Prefeitura de Ilhéus fortalece diálogo com indústrias moageiras de cacau.
Encontro discutiu parcerias institucionais, incentivo à produção, melhoria da infraestrutura e apoio ao setor cacaueiro regional

A Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, de Agricultura e Pesca e de Fazenda e Orçamento, realizou, na segunda-feira (20), uma reunião com representantes das indústrias moageiras de cacau, representadas por Anna Paula Losi, presidente da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC). O encontro teve como objetivo aproximar o setor produtivo do poder público municipal e discutir ações conjuntas para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau em Ilhéus e na Região Cacaueira.
Durante a reunião, foi destacada a importância das instituições de pesquisa e ensino, como Ceplac, Uesc e UFSB, no desenvolvimento da cacauicultura por meio da pesquisa e da extensão rural. Também foram abordadas as oportunidades geradas pela atual valorização do cacau nas bolsas de valores de Nova York e Londres, além dos avanços conquistados por produtores que adotaram novas tecnologias com recursos próprios ou integrados a consórcios produtivos, como o CIAPRA (Baixo Sul).
Entre os encaminhamentos, foi sugerida a criação de um fundo para incentivar e financiar os produtores locais, com o objetivo de manter o protagonismo da Bahia na produção de cacau, melhorar os índices de produtividade e viabilizar a exportação do excedente, contribuindo para o superávit na balança comercial do estado. As indústrias moageiras também reforçaram seu papel de parceiras, incentivando os produtores e colaborando para o desenvolvimento econômico da região.
Outro ponto discutido foi a necessidade de melhorias na infraestrutura da BA-262 (Ilhéus/Uruçuca), especialmente no entorno do Polo Industrial, em frente às indústrias moageiras. Foram apresentados estudos e projetos já elaborados por especialistas, com o objetivo de facilitar as intervenções necessárias. O secretário de Agricultura e Pesca, Milton Andrade, destacou que esse apoio é fundamental para a retomada da produção de cacau no município.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, ressaltou a importância do estreitamento de laços entre o setor industrial e o governo municipal, e garantiu que levará as demandas ao prefeito Valderico Junior, que deverá interceder junto ao Governo do Estado. Representando a Secretaria da Fazenda, Victor Lucena reafirmou o compromisso da equipe técnica e do secretário Fernando Fernandes em manter um diálogo constante com as indústrias, buscando tornar o setor mais eficiente, ágil e menos burocrático.
por Sucom