Estudantes da rede estadual criam aplicativo para incentivar coleta seletiva em Ilhéus.

Estudantes da rede estadual criam aplicativo para incentivar coleta seletiva em Ilhéus.
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Fotos: Tita Moura

No Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (NTE 5), em Ilhéus, estudantes do curso técnico em Administração desenvolveram o Coopeteck, um aplicativo que estimula a coleta seletiva no município. A iniciativa reflete os investimentos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) em infraestrutura, tecnologia e projetos voltados para a pesquisa, incentivando os estudantes a criarem soluções para desafios sociais e ambientais.

O Coopeteck busca otimizar o agendamento da coleta seletiva e fortalecer a economia solidária, aproximando cidadãos e cooperativas de reciclagem. Com um sistema de recompensas e gamificação, a plataforma incentiva a participação ativa da comunidade e amplia a produtividade de cooperativas como a Coolimpa, que, atualmente, atende mais de 700 residências e coleta cerca de 42 toneladas de recicláveis por mês, beneficiando 30 catadores associados.

Idealizado pelos estudantes Emilly dos Santos e Ícaro Silva Santos, sob a orientação das professoras Nádia de Carvalho, Maria Tavares e Karla Belém, o aplicativo permite que usuários encontrem cooperados próximos, por meio de geolocalização em tempo real. Além disso, a ferramenta organiza a separação e destinação correta dos resíduos, tornando a coleta mais eficiente e sustentável. “Com um banco de dados estruturado, podemos ampliar a adesão da população e melhorar a produtividade das cooperativas”, explicam os criadores do projeto.

Fotos: Tita Moura

Participar da iniciativa foi uma experiência transformadora para a estudante Emilly dos Santos. Ela revela que o projeto a fez enxergar como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para a resolução de problemas reais, principalmente aqueles de impactos sociais, econômicos e ambientais. “Pude aplicar, na prática, conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades como pesquisa, comunicação e inovação, além de desenvolver minha visão crítica sobre a sustentabilidade. O incentivo à inovação científica foi fundamental neste processo, porque permitiu explorar soluções para desafios concretos e entender a importância do meu papel como cidadã”, afirma.

A estudante destaca, ainda, que a experiência ampliou sua formação, tornando-a mais consciente e preparada para agir em prol da sociedade. “O aprendizado vai muito além da teoria, porque a gente faz parte da mudança”, avalia. Para a professora Nádia de Carvalho, o projeto é um exemplo concreto de como a tecnologia e a educação podem transformar a sociedade e promover um aprendizado significativo para os estudantes e impacto positivo também para a comunidade envolvida. “Quando conseguimos integrar o conhecimento técnico e sustentável, a inovação social, dentro de um ambiente de sala de aula, é muito bom porque fortalece o interesse do aluno e seu compromisso com a sociedade para um futuro mais colaborativo e sustentável”, ressalta.

O Coopeteck está em fase de testes com um grupo restrito de usuários e a equipe segue aprimorando funcionalidades com base no feedback recebido. O sistema de pontuação e ranking torna o processo mais dinâmico, incentivando a adesão da comunidade e garantindo benefícios, tanto para os catadores, quanto para os cidadãos.

Fonte: Ascom/SEC

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