Ibirapitanga celebra 64 anos de emancipação com fé, cultura e novos investimentos.

Evento reuniu comunidade, autoridades e lideranças políticas em um domingo marcado por apresentações culturais e importantes anúncios para o futuro do município
Ibirapitanga viveu um dia histórico, neste domingo (03), em comemoração aos seus 64 anos de emancipação política. O evento aconteceu na Praça João Vitor, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e reuniu a população, autoridades e lideranças políticas em um momento de celebração, fé, cultura e compromisso com o desenvolvimento.

As atividades começaram às 8h com o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Ibirapitanga. Em seguida, foi realizada uma missa campal celebrada pelo pároco Padre Wellington Quaresma, que parabenizou o município e abençoou todos os presentes. Após a celebração, o público pôde prestigiar diversas apresentações culturais, com destaque para a banda Marcial FAIEBE, sob a regência do maestro Vilobaldo, a performance dos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Ademária Ribeiro de Andrade, com o Hino de Ibirapitanga, e o encerramento com a apresentação vibrante dos Timbaleiros de Gandu.

A programação seguiu com uma série de atos institucionais, iniciados pelo prefeito Jé Assunção, que assinou importantes ordens de serviço e inaugurou a nova sede da Regulação municipal. Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega oficial dos instrumentos ao novo grupo de percussão “Timbaleiros do Chagas”, um projeto que homenageia o mestre popular Marino Chagas e visa formar crianças e jovens em tempo integral por meio da música e da cultura. A iniciativa recebeu investimento de R$ 50 mil da Prefeitura Municipal.

Em seu discurso, o prefeito destacou o compromisso da gestão com a população. “Estamos apenas começando. No próximo aniversário de Ibirapitanga, podem ter certeza de que vamos anunciar ainda mais. Nosso objetivo é colocar a cidade no lugar que ela merece. E vamos fazer isso juntos, com muito trabalho e em parceria com o nosso povo”, afirmou Jé.
Durante o evento, foram anunciadas diversas ações estruturantes por meio das secretarias municipais:
Emprego e Renda, Mulher e Juventude: Implantação do Núcleo Empreende Mais, com salas do Credibahia, SEBRAE, Banco do Nordeste, Qualifica Bahia, dentre outros.
Desenvolvimento Social: Autorização do processo licitatório para sondagem do terreno e elaboração do projeto executivo de construção de casas populares para os moradores do Acampamento 28 de Julho.
Infraestrutura: Anúncio de licitações para construção de ponto de ônibus com estrutura moderna em Camamuzinho, nivelamento de área para a futura Praça de Eventos no Lago Águas da Cachoeira, ampliação do cemitério de Itamarati e projeto de energia solar para prédios públicos.
Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente: Implantação do projeto “Parceiros do Campo”, conclusão da agroindústria do Assentamento Serra de Areia e construção de pontos de coleta de resíduos sólidos na zona rural.
Saúde: Autorizações para requalificação da estrutura do Hospital Municipal, implantação do Centro de Multiespecialidades em Itamarati, unidade móvel de saúde para a zona rural, requalificação de unidades da atenção básica e implantação do novo Centro de Especialidades Médicas em Ibirapitanga.
Educação: Diversas ações estruturais e de melhoria da rede municipal, incluindo coberturas e requalificações de quadras, implantação de areninhas, aquisição de mobiliários, laboratório de informática, instalação de guaritas de proteção e o envio à Câmara do projeto de lei que dá nome à futura creche de Camamuzinho como “Creche Municipal Cecília Andrade Campos Silva”.

Durante os atos, o deputado estadual Niltinho também se pronunciou, reafirmando o apoio do seu mandato a Ibirapitanga. “Esse município tem um povo trabalhador, cheio de história e cultura. Nosso mandato está sempre à disposição para ajudar e contribuir com esse desenvolvimento que já está em curso”, declarou.

Ao final da cerimônia, autoridades, lideranças e a população entoaram o tradicional parabéns ao município e prestigiaram o corte do bolo comemorativo. O prefeito Jé Assunção também descerrou a placa da nova sede da Regulação, encerrando os atos do dia com mais um marco para a saúde pública local.

As celebrações pelos 64 anos de Ibirapitanga tiveram início na sexta-feira (01), com as Feiras da Saúde e da Agricultura Familiar, que aconteceram das 6h às 17h, também na Praça João Vitor, reunindo centenas de pessoas em busca de serviços, cultura e valorização da produção local. No sábado (02), a Feira da Saúde seguiu com mais atendimentos e atividades para a população.

Entre os presentes estiveram a primeira-dama Lucélia Barbosa, a vice-prefeita Val de Gude, o ex-prefeito Gude, o prefeito de Camamu Irmão Jairo, o ex-prefeito de Gandu Léo de Neco, o subcomandante da 61ª CIPM Capitão Wecsley, além de secretários, vereadores e outras lideranças regionais.
Fotos: Isaque Matos, Leonardo Silva, Uelis Martins e Erick Cruz