Em Minas Gerais, cachaças da Bahia ganham maior projeção como produto turístico em feira do setor.

Em Minas Gerais, cachaças da Bahia ganham maior projeção como produto turístico em feira do setor.
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Foto: Divulgação/Ascom Setur-BA

A Rota dos Engenhos – Sabores das Cachaças da Bahia foi promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na 34ª Expocachaça, no CenterMinas Expo, em Belo Horizonte, encerrada, no último sábado (9), após três dias de programação. A maior vitrine mundial da bebida genuinamente brasileira reuniu quatro mil marcas, de 18 estados, com cerca de 20 mil visitantes. Ela abrigou também feiras de cervejas e doces, além de atrações musicais, com destaque para o 3º Bahia Beer Festival, festa cervejeira que será realizada no município de Alagoinhas, na zona turística Caminhos do Sertão, em novembro.

Entre as marcas baianas de cachaça em exposição estiveram a Matriarca (Costa das Baleais), Rio do Engenho (Costa do Cacau), Piripá, Poço de Pedra e Arapuá (Caminhos do Sudoeste), Serra das Almas, Paramirim, Nobre Pinheiro e Abaíra (Chapada Diamantina).

“A Bahia possui alambiques qualificados, com marcas vencedoras de importantes prêmios nacionais e internacionais, que deram origem à Rota dos Engenhos, que temos divulgado nos principais eventos de bebidas destiladas. É mais uma ação da diversificação da oferta turística no estado”, explicou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo.

Gaúcho de Caxias do Sul, o veterinário Francisco Diniz, 65 anos, participou da degustação no estande baiano e gostou da destilada que provou. “Experimentei uma branquinha da Chapada Diamantina, que não fica devendo nada às melhores do Brasil. Achei fantástica”, elogiou.

“Cachacinhas maravilhosas. Provei uma que desce redondo. E também outra envelhecida em barril de carvalho, que tem um sabor amendoado característico e é maravilhosa. Os baianos estão de parabéns”, completou o aposentado mineiro Antônio Trindade, 63 anos.

Para o coordenador da Expocachaça, José Lúcio Ferreira, “a Bahia trouxe um peso importante para a feira, com a energia típica do seu povo e produtos que ganharam mais destaque no mercado brasileiro”.
 
 Fonte: Ascom/Setur-BA

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