A Fabamed e o Hospital Regional Costa do Cacau levam odontomóvel para atender comunidades indígenas de Ilhéus.

Por iniciativa da Fabamed, Fundação que faz a gestão do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em Ilhéus, iniciou na última segunda-feira (07), a oferta de atendimento odontológico, por meio de um consultório móvel (odontomóvel), para comunidades do Território Indígena (TI) de Olivença, litoral sul ilheense.
O odontomóvel passa pelas localidades de Sapucaeira, Santana, Serra Negra, Acuípe do Meio, Acuípe de Cima, Acuípe de Baixo, Tupã, Igalha, Mamão, Maruim e Serra do Serrote. No rol de procedimentos ofertados aos pacientes estão: os clínicos restauradores, preventivos e cirúrgicos.
O odontomóvel conta com uma equipe formada por uma dentista, uma auxiliar de saúde bucal e um auxiliar administrativo. A primeira comunidade contemplada com visita foi Sapucaeira, onde foram os pacientes.
Durante as nove semanas do projeto, as consultas serão realizadas nas segundas, quartas e sextas, exceto feriados. Está a frente deste projeto o coordenador da cirurgia bucomaxilofacial Manoel Lúcio Santos Estrela.
O diretor-geral do HRCC, Julio Musse, disse que a ação se inicia em um momento muito representativo para os indígenas. “Sabemos que este mês é o Abril Indígena, período que se intensifica os debates pelos direitos dos povos originários. Aqui, na unidade, não ofertamos atendimentos odontológicos, apenas alguns específicos em determinadas situações. Foi muito importante e positivo para nós, conseguirmos a realização desse projeto junto à Fundação Fabamed”, destacou.