Em semana de muito tênis de mesa, baiana Gabriela Santiago conquista três medalhas representando o Brasil no sul-americano da modalidade.

A mesa-tenista de Serrinha é contemplada pelo programa FazAtleta, do Governo do Estado
Na véspera do Dia Mundial do Tênis de Mesa, celebrado nesta terça-feira, 22, o mundo do tênis de mesa é brasileiro, após o título de Hugo Calderano na Copa do Mundo de Tênis de Mesa na China no último domingo, 20. Mas, o tênis de mesa da Bahia não fica para trás na data com o excelente desempenho de Gabriela Santiago, apoiada pelo FazAtleta, que fez parte do time brasileiro campeão geral do V Campeonato Brasileiro Sul-Americano Master de Tênis de Mesa, no Rio de Janeiro, na última semana.
Enquanto a história foi escrita por Hugo após se tornar o primeiro não europeu ou asiático campeão da principal competição internacional da modalidade, Gabriela também teve dias marcantes entre a terça-feira, 15, e o domingo, 20, na sua primeira competição internacional. As medalhas de ouro no individual olímpico feminino de 30 a 34 anos, de prata na categoria equipes femininas e de bronze nas duplas femininas – as duas últimas disputas ao lado de Lilian Luzier, do Rio de Janeiro, foram de muito orgulho para ela.
“Para mim, foi uma sensação inexplicável, porque eu não esperava pegar nenhuma medalha nessa competição e eu rendi muito mais do que eu consegui render em todas as competições que eu tinha participado até então. Então, eu saí de lá com a sensação de dever de casa comprido e as medalhas vieram como resultados de todo o esforço que eu tive e de toda a parceria das pessoas que contribuíram pra chegar onde eu cheguei”.
Campeonato – Ao todo, o Brasil conquistou 10.560 pontos e 73 medalhas no evento realizado no Velódromo do Parque Olímpico, na capital carioca, seguido pelo Chile (7.220 pontos) e pela Argentina (2.845 pontos). A competição foi disputada em quatro categorias: Individual Olímpica, Equipes Masculinas e Femininas, Equipes Mistas e Duplas Masculinas e Femininas, com separação por idades.
O desempenho de Gabriela já começou com o título individual na terça-feira, 15, seguido pelo bronze nas duplas femininas na quarta-feira, 16, e as quartas de final nas duplas mistas ao lado do paulista Victor Araki, um dos principais mesatenistas da sua categoria no cenário nacional, na quinta-feira, 17. No entanto, o último dia reservou a terceira medalha na cor prata para Gabriela novamente ao lado de Lilian.
A mesa-tenista baiana comemora muito os resultados após altos e baixos entre dezembro do ano passado, quando atingiu o topo com série de vitórias no território nacional, e março deste ano, quando esperava melhores resultados jogando em casa na Copa Brasil de Tênis de Mesa Salvador 2025.
“Às vezes, o atleta está vindo de um desempenho muito bom e tem uma queda. Mas, depois consegue desempenhar melhor ainda do que estava. E foi isso que aconteceu na minha história. Eu voltei a jogar, tive excelente desempenho por toda a jornada e, quando chegou na fase mais difícil, tive uma queda no desempenho. Mas, eu redirecionei minha mentalidade e minhas análises do jogo para conseguir melhorar”, pontua.
FazAtleta – Apoiada a dois anos pelo programa do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), ela destaca a importância do programa nessa retomada da sua carreira e no suporte financeiro para poder focar apenas no jogo e redirecionar sua mentalidade para os torneios.
“Desde a minha primeira competição nacional, quando voltei a jogar, eu tenho apoio da Sudesb e do FazAtleta e só por isso consegui participar das competições no cenário nacional. Eu não teria participado de nenhuma competição e obtido todas essas possibilidades, oportunidades de percorrer e, com menos de dois anos, ter esses resultados promissores. Eu espero que venham mais vezes mais oportunidades e mais anos, juntamente com o Faz Atleta e com a Sudesb, para que eu possa ver até onde a gente pode chegar representando o estado da Bahia”, finaliza Gabriela.
O tênis de mesa da Bahia e Gabriela não param. A atleta de Serrinha já segue na Região Metropolitana de Salvador (RMS) após chegar de viagem para disputar a primeira etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa 2025, que acontece neste sábado, 26, a partir das 8h, na Arena P2, no bairro do Bonfim, em Salvador.
Presidente da Federação de Tênis de Mesa da Bahia (FTMBA), que promove o evento, Caio Souza enaltece os feitos realizados por Gabriela e a força que o tênis de mesa da Bahia e do Brasil ganha com os resultados. “Gabriela trouxe mais um grande resultado para casa, elevando o nome da Bahia no cenário nacional e internacional do tênis de mesa, que também cresce em visibilidade com Hugo Calderano. É muito orgulho para o tênis de mesa não só do Brasil, como da Bahia, na mesma semana”.