Mais de mil pesquisas registram índice de satisfação acima de 92% referente ao atendimento no HRCC em fevereiro.

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus, implantou no início deste mês, a Ouvidoria SUS Bahia. Este dispositivo atua em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas públicas de saúde vigentes no Brasil.

Bárbara Rosa, responsável pela Ouvidoria no HRCC, ressaltou que o referido canal de comunicação está disponível para pacientes internos e externos, também para os colaboradores da instituição. “O nosso objetivo é que todos sejam acolhidos, ouvidos de forma respeitável e os registros das suas manifestações sejam atendidas com zelo, independente do teor da sua manifestação”, afirmou.

A funcionária do HRCC, ainda destacou que os manifestantes são assegurados pelas leis vigentes no país. “A lei define, no âmbito nacional, que as unidades integrantes do Sistema de Ouvidorias do poder Executivo Federal assegurem a proteção da identidade, entre outras questões. Também, as demais legislações dispõem sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários do serviço público da administração pública estadual”, destacou.

*Índices de satisfação no HRCC* – As pesquisas aplicadas com usuários dos serviços do HRCC, registradas no sistema “SIG + SAÚDE” indicam um índice de satisfação de 92,35% e apenas 7,65% de insatisfação. Esses dados foram observados em 1.255 pesquisas, entre os dias 06 e 24 de fevereiro de 2025.

*Reconhecimento ao trabalho realizado pela assistência* – Na última segunda-feira (24), Rosângela Grasso, esposa do paciente Osvaldo Luís, concedeu um depoimento gravado em vídeo, agradecendo a equipe do hospital pelo trabalho realizado.

“Meu nome é Rose, e eu estou com o meu marido, Osvaldo Luís, que está na Hemodinâmica e realizou um cateterismo. Eu quero agradecer ao dr. Paulo, porque da primeira vez ele não pode realizar [o procedimento] por conta da ausência de um relatório e ele se prontificou a fazer esse atendimento, quando estivesse com esse relatório em mãos e esta semana a gente conseguiu.

Eu entrei pela emergência e o funcionário Fabrício me atendeu prontamente, aliás eu percebi que ele é um funcionário proativo. Tive o atendimento da Ingrid lá da Hemodinâmica, ela também foi muito atenciosa e prontamente remarcou o cateterismo dele [o paciente] que foi realizado hoje, com o excelente atendimento de toda equipe. Então, eu quero agradecer a todo o hospital que possa continuar assim com esse atendimento que visa atender todos nós, diante das nossas dificuldades. Agradecer a todos.”

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Famílias do CRAS de Olivença recebem entregas do Programa de Aquisição de Alimentos.

As famílias atendidas pelo CRAS de Olivença foram contempladas, na manhã dessa quarta-feira (26), com as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza. A ação contou com a presença do prefeito Valderico Junior, da secretária de Promoção Social, Sayonara Machado, e da contadora de histórias Ana Fragassi.

Os alimentos doados foram fornecidos pela Aldeia Tupinambá do Acuípe de Cima, reforçando a importância da agricultura familiar e do cultivo sustentável. A iniciativa não só assegura uma alimentação mais saudável e diversificada para as famílias assistidas, como também valoriza o trabalho dos pequenos produtores.

por Sucom

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Prefeitura de Ilhéus realiza serviços de limpeza e manutenção em escolas e bairros da cidade.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, está promovendo uma série de ações de limpeza e manutenção em escolas e diversos bairros da cidade. Os serviços incluem roçagem, podas de árvores, manutenção elétrica, raspagens, pintura de meio-fio e limpeza de fossas e caixas de gordura.

As ações estão sendo realizadas em vinte escolas municipais, além de bairros e locais como a Avenida Osvaldo Cruz, Praça Hospital São José, Sapetinga, Beira Rio e a entrada do Vilela até o ponto final também receberam os serviços.

A iniciativa visa melhorar a infraestrutura da cidade e garantir que as escolas e espaços públicos estejam em condições adequadas para a população. As ações também contemplam a limpeza de locais como a Avenida Lomanto Júnior, Avenida Soares Lopes, Rua Coronel Pessoa, Rua Castro Alves e a Descida do Viaduto Catalão.

Com o compromisso de manter a cidade limpa e organizada, a Prefeitura de Ilhéus continua a executar esses serviços para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores e visitantes, reforçando a importância de um ambiente urbano mais agradável e seguro.

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Prefeitura de Ilhéus se prepara para implantação do Novo Cadastro Único do Governo Federal.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza informa que a partir de março, será implantada a nova versão do Cadastro Único (CadÚnico), com o objetivo de otimizar o processo de cadastramento e facilitar o acesso dos cidadãos a programas sociais.

O novo sistema, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), contará com um portal integrado para os gestores, capacitação de profissionais e um sistema mais eficiente de relatórios de análise de riscos.

O Portal de Gestão do Cadastro Único está temporariamente fora do ar desde o dia 21 de fevereiro. O período de inatividade será até o dia 17 de março, para permitir a realização de um piloto e manutenção necessária para a transição do sistema.

O novo CadÚnico trará importantes mudanças, como a integração de bases de dados do Governo Federal, o que reduzirá o tempo de análise de cadastros e atualizações de até três meses para poucos dias. Além disso, será implantado um sistema de segurança mais robusto, utilizando inteligência artificial para prevenir fraudes.

A atualização do sistema não afetará os pagamentos dos beneficiários como os do Bolsa Família, que serão realizados conforme o calendário oficial até o dia 28 de março. A partir de 21 de março, o novo sistema estará em vigor, proporcionando mais agilidade e segurança para a população de Ilhéus.

por Sucom

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Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Malhado é reativado pela Prefeitura de Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, reativa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado na Central de Abastecimento do Malhado, após um período de inatividade.

O SCFV tem como objetivo prevenir situações de vulnerabilidade social, promovendo o desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, por meio de atividades lúdicas, culturais, esportivas e educativas. Além disso, busca fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Com a reabertura da Unidade na Central de Abastecimento do Malhado, a expectativa é ampliar o atendimento às famílias da região, oferecendo apoio e bem-estar aos participantes. A Secretaria reforça que a retomada das atividades é uma ação importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

As inscrições para o programa podem ser feitas presencialmente, com a apresentação de documento com foto e comprovante de residência das crianças e responsáveis. Para mais informações sobre o SCFV e os serviços oferecidos, os interessados podem se dirigir pessoalmente à unidade na Central de Abastecimento do Malhado das 8h as 14h.

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MPBA recomenda revogação de decreto irregular em Ilhéus.

Irregularidades detectadas em decreto que embasou nomeação da gerente do Núcleo Preparatório de Licitações do Município de Ilhéus levaram o Ministério Público do Estado da Bahia a recomendar ao prefeito Valderico Luiz dos Reis a revogação do decreto º 268/2025, tornando sem efeito a nomeação da advogada Ana Carolina Menezes Dantas para o cargo. A recomendação, da promotora de Justiça Alícia Violeta Botelho Passeggi, é para que o decreto seja revogado até hoje, dia 25.

Segundo a promotora de Justiça, o decreto conferiu indevidamente atribuições próprias do procurador municipal ao gerente do Núcleo Preparatório de Licitações, por meio de ato infralegal, em desrespeito ao ordenamento jurídico vigente. Por isso, ela recomenda que seja extinta qualquer atribuição relacionada ao assessoramento jurídico nos processos licitatórios, contratações diretas, acordos, termos de cooperação, convênios, ajustes, adesões a atas de registro de preços e demais procedimentos vinculados ao setor de licitações, especialmente a emissão de parecer jurídico.

O MPBA também recomenda que o prefeito não nomeie qualquer servidor para o exercício de funções afetas à Procuradoria-Geral do Município e garanta que as atividades de consultoria e emissão de parecer jurídico sejam realizadas exclusivamente pelos integrantes do órgão competente, nos termos do ordenamento jurídico vigente. Além disso, que determine a remessa de todos os procedimentos relativos a contratações públicas em que foi exarado parecer pela servidora nomeada para a regular análise por parte dos integrantes da Procuradoria do Município de Ilhéus devidamente investidos nos cargos públicos, suspendendo sua tramitação até que seja sanado o vício de ausência.

Ao elaborar a recomendação, a promotora de Justiça considerou que o art. 78 da Lei nº 4.236/2023 dispõe sobre as atribuições do gerente do Núcleo Preparatório de Licitações, sendo estas restritas à organização, supervisão, manutenção de registros cadastrais, acompanhamento de trâmites licitatórios e impulsionamento dos procedimentos, sem qualquer previsão de competência para emissão de parecer jurídico. Além disso, que a Lei nº 14.133/2021, em seu artigo 5º, institui expressamente o princípio da segregação de funções, vedando a designação do mesmo agente público para atuar simultaneamente em funções suscetíveis a riscos, visando evitar ocultação de erros e fraudes em contratações públicas. “A designação de servidor sem vínculo com a Procuradoria-Geral do Município para a emissão de parecer jurídico em processos licitatórios, contratações diretas, ajustes e instrumentos congêneres fere gravemente a legalidade dos atos administrativos, compromete a imparcialidade e expõe os procedimentos licitatórios a riscos jurídicos e nulidades”, ressalta Alícia Passeggi.

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CRAS Salobrinho inicia entregas de alimentos para famílias assistidas.

As famílias acompanhadas pelos serviços e programas do CRAS Salobrinho recebem, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A parceria ocorre em conjunto com o assentamento Frey Vantuir, que fornecerá produtos agrícolas por seis meses.

Os alimentos serão distribuídos semanalmente no primeiro mês, beneficiando 150 famílias. O objetivo é oferecer produtos ricos e nutritivos, complementando a alimentação das famílias assistidas. Além disso, a ação contribui para o fortalecimento dos pequenos agricultores locais, que fornecem os produtos por meio de um edital da CONAB.

Em cada encontro, serão realizadas rodas de conversa sobre temas relacionados à garantia de direitos e acesso às políticas públicas, promovendo o fortalecimento da comunidade e o compartilhamento de informações e aprendizados.

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PL Mulher realiza evento com presença da vice-prefeita Wanessa Gedeon.

Na tarde de hoje, o núcleo feminino do Partido Liberal (PL) promoveu seu primeiro encontro do ano que contou com a presença especial da vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, representante do Partido Novo, que também preside atualmente a Secretaria da Mulher do município.

Durante a reunião, foram debatidas políticas públicas voltadas para as mulheres, com foco em iniciativas que ampliem o acesso a direitos, segurança e desenvolvimento social. Wanessa destacou a importância de ações concretas que promovam a autonomia feminina e garantam suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Outro ponto discutido foi a organização partidária do Núcleo Feminino do PL, visando fortalecer a atuação das mulheres dentro da legenda e ampliar a representatividade feminina nos espaços de decisão política.

Além disso, as participantes trataram do calendário de eventos e festas voltados ao mês da mulher, março.
A iniciativa busca promover o engajamento das mulheres e reforçar a presença feminina em eventos políticos e sociais no município.

O PL Mulher de Ilhéus é atualmente presidido por Thais Cristine, esposa de Thiago Martins, presidente do PL de Ilhéus. Thais esteve presente ao evento acompanhada da equipe do PL Mulher, representada, no momento, por Cândida Dórea e Mércia Conceição.

O encontro reuniu mais de 50 mulheres, demonstrando o crescente interesse e participação feminina na política local.

O evento reafirmou o compromisso do PL Mulher em promover o engajamento feminino na política local, incentivando novas lideranças e debatendo temas essenciais para o avanço das políticas públicas voltadas às mulheres em Ilhéus.

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Prefeito de Ilhéus apresenta balanço dos primeiros 50 dias e expõe situação financeira do município.

Nesta quinta-feira (20), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, se reuniu com secretários municipais e vereadores no salão do Ilhéus Praia Hotel para apresentar um balanço dos primeiros 50 dias de governo e discutir os desafios da gestão. Convocado pelo chefe do Executivo, o encontro reforçou o compromisso com a transparência e o diálogo entre os poderes.

O destaque da reunião foi a exposição detalhada da situação financeira do município. Ilhéus acumula uma dívida consolidada de quase meio bilhão de reais (R$ 488.352.652,00), resultado de compromissos não honrados por gestões anteriores. O montante inclui dívidas previdenciárias, FGTS, precatórios vencidos e financiamentos que comprometem a saúde fiscal da cidade. Sem contar que novos passivos podem surgir, aumentando ainda mais o saldo negativo deixado pela administração passada.

Outro dado preocupante apontado na reunião foi a relação entre receitas e despesas nos últimos dois anos. Em 2023, a Prefeitura de Ilhéus registrou um superávit de R$ 55,6 milhões. No entanto, em 2024, a situação se inverteu, com um déficit de R$ 46,5 milhões – a arrecadação totalizou R$ 764,7 milhões, enquanto as despesas atingiram R$ 811,3 milhões.

Diante desse cenário, o prefeito Valderico Junior criticou a irresponsabilidade fiscal da gestão anterior e reafirmou o compromisso com a recuperação financeira do município. Segundo os estudos conduzidos pelas empresas de consultoria que prestam apoio técnico à equipe desde a transição de governo, será necessário um prazo de dois anos para equilibrar as contas públicas.

“Recebemos uma cidade que gastou mais do que arrecadou, e essa conta chegou para a nossa gestão. É um desafio enorme, mas que vamos enfrentar com planejamento e responsabilidade”, disse o prefeito.

A reunião também serviu para apresentar os próximos passos da administração municipal, com foco na superação dos desafios herdados e no desenvolvimento de projetos para a cidade. A Prefeitura de Ilhéus seguirá empenhada em viabilizar investimentos para as áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e geração de emprego e renda para a população de Ilhéus.

Foto: Nadson Carvalho / Sucom

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Prefeitura de Ilhéus discute regularização fundiária do município.

Na quarta-feira (19), a Procuradoria-Geral do Município de Ilhéus se reuniu com o Núcleo de Regularização Urbana da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (NUREF/CGJ) para tratar da situação fundiária do município e planejar ações para a efetiva implementação da Reurb (Regularização Fundiária Urbana), em Ilhéus.

O encontro contou com a presença do prefeito Valderico Junior, do Procurador-Geral do Município, Michel Mendonça, e do Coordenador Geral do NUREF, Igor Pinheiro. Durante a reunião, foram discutidos os principais desafios e as estratégias necessárias para avançar na regularização fundiária, proporcionando mais segurança jurídica e desenvolvimento urbano à cidade.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, promovendo o ordenamento territorial e garantindo direitos à população que reside em áreas ainda não regularizadas.

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