Agricultura familiar ganha protagonismo na ExpoCacau Ilhéus 2025.

Prefeitura participa do evento com stand da Secretaria de Agricultura e Pesca, valorizando produtores locais

Agricultura familiar ganha protagonismo na ExpoCacau Ilhéus 2025.
.

A ExpoCacau 2025 transforma Ilhéus em centro de referência da cacauicultura nacional, reunindo agricultores, técnicos, associações e cooperativas da região no Centro de Convenções da cidade. Pela primeira vez realizada em Ilhéus, a feira se consolidou como espaço de inovação, troca de experiências e difusão de tecnologias para fortalecer a produção agrícola.

Entre os destaques desta edição está a valorização da agricultura familiar. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEAP), participou com um stand dedicado à produção local. No espaço, o público encontra a diversidade de produtos cultivados e transformados por agricultores do município, como chocolates artesanais, nibs, mel de cacau e outros alimentos típicos da região, que reforçam a força e a qualidade da produção local.

A iniciativa integra o projeto desenvolvido em parceria com a Cocoa Action Brasil e as indústrias moageiras Cargill, Barry Callebaut e OFI, fortalecendo a agricultura familiar e consolidando o papel da ExpoCacau como vitrine para produtores e cooperativas regionais.

“A ExpoCacau vem somar muito com os objetivos da Secretaria de Agricultura em nosso município. É um evento de inovação e tecnologia, que permite aos agricultores aplicarem novos conhecimentos não apenas no cacau, mas em outras atividades produtivas. Esse processo induz ao aumento da produtividade, fortalece as associações e gera emprego e renda para toda a comunidade ilheense. Além disso, são tecnologias sustentáveis, limpas e de grande importância para a atividade rural local”, destacou o secretário de agricultura e pesca, Milton Andrade.

Com apoio da gestão municipal e a participação popular, a ExpoCacau 2025 reafirma a relevância de Ilhéus no cenário nacional da cacauicultura e evidencia o papel central da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e sustentável da região.

por Sucom

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 3 =