Central Estadual de Transplantes promove cursos de atualização para profissionais do hospital de Base.

A Central Estadual de Transplantes da Bahia promoveu nesta semana dois dias de capacitação para atualização do diagnóstico de morte encefálica. Na segunda-feira, dia 24, foi ministrado o “Curso de Montagem do Eletroencefalograma para o Diagnóstico de Morte Encefálica”, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
O curso, que contou com aulas teóricas e práticas no auditório e no CTI II da unidade hospitalar, foi direcionado à equipe de enfermagem das unidades de terapia intensiva (UTIs) e urgência, além dos membros da Organização de Procura de Órgãos – OPO e da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT.
Participaram das capacitações, além dos profissionais do Hospital de Base, os profissionais dos hospitais Costa do Cacau, Vida Memorial e São José. A coordenadora da Educação Continuada, a enfermeira América Sodré e a técnica em eletroencefalograma Patrícia Prado, da Central de Transplantes, foram as facilitadoras.
De acordo com o médico Paulo Medauar Reis, coordenador médico do CTI II do HBLEM e da OPO -Sul, o objetivo foi capacitar os profissionais para a realização do exame de eletroencefalograma para os casos de pacientes com morte encefálica. “É importante para que estejam aptos a fazer o eletroencefalograma, que é o principal exame para a conclusão do protocolo de morte encefálica”, declarou.
Na terça-feira, dia 25, foi a vez da atualização sobre o “Processo de Doação e Transplantes”, no auditório do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. O público-alvo foi membros da CIHDOTT e da OPO, profissionais das UTIs, assistentes sociais, psicólogos e da emergência, com interesse no tema.
Foram palestrantes o médico Eraldo Salustiano, coordenador do Sistema de Transplantes na Bahia, a enfermeira da CET, América Sodré, o médico Camilo Vieira, consultor técnico da Central Estadual de Transplantes, e o psicólogo da OPO Salvador, Fabrízio Góis.
Temas importantes, a exemplo da “Situação Atual da Doação e dos Transplantes na Região Sul da Bahia” e a “Busca Ativa e as Etapas do Processo de Doação/Transplante”, foram destacados na capacitação.
Essas visitas para capacitações fazem parte do cronograma de atividades educativas da Central Estadual de Transplantes que têm como objetivo promover habilidades e conhecimentos essenciais que garantam melhores desfechos no processo de doação de órgãos para transplantes.
Legenda: Central Estadual de Transplantes promove cursos de atualização para profissionais dos hospitais de Base e Costa do Cacau – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna
Legenda: Patrícia Prado, da Central de Transplantes no curso sobre montagem do eletroencefalograma – Fotos Secom – Prefeitura Itabuna
