PMBA empregará 29.311 no Carnaval 2025.

PMBA empregará 29.311 no Carnaval 2025.
.
Foto: Sgt PM RR C Magno/PMBA

Mais de 29 mil policiais militares serão empregados no Carnaval 2025 em toda a Bahia. O anúncio foi feito pelo comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, durante o lançamento da Operação Carnaval da Segurança Pública na manhã desta terça-feira (18), no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia (Cecba), no Costa Azul, em Salvador.

Na abertura do evento, o Grupo de Teatro da PM apresentou uma esquete que celebrou os 40 anos de Axé, destacando os artistas baianos, e os 200 anos da Corporação, completado ontem, através de uma abordagem envolvente e bem-humorada sobre a atuação da PMBA durante o carnaval. A trama se desenrola em um portal de abordagens, onde grandes estrelas do carnaval baiano se encontram e vivenciam, de forma lúdica e divertida, as experiências do folião.

Foto: Sgt PM RR C Magno/PMBA

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, iniciou a apresentação com um detalhamento da Operação Carnaval 2025 e revelou novas ações neste ano. “Entre as melhorias, teremos um aumento de portais de abordagem para 47 em Salvador, que são hoje essenciais, até pelo volume de materiais perfurocortantes proibidos que são apreendidos pela Polícia Militar. Outra novidade é o funcionamento 24h do Disque Denúncia, pelo número 181. Qualquer pessoa poderá, de forma anônima, relatar fatos de dentro e fora do circuito, que serão imediatamente averiguados”, destacou.

Foto: Sgt PM RR C Magno/PMBA

Em seguida, os gestores integrantes das forças da Segurança (Polícias Militar, Técnica, Civil e Bombeiros Militares), apresentaram respectivamente as ações preparadas para o carnaval.

“Com o nosso teatro, a PM consegue fazer essa simbiose de aliar arte e cultura com firmeza nas ruas. A multidão no carnaval se controla com planejamento e organização. É isso que nós nos preparamos, defendendo os direitos humanos, estamos juntos da sociedade. O protagonista da festa é o folião e nós estamos prontos para zelar pela segurança de todos com 29.311 policiais militares”, afirmou o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.

Foto: Sgt PM RR C Magno/PMBA

Além do efetivo, a PM atuará em 216 postos elevados de observação, 98 postos policiais militares, 14 postos integrados e em 99 portais na Bahia. Nestas estruturas haverá câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e contagem de público. Também serão instaladas outras 84 câmeras de videomonitoramento fora dos portais.

O coordenador do carnaval e vice-governador do estado Geraldo Júnior fechou os pronunciamentos, pontuou a importância de cada uma das forças e parabenizou o empenho de todos os profissionais envolvidos.

Ações da PMBA

O trabalho da Polícia Militar inicia bem antes do carnaval com as ações de planejamento; o policiamento das festas de largo; a realização da Operação Navio, que oferece mais segurança aos turistas que chegam na capital; e a Operação Abadá, que permite uma tranquilidade maior ao folião na hora retirar as fantasias e camisas de blocos e camarotes.

O efetivo policial da PM também passou por capacitação em direitos humanos, resultado de uma parceria com a secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e a corporação apresentou todos os recursos a serem utilizados no carnaval 2025 na Exposegurança, que finalizou no último domingo (16).

Durante a festa momesca, a PM atua nos principais circuitos, nos carnavais dos bairros, entorno das festas, especialmente com a Operação Folia e Paz, que realiza abordagens em pontos de ônibus e principais corredores de tráfego.

O Batalhão de Proteção à Mulher realizará ainda ações de conscientização sobre assédio e violência doméstica, e o Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial (GTPIR) do Departamento de Promoção Social da Polícia Militar (DPS), através da Ronda Antirracista, estará 24h de serviço realizando um trabalho de orientação e acompanhamento de casos, de denúncia de racismo e homofobia.

A PM também reúne e devolve os documentos perdidos pelo cidadão, dispõe do efetivo bilíngue e realiza pesquisas de satisfação junto ao folião e ao público interno.

Fonte: DCS/PMBA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 6 =