CIHDOTT do Hospital Regional Costa do Cacau inicia ano com primeiras captações de córneas de 2025.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou as primeiras captações de córneas de 2025. Os procedimentos foram aconteceram no dia 06 de janeiro, com três doações e mais uma na última segunda-feira (20).
Naama Ramos de Silva, enfermeira da CIHDOTT do HRCC, ressaltou que esses são passos importantes para o serviço iniciar o ano com essas conquistas. “Quatro famílias disseram sim à vida no Hospital Regional Costa do Cacau, aceitando a doação de córneas”, destacou.
A enfermeira lembrou que o processo de sensibilização para doação de órgãos é um tema muito relevante, que precisa ser trabalhado constantemente e agradeceu aos familiares dos doadores. “Em nome daqueles que aguardam na fila por um transplante, agradecemos às famílias doadoras por ressignificar a vida com este gesto de amor, respeito e solidariedade com o próximo”, reconheceu.
O HRCC liderou por dois anos consecutivos, 2022 e 2023, o maior número de doações de córneas no Sul da Bahia, com 20 e 29 captações respectivamente. “Nós estamos aguardando os índices de 2024. Somos muito gratos por ajudar pessoas com esse processo de conseguirem voltar a enxergar. Aqui na CIHDOTT, continuamos com as estratégias de acolhimento e sensibilização das famílias para a doação de órgãos, ato nobre que salva vidas”, concluiu.