Governo baiano e BID deflagram projeto para avanço da transformação digital.
![Governo baiano e BID deflagram projeto para avanço da transformação digital.](https://jornalfoco.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_0332-696x464-1.webp)
O governo baiano e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) celebraram, na manhã da quarta-feira (12), o início das atividades do programa Bahia Mais Digital, que irá direcionar U$ 52,5 milhões para o avanço da transformação digital no Estado ao longo dos próximos cinco anos. Realizado na sala do gabinete da Secretaria do Trabalho, Esporte e Lazer (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o encontro – que reuniu secretários de Estado e outras lideranças dos órgãos envolvidos na iniciativa, além de especialistas do BID – marcou a abertura dos trabalhos de uma missão de arranque promovida para viabilizar o alinhamento necessário aos primeiros desembolsos do programa.
O encontro foi o primeiro evento desde a assinatura, no último dia 27 de dezembro, do contrato de empréstimo junto ao BID, que prevê a liberação para a Bahia de U$ 42 milhões em financiamento, com uma contrapartida de U$ 10,5 milhões a serem investidos diretamente pelo Estado. Os recursos irão viabilizar a execução de uma série de ações voltadas para aprimorar a eficiência da gestão pública e promover a inclusão digital, além de ampliar a oferta e a utilização de serviços públicos digitais.
![](https://www.comunicacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_0343-900x600.jpg)
![](https://www.comunicacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_0347-900x600.jpg)
Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, a iniciativa ocorre em um momento positivo para a transformação digital no Estado, com uma série de ações estratégicas desenvolvidas pelas secretarias, e sinais de reconhecimento externo, como os destaques obtidos no Prêmio Ibest e no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital.
“A própria qualidade da nossa carta-consulta que formalizou a solicitação do empréstimo –, a quarta mais bem avaliada entre 25 enviadas por Estados e Municípios – já é uma demonstração da maturidade da nossa equipe”, ressaltou o secretário, ao elogiar também a atuação do BID e sua sensibilidade no lançamento da linha de crédito. “Para além da liberação dos recursos, eu costumo dizer que o BID é um grande banco de conhecimento, que acompanha os processos das boas práticas inovativas no mundo inteiro, trazendo referências muito úteis para nós”.
Líder da missão, o especialista principal em modernização do Estado no BID, Mariano Lafuente, ressaltou a expertise da Bahia na área de transformação digital. “Para nós também é uma oportunidade trabalhar em parceria com um Estado que está avançando nesta agenda, o que nos permite obter aprendizado e levar para outros Estados”, explicou.
![](https://www.comunicacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_0284-900x600.jpg)
O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório da Silva Filho, destacou a iniciativa como mais um exemplo da parceria já longa e exitosa do governo baiano com o BID. “Este projeto é fundamental para o Estado da Bahia, imprescindível, na medida em que é por meio da tecnologia, na forma de fazer, que nós vamos ter novos avanços para a administração pública”, pontuou Vitório, ao reforçar a importância da integração entre os órgãos envolvidos para o sucesso da iniciativa.
Já o secretário do Planejamento do Estado, Cláudio Ramos Peixoto, salientou que o Bahia Mais Digital é um dos nove projetos, dentro do planejamento plurianual do Estado, que têm status de especial, o que significa que irá contar com um sistema de acompanhamento e monitoramento diferenciado. “A Bahia já alcançou um nível de excelência em transformação digital e temos certeza que com esta cooperação nós vamos nos desenvolver ainda mais”, finalizou.
Além dos secretários das três pastas, estiveram presentes ao encontro o diretor presidente da Prodeb José Muniz Rebouças, o chefe de gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius de Almeida, e a procuradora Priscila Nagem, do Núcleo de Parcerias da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na sequência, a missão de arranque do Bahia Mais Digital prosseguiu na Sede da Prodeb, com reuniões de alinhamento entre especialistas do BID e do governo estadual. A agenda prevê debates e ações de planejamento e pactuação de metas que deverão mobilizar as equipes até esta sexta-feira (14).
Fonte: Ascom/Saeb