Comissão em Defesa do Porto informa que draga chegará em Ilhéus dia 1º de fevereiro.
A Comissão em Defesa do Porto, sob a coordenação do ex-vereador Augustão e do operador portuário Luisaldo Barreto, informou que a draga que fará os serviços no terminal portuário de Ilhéus chegará à cidade no próximo dia 1º de fevereiro, já iniciando os trabalhos. Trata-se de uma draga holandesa da empresa ELBE, que estará realizando a dragagem de manutenção, aumentando a profundidade para 10 metros em todo seu curso e berço.
De acordo com a Comissão, com os serviços de dragagem será possível garantir a atracação de navios de grande porte, aumentando o movimento do Porto de Ilhéus e movimentando assim a economia regional. A dragagem faz parte de uma solicitação feita por Augustão e Luisaldo Barreto, juntamente com o deputado federal Jorge Solla, durante a audiência com o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em Brasília.
Na oportunidade, a Comissão solicitou não somente a dragagem de manutenção, como também a de aprofundamento, aumentando a profundidade para 14 metros em toda a área de acesso ao Porto de Ilhéus. A sugestão da comissão foi de que esse material retirado do fundo seja colocado na retroárea, para que o Porto de Ilhéus ganhe uma área de cem mil metros quadrados para o armazenamento de mais mercadorias.
Augustão explicou que a dragagem de manutenção já é uma vitória para a região, mas a luta continua para garantir que seja feita também a de aprofundamento, o que possibilitará a chegada de mais navios e embarcações de grande porte. Os recursos já estão previstos no PAC 2025. O objetivo é evitar o assoreamento do Porto de Ilhéus, já que com o passar dos anos vem acumulando areia em volta do terminal portuário, formando já duas praias em volta. E se a dragagem não for feita, o porto poderá fechar por falta de condições de atracamento.