Estudantes do Litoral Norte da Bahia inovam com projetos sustentáveis na agroindústria.

Estudantes do Litoral Norte da Bahia inovam com projetos sustentáveis na agroindústria.
.
Foto: Prof. Edson Lobo

Estudantes do Colégio Estadual Celso Mendes de Lima, no município de Conde, localizado no Litoral Norte do Estado, estão desenvolvendo projetos inovadores que unem sustentabilidade e tecnologia à produção agroindustrial local. A iniciativa, denominada “Sabores do Conde”, integra as políticas educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que investe na modernização das escolas públicas e na iniciação científica, conectando o aprendizado ao mundo do trabalho. Com o apoio de professores-orientadores, os alunos do curso técnico em Agroindústria criaram soluções criativas para agregar valor à produção regional e incentivar o consumo consciente.

O município de Conde é o maior produtor de coco do Brasil, sendo essa cultura essencial para a economia do Litoral Norte baiano. Além disso, o cultivo do aipim e da banana fortalece ainda mais a produção local. Aproveitando esse potencial, os estudantes desenvolveram cinco projetos que transformam ingredientes regionais em novos produtos alimentícios. As iniciativas estão alinhadas ao tema da Jornada Pedagógica deste ano: “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”, demonstrando como a escola pode contribuir para o desenvolvimento social e econômico.

Foto: Prof. Edson Lobo

“O desenvolvimento de projetos é uma ferramenta fundamental na formação de técnicos em Agroindústria. Eles não apenas complementam o aprendizado teórico, como também preparam os estudantes para os desafios do mercado de trabalho, incentivando a criatividade, a inovação e a responsabilidade socioambiental”, avalia o professor Edson Lobo. Ele destaca que o investimento em práticas inovadoras contribui para a formação de profissionais mais capacitados e preparados para tornar a Agroindústria um setor mais eficiente e sustentável.

Entre os projetos desenvolvidos pelos estudantes, o “Explorando o Potencial Culinário do Aipim” apresenta um salgado sem glúten feito com ingredientes da região, promovendo a inclusão alimentar. “Cada teste foi um aprendizado para aperfeiçoar o que fazemos. Além de ser um produto inovador e saudável, agradou a todos os públicos, principalmente aqueles com restrições alimentares. Estou encerrando o último módulo, mas a vontade de aprender ainda mais é enorme. Vocês me fizeram sonhar cada vez mais alto e enxergar um futuro diferente”, afirma a estudante Elaine Santos.

Foto: Prof. Edson Lobo

Outras iniciativas incluem “O tal do coco”, que cria um doce cremoso vegano à base de coco, e “Explorando a percepção sensorial”, que avalia a aceitabilidade de um doce de abóbora e coco com aroma de canela. O projeto “Banana light” compara versões de doce de banana utilizando pectina extraída do maracujá para reduzir o teor de açúcar. Já o “Sabor local, informação global” busca desenvolver rotulagem adequada para produtos agroindustriais embalados no município. Com esses projetos, os estudantes demonstram que a inovação na Agroindústria pode fortalecer a economia local, valorizando os produtos regionais e promovendo um consumo mais consciente.

Fonte: Ascom/SEC

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 10 =