complexidade e consolida a importância de fortalecer a cultura da doação de órgãos na sociedade. Cada captação representa uma nova chance para pessoas que aguardam, muitas vezes há anos, por um transplante. A Fabamed segue investindo em tecnologias e capacitação para garantir que momentos como este se tornem cada vez mais frequentes, ampliando o impacto positivo na vida dos pacientes e suas famílias”, declarou.
Referência regional
O HRCC conta com 225 leitos, incluindo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e é referência para cerca de 2,5 milhões de pessoas em 89 municípios da região. Com a expertise da Fabamed, o hospital tem a expectativa de ampliar os serviços de alta complexidade e fortalecer áreas estratégicas, como cardiologia, neurologia e ortopedia.